Plantando batatas com olhos
Mais cedo ou mais tarde, qualquer jardineiro que planta batatas tem o desejo de experimentar um novo método para cultivar uma colheita rica ou aumentar o fundo de sementes. Uma das opções alternativas para o plantio da batata é com a ajuda dos olhos.
Características do método
Os olhos são duas ou três gemas axilares colocadas lado a lado, que, quando colocadas em condições confortáveis, depois de um certo tempo, podem brotar... Em algumas variedades de batata, os botões estão localizados em pequenas depressões, cuja aparência lembra os olhos. Mas a presença dessas depressões não é necessária.
Para melhorar a aparência dos tubérculos, para torná-los mais lisos, para simplificar o processo de limpeza, foram criadas variedades em que os botões axilares ficam na superfície. Existem até variedades com saliências. Os olhos também podem se destacar na cor ou podem se fundir com a superfície.
Outra característica marcante é a presença de uma borda em arco. Essa borda é uma folha subdesenvolvida, também chamada de cicatriz na folha.
Os olhos estão distribuídos de maneira desigual na superfície do tubérculo. O menor deles está no ponto de apego ao stolon. E vários ao mesmo tempo estão localizados no topo - os mais viáveis estão localizados aqui, capazes de dar brotos fortes. Além disso, pela localização dos olhos, pode-se avaliar como as batatas estavam localizadas no solo - haverá mais delas no lado voltado para a superfície da terra do que no dorso.
Como resultado do plantio com olhos, o arbusto de batata recebe mais nutrientes e minerais, se desenvolve melhor e dá uma boa colheita em menos tempo. Para efeito de comparação, no caso de plantio de tubérculos inteiros, os primeiros brotos recebem a maior parte dos nutrientes. E o próprio tubérculo não afeta muito a produção e, em alguns casos, até se torna uma fonte de podridão e outras doenças.
Assim, vários aspectos positivos deste método podem ser notados de uma vez.
-
Consumo econômico de batata-semente.
-
Colheita anterior e mais abundante.
-
Possibilidade de melhorar o estoque de sementes e até desenvolver uma nova variedade.
Se você não levar em conta o esforço despendido na separação e no plantio dos olhos, esse método se justifica. Ao usar os olhos, um arbusto de batata varietal é capaz de produzir uma média de 4-5 kg de rendimento.
Preparação
Para obter uma boa colheita de batatas, você precisa cuidar da semente com antecedência. Se estamos falando de tubérculos de seu local, eles precisam ser preparados no outono - selecione, seque, rejeite os duvidosos novamente e envie para armazenamento.
Na primavera, os tubérculos também precisam de preparação. Esta etapa não só inicia processos internos naturais nos tubérculos, mas também permite inspecionar mais uma vez o fundo de sementes, identificando batatas inadequadas. Se aparecerem nas batatas manchas, vestígios de podridão ou vestígios de roedores, é necessário removê-los. E mesmo isso não dará a certeza absoluta de que todas as plantações vão brotar. Para isso, a batata-semente deve ser transferida para uma sala com temperatura mais alta e luz difusa. Os tubérculos devem ser colocados em caixas rasas e ventiladas e substituídos periodicamente. Se ficarem verdes, não tenha medo - isso permitirá que resistam a roedores e algumas doenças.
Teoricamente, todos os olhos podem ser usados, mas é melhor tirar com botões germinados. Este processo pode ser acelerado.
-
Uma semana após a transferência da adega, polvilhe com serragem úmida e regue periodicamente as caixas com água... Isso irá acelerar o surgimento de raízes ao redor das mudas.
-
Coloque as batatas-semente por dois dias em uma sala com temperatura de até +14 grause aumente para +20.
Além dessas ações, as preparações bioquímicas não devem ser negligenciadas. Após a seleção, os tubérculos podem ser tratados com "Fitosporina" ou "Zircão" - contra doenças bacterianas e fúngicas das copas. Na ausência deles, você pode substituí-los por permanganato de potássio e sulfato de cobre.
E para proteger as plantações do besouro da batata do Colorado e do verme, os inseticidas Tabu, Prestige e Aktara são adequados.
Como plantar corretamente?
Olhos de batata podem ser usados de duas maneiras:
-
planta no solo ou qualquer outro substrato por analogia com tubérculos inteiros;
-
uso para o cultivo de mudas.
Em primeiro lugar, os olhos cortados podem ser usados para o plantio no solo. Normalmente são cortados junto com uma parte do tubérculo: fazem cortes na superfície, dividem-se em fatias ou cortam-se em forma de cone. Basta que pesem de 5 a 10 gramas. O principal é que existem rins na parte separada. Então, para prevenir doenças da batata, todos os cortes podem ser polvilhados levemente com cinzas e secos, mas você pode usar assim.
Assim como fatiar, você pode usar cascas de batata. Esta opção é considerada a mais econômica, generalizando-se na guerra e no pós-guerra. No entanto, mesmo agora é perfeitamente possível usá-lo. É melhor começar a coletar limpezas dois a três meses antes do início do verão. Escolhemos as peles com olhos e colocamos sobre qualquer superfície da cave ou adega, regue periodicamente com água e cubra com um pano para que não sequem completamente. Se a sala estiver fria, duas semanas antes do desembarque, eles podem ser transferidos para um local mais quente para acordar... Se as cascas de batata não foram classificadas, os olhos germinados podem ser colhidos antes do plantio.
O trabalho de plantio pode ser iniciado após o fim da geada, sendo orientado pela previsão do Centro Hidrometeorológico. Para as regiões do sul, meados de abril é adequado, para as regiões do norte - início de maio. O material preparado pode ser plantado nos buracos a uma distância de pelo menos 30 cm, e entre as linhas - 60-70 cm. Os fertilizantes são colocados no fundo do buraco - cinza, húmus ou azofoska, e novamente uma camada de terra e olhos.
Na dúvida, você pode colocar duas peças em um buraco a uma curta distância uma da outra. A profundidade de plantio não deve exceder 10 cm.
Via de regra, as mudas não são cultivadas para alimentação, mas para reprodução do fundo de sementes até o ano seguinte. Para o seu cultivo, você pode usar olhos não germinados e brotos.
-
Olhos não germinados. Eles são colocados em caixas no chão com 5-7 cm de distância, a seguir cobertas com 2 cm de cima. À medida que cresce, a terra precisa ser adicionada.
-
Brotos... Brotos pequenos (até 5 cm) devem ser cuidadosamente separados do tubérculo com uma pequena pitada, longos (mais de 12 cm) podem ser divididos em 2-3 partes e as seções podem ser lubrificadas com qualquer agente estimulante de raiz. Ao plantar, aprofunde um terço no solo preparado
Cuidados de acompanhamento
Depois de plantadas, as batatas requerem relativamente pouco esforço.
-
Para facilitar o crescimento dos brotos, bem como para garantir a circulação de água e ar, o solo deve ser afrouxado. Pela primeira vez, isso deve ser feito no máximo duas semanas após o desembarque. Para evitar que as ervas daninhas cresçam demais nos corredores, esse procedimento deve ser repetido todas as semanas, assim como a capina.
-
Quando os topos crescem cerca de 15 cm, você pode começar a se amontoar... A terra é empurrada para os arbustos de forma que se obtenha uma pequena saliência - necessária para formar e proteger os tubérculos. É melhor amontoar-se depois da chuva para melhor reter a umidade e facilitar o cultivo da terra.
-
A regra principal se aplica à rega - deve ser moderada, mas regular.... É necessário para evitar a deformação dos tubérculos, pois a umidade recebida após uma longa seca pode afetar o aparecimento dos crescimentos. A rega é melhor feita à noite, duas vezes por semana.
-
Não se esqueça da alimentação. Eles são especialmente necessários após o plantio, durante o período de floração, quando afetados por doenças ou pragas. Entre os remédios populares, as cinzas, o esterco e os excrementos de galinha são os mais populares. Os fertilizantes potássicos e o superfosfato são necessários para estimular a formação de tubérculos. É melhor aplicá-los na forma líquida, combinada com rega. Para o mesmo fim, é utilizada uma solução de nitrato de amônio, mas já é alimentado pelas tampas.
Uma atenção especial deve ser dada ao estado dos topos, uma vez que algumas doenças podem reduzir significativamente o rendimento esperado.... Em particular, para prevenir a requeima, as plantações devem ser processadas pelo menos 3 vezes por temporada.
Veja abaixo como plantar batatas com olhos.
O comentário foi enviado com sucesso.