Estágios de preparação de batatas para o plantio
Pode parecer a alguns que, para plantar batata, basta enterrar o tubérculo no solo, porém este é considerado o método mais ineficaz. Para obter uma colheita farta no futuro, o material de plantio precisará ser devidamente preparado, tendo passado por uma série de procedimentos.
A necessidade de preparação
O preparo dos tubérculos antes do plantio, também conhecido como vernalização, é feito principalmente para se obter uma boa colheita. Um conjunto de medidas, incluindo processos desde a germinação à desinfecção, permite estimular os processos biológicos que ocorrem na batata e, portanto, promover a germinação precoce das raízes e o aparecimento de rebentos. Portanto, as amostras vernalizadas surgem cerca de 2 semanas mais rápido do que as normais. As mudas desta semente crescem fortes e saudáveis.
Além disso, o tratamento dos tubérculos permite protegê-los de doenças e insetos, o que significa que aumenta a produtividade. Uma grande vantagem é a capacidade na fase de preparação de rejeitar materiais com rebentos fracos ou sintomas de podridão, que não serão capazes de dar uma boa colheita.
A capacidade de germinação do material preparado é de quase 100%, portanto, atendendo ao preparo, você não pode se preocupar com o aparecimento de calvas nos canteiros.
Seleção de tubérculos
Costuma-se selecionar o material de plantio no outono, quando a colheita está totalmente concluída. Em primeiro lugar, todos os tubérculos extraídos do solo são colocados sobre uma superfície horizontal iluminada pelo sol e secos. Além disso, aqueles que têm danos mecânicos ou sintomas de doenças são excluídos deles.
Finalmente, apenas amostras pesando 40 a 80 gramas são deixadas para inoculação. O melhor, aliás, são tubérculos do tamanho de um ovo de galinha e pesando 60 gramas... No entanto, um ligeiro desvio em uma direção ou outra não é considerado crítico. Na primavera, o material selecionado é recomendado para ser revisado novamente para quaisquer desvios da norma.
Paisagismo e calibração
É costume começar a preparação direta de batatas para transferência para um terreno aberto com paisagismo. A essência do procedimento é em manter os tubérculos na luz, como resultado disso, a clorofila se formará neles e a solanina se acumulará. Este último, embora seja um componente tóxico que pode prejudicar uma pessoa, é ainda mais perigoso para fungos e bactérias e, portanto, realiza a prevenção de doenças comuns.
Além disso, o material verde melhora sua qualidade de conservação e, devido à sua dureza, ganha proteção contra roedores. É costume realizar o procedimento no outono, mas não é assustador fazê-lo na primavera antes da germinação.
Tubérculos inteiros são dispostos em uma única camada em um espaço onde a temperatura ambiente e iluminação indireta são mantidas. Em princípio, um terraço, um local sob a copa de uma varanda ou ramos exuberantes de uma árvore também podem surgir. Uma vez a cada 3-4 dias, eles são virados para o mesmo paisagismo.
Depois de algumas semanas, quando as batatas adquirem uma tonalidade verde brilhante, você pode prosseguir para a próxima fase de preparação.
A calibração, ou seja, a seleção dos tubérculos, é feita de modo que espécimes de tamanho semelhante coexistam nos leitos. Uma vez que o período de germinação depende do tamanho das batatas, tal procedimento tornará o processo de cultivo muito mais eficiente: plantas mais altas e crescidas demais não irão oprimir apenas os brotos que brotam.
Durante a calibração, que geralmente é feita a olho nu, todo o material é dividido em três grupos. O primeiro inclui tubérculos pequenos de 40 a 55 gramas, o segundo - tubérculos médios de 55 a 70 gramas e, por fim, o terceiro vai para as amostras maiores com peso superior a 70 gramas. Novamente, este procedimento é mais convenientemente realizado no outono.
Métodos de germinação
Existem várias maneiras de fazer germinar batatas.
Molhado
Para criar condições de germinação úmida, será necessário preparar recipientes - cestos ou caixas com substrato umedecido. Neste último caso, opções como turfa, serragem, húmus ou musgo esfagno são adequadas. Recipientes cheios de tubérculos em 1-2 camadas, polvilhados com um substrato úmido, precisarão ser colocados em um espaço escuro no qual a temperatura seja mantida de +12 a +15 graus.
Por algumas semanas, a serragem ou turfa terá que ser umedecida regularmente, não permitindo que seque. Após o procedimento, que dura até 20 dias, o tubérculo não terá apenas brotos maduros, mas também raízes fortes.
Além disso, as batatas perderão menos umidade e, portanto, menos nutrientes.
Seco
A germinação seca é possível nos casos em que a semente recebe iluminação difusa e a temperatura exigida: nas primeiras semanas - de +18 a +20 graus, e posteriormente - cerca de +10 a +14 graus. A luz permitirá que os tubérculos formem brotos fortes, além de armazenar solanina.
O método de secagem requer espalhar as sementes em uma ou duas camadas em uma superfície horizontal reta - uma mesa, peitoril de janela ou até mesmo o chão. Em princípio, não é proibido distribuir batatas em caixas com grades de madeira ou plástico, mas neste caso, os recipientes terão que ser reorganizados regularmente para uma iluminação uniforme.
Pendurar as sementes em redes ou sacos transparentes com furos também é uma boa opção. O procedimento em si dura cerca de um mês - durante esse tempo, brotos de até 2 centímetros de tamanho devem aparecer na batata. Aliás, é ela quem deve ter preferência se o preparo começou na primavera, e não foi possível fazer paisagismo no outono anterior.
Combinado
A germinação combinada mistura métodos úmidos e secos. Nas primeiras três semanas, os tubérculos são iluminados e depois colhidos em um recipiente com turfa úmida ou serragem.
No escuro, as batatas devem ser guardadas até que as raízes eclodam perto dos brotos.
Aquecendo
É comum aquecer batatas nos casos em que não há um horário especial para eventos preliminares. Nesse caso, os tubérculos deverão ser mantidos em um local onde seja possível aumentar a temperatura. Durante as primeiras 4-6 horas, o material de plantio deve permanecer em condições de +12 - +15 graus, e nas próximas 2 horas - em +14 - +17 graus.
Então, uma vez a cada duas horas, a temperatura sobe 2 graus até atingir +22 graus. Deve-se mencionar que se os tubérculos foram recentemente removidos da adega ou cova de terra, nos primeiros 1-2 dias eles devem permanecer em condições de +10 - +15 graus. Para todo o aquecimento, geralmente são alocados 3-4 dias.
Murchando
A murcha é escolhida quando os tubérculos não foram removidos do contrapiso em tempo hábil. Este procedimento dura cerca de 1-2 semanas. Os tubérculos são transferidos para um local onde são mantidos a +18 - +20 graus e, em seguida, dispostos em uma única camada. A presença de luz não é um pré-requisito, mas não será supérfluo.
Em um espaço aquecido, as batatas começam a perder umidade e ao mesmo tempo formam enzimas que ativam o despertar dos olhos e a germinação dos brotos.
Como e o que pode ser processado?
Se os tubérculos forem adequadamente borrifados ou encharcados, muitos problemas podem ser evitados.
Desinfecção
A desinfecção da batata evita o desenvolvimento de doenças fúngicas e bacterianas. O procedimento geralmente é realizado imediatamente antes da germinação ou alguns dias antes do plantio no solo. Via de regra, para esse fim, utilizam-se medicamentos adquiridos, diluídos conforme as instruções: "Fitosporin-M", "Pentsikuron", "Fludioxonil" e outros. Ferramentas versáteis como "Prestige", "Commander" e "Maxim", também ajudará a proteger as batatas de pragas. Pharmayod, ele também é uma solução aquosa de iodo a dez por cento, também é usado para desinfetar tubérculos.
Pulverizar o material de plantio com uma solução de 1% é bastante popular. líquido de bordeaux. Seria ainda melhor diluir 20 gramas de sulfato de cobre e 1 grama de permanganato de potássio em um balde não metálico de água e, em seguida, usar a mistura resultante para molhar todos os tubérculos. No processo, deve-se ter em mente que primeiro, os medicamentos são dissolvidos em um litro de água aquecida e, em seguida, a quantidade é aumentada para 10 litros.
É considerado muito eficaz embeber o material por meia hora em ácido bórico, permanganato de potássio ou sulfato de zinco.... Um balde de água requer 50 gramas do primeiro componente, ou 1 grama do segundo ou 10 gramas do terceiro. Se a formalina for selecionada para processamento, 30 gramas do medicamento são diluídos em um balde de água e as batatas são embebidas na mistura resultante por 15 minutos.
Alguns remédios populares também são adequados para desinfecção.... Por exemplo, propõe-se combinar um quilograma de cinza de madeira com 10 litros de água. Por conveniência, os tubérculos são dispostos em uma rede e, em seguida, mergulhados na solução resultante. Essas batatas precisarão ser secas antes do plantio.
Para aumentar o efeito, cada buraco cavado também precisará ser pulverizado com 2 colheres de sopa de pó.
De pragas e doenças
Na maioria das vezes, as batatas se tornam um alvo para o besouro da batata do Colorado e vermes, portanto o tratamento antes da semeadura deve incluir proteção contra eles. Os inseticidas adquiridos são mais eficazes, por exemplo, Tabu e Prestígio... O trabalho com o veneno deve ser feito, protegendo previamente as mãos com luvas, e o aparelho respiratório - com respirador. Claro, você deve agir somente de acordo com as instruções. Esse tratamento evita o verme durante todo o período de cultivo, mas, no caso do besouro da batata do Colorado, levará um mês para conservar o inseto.
Para aumentar a proteção contra pragas, cinzas, cujo uso é descrito acima, e alcatrão de bétula também são usados. Este último, na quantidade de uma colher de sopa, é diluído em um balde de água e, em seguida, os tubérculos são mergulhados na mistura resultante. Será possível resistir à crosta, podridão, oídio e requeima com a ajuda de Fitosporin. O tratamento com o medicamento é realizado imediatamente após a seleção ou calibração, ou algumas horas antes do plantio.
Estimulantes de crescimento
Uma das etapas finais do preparo do tubérculo é o tratamento com drogas que aceleram o desenvolvimento. Embora seu uso não seja obrigatório, a maioria dos jardineiros não pula esta etapa, pois não só permite acelerar o surgimento de brotos e raízes, mas também fortalece o sistema imunológico e aumenta a capacidade de tolerar baixas temperaturas e falta de rega.
Os estimulantes são aplicados 1-2 dias antes da transferência para o terreno aberto ou imediatamente antes dele.
Resultados muito bons são obtidos "Epin", Do qual 1 mililitro é diluído em 250 mililitros de água. Os tubérculos são processados com a mistura acabada que, após a secagem, é imediatamente distribuída nas covas. É proposto o uso e "Zircão", para a preparação da qual 20 gotas são misturadas com 1 litro de base.
Como cortar?
Eles recorrem ao corte de tubérculos nos casos em que não há material de plantio suficiente ou uma variedade rara está para ser cultivada.Em princípio, o corte de uma batata também é permitido nos casos em que o espécime utilizado é excessivamente grande. No entanto, os jardineiros recomendam evitar esta fase de preparação, se possível, uma vez que durante uma onda de frio ou durante um período de chuva, os fragmentos de batata apodrecem frequentemente. Os tubérculos de tamanho médio são divididos longitudinalmente em duas partes. As dimensionais podem ser cortadas em 3-4 partes, mas levando em consideração a obrigatoriedade de preservação de pelo menos um par de olhos em cada peça.
Para a prevenção de processos de putrefação, o corte é feito no dia do plantio da cultura. Se isso não for possível, o procedimento pode ser realizado com 3 semanas de antecedência.
As peças deverão ser armazenadas em fatias para cima em uma sala com temperatura ambiente, baixa umidade e possibilidade de ventilação. Alguns jardineiros insistem em espalhar pó de cinza no corte.
Vale ressaltar que esta etapa também permite o aproveitamento daquelas batatas que apresentaram poucos danos. Para isso, a área deteriorada é cortada e a polpa exposta imediatamente mergulhada em cinzas ou em uma solução de sulfato de cobre a 1%.
Ao ar livre, esses espaços em branco terão de permanecer até que apareça uma crosta.
Possíveis problemas
De acordo com a tecnologia agrícola, o comprimento dos brotos de batata não deve exceder 5 centímetros. No entanto, se as batatas foram desenterradas muito cedo ou se foram plantadas tarde, esses brotos esticarão e ficarão mais finos. Será impossível plantar esse material de plantio: muito provavelmente, os processos brancos vão se entrelaçar, e não será possível separá-los sem ferimentos.
Se for impossível desembaraçar os brotos, então é melhor quebrar os mais finos e mais fracos e deixar os fortes se desenvolverem mais... Se os processos atingiram um comprimento excessivo, mas não se entrelaçaram, você pode deixá-los intactos. Neste caso, entretanto, você terá que cavar um buraco maior e polvilhar com cinzas, e você precisará colocar o material dentro com maior precisão.
Finalmente, se o comprimento dos brotos ultrapassar 20 centímetros, um ou dois dias antes do plantio, o topo deles pode ser encurtado para 10-15 centímetros e, em seguida, polvilhado com pó de cinza ou tratado com permanganato de potássio.
Se as batatas não germinarem, ainda é permitido usá-las. No entanto, o plantio deve ser realizado apenas em solo quente, e no caso de solo seco - também umedecido. É provável que as mudas eclodam algumas semanas depois, a colheita não será tão lucrativa e o controle de ervas daninhas será mais intenso.
Em uma situação em que as batatas, ao contrário, germinam antes do tempo, a temperatura no local de armazenamento cai para +1 - +2 graus. Você também pode interromper completamente os brotos brancos existentes e apenas esperar que os novos apareçam.
O comentário foi enviado com sucesso.