Quanto tempo após o plantio as batatas brotam e se não houver brotos?

Contente
  1. Fatores de influência
  2. Quanto tempo vai demorar para as mudas?
  3. Benefícios do plantio precoce
  4. Como acelerar o surgimento de brotos?
  5. Possíveis problemas

É difícil imaginar uma dacha doméstica tradicional sem canteiros de batata. As batatas constituem a base da dieta da maioria das pessoas. O primeiro e o segundo pratos são preparados a partir dele, assados, fervidos, fritos. Ao mesmo tempo, cultivar batatas não é nada difícil. Mas para obter uma colheita generosa, é importante controlar a germinação da safra plantada. Para fazer isso, você precisa saber o momento em que os primeiros brotos aparecem. Se já chegou a hora e nem todas as mudas estão visíveis, providências prontamente tomadas ajudarão a não perder a colheita.

Fatores de influência

Vários fatores contribuem para a germinação deficiente das batatas.

  • Variedade sem sucesso. O plantio prematuro de variedades de batata no final e no meio da temporada pode levar à morte das mudas devido à geada.
  • Batatas não brotam em solo muito frio. Em temperaturas mais baixas do que o necessário, tubérculos de qualquer variedade podem congelar e morrer. É importante escolher a data de desembarque deliberadamente.
  • Em solo alagado, as batatas costumam se deteriorar.
  • Material de plantio ilíquido. Se tubérculos podres ou danificados forem plantados ou não houver olhos sobre eles, há uma grande probabilidade de que as mudas não esperem.
  • Solo ruim. No processo de escavação do solo, é aconselhável adicionar minerais. Você também pode fertilizar com húmus.
  • Pragas. Os insetos ursos também são capazes de danificar os tubérculos antes de os brotos germinarem. O tratamento é recomendado algumas semanas antes do plantio programado. E os fazendeiros mais prudentes estão fazendo isso mesmo no outono.
  • Violação das condições de armazenamento de tubérculos.
  • Profundidade de plantio. Quando os tubérculos ficam submersos no solo por mais tempo do que o esperado, as mudas podem não eclodir na data esperada.
  • Ao pousar sementes de formato desigual foram utilizadas.

Para obter bons rendimentos, você precisa levar a sério a escolha dos tubérculos de semente. Eles deveriam ser diferentes:

  • a presença de olhos;
  • o mesmo formato;
  • falta de dano e decadência.

Os brotos devem ser firmes, mas não muito longos. Se as batatas estiverem quebradas, pode não ser esperada uma boa germinação.

A importância da presença de olhos se deve ao fato de tais tubérculos estarem em brotação ativa. Do contrário, as batatas apodrecem no buraco.

Se pequenos tubérculos fossem usados, as mudas provavelmente seriam inviáveis. O tamanho ideal é uma batata como um ovo de galinha.

É necessário separar cuidadosamente as batatas, peneirando tubérculos com formações indesejadas. Restos de vegetais não são adequados para o plantio. Apenas materiais selecionados são adequados.

Agricultores experientes conhecem todos os truques de plantar batatas. E o iniciante deve mergulhar seriamente em todas as nuances e regras do processo de plantio. Com as ações certas, a colheita da batata será suficiente tanto para a nutrição quanto para o plantio futuro.

Quanto tempo vai demorar para as mudas?

Para entender quando a batata deve brotar após o plantio com tubérculos, é necessário avaliar o clima na zona de seu crescimento. No sul, as mudas frescas são esperadas no dia 10. Se o crescimento jovem não aparecer após 15 dias, então há razões para uma maturação lenta. Nas regiões do norte, é dado mais tempo para esse processo. As mudas aparecem cerca de 15-25 dias após a semeadura.

O momento da emergência das mudas em campo aberto também é influenciado pela variedade de batatas. As primeiras variedades de batata são as que germinam mais rapidamente.A variedade do sul geralmente não cresce onde o clima é mais frio. Mas as espécies das regiões do norte não sofrem interferência de nenhum fator externo. Eles crescem igualmente bem no tempo em todos os lugares. Será correto conhecer com antecedência as características de uma determinada variedade, para que não haja dificuldades na fase vegetativa.

Os primeiros brotos de batata brotam na primavera, quando o solo aquece até 10 graus. Isso ocorre 25 dias após o pouso. Quando a temperatura é mantida na faixa dos 20 graus por muito tempo, as mudas aparecerão ainda mais cedo, no 14º ao 15º dia.

Para obter uma colheita mais rápida, é necessário plantar batatas rasas, pois a presença de tubérculos nas camadas não aquecidas do solo retardará seu desenvolvimento.

O plantio é indesejável quando o teor de umidade do substrato está na faixa de 75%. Vale a pena postergar e prevenir as doenças putrefativas da cultura da família Solanaceae.

Na hora de escolher as datas de plantio, é preciso levar em consideração que não só o excesso de umidade, mas também a seca podem prejudicar as mudas. E se as variedades de maturação precoce forem plantadas mais cedo, a colheita será precoce. Ao mesmo tempo, o processamento de arbustos para a prevenção de pragas não é necessário. Mas é importante ter em mente que é muito difícil armazenar variedades precoces.

Benefícios do plantio precoce

Muitos jardineiros ficam intimidados com a queda tardia da temperatura e atrasam o procedimento de plantio até que ele se estabilize. Mas mesmo que a geada pegue a massa verde, a planta escurecida tem todas as chances de se recuperar mais tarde. E a fertilização com nitrogênio, introduzida com prudência no solo do local, ajudará a planta a enfrentar o frio.

Uma boa proteção do tubérculo é fornecida pela matéria orgânica introduzida sob cada arbusto na forma de nitrogênio podre em uma quantidade de 0,5 kg. Essa medida vai aquecer naturalmente o solo. A cobertura do amontoado ajudará a manter as mudas aquecidas, garantindo uma vegetação rápida.

Curiosamente, mesmo uma nevasca tardia após o plantio das batatas contribui para um aumento na produção, porque o solo está adicionalmente saturado de umidade.

Se você apertar com o plantio, os tubérculos vão acabar em um substrato sobresecado e cozido no vapor, o que terá um efeito negativo na produtividade. Quando o ar esquenta até 29 graus e à noite o indicador do termômetro de rua não desce da marca de 20+, os tubérculos param de crescer, mas os topos começam a aumentar. Esta é a vantagem do pouso antecipado.

É importante notar que quanto mais quente o solo, mais rapidamente os brotos aparecerão. O solo, aquecido a 18 graus, reduz em 7 dias a expectativa de brotações. Um efeito aproximado é alcançado pela germinação precoce dos tubérculos - os brotos podem ser esperados de 6 a 10 dias a menos.

Basicamente, os brotos de batata de qualquer variedade eclodem após 1 mês. Existem também variedades especiais de maturação precoce do vegetal em questão, que devem ser desenterradas 40 dias após o plantio.

Na Rússia central, e especificamente nos distritos do norte da região de Moscou e da região de Moscou, cerca de 23 dias são dados para o surgimento de brotos. Na região de Rostov, mudas de batata de variedades semi-precoces emergem do solo no sétimo dia, na Sibéria - após três semanas.

Além das condições climáticas objetivas, a germinação também depende se os tubérculos foram preparados com antecedência. Agricultores experientes cuidam da vernalização dos tubérculos de acordo com a época de cultivo da variedade selecionada.

As primeiras variedades "acordam" em 15-20 dias, quando formam brotos. Variedades de batata de produção tardia são caracterizadas por metabolismo inibido. Os rebentos são formados 20–25 dias após a vernalização.

Ao brotar tubérculos, vale a pena focar na condição dos próprios brotos. Não devem crescer mais do que 4–5 cm. Os rebentos longos são frágeis. Durante o plantio, eles são danificados e as raízes são formadas pior.

Em geral, você pode se concentrar na mesa de germinação:

  • para as regiões do sul, 10-15 dias são alocados para a formação dos brotos;
  • nas latitudes médias, o período de espera é de até 3 semanas;
  • na região noroeste - de 3 a 4 semanas.

Quaisquer batatas da adega ou após a vernalização germinarão em um tempo predeterminado pela própria natureza - 3-4 semanas. Na germinação, os brotos são alimentados com o tubérculo-mãe. Por conta disso, o prazo para o aparecimento de mudas é alterado. Se, após 4–5 semanas, as batatas não germinarem, você terá que agir rapidamente.

Como acelerar o surgimento de brotos?

Para encurtar o tempo de amadurecimento, você pode seguir as recomendações listadas abaixo.

  • Brote as batatas antes de plantar.
  • Aplique palha no solo após o plantio. Isso ajudará a proteger as plantas de pragas. Além disso, a cobertura morta ajudará a criar a temperatura certa para a colheita da batata amadurecer.
  • Plante tubérculos com os "olhos" voltados para cima.
  • Prepare o solo com antecedência, introduzindo fertilizantes minerais e matéria orgânica. O substrato nutritivo proporcionará à cultura o nível de desenvolvimento adequado.
  • Depois que o crescimento aparecer, fertilize as batatas com uréia ou sulfato de amônio. Isso apoiará a planta durante a estação de crescimento.

Possíveis problemas

Conhecendo o momento de surgimento dos brotos de batata a partir da data do plantio, é possível identificar em tempo hábil possíveis problemas. Se chegou a hora, mas nenhum broto foi encontrado, você precisa descobrir o que causou a inibição do crescimento.

Para fazer isso, você precisa inspecionar os tubérculos. Cave buracos e verifique se há danos de pragas ou doenças. Com uma derrota em grande escala, é necessário desenterrar os tubérculos e destruí-los imediatamente. O solo deve ser tratado com inseticidas ou fungicidas adequados. Nesse caso, você terá que plantar uma nova safra em outro lugar.

Se durante a escavação se verificar que está tudo em ordem com os tubérculos, deverá cuidar das melhores condições de amadurecimento. A irrigação e a fertilização saturarão o plantio com os elementos necessários. Porções maiores de fertilizantes não são necessárias - isso só prejudicará a plantação.

Durante a estação fria, as batatas devem ser cobertas para protegê-las do congelamento. É importante remover as ervas daninhas que "sobreviverão" ao novo crescimento.

No interesse de obter um grande rendimento, é aconselhável processar as plantas para protegê-las de pragas e colonizar com bactérias patogênicas. Isso é feito no máximo 14 dias após o aparecimento das primeiras mudas.

Se nenhuma das medidas listadas não fizer sentido, provavelmente a culpa é do material de plantio de baixa qualidade. Precisa ser substituído por tubérculos líquidos.

Mudas desiguais

Acontece que as batatas demoram muito para brotar e os brotos aparecem desiguais. Se o motivo não for uma violação dos padrões de temperatura, você terá que considerar outras prováveis ​​circunstâncias negativas.

  • Os tubérculos diferem na forma. Espécimes enormes demoram mais para germinar e pequenos tubérculos eclodem mais cedo do que outros. Sementes pequenas dão brotos enfraquecidos, que logo morrem.
  • Mistura de variedades. Cada espécie difere não apenas em sabor e forma, mas também em termos de desenvolvimento. Devido a esse fator, a aparência dos brotos será irregular. Nesse caso, o fato de os brotos terem surgido "hostis" é o culpado pela indiscrição do fazendeiro.
  • Profundidade de imersão dos tubérculos. Recomenda-se plantar de acordo com um certo esquema. Com orifícios de tamanhos diferentes, os topos germinarão com atraso.

Se a batata for plantada de acordo com todas as regras, os problemas não terão chance de desenvolvimento. Quanto mais tempo será gasto inicialmente, menos complicações são esperadas no futuro. Os erros são difíceis de corrigir, mas quase sempre são evitados pela raiz.

Sem germinação

Com uma mudança brusca de temperatura (dia versus noite), os tubérculos de batata permanecerão congelados no solo. Com a chegada do calor, os brotos verdes eclodirão. A planta pode suportar uma ligeira queda de temperatura. Mas contra desastres climáticos como geadas severas, a semente é impotente. Em seguida, a batata murcha, transformando-se em tubérculos em miniatura.

Para a estação de crescimento, o teor de umidade do substrato é importante. Em solo seco, os tubérculos não terão umidade e nutrição suficientes. Eles vão secar antes de poderem subir. E, ao contrário, a estagnação da umidade na área inevitavelmente acarretará sua decomposição.

A profundidade para fazer furos é determinada pela composição do solo. Em um substrato pesado e argiloso, os tubérculos são enterrados de 8 a 10 cm, e em solos franco-arenosos leves, isso pode ser feito até 12 a 15 cm. Os brotos da batata germinam uniformemente e em tempo hábil.

Se a plantação não germinou, as plantas precisam ser fertilizadas.

  • Prepare um barril com um volume de 100 litros, coloque 10 kg de urtiga e 1 balde de esterco. Deve estar podre. As matérias-primas orgânicas da urtiga são infundidas por pelo menos 5 dias antes do uso. É necessário regar as plantas com essência de esterco de urtiga na forma diluída (na proporção de 3: 1). Cada arbusto de batata ocupa um volume de 0,5 litro.
  • Você pode dissolver excrementos de pássaros em uma infusão de urtiga. Ou use água da torneira para diluição a uma taxa de 1: 20. O fertilizante deve ser usado para o fim a que se destina imediatamente após a preparação, caso contrário, perderá as suas qualidades úteis.
  • Complexos minerais também são adequados para fertilização. Se as plantações de arbustos estão localizadas em duas fileiras, um sulco de 5 cm é cavado no meio do canteiro, ao qual é adicionado fertilizante granulado (5 g por 1 metro de área plantada).
  • Para variedades precoces e quando os brotos congelam, use nitroammofos, e variedades do período de maturação tardia são adequadas para nitrophoska. Em seguida, a vala é coberta com terra e o leito é regado.

Para solo atrofiado ou congelado, a alimentação foliar será necessária.

  • em 10 litros de água, misture 20 g de uréia ou aplique fertilizante no solo com todo um complexo de oligoelementos;
  • para aumentar a imunidade das mudas, recomenda-se processá-las com pulverização "Biostim" imediatamente após a emergência das mudas.

Acontece que os jardineiros nem esperaram pelas mudas de batata. Parece que todas as tecnologias necessárias foram observadas, mas nem um único broto foi observado. Essa experiência negativa provoca o armazenamento de batatas em sacos de vime sintético. Como os tubérculos estiveram em contato com esse material por muito tempo, as chances de germinação tornaram-se nulas. Armazenar sementes nesses sacos é inaceitável!

Basta mergulhar nos meandros do plantio e da escolha dos tubérculos, pois uma generosa colheita de batatas aparecerá no futuro. Os pratos feitos com frutas cultivadas no próprio país são os mais saborosos!

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário