De onde vêm as batatas?
As batatas são há muito uma parte familiar da dieta alimentar das pessoas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, poucas pessoas pensam de onde vem essa cultura de raízes e quando ela conseguiu ganhar tanta popularidade.
Pátria da cultura de raízes
A pátria histórica das batatas é a América do Sul.... Lá ele ainda é encontrado na selva. As batatas foram descobertas pela primeira vez há mais de 10 mil anos. Uma planta incomum com raízes arredondadas estranhas e bagas venenosas imediatamente interessou aos índios. Eles tentaram cultivar esta planta por muito tempo, mas não tiveram sucesso. As pessoas poderiam aprender a plantar batatas somente após 5000 anos. Antes do plantio, as batatas foram cortadas em vários pedaços. Depois disso, ele foi colocado brevemente em um lugar quente. Pedaços macios de tubérculos foram plantados no solo. Assim, os índios conseguiram cultivar grandes quantidades de batata com um mínimo de sementes.
Os residentes locais também descobriram diferentes métodos de cozinhar batatas. Normalmente era cozido ou seco ao sol. Os índios costumavam levar tubérculos em várias viagens. Isso se justifica pelo fato de as batatas não estragarem por muito tempo e permanecerem saborosas.
Os antigos habitantes deste continente divinizaram as batatas e também realizaram sacrifícios antes de plantar plantas. Portanto, quando os conquistadores espanhóis chegaram ao novo continente, eles imediatamente chamaram a atenção para as raízes incomuns e quiseram trazer tal planta para sua casa.
História da distribuição na Europa
Não há uma opinião única sobre quem trouxe as batatas de sua pátria histórica para a Europa. Durante anos, isso foi atribuído ao almirante Drake. Esse fato foi até indicado em uma estátua dedicada ao famoso navegador. Mas esta informação não é confiável. O fato é que o almirante nunca esteve na América do Sul.
Agora, acredita-se que a verdura do exterior foi trazida para a Europa por um dos marinheiros. Aconteceu em meados do século XVI. O aparecimento de batatas nos países europeus foi tratado de forma diferente.
- Espanha... Foi neste país que as batatas apareceram em primeiro lugar. Na Espanha, ela era amada não só pelo sabor agradável, mas também pela aparência dos arbustos. Os curandeiros espanhóis também usavam batatas como diurético ou agente de cura de feridas. Em geral, as plantas rapidamente ganharam popularidade entre representantes de diferentes classes sociais e começaram a ser cultivadas em grandes quantidades.
- Alemanha... Neste país, as batatas foram consideradas impróprias para alimentação durante muitos anos. Inicialmente, as pessoas acreditavam que seu uso era a causa do turvamento mental. Por causa disso, não foi usado para alimentação por muito tempo. Mas as próprias pessoas eram culpadas por isso, porque estavam tentando cozinhar não os tubérculos, mas os frutos que acabam se formando nos caules das plantas.
- Irlanda... Na Irlanda, as batatas criaram raízes muito rapidamente. Ele chegou quase ao mesmo tempo que na Espanha. Eles se apaixonaram pela batata porque criaram raízes em todas as regiões do país. Portanto, ele poderia ser cultivado mesmo onde outros vegetais não pudessem ser cultivados. Em pouco tempo, um terço de toda a terra usada para a agricultura estava plantada com batata. As culturas de raízes tornaram-se a base da dieta dos camponeses pobres e um dos símbolos da Irlanda. Mas, além das vantagens óbvias, esse fato também teve uma desvantagem significativa. Devido ao fato de que as batatas eram a principal fonte de alimento, um ano de colheita ruim levou à grande fome irlandesa. Em pouco tempo, cerca de um quarto da população de todo o país morreu por falta de alimentos.
- Inglaterra... Na Inglaterra, o surgimento do interesse pela batata se deve ao fato de que os camponeses que cultivam essas plantas foram inicialmente incentivados com dinheiro. Mesmo se eles se recusassem a comer os tubérculos, eles sempre poderiam ser dados aos animais. No século 17, as batatas chegaram à mesa real. Meio século depois, os vegetais começaram a ser cultivados para venda a outros países.
- Europa Oriental... A batata "chegou" aos países da Europa de Leste em meados do século XVIII. As pessoas não começaram imediatamente a usá-lo para cozinhar. A fécula de batata e os cereais baratos eram muito mais populares entre os habitantes locais. As pessoas começaram a cozinhar pratos de tubérculos apenas no século passado.
- Estônia... As batatas chegaram à Estônia em meados do século XVIII. Após a sua propagação, os habitantes locais conseguiram acabar com a fome de que sofreram durante muitos séculos consecutivos. As raízes eram usadas tanto na culinária quanto na alimentação animal.
Separadamente, vale a pena falar sobre a origem do nome desta cultura de raiz. Os índios o chamavam de "papai". Na Europa, o nome deste produto mudou. Acredita-se que seja derivado da palavra italiana para "colisão subterrânea". Esse nome foi escolhido porque a batata tem muito em comum com a trufa. Esta é a maneira de obter raízes, sua forma e cor. O nome alemão para a cultura de raiz soa mais familiar.
Antigamente, os alemães acreditavam que o vegetal foi criado pelo diabo. Portanto, foi chamado de "poder diabólico". Esta frase em russo soa como "brinquedo artesanal".
Aparência na França
Na França, eles se recusaram a usar batatas para alimentação por muito tempo. Mas neste país eles também encontraram um uso para isso. O interesse francês foi atraído pelas flores de batata. Eles foram usados para criar buquês ou enfeites de cabelo. Essas flores eram populares até mesmo entre os monarcas. Luís XVI prendeu pequenas flores em seu uniforme e Maria Antonieta trançou-as no centro de seu cabelo. Com o tempo, as plantas começaram a ser cultivadas em vasos e canteiros de flores. Eles serviam como uma espécie de decoração para os lotes.
Os tubérculos das plantas não foram comidos. Entre os ricos, acreditava-se que apenas camponeses com estômago áspero podiam fazer isso. Mas as pessoas comuns também não queriam cozinhar pratos com uma nova verdura estrangeira. O interesse pelas batatas na França foi mostrado apenas em tempos de fome. No final do século 18, as pessoas precisavam de pelo menos um pouco de comida. Portanto, eles tentaram encontrar novos itens alimentares. Um deles foi a batata. Ao mesmo tempo, os camponeses da França e de outros países europeus por muito tempo se recusaram a cultivá-la. Portanto, os monarcas foram forçados a forçá-los a fazer isso. Um dos farmacêuticos reais franceses deu uma contribuição especial para a popularização da batata.
Ele plantou todo o seu terreno com batatas e depois ordenou aos soldados que guardassem a plantação enquanto ela crescia. Assim, ele conseguiu atrair a atenção dos camponeses para suas camas. Quando as batatas cresceram, o homem começou a deixar os soldados descansarem à noite. Os camponeses dessa época roubavam batatas e as usavam para preparar vários pratos em casa. Os restos da colheita foram recolhidos na presença da nobreza francesa. Mais tarde, foi oferecido um almoço incomum. Todos os pratos servidos à mesa eram confeccionados com batatas cultivadas nesta zona. Até o vinho era feito com esta raiz.
Depois de tal experimento e uma refeição incomum, o interesse por pratos de raízes vegetais aumentou.
Como você apareceu na Rússia?
As batatas chegaram à Rússia durante o reinado de Pedro I. O rei provou batatas cozidas na Holanda. Ele gostou do novo produto, então o trouxe para a Rússia. Mas os chefs locais não entendiam completamente como cozinhar adequadamente este vegetal. Então eles ferveram e serviram com açúcar. Sob esse governante, as batatas não receberam muita popularidade entre os camponeses. Os padres até tentaram proibir seu uso na alimentação. Os tubérculos eram chamados de "malditas maçãs".Acreditava-se que cada pessoa que comesse os frutos desta planta iria para o inferno por causa de tal pecado. As raízes começaram a ser cultivadas ativamente na segunda metade do século XIX.
O uso de batatas para alimentação na Rússia também está associado à fome. Os camponeses não tinham comida suficiente. Portanto, o governo emitiu um decreto para o cultivo de tubérculos. As pessoas abandonaram ativamente essa ideia. Eles queriam continuar cultivando rabanetes e nabos em seus campos. Até causou vários distúrbios de batata. Mas todas essas revoltas foram reprimidas. Com o tempo, os camponeses foram forçados a cultivar batatas. Isso foi facilitado por recompensas monetárias. Aqueles que cultivaram raízes foram recompensados com prêmios. Ao mesmo tempo, as pessoas comuns foram finalmente explicadas como cozinhar tubérculos. Para tanto, foram enviadas a cada província instruções detalhadas para a sua preparação.
Mais tarde, aprenderam a cozinhar novos pratos com batatas. Portanto, o vegetal se tornou mais popular. No final do século 19, as batatas eram cultivadas em todo o Império Russo. Como as plantas se adaptam perfeitamente a qualquer condição climática, podem ser cultivadas sem problemas em todas as regiões do país. Logo, empresas voltadas para a produção de álcool e amido começaram a surgir no país. Isso levou ao fato de que a área onde as batatas são cultivadas aumentou significativamente. Mas o povo russo realmente apreciou esta planta apenas durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto o país se recuperava das hostilidades, as pessoas não tinham comida suficiente. Portanto, os canteiros de batata realmente salvaram os habitantes locais.
Com o tempo, as batatas começaram a ser chamadas de segundo pão. Isso se deve ao fato de o vegetal conter grande quantidade de amido. Portanto, uma pessoa que come batatas come mais rápido e fica saciada por mais tempo.... Além disso, este produto combina bem com a maioria dos produtos. Portanto, pode ser consumido por pessoas com uma grande variedade de preferências gustativas. Agora, no mundo, existe um grande número de variedades de batatas.
A verdura é utilizada não só no preparo dos pratos principais, mas também na preparação de saladas, salgadinhos e sobremesas. Portanto, muitas pessoas modernas ficam surpresas com a maneira como as batatas tiveram que ser adotadas para se tornar um dos produtos mais populares na maioria dos países.
O comentário foi enviado com sucesso.