Como armazenar batatas em um apartamento?
A batata, talvez, seja um produto indispensável tanto para os cardápios do dia-a-dia quanto para os festivos. A colheita da batata geralmente cai no início do outono, razão pela qual os residentes de verão enfrentam uma questão importante - como conservar as batatas no inverno. Para isso, deve-se selecionar um local em que a cultura não congele, apodreça, não brote e, ao mesmo tempo, mantenha seu valor nutricional.
Condições ótimas
Os vegetais nas lojas estão disponíveis o ano todo, portanto, muitas pessoas simplesmente compram batatas conforme necessário e as mantêm na despensa, armário da cozinha ou geladeira. Mas se você cultiva vegetais em seu terreno pessoal, para preservar a colheita, você precisa criar condições adequadas nas quais o suprimento de alimentos não se deteriore e não perca seu valor nutricional.
Um local de armazenamento bem escolhido aumenta significativamente o período de armazenamento dos tubérculos.
Detenhamo-nos mais detalhadamente nas condições de preservação das mudas de batata.
Umidade
O nível de umidade permitido deve ser de 80-90%. Se a umidade aumentar, especialmente no calor, os tubérculos começarão a dar brotos jovens. Isso resseca os vegetais de raiz e prejudica seu sabor.
Para obter uma hidratação ideal, você deve:
-
ventile regularmente o bloco onde os alimentos são armazenados;
-
manter a circulação total do ar;
-
não coloque caixas perto de paredes e outras superfícies onde a condensação se acumula;
-
mantenha as batatas longe de locais onde a umidade evapore;
-
mude os vegetais com serragem para absorver o excesso de água;
-
mantenha os vegetais de raiz separados de quaisquer outras frutas, o único vizinho aceitável é a beterraba.
Temperatura
Batatas reagem mal ao calor, elas precisam de frescor. É melhor manter os tubérculos a uma temperatura de + 2 ... 7 graus, no entanto, é bastante difícil garantir esse nível em um apartamento. Para atingir a qualidade de conservação desejada, recorra às seguintes medidas:
-
durante setembro-outubro, as batatas são colocadas na varanda de modo a excluir a luz solar direta;
-
assim que a temperatura do ar cair para 2 graus, os vegetais são transferidos para o apartamento;
-
as áreas mais frias são selecionadas para armazenamento no inverno; as batatas não devem ser colocadas perto de radiadores de aquecimento e outras fontes de aquecimento.
Se você mantiver um regime ideal de umidade e temperatura, a colheita da batata será armazenada por até seis meses, caso contrário, os tubérculos não permanecerão por mais de três a quatro semanas.
Deve-se ter em mente que a exposição ao frio leva à deterioração do sabor da fruta. Com uma temperatura de fundo abaixo de +2 graus, os tubérculos congelam e se tornam completamente inadequados para cozinhar.
Iluminação
Guarde os vegetais apenas em um local escuro. Se forem mantidos em uma loggia ou varanda, as caixas devem ser fechadas com linho ou um pedaço de madeira compensada.
A solanina se acumula nas batatas sob a influência dos raios ultravioleta. É uma substância venenosa que freqüentemente causa câncer. Você pode distinguir essa batata por sua tonalidade verde; ela é inadequada para comer.
Acesso aéreo
As áreas com circulação total de massas de ar são adequadas para armazenar batatas. Portanto, de vez em quando é necessário providenciar ventilação na despensa - isso irá reduzir significativamente a quantidade de condensado, neutralizá-lo e diminuir a temperatura.
Tipos de recipientes
A seleção dos recipientes é um dos pontos-chave para o correto armazenamento dos estoques vegetais durante os meses de inverno.
Aqui está o que você pode usar para isso.
-
Saco de linho - este material permite que o ar passe livremente e, assim, permite que os vegetais "respirem".
- Malha de nylon - um bom recipiente para armazenar raízes. Além disso, é acessível e barato.
- Caixas - quaisquer caixas de madeira feitas de vigas, placas ou escudos.
- Recipiente de plástico - um recipiente que, dependendo do volume, pode acomodar um número diferente de tubérculos. Deve incluir orifícios.
- Cestos de vime - uma das soluções de maior sucesso. O recipiente é bem ventilado, evitando assim a formação de podridões.
Os mais comuns são os sacos e as caixas - atendem plenamente a todos os requisitos para o armazenamento de tubérculos de batata.
Ao mesmo tempo, são duráveis e, se adequadamente processados, podem servir por mais de uma temporada. Já o recipiente de plástico é contra-indicado, pois não oferece ventilação total. Como resultado, a comida começa a apodrecer e a ficar bolorenta, estes vegetais não devem ser comidos.
Preparação de tubérculo
Antes de serem armazenados por um longo prazo, os tubérculos jovens devem ser preparados adequadamente. Isso requer secagem - é feito imediatamente após a colheita. Os tubérculos são mantidos ao sol por duas a três horas. Desta vez, é o bastante para que as batatas sequem completamente e todo o excesso de umidade tenha evaporado delas. Essas medidas evitam a decomposição.
Então, por cerca de um mês, a safra colhida é armazenada em local escuro e seco e bem ventilado. Durante este período, as raízes se adaptam totalmente às condições de armazenamento no inverno. Neste momento, o regime de temperatura deve ser mantido em + 12 ... 20 graus e a umidade não deve exceder 90%. Se as batatas começarem a brotar, devem ser removidas imediatamente.
Depois disso, as batatas são movidas para um local de armazenamento permanente e a temperatura é mantida em + 2 ... 7 graus. Os cientistas descobriram que os tubérculos têm a capacidade de "respirar", ou seja, emitem calor, dióxido de carbono e até umidade. Se o ambiente estiver muito quente, os vegetais perderão rapidamente a umidade, começarão a secar e a enrugar. Para evitar o aparecimento de bactérias putrefativas e outras microflora patogênicas, os tubérculos de batata são cobertos com folhas frescas de freixo e absinto. De vez em quando, você deve separar todas as batatas danificadas.
O clima durante a estação de crescimento, a composição do solo e os fertilizantes usados desempenham um papel importante. Então, se o verão foi chuvoso, os tubérculos se deterioram muito mais rápido.
O uso de um grande volume de fertilizantes de nitrogênio piora significativamente a qualidade de conservação dos vegetais - neste caso, a batata praticamente não resiste a doenças.
Antes de armazenar a colheita, você precisa separar os tubérculos. Os pequenos são separados dos grandes e também escolhem vegetais que tenham marcas de equipamentos de colheita ou pás. Alimentos com pele danificada devem ser usados para cozinhar imediatamente.
Para armazenamento no inverno, preste atenção às características varietais. Variedades intermediárias e intermediárias ("Rocco", "Aurora" ou "Hostess") geralmente são armazenadas por no máximo 2 meses. Para um armazenamento mais longo, use variedades de maturação tardia ("Gatchinsky", "Atlant", bem como "Slavyanka").
Métodos de armazenamento
Os apartamentos da maioria dos russos não podem se orgulhar de uma grande área, então o espaço para armazenamento de longo prazo de estoques de vegetais é limitado aqui. Além disso, é improvável que você encontre alojamentos onde a temperatura não exceda +7 graus e a umidade seja mantida entre 80-90%. Como regra, os tubérculos são armazenados na despensa ou, se não houver, na cozinha. Como alternativa, você pode colocar legumes na varanda e loggia, usar a geladeira, ou mesmo colocá-lo na entrada. Cada método tem vantagens e desvantagens.
Na varanda
Uma das opções de armazenamento mais convenientes para as batatas é uma varanda envidraçada. É melhor usar uma caixa de madeira ou um recipiente isolado com espuma de plástico para armazenar os tubérculos. Além disso, o recipiente deve ser embrulhado em roupas quentes.
Se a loggia estiver aberta, você terá que monitorar o tempo e a temperatura ambiente o tempo todo para que os tubérculos não congelem. Neste caso, é preferível dar preferência a uma técnica de preparação de recipientes de duas camadas. Para fazer isso, você precisa levar algumas caixas de madeira de tamanhos diferentes. Uma camada de palha é colocada no fundo de um recipiente maior e uma caixa menor cheia de tubérculos é colocada dentro. Os vazios entre os recipientes também são borrifados com serragem e a estrutura é coberta adicionalmente com uma manta quente. É ideal que os recipientes difiram em tamanho por 10-20 cm de altura, bem como em comprimento e largura. Nessas condições, a colheita pode ser mantida até -15 graus.
Na cozinha
Em dias de frio, as batatas costumam ser colocadas na cozinha, principalmente em casas onde não há garagem, porão e varanda. Isto é cómodo, porque neste caso os produtos necessários à cozinha estão sempre à mão. No entanto, ao mesmo tempo, o regime de temperatura na cozinha não deve ultrapassar +19 graus. Portanto, a solução ideal seria a área sob a pia, é aconselhável colocar as batatas em uma cesta de vime ou recipiente de madeira para permitir a ventilação total.
Para eliminar o excesso de umidade e condensação do local de lavagem e evitar o apodrecimento, os tubérculos devem ser deslocados com ramos de freixo, absinto ou hortelã seca.
Como opção, você pode colocar as batatas no bloco inferior da mesa ou estojo. Algumas lojas oferecem até armários especiais com compartimentos para guardar vegetais. Eles são fornecidos com orifícios de ventilação para circulação desimpedida de massas de ar. Esse mobiliário funcional ajuda a preservar a cultura da batata, além disso, ela estará sempre na zona de acesso. Um armário comporta até 20 kg de batatas.
Na geladeira
Colocar batatas na geladeira é uma das soluções mais eficazes para o armazenamento de curto prazo de um pequeno suprimento de vegetais. Modelos modernos de tecnologia permitem que você ajuste a temperatura a seu próprio critério. Normalmente as batatas são armazenadas em um saco - isso permite protegê-las de quaisquer odores estranhos.
A desvantagem desta solução é manter as batatas sem acesso ao ar. Como resultado, o amido de batata começa a se decompor em açúcares e os vegetais ficam adocicados. Além disso, deve-se ter em mente que é improvável que seja possível colocar mais de 5 a 7 kg de batatas nas prateleiras da geladeira. Portanto, essa opção pode ser chamada de aceitável, mas de forma alguma a mais prática. Concordo, é improvável que você queira encher a geladeira inteira apenas com tubérculos de batata.
Em muitas casas construídas na União Soviética, uma "caixa de Khrushchev" é fornecida sob a janela da cozinha. Ele mantém uma temperatura de fundo ideal, que é adequada para armazenar vegetais. Porém, é impossível armazenar a colheita aqui quando a geada é muito forte, portanto, quando o frio lá fora está abaixo de -20 ° C, é melhor retirar as batatas para outro local.
Na entrada
Se não houver espaço no apartamento, pode-se guardar a colheita de verduras na entrada ou no corredor. A solução ideal seria um vestíbulo para dois ou três apartamentos com uma porta bem fechada.
E para que os vizinhos não invadam seus suprimentos de comida, eles penduram uma fechadura na caixa, e a própria caixa é presa ao chão com parafusos ou pregos auto-roscantes.
No porão
A melhor solução para o armazenamento de tubérculos serão os porões. Alguns moradores de prédios de apartamentos têm seus próprios porões, geralmente localizados fora de casa. As únicas exceções são os residentes dos primeiros andares, que podem entrar no subsolo diretamente da loggia.
Esses locais possuem parâmetros ótimos de umidade e nível de temperatura, não têm acesso à luz solar direta. Portanto, um grande suprimento de vegetais pode ser armazenado aqui.Colocar as batatas em um subcampo permite que você preserve o valor nutricional máximo das raízes por pelo menos 5-6 meses. Alguns mantêm as batatas não apenas até a primavera, mas até mesmo até a próxima colheita.
No entanto, a adega precisa ser preparada. Para isso, é completamente seco, ventilado e desinfetado. Cubra as estantes, paredes, pisos e tectos de forma ideal com cal. Certifique-se de limpar as prateleiras, escadas e aberturas de teias de aranha e poeira. É importante que a adega seja suficientemente isolada termicamente e ao mesmo tempo tenha orifícios para drenagem do condensado.
Como aumentar a vida útil?
Um apartamento não pode ser considerado a solução mais prática para o armazenamento de batatas a longo prazo. Mas, se desejar, você pode encontrar um lugar ideal em cada casa, que lhe permitirá manter o suprimento de alimentos por vários meses. Para manter as batatas o maior tempo possível, você precisa manusear adequadamente os recipientes nos quais planeja colocar os vegetais. É melhor desinfetá-los com água sanitária ou solução de sulfato de cobre e, em seguida, secar bem.
Pôr fileiras de batatas com palha ou serragem aumenta significativamente a manutenção da qualidade dos produtos. De cima, o recipiente é coberto com ramos de abeto. Um bom resultado é obtido por uma fileira de beterrabas dispostas por cima - esta raiz vegetal absorve todo o excesso de umidade. Residentes de verão experientes são aconselhados a colocar galhos secos de erva-cidreira em um recipiente com batatas. Percebe-se que neste caso os tubérculos não germinam por muito tempo.
Raízes de gengibre, cascas de cebola e samambaias ajudam a manter os vegetais o maior tempo possível.
Em conclusão, notamos que não há dificuldades em armazenar tubérculos de batata em casa no inverno. Mas às vezes acontece que a colheita ainda está deformada, começa a apodrecer ou a secar. As razões para isso podem ser muito diferentes.
-
Triagem insuficientemente meticulosa, resultando em tubérculos danificados que terminaram na massa total dos estoques.
-
Foram selecionadas para armazenamento variedades de maturação precoce, que não se destinavam a esse fim.
-
Outras verduras eram mantidas perto das batatas.
-
Os parâmetros de umidade não foram observados e o regime de temperatura foi violado.
-
A área de armazenamento de alimentos não estava suficientemente preparada.
O comentário foi enviado com sucesso.