A que temperatura as batatas congelam?
A batata é um dos produtos mais populares que os nossos compatriotas cultivam nos seus terrenos privados. Para comer raízes de seu próprio jardim durante todo o inverno, é importante criar as condições adequadas para seu armazenamento. Para fazer isso, você precisa saber como a batata reage à temperatura.
Reação da batata à temperatura
Para armazenamento de longo prazo, recomenda-se uma temperatura de + 2 ° C a + 4 ° C. Com ela, todos os processos fisiológicos e bioquímicos param nos tubérculos, a batata parece hibernar, por isso todas as suas propriedades, inclusive o sabor, permanecem inalteradas. Uma mudança de temperatura de curto prazo de 1-2 ° C é permitida. Mas se a temperatura for muito mais baixa ou mais alta do que a ideal, os processos de decomposição começam nos tubérculos, o que leva à deterioração.
Batatas reagem à temperatura da seguinte maneira.
- Quando a temperatura sobe de + 4 ° C para + 8 ° C os processos metabólicos nos tubérculos são retomados, eles acordam e começam a brotar. Por alguns dias, é claro, nada de terrível acontecerá, mas além disso, à medida que os brotos germinam, a substância nociva solanina se acumula no vegetal.
Portanto, se as batatas começaram a brotar, devem ser removidas imediatamente e a temperatura de armazenamento reduzida ao máximo.
- Por um curto período (de vários dias a uma semana) porções de batatas para cozinhar podem ser armazenadas a 7-10 ° C. Mas a safra inteira, é claro, não deve ser armazenada nessa temperatura - ela começará a germinar e apodrecerá
- Quando mantidas em temperatura ambiente por muito tempo, as batatas começam a se decompor. Primeiro, o amido contido nele se decompõe para formar açúcares. Além disso, os processos de oxidação são ativados no produto, levando à formação de dióxido de carbono e água. Em uma sala seca, os gases evaporam rapidamente, e a parte sólida restante da batata seca e "mumifica", tornando-se como uma grande e dura passa. Se a umidade for alta, as batatas ficam escorregadias, mofadas e apodrecem.
- O ponto de congelamento padrão para batatas é -1,7 ° C (variedades resistentes à geada não congelam e até resistem a temperaturas de até -3 ° C), mas alguns processos começam já a 0 °. Nessa temperatura, o líquido do tubérculo começa a se transformar em cristais de gelo e as células e os tecidos morrem, o que faz com que o vegetal se decomponha. O curso dos processos depende de quão forte e duradouro foi o efeito do frio. A exposição de curto prazo a temperaturas abaixo de zero relativamente baixas simplesmente congela as batatas. Ele vai adquirir um gosto adocicado específico, mas ainda permanecerá comestível. Às vezes, ele ainda mantém a capacidade de se reproduzir e crescer, e pode ser plantado no solo na primavera. Se o efeito do frio for forte ou prolongado, os processos de decomposição tornam-se irreversíveis, os tecidos vivos morrem completamente. Esse produto torna-se impróprio para qualquer uso e, depois de descongelado, apodrece.
Você pode entender se as batatas foram gravemente danificadas pelo congelamento por causa da mudança de cor.
-
Se, após o descongelamento (dentro de 1-2 horas em ambiente aquecido), o tubérculo na seção mantiver sua cor branca usual, tudo está em ordem, a colheita pode ser salva.
-
Com congelamento severo, as áreas afetadas tornam-se marrom-escuras ou pretas. Eles precisam ser cortados.
-
Se as batatas escureceram completamente, resta, infelizmente, apenas para jogá-las fora.
É importante lembrar que a temperatura ideal é apenas um dos fatores para a preservação da batata a longo prazo. E também é necessário fornecer:
-
umidade do ar - de 80 a 95% para que o vegetal não comece a secar ou apodrecer;
-
boa ventilação;
-
proteção da luz para que os tubérculos não fiquem verdes.
Quando os tubérculos podem congelar?
Em nosso clima, as batatas durante o armazenamento sofrem com o resfriado com muito mais freqüência do que com o superaquecimento. É devido ao impacto das temperaturas negativas que na maioria das vezes não é possível preservar a colheita. Existem vários cenários em que isso acontece:
-
as batatas são congeladas ainda no jardim;
-
a colheita congela se for desenterrada, mas não colocada no armazenamento a tempo;
-
em caso de armazenamento impróprio e desprotegido - em uma loggia aberta, varanda, terraço;
-
em um poço ou depósito se a temperatura cair drasticamente.
Vamos analisar cada opção com mais detalhes. Batatas podem congelar em uma cama somente se a camada de solo ao redor congelar a -1,7 ...- 3 graus. Isso ocorre apenas com o estabelecimento prolongado de temperaturas diurnas e noturnas abaixo de zero, para a faixa média - em novembro-dezembro.
Com pequenas geadas de outono ou inesperadas geadas de verão, o solo não tem tempo para esfriar a tal temperatura - esfria muito mais lentamente que o ar e retém o calor por muito tempo, protegendo as raízes como um cobertor. Com a primeira geada, a temperatura das camadas superiores do solo pode ser 5 a 10 ° C mais alta que a do ar. Além disso, o solo macio e solto retém o calor melhor e por mais tempo, e a cobertura morta fornece proteção adicional contra o frio.
Portanto, as primeiras geadas não arruinarão a colheita de raízes.
Ainda assim, a temperatura ideal para desenterrar e secar batatas é de 12 a 18 ° C. Então para preparar batatas para o inverno, é melhor baixar a temperatura gradualmente (de forma ideal - 0,5 ° C por dia), para que o vegetal “adormeça” gradualmente. Em caso de mudanças bruscas, bem como se, ao cavar no exterior, for inferior a + 5 ° C, as batatas ficam expostas a fortes tensões, o que pode prejudicar a sua qualidade de conservação.
Com muito mais frequência do que no solo, os tubérculos congelam se armazenados incorretamente. Aqui você precisa saber o seguinte.
-
Em uma varanda aberta sem vidros, na parte do solo de uma garagem ou galpão sem aquecimento, as batatas armazenadas a granel ou em sacos de tecido podem congelar mesmo a uma temperatura do ar inferior a 0 ° C. Portanto, essas instalações de armazenamento são adequadas apenas como instalações de armazenamento temporário no outono quente.
- Em um apartamento na cidade, o melhor local de armazenamento será uma loggia envidraçada com isolamento adicional. É melhor colocar os vegetais não em sacos, mas em caixas para garantir uma boa ventilação e reduzir o risco de mofo e apodrecimento. As caixas também devem ser isoladas com espuma ou papelão, adicionalmente cobertas com jaquetas acolchoadas. Isso protegerá o vegetal do congelamento, mesmo se a temperatura externa cair para -7 ° C. Com uma nova diminuição da temperatura, existe o risco de as batatas na loggia congelarem.
Por isso, para regiões com invernos frios, é melhor adquirir ou fazer para si uma mini-adega varanda ou caixotes com sistema de aquecimento especial.
- Outra maneira econômica de armazenar batatas é em um buraco de barro no jardim. Batatas enterradas em tal buraco durante o inverno podem sobreviver até a primavera, mas desde que os vegetais estejam abaixo do nível de congelamento do solo. Portanto, o poço deve ser bastante profundo, cerca de 1,5-2 m, e devidamente isolado por baixo e nas laterais, e no topo deve haver uma camada de palha e folhas de 35-40 cm de espessura. Mas ainda existem riscos de que o as batatas sofrerão com a geada, afinal, a profundidade do congelamento do solo pode variar muito em anos diferentes e, quando a neve derrete, existe o perigo de inundação pelas águas subterrâneas.
- A maneira ideal de preparar as batatas para o inverno é em uma adega especialmente equipada ou no porão de uma casa ou garagem. Essa sala deve ter uma camada de isolamento térmico correspondente às condições climáticas, boa ventilação, mas ao mesmo tempo o ar frio da rua não deve entrar no compartimento com vegetais. Portanto, uma adega é erguida acima da adega, na garagem ou casa, os quartos superiores desempenham uma função de barreira. Em um porão devidamente isolado, a temperatura, mesmo em invernos frios, raramente cai abaixo de + 1 ° C, portanto, a cultura estará protegida de forma confiável. No entanto, existe algum risco de congelamento mesmo aqui. Portanto, é aconselhável colocar um termômetro na loja para controlar as condições - fica pendurado a uma distância de 50 cm da entrada. Se a temperatura cair abaixo de 1-2 ° C, então para que as batatas não congelem, ela deve ser coberta com cobertores velhos, jaquetas acolchoadas e as caixas devem ser cobertas com camadas de espuma. Em regiões onde a temperatura cai regularmente abaixo de -30 ° C no inverno, mesmo em uma adega protegida, é melhor usar caixas térmicas especiais ou caixas aquecidas que protegerão a colheita de qualquer geada.
O que fazer se ele congelar?
Se as batatas são congeladas na horta, devem ser desenterradas e separadas para tentar salvar pelo menos parte da colheita e, na primavera, as raízes apodrecidas não atraem as pragas. Vegetais congelados no armazenamento também precisam ser separados para determinar a extensão dos danos.
Batatas ligeiramente congeladas, que permanecem brancas quando cortadas, são adequadas para armazenamento posterior (devem ser transferidas para condições ideais), para consumo. O principal problema aqui é o sabor adocicado, que nem todo mundo gosta. Existem várias maneiras de se livrar desse gosto residual:
-
mantenha as batatas aquecidas por 7 a 14 dias;
-
descongele os tubérculos o mais rápido possível em água morna (40-60 ° C), descasque, corte a camada superior, seque e cozinhe normalmente;
-
Limpe, deixe de molho por 30-60 minutos em água fria, depois mude a água, adicione 1 colher de sopa. eu. vinagre e sal, ferva;
-
use para cozinhar pratos onde o sabor adocicado é nivelado - panquecas de batata, bolinhos, costeletas de batata, caçarolas, recheio para bolinhos, criação de primeiros pratos ou pratos com especiarias, especiarias, molhos, picles.
E também batatas ligeiramente danificadas, capazes de brotar, podem ser usadas para o plantio na primavera.
Mas você precisa entender que mesmo as batatas ligeiramente congeladas são armazenadas pior. Se as batatas estiverem muito frias, geladas, depois de descongeladas, provavelmente começarão a apodrecer rapidamente. Nestes casos, para salvar de alguma forma a colheita, é melhor processá-la rapidamente. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:
-
fazer amido caseiro;
-
use para fazer aguardente (há muito açúcar nas batatas congeladas);
-
dar para ração animal.
Assim, até batatas congeladas podem ser usadas. Mas, no entanto, é melhor não permitir tal desenvolvimento de eventos, mas cuidar com antecedência da proteção de alta qualidade da safra contra o frio.
O comentário foi enviado com sucesso.