Por que as batatas apodrecem?

Contente
  1. Variedades de batata e sua qualidade de manutenção
  2. Doenças que afetam a deterioração
  3. Violação de regras de armazenamento
  4. Medidas de prevenção

O apodrecimento da batata após a colheita é uma situação bastante comum e desagradável, especialmente porque o jardineiro não o detecta imediatamente. As razões para este fenómeno são várias, e é melhor prevê-las com antecedência, para que depois não perca a colheita obtida com o trabalho árduo.

Variedades de batata e sua qualidade de manutenção

Nem toda variedade de batata pode sobreviver ao inverno com dignidade. E isso deve ser levado em consideração na hora de escolher uma variedade para cultivo. Portanto, as primeiras variedades não são absolutamente adequadas para armazenamento a longo prazo. Eles não conseguirão se deitar por muito tempo, eles começarão a se deteriorar e apodrecer. Outro fator que afeta diretamente a manutenção da qualidade é a quantidade de amido nos tubérculos. Quanto mais for, melhor serão armazenadas as batatas.

Recomenda-se escolher variedades de maturação tardia ou tardia para armazenamento. Essas batatas vão durar até a primavera, é claro, nas condições certas.

Portanto, os jardineiros podem recomendar as seguintes variedades.

  • Escarlate. Uma das variedades mais maduras, pode ser armazenada até meados do verão. A requeima de tubérculos praticamente não o leva, assim como uma série de doenças virais.
  • "Nevsky". A variedade mais popular com excelente qualidade de conservação, cultivada em todas as partes da Federação Russa. Ela é caprichosa em seus cuidados, mas o resultado supera todas as expectativas. Praticamente não sofre de doenças fúngicas.
  • "Lasunok". Subtipo bielorrusso, muito popular na Rússia. Incrivelmente delicioso, fica perfeitamente em câmaras frias, quase nenhuma doença.
  • "Gatchinsky"... Uma variedade de batatas muito boa, fica muito tempo, mas o sabor aqui é mediano. Ele pode crescer em quase qualquer solo, exceto solo muito salgado ou pesado.
  • "Ritmo"... Esta variedade também pertence à seleção bielorrussa. É delicioso e pode ser guardado por muito tempo. No entanto, ao cultivá-lo, dois pontos devem ser levados em consideração: a cultura não gosta do excesso de nitrogênio e pode ser afetada por vírus. Se você não seguir as regras de atendimento, a manutenção da qualidade será baixa.

A manutenção da qualidade das batatas de qualquer variedade é influenciada negativamente pelos seguintes fatores:

  • chuva e frio constantes ao crescer;
  • cultivo em solo pesado com abundância de argila na composição;
  • excesso ou falta de fertilização;
  • requeima;
  • momento errado de colheita (isso também pode incluir colheita em tempo chuvoso);
  • queimaduras solares (claramente visíveis na casca verde de cada tubérculo).

Doenças que afetam a deterioração

Além da variedade selecionada incorretamente, todos os tipos de doenças que causam danos aos tubérculos também causam problemas aos jardineiros. Vale a pena se familiarizar com a descrição das doenças que podem causar o apodrecimento das batatas no inverno.

  • Podridão do anel. Uma doença perigosa e traiçoeira, porque até que as batatas sejam cortadas não será possível ver. Ela se manifesta na forma de um anel podre ao redor do perímetro da batata, começa a se desenvolver ainda durante o período de crescimento. As batatas afetadas apodrecem rapidamente, espalhando um cheiro sufocante ao redor delas.
  • Phytophthora... Uma doença muito comum, geralmente atacando variedades de batata tardias e tardias. É fácil encontrá-lo examinando o tubérculo. Se for realmente requeima, então acastanhado, como se manchas deprimidas fossem visíveis nas batatas.
  • Fusarium... O segundo nome do flagelo é podridão seca. A infecção ocorre durante a estação de crescimento, e um jardineiro atento será capaz de reconhecê-la por seu crescimento lento, murcha e cor marrom da parte inferior do caule. Após a escavação, os tubérculos ficarão enrugados e moles e, se você cortá-los, o micélio aparecerá.
  • Blackleg. Uma doença muito perigosa que costuma atacar as batatas em verões chuvosos. É caracterizada pelo escurecimento do caule, as batatas no solo também apodrecem ativamente. Dentro dela, vazios inteiros são formados, preenchidos com podridão negra.
  • Podridão parda... O perigo desta doença é que ela se desenvolve muito rapidamente. Você pode perceber isso pelas folhas caídas e retorcidas, assim como pelos troncos macios do arbusto. Quando o tubérculo é cortado, a podridão marrom circundante fica visível.

Infelizmente, não é mais possível derrotar a doença descoberta imediatamente após a colheita das batatas. Teremos que nos limitar a criar as condições de armazenamento corretas e organizar completamente a colheita. Todas as amostras doentes são removidas. Mesmo as batatas que estavam a 0,3 metros do paciente terão que ser retiradas.

É preciso combater as enfermidades que causam o apodrecimento dos tubérculos ainda na fase de plantio. Assim, antes de plantar a batata no solo, os tubérculos são tratados com preparações especiais. Por exemplo, pode ser "Fitosporin" ou "Baktofit". Esses meios protegerão as plantas de fungos e bactérias e aumentarão sua resistência.

Se já houve precedentes, então é melhor realizar medidas preventivas durante o período de cultivo. Para evitar a requeima e outros tipos de podridão, por exemplo, borrifar o líquido bordalês permitirá. Ela também é usada para tratar arbustos. Além dela, existem muitos fungicidas fortes. Um deles - Planriz.

Além disso, os tubérculos de batata devem ser processados ​​antes de serem enviados para armazenamento. Você pode pegar fundos como "Fitosporin-M", "Fitodoctor", "Antignil"... Eles são criados de acordo com as instruções e, em seguida, as raízes são pulverizadas com um borrifador. Após o processamento, as batatas devem secar completamente.

Violação de regras de armazenamento

Batatas estragadas por dentro são sempre uma surpresa desagradável para um residente de verão. E será ainda mais desagradável se descobrir que ele próprio foi a causa de tal derrota. Afinal, as batatas podem apodrecer facilmente se as condições de armazenamento inadequadas forem fornecidas.

Você pode armazenar batatas em vários lugares. Aqui estão as soluções mais populares.

  • Porão... Antes de levar os tubérculos para a adega, é preciso preparar o espaço. Certifique-se de levar sal (150 gramas), cal (2 kg), sulfato de cobre (1 kg). Os ingredientes são misturados e dissolvidos em um balde de 10 litros de água. O produto resultante é usado para caiar paredes e teto, e duas vezes. E você também precisa se certificar de que a ventilação está funcionando corretamente.
  • Sacada... As batatas também podem ser guardadas na varanda, mas devem ser isoladas. Os tubérculos são colocados em um saco de pano, colocado em uma pequena caixa de madeira ou plástico. Em seguida, a caixa com as batatas é colocada em outra maior. O espaço que resta entre as paredes é coberto com um pano quente.
  • Poço... Esta técnica está disponível para proprietários de sua própria área suburbana. Um buraco é cavado no chão, o fundo do qual é coberto com palha. O buraco tem cerca de 150 centímetros de profundidade. As batatas são cuidadosamente dobradas sobre a palha, cobertas com o mesmo material por cima e depois enterradas.

Para que as batatas sejam conservadas e se deliciem com um sabor excelente, é necessário prepará-las também para o armazenamento. Para isso, ele deve passar por duas etapas de preparação.

  • Secagem... Em nenhum caso deve-se guardar tubérculos úmidos, pois isso é garantia de 100% de deterioração. Depois de desenterradas, as batatas são deixadas na horta por algumas horas, se necessário são tratadas com medicamentos. Em seguida, eles são levados para uma sala onde a umidade será de cerca de 96%, e a temperatura não ultrapasse 15 graus Celsius. Lá as raízes devem repousar por 14 dias, depois devem ser examinadas e separadas, removendo os doentes.
  • Resfriamento... Nem uma única variedade de batatas será mantida quente e, portanto, a temperatura deve ser baixa. Mas deve ser reduzido gradualmente, cerca de um grau em dois dias. É necessário conseguir que a temperatura seja de 1 grau Celsius. Nesse caso, a umidade deve ser igual a 90%.

Resumindo, as seguintes violações do armazenamento de batata podem ser distinguidas:

  • ignorando a preparação da sala;
  • armazenamento em locais quentes ou muito frios;
  • diminuição ou aumento dos níveis de umidade;
  • falta de classificação, secagem, resfriamento;
  • encontrar tubérculos doentes ao lado de saudáveis.

Além disso, é necessário armazenar as batatas em caixas, podem ser de plástico ou de madeira. Se você colocar os tubérculos em sacos, eles definitivamente apodrecerão.

Medidas de prevenção

Não é nada difícil evitar que a batata apodreça por dentro, para isso basta lembrar algumas medidas preventivas:

  • escolha variedades com as datas de maturação corretas, bem como aquelas que são zoneadas para sua região;
  • não plante tubérculos com sinais de doença, faça tratamento de pré-semeadura;
  • cultivar batatas em solo leve, sem esquecer as regras de rotação de culturas;
  • desenterrar arbustos com sinais de danos visíveis em tempo hábil;
  • não seja zeloso com o nitrogênio;
  • corte os topos 14 dias antes de cavar;
  • recolher cuidadosamente, com ferramentas processadas e apenas em tempo seco;
  • não misture variedades diferentes depois de cavar;
  • aderir ao regime correto de temperatura e umidade durante o armazenamento;
  • para absorver o excesso de umidade, coloque uma pequena quantidade de beterraba, samambaia ou folhas de freixo nas caixas de batatas.

Importante: as batatas afetadas pela podridão não devem ser consumidas em hipótese alguma, mesmo que o dano seja parcial. O mesmo se aplica aos tubérculos verdes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário