Visão geral das doenças e pragas da batata
Freqüentemente, as batatas sofrem ataques de vários parasitas e doenças. Para manter as plantas intactas e desfrutar de uma boa colheita no final da safra, você precisa saber como identificar um problema específico em uma cultura e como lidar com ele. Neste artigo, iremos fornecer uma descrição das doenças mais comuns da batata, bem como falar sobre as formas de combatê-las e os insetos nocivos.
Doenças e seu tratamento
Bacteriana
As batatas podem ser infectadas com doenças bacterianas do solo, de ervas daninhas, bem como de tubérculos infectados. A doença bacteriana mais comum é a podridão anelar. Batatas infectadas começam a murchar: primeiro, a parte de cima da batata murcha, depois a doença diminui, eventualmente afetando o sistema radicular. A doença se espalha de forma especialmente ativa durante o calor. Se temperaturas mais baixas e alta umidade forem observadas, a infecção se espalhará mais lentamente.
Eles lutam contra esta doença desinfetando o solo e plantando variedades resistentes - incluindo variedades como Rosinka e Skarb.
Outra doença comum da batata é a podridão parda. Com ele, as plantas afetadas começam a murchar, suas folhas ficam amarelas e se enrolam, a zona das raízes apodrece e um cheiro desagradável de podre emana dos tubérculos. Para combater esta doença, é necessário pulverizar as plantações com "Baktofit" antes da floração, eliminar as ervas daninhas, tratar o material de plantio com fungicidas e também secar os frutos antes de serem enviados para armazenamento.
Freqüentemente, também existe uma doença da batata, como a perna preta. Afeta tanto o topo da batata quanto sua parte subterrânea. A doença progride de forma especialmente ativa em baixas temperaturas, seus principais sintomas começam a aparecer literalmente de imediato: as folhas inferiores da batata ficam amarelas, começam a se enrolar e deformar, o caule do arbusto começa a ficar preto e apodrecer. No estágio final da perna preta, o próprio feto também é afetado, por causa do qual começa a apodrecer.
Você pode se livrar da doença. Para isso, é necessário borrifar o arbusto com uma solução de permanganato de potássio e polvilhar o solo sob ele com cinza de madeira.
Existe outra doença bacteriana que freqüentemente afeta as batatas, – câncer bacteriano. Esta doença afeta os tubérculos da batata, penetrando neles através de pequenas fendas. Em altas temperaturas e umidade, a doença começa a se desenvolver ativamente, como pode ser visto pelos seguintes sintomas: o caule começa a murchar e secar, o sistema radicular enfraquece e podem ser vistos crescimentos em frutos de batata. Não adianta tratar essa doença, não há remédio para combatê-la, mas pode ser prevenida. Para isso, é preciso ter mais cuidado com a escolha do material de plantio, além de seguir as regras de rotação de culturas.
Viral
As doenças virais estão entre as mais perigosas, porque se desenvolvem muito rapidamente, são capazes de destruir a maior parte da cultura da batata em um curto período de tempo. Além do mais, a maioria das doenças virais é incurável.
A doença mais comum é o mosaico. Esta doença tem três variedades, mas em todos os casos o vírus é transmitido por parasitas ou a planta é infectada pelo contato com outras plantações infectadas.Além disso, nos três casos, a infecção progride em altas temperaturas e baixa umidade.
O primeiro tipo de mosaico é denominado salpicado. Esta doença apresenta os seguintes sintomas: manchas claras são formadas nas folhas, o processo de fotossíntese é interrompido e a produção cai drasticamente.
Para evitá-lo, a planta é tratada com meios como "Quadris" ou "Revus".
A segunda variedade é chamada de mosaico enrugado. Os arbustos afetados por esta doença inibem o crescimento e o desenvolvimento, não florescem, não dão frutos e a cultura em si não é de boa qualidade. Além disso, com uma doença, a lâmina foliar da planta também fica distorcida: as folhas ficam mais brilhantes, aparecem áreas enrugadas e, com o tempo, elas secam. Para evitar o aparecimento de mosaico enrugado, use meios como "Ditan" e "Ridomil".
O terceiro tipo dessa doença é chamado de mosaico listrado. Por causa disso, os caules das batatas ficam mais frágeis e quebradiços, e as folhas começam a ficar cobertas de manchas e listras. Para prevenir a ocorrência desta doença, as plantas devem ser tratadas com o preparado “Bravo” ou “Shirlan”.
Existem outras doenças virais também. Esses incluem necrose do tubérculo... Via de regra, as batatas são infectadas por nematóides que vivem no solo. Você pode notar a doença pelos seguintes sinais: as flores dos arbustos doentes são deformadas, manchas claras se formam na folhagem e no caule, e necrose, listras e anéis de tonalidade acastanhada nos tubérculos.
Não há cura para esta doença. Para prevenir sua ocorrência, é necessário seguir as regras de rotação de culturas.
Fúngica
As doenças de origem fúngica também são perigosas, mas a maioria delas ainda é tratada com medicamentos especiais.
A doença fúngica mais comum que afeta a batata é a sarna preta. Desenvolve-se em condições de alta umidade e baixas temperaturas. A doença afeta ativamente os frutos e a parte verde da planta. As plantas doentes parecem fracas, úlceras acastanhadas começam a se formar em seus caules e uma flor branca aparece perto da raiz. As próprias frutas começam a ficar cobertas por manchas escuras de verrugas. Para salvar a planta desta doença, a cultura deve ser tratada com um dos seguintes meios: "Ditan M-45", "Kolfugo" ou "Mancozeb".
Freqüentemente, as batatas também são afetadas por doenças como requeima, ou podridão marrom, que se espalha ativamente em condições quentes e úmidas. Esta doença pode ser identificada pelos seguintes sinais: manchas marrons aparecem nos caules das batatas e nas folhas das folhas, muitas vezes rodeadas por bolores. Para tratar uma planta da requeima, você pode recorrer ao uso de um medicamento como "HOM", ou uma solução de sulfato de cobre. O tratamento com Fitosporin não será menos eficaz. Além disso, como prevenção, você também pode usar um remédio popular à base de um litro de soro de leite e algumas gotas de iodo. No entanto, deve-se notar que é preciso combater a doença imediatamente, nos primeiros estágios de seu desenvolvimento: se ela conseguiu atingir 10% do terreno, não será possível detê-la.
Outra doença fúngica comum que afeta as batatas – fomose. Esse fungo se instala no tecido das plantações, afetando tanto o fruto quanto a parte do caule. A doença se desenvolve especialmente ativamente em condições de alta umidade e calor. Pode ser identificada por manchas escuras com pequenos pontos acastanhados que se formam no caule da planta. Ao mesmo tempo, as batatas começam a piorar, os rebentos ficam mais finos, as folhas ficam mais pequenas e surgem úlceras com lacunas nos tubérculos, nas quais surgem esporos de fungos.Apenas as medidas preventivas são eficazes contra esta doença, nomeadamente: tratamento pré-plantio de tubérculos com meios especiais, cumprimento das regras de rotação de culturas, bem como plantio de variedades resistentes a doenças.
Freqüentemente, as batatas também afetam o fusarium, enquanto reduzem significativamente o número de colheitas. É possível determinar a presença dessa doença em uma planta pelos seguintes sinais: as folhas do arbusto descolorem, ondulam, começam a amarelar e murchar. Nos frutos, a doença não se manifesta de forma tão clara e, portanto, após a colheita da batata, não será possível identificar imediatamente a doença. A colheita só começará a apodrecer depois de alguns meses, enquanto os tecidos da fruta secam e as próprias batatas exalam um aroma desagradável. É impossível combater esta doença, no entanto, os tratamentos preventivos com o líquido bordalês e outras preparações contendo sulfato de cobre podem salvar as plantas.
Controle de pragas
O parasita mais comum que ataca as batatas é o besouro da batata do Colorado. É um inseto pequeno, mas perceptível, com o dorso coberto de listras avermelhadas. A fêmea desse parasita é capaz de dar à luz 700 larvas em uma única estação, que comem ativamente a polpa das folhas superiores do arbusto. Os parasitas adultos também se alimentam intensamente do arbusto da batata, o que afeta negativamente a planta e a qualidade de seus frutos. Você pode lutar contra esse parasita com a ajuda de meios especiais. Estes incluem os medicamentos "Coragen", "Colorado", "Apache", "Prestige", "Aktara" e "Commander +". Antes de usar os fundos, você deve ler as instruções de uso e o esquema de tratamento.
Wireworms também freqüentemente atacam batatas. Este parasita é a larva do besouro click. De larva a adulto, o parasita desenvolve-se até 5 anos, período em que consegue causar grandes danos à batata, afetando os seus rebentos e tubérculos jovens. Este parasita deixa buracos nos tubérculos, e é por isso que eles começam a apodrecer. Você pode combatê-la com produtos químicos, que não são recomendados durante a floração. Além disso, você pode usar remédios populares - por exemplo, uma solução à base de alcatrão de bétula. Não é difícil criá-lo: uma colher de sopa de alcatrão deve ser misturada com 5 litros de água. Antes do plantio, cada tubérculo de batata deve ser mergulhado nesta mistura, o que espantará ainda mais o parasita e fornecerá proteção à planta.
Outra praga que afeta ativamente as batatas é o urso. Este inseto vive nas camadas da terra, o que torna muito difícil vê-lo. No entanto, você pode descobrir mais sobre o aparecimento do parasita pelos buracos que ele faz no solo. O urso causa grande dano aos arbustos de batata, e não apenas a eles, ao se alimentar das raízes das plantas, bem como de suas copas.
Você pode se livrar do parasita por meio de uma solução especial de um balde de água fervida e 150 mililitros de querosene.
Freqüentemente, a batata também afeta a pulga da batata - um pequeno inseto de cor preta, cinza, azul ou verde, capaz de pular alto. Tanto os adultos quanto as larvas desse parasita causam danos às plantas. Os parasitas adultos roem as folhas, enquanto os pequenos se alimentam da parte do caule. Você pode combatê-los com produtos químicos como Colorado ou Marshal. Os métodos tradicionais também são adequados para o controle de pragas. Por exemplo, você pode fazer uma mistura à base de cinza, caldo de camomila e pó de tabaco - todos os ingredientes devem ser tomados em proporções iguais.
Medidas de prevenção
As medidas preventivas ajudarão a proteger a planta contra parasitas e doenças, bem como a identificar o problema a tempo, caso ocorra.
A primeira coisa a fazer é abordar cuidadosamente a escolha do material de plantio. Não deve estar danificado. Além disso, é recomendado o uso para o plantio de variedades de batata que se caracterizam por uma forte imunidade.
As fábricas também precisam ser inspecionadas regularmente para detectar o problema a tempo e, se necessário, tomar as medidas necessárias. Além disso, se a planta estiver doente, é imperativo eliminar as partes afetadas dela, caso contrário, o combate à infecção não terá sentido.
Não se esqueça do atendimento de qualidade. Inclui rega oportuna e cobertura. No entanto, tudo deve ser feito com moderação. O excesso de umidade ou fertilizante pode afetar negativamente a condição das plantas.
Também é recomendável eliminar as ervas daninhas, pois são as distribuidoras de insetos nocivos. Desinfete seus produtos de jardim regularmente. Caso contrário, esporos de fungos nocivos podem permanecer neles, que assim passam facilmente de plantas doentes para plantas saudáveis.
Vale ressaltar a necessidade de colheita dos topos antigos. Deve ser colhido após a colheita final. Insetos com suas larvas, bem como esporos de fungos nocivos, podem permanecer sob a folhagem velha. Na próxima estação, eles se tornam mais ativos e começam a precipitar as plantas.
O comentário foi enviado com sucesso.