Tudo sobre o cultivo de couve-rábano
Doce e suculento, um dos mais despretensiosos entre todos os repolhos, usado não só como raiz vegetal, mas até com folhas novas - tudo isso se refere à couve-rábano. Ainda não é chamado de frequentador das hortas russas, mas parece que a popularidade do produto está crescendo. E, afinal, a couve-rábano tem algo para amar: um repolho caprichoso e muito útil vai parecer um bom achado para uma horta que espera ser "reiniciada".
Seleção de variedade
Quem já viu a couve-rábano sabe que seus caules podem ser roxos ou esverdeados. Eles têm carne branca por dentro. As variedades de repolho também são diferenciadas de acordo com o tempo de maturação - por exemplo, as de maturação precoce agradam rapidamente com uma colheita, mas não são adequadas para uma maturação longa e as variedades posteriores não amadurecem logo, mas então duram completamente até a primavera .
Quais variedades de couve-rábano podem ser encontradas com mais frequência do que outras nas recomendações:
- "Atena" - dá um rendimento estável, tem um caule verde com uma polpa branca e suculenta;
- "Gigante" - uma variedade resistente à seca tardia com um caule verde claro, que pode pesar até 6 kg, distingue-se por um topo côncavo e polpa suculenta;
- "Morávia" - casta de maturação precoce com caule arredondado, pesando 2 kg e com uma polpa pequena e muito saborosa no interior;
- "Gusto" - também variedade de maturação precoce, de cor púrpura escura, de tamanho médio, com polpa densa e suculenta, muito saborosa, mas não adequada para longa maturação;
- "Pikant" - também se aplica a variedades de maturação precoce, que quase nunca se rompem (e isso acontece com a couve-rábano);
- "Planeta azul" - variedade híbrida de excelente qualidade de conservação, caule verde-azulado até 250 g de peso, polpa muito delicada no interior.
E esta é uma pequena parte das variedades que merecem atenção, porque “Caratago”, “Dvorona” e “Violetta” também estão em demanda. E então você precisa cultivar mudas.
Como cultivar mudas?
O método da muda permite obter uma colheita antecipada, e não uma, mas mesmo 2 ou 3. É por isso que o método é tão popular e não há grande dificuldade nisso. É quase impossível comprar mudas de couve-rábano no mercado, o que significa que você terá que praticar o cultivo de mudas sozinho.
Preparação
Isso é, em primeiro lugar, calibração - você precisa separar as sementes, deixando apenas as maiores. Em seguida, a semente deve ser desinfetada: enviar as sementes selecionadas para regar a uma temperatura de 50 graus por 15 minutos. Em seguida, as sementes cozidas no vapor são enviadas para água fria. Depois disso, eles são embebidos em uma solução de oligoelementos. Após o procedimento, as sementes devem ser lavadas e secas.
E o preparo não passa sem endurecer: por um dia, as sementes são enviadas para a geladeira, para a prateleira de baixo. Esta é uma prática normal, você não deve ter medo de congelar. Aliás, se as sementes forem compradas em loja, e cada uma delas for recoberta com uma casca colorida, esse material pode ser plantado imediatamente, não precisa mais de preparo.
Semeadura
A primeira semeadura é considerada muito precoce - cai em meados de março. Para isso, são utilizadas variedades precoces e intermediárias. Você precisa cultivar mudas exclusivamente com conforto, na sala apenas no parapeito da janela, ou você também pode na estufa, mas apenas aquecido. E se a semeadura foi tão cedo, então é possível fazer a colheita em junho.
A segunda vez para plantar sementes de variedades de maturação média e tardia pode ser nos primeiros dias de maio. Em julho, os caules já podem ser colhidos. A terceira onda de semeadura é no dia 20 de junho. A colheita será tardia, apenas em outubro-novembro.Variedades tardias não são cultivadas nas regiões do norte, a formação de uma haste com haste será questionável. Já nas regiões do Sul, a semeadura pode ser em fevereiro.
Algoritmo de semeadura de sementes.
- Os recipientes preparados devem ser enchidos com a mistura de solo já descontaminada. Para isso, você pode usar permanganato de potássio.
- Em solo umedecido, as ranhuras são feitas de 1 cm de largura, para maior comodidade, também levam régua.
- As sementes são colocadas a cada 1,5 cm, o intervalo entre os sulcos é de 3 cm, as sementes pequenas podem ser facilmente distribuídas com uma pinça no solo.
- Lá de cima, você precisa borrifar um pouco os sulcos com terra, compactar um pouco.
- O recipiente com as sementes deve ser coberto com polietileno ou vidro, colocado em local bem iluminado, o nível de temperatura é de 18-20 graus.
É isso, semear em si não é difícil. E então você precisa cuidar das futuras mudas.
Cuidado
Não há nada de complicado nisso. As sementes devidamente tratadas brotarão no 4º ou 5º dia, isso é rápido. Para não deixar as mudas muito alongadas, os recipientes com elas são transferidos para uma sala onde a temperatura será de 9 a 10 graus. Ou seja, em casa pode ser uma varanda, uma varanda, uma despensa. Mas depois de uma semana e meia, as plantas precisam voltar às suas condições de conforto usuais. O local onde crescem as mudas deve ser bem iluminado, para que as plantas fiquem mais fortes. Um peitoril de janela na direção sul ou sudoeste é adequado.
De que outra forma cuidar de mudas.
- Neste estágio, a couve-rábano precisa de três refeições. A primeira vez é depois de 3-4 folhas reais aparecerem lá. Em seguida, é feito o cronograma de forma que a última alimentação caia na hora anterior ao plantio da couve jovem em local permanente. Misturas universais como fertilizantes são o que você precisa. O principal é que eles contêm potássio, fósforo, nitrogênio.
- A alimentação foliar também é possível. Na primeira vez, é realizado quando 2-3 folhas reais aparecem na couve-rábano - isso será pulverizado com 1 litro de água e 0,5 colher de chá. preparação complexa. A segunda pulverização é adequada no estágio de endurecimento, sendo adequado o sulfato de potássio misturado à uréia (1 colher de sopa de cada produto por 10 litros de água).
- A rega das mudas deve ser moderada; em caso de solo alagado, espere doenças. Mas o solo seco também parece perigoso para o cultivo de couve-rábano.
- A cultura percebe mal a colheita, pois é extremamente traumática para as raízes. Mas se for realizado, então, no momento em que a primeira folha verdadeira aparece na muda.
- Para não expor a planta a estresse severo, jardineiros experientes preferem fazer o seguinte: para a semeadura, utilizam-se recipientes com células, como alternativa - pastilhas de turfa. Você também pode cultivá-lo em copos descartáveis. 2-3 sementes são enviadas para cada recipiente, elas são cuidadas da mesma forma que as mudas comuns. Após o surgimento das três folhas, apenas a muda mais potente é selecionada, as demais são retiradas.
Depois que as mudas estiverem prontas para ir para o terreno aberto, é necessário prepará-las.
Como plantar ao ar livre?
Antes do plantio, as mudas certamente estão endurecidas: até 2 semanas antes do plantio na sala onde as mudas crescem, é necessário abrir a janela com mais frequência (excluindo a corrente de ar). Em dias claros, o contêiner com repolho deve ser enviado para fora, com aumento gradativo do tempo. Qualquer rega para uma semana antes do transplante. A planta precisará de umidade abundante apenas 2 horas antes do plantio.
A prontidão de uma muda para transplantar em terreno aberto é determinada pelo desenvolvimento de 5-6 folhas verdadeiras. Eles geralmente aparecem quando as mudas estão com 30-40 dias de idade.
Sementes
E você também pode fazer esse tipo de experiência, mas apenas se o local de residência for a região sul. É muito arriscado em outro lugar. É melhor semear em campo aberto em meados de junho, se você fizer isso em maio, toda a zona de germinação deverá ser coberta com agrofibra.
O principal sobre o plantio de sementes:
- A couve-rábano cria raízes bem em áreas ensolaradas;
- o solo ideal para uma planta é argiloso;
- o solo ácido precisa ser alcalinizado, caso contrário a polpa da planta ficará áspera (mas isso deve ser feito no final do outono, preparando o solo para a estação);
- no momento do plantio, o terreno deve ser nivelado, as linhas devem ser marcadas com corda e não devem ser cavados sulcos muito profundos com alfinete;
- derrame ranhuras com um pouco de água de um regador;
- plantar sementes com 20 cm de distância, se for plantar mais grosso, então você terá que desbastar;
- espaçamento entre linhas - 60 cm;
- Não é necessário plantar as sementes mais profundas do que 2 cm, devem ser polvilhadas com terra por cima.
Independentemente do método de plantio, a planta precisa ser bem cuidada. Ele também vai ajudá-lo a se adaptar em campo aberto.
Mudas
Só é possível transplantar couve-rábano no país quando o risco de geada não existe mais e durante o dia a temperatura é mantida em torno de +14 graus. Mas tal esquema só é possível no sul. Na Sibéria, nos Urais, após o plantio, as mudas são certamente recobertas por um filme ou tecido não tecido. O plantio de couve-rábano de forma produtiva é assim.
- Um buraco é cavado no canteiro do jardim, no qual a raiz da muda vai se encaixar bem.
- Um copo de cinzas, 2 colheres de sopa de superfosfato e 1 colher de chá de ureia são despejados ali. Todas as preparações são completamente misturadas com o solo.
- Você precisa colocar água suficiente para que a massa comece a se parecer com creme de leite.
- O jovem vegetal é enviado para lá. É usado um método de manuseio seguro que protege as raízes tanto quanto possível.
- Um pouco de terra seca é derramada de cima.
- A distância entre mudas para variedades de maturação precoce é de 20-30 cm, bem como 60 cm entre linhas. As variedades tardias devem ser plantadas adequadamente em intervalos de 35-45 cm, mantendo 70 cm de espaçamento entre linhas. Isso ajudará a tornar a vizinhança entre os arbustos confortável.
É melhor planejar um pouso em um dia nublado ou em um momento em que o sol está claramente se pondo. Se no dia seguinte houver sol ativo, as mudas definitivamente devem ser sombreadas por dois dias, no momento da adaptação. Bons predecessores desse repolho são batatas, abobrinhas, cereais, além de pepinos, cenouras, cebolas e adubo verde. Não é desejável cultivar couve-rábano no local onde couve, tomate, rabanete, nabo e rabanete cresceram na última temporada.
Cuidados de acompanhamento
Todas as ações que são realmente importantes se for decidido cultivar repolho malpassado no jardim podem ser reduzidas a 8 regras simples. Regras agrícolas, e não apenas para a couve-rábano.
- A remoção regular de ervas daninhas é obrigatória, porque este repolho cresce bem apenas em solo limpo.
- O afrouxamento promove a aeração das raízes, o que também é importante para a palatabilidade da polpa cefálica.
- Antes que o cultivador de caule comece a se formar, a planta precisa ser amontoada. O amontoado é importante para obter cabeças de repolho bonitas e corretas. E também é preciso ter certeza de que, na hora em que as cabeças do repolho são amarradas, elas não ficam cobertas de terra.
- A rega adequada significa umedecer o solo a cada 3 dias. Mas quando o repolho cria raízes, e isso geralmente acontece após 2 semanas, você precisa regar a couve-rábano uma vez por semana.
- O regime de irrigação é normal, e umidade excessiva e ressecamento do solo não devem ser permitidos.
- A cinza de madeira é boa como cobertura, também protege uma planta jovem de correntes de ar - é fácil alimentar a cinza, ela é polvilhada com folha de couve-rábano.
- Os fertilizantes potássio-fósforo também são necessários para a couve-rábano, sua deficiência afetará a qualidade das cabeças de repolho (com falta de fósforo, as folhas serão pequenas, com deficiência de potássio, manchas cloróticas aparecerão na folhagem).
- Se todos os fertilizantes importantes foram aplicados no outono, durante o preparo do solo, você não precisa se preocupar. Então, a couve-rábano precisará de cobertura de cobertura apenas no momento da formação do pedúnculo.
Não há nuances especiais no cultivo desse repolho. Mas você precisa cuidar não só da terra e da planta em si, mas também do território em que elas crescem. E onde as pragas estão tão ansiosas para chegar.
Doenças e pragas
A couve-rábano é membro da família dos crucíferos, o que explica a natureza das doenças e pragas que podem arruinar as plantações.
Aqui está o que temer.
- Quilha de repolho. Doença fúngica que pode infectar até mesmo mudas de couve-rábano. Crescimentos protuberantes se formam nas raízes da planta afetada. A planta ficará para trás no crescimento, suas folhas começarão a murchar. É impossível curar, basta remover as plantas doentes e queimá-las. Só a prevenção pode salvar o repolho da quilha, e esse é o tratamento das mudas com "Tiovit", enxofre coloidal. O solo é necessariamente clivado - se for ácido, a doença instala-se lá com muito mais frequência.
- Bacteriose mucosa. Uma ameaça à couve-rábano em qualquer estágio de crescimento. Na maioria das vezes, o problema se manifesta durante o armazenamento do vegetal. A doença é transmitida por insetos nocivos. As mudas são pulverizadas com "Planriz" ou "Binoram" - o primeiro é profilático, o segundo é terapêutico (mas apenas nos estágios iniciais).
- Peronosporose (míldio). No final da estação de crescimento, os sintomas desta doença podem aparecer - manchas amarelas na folhagem, no verso a folha está coberta por uma flor branca. Com umidade significativa e espessamento das plantações, a doença progride mais rápido. A planta infectada é removida com urgência do jardim, destruída. Outros precisam de pulverização com "Ridomil-Gold" ou "Topaz", "Skor", "Vectra".
Das pragas dessa cultura, a mosca do repolho é a mais perigosa, assim como o pulgão, o mosquito peciolado, a pulga ondulante, o repolho e os brancos do nabo.
Para que nem lagartas nem outros insetos levem a cultura ao estado de "mal segurando e rachando", é imperativo remover ervas daninhas em tempo hábil, observar a rotação de culturas, plantar plantas repelentes de pragas nos canteiros - o mesmo alho, coentro , cebolas comuns.
Colheita e armazenamento
A colheita é um dos momentos mais agradáveis de todo o processo. Quando a fruta chega a 10 cm de volume, dá para entender que o repolho está maduro e é hora de colhê-lo. A superexposição afeta as propriedades gustativas da couve-rábano: sua polpa fica mais grossa, torna-se fibrosa e há muito menos nutrientes na planta.
As datas de maturação são geralmente conhecidas com antecedência, são diferentes para cada variedade e não deve haver grande progresso. Você precisa colher a couve-rábano em um dia seco. O caule é sempre desenterrado pela raiz, colocado na sombra para secar. A terra é limpa da planta, as folhas e raízes são cortadas. E se essa cabeça de repolho for colocada em um saco perfurado, ela pode ser guardada por um mês com calma, mas na geladeira. Em adega com ventilação estabelecida, a colheita fica bem conservada por até seis meses, também com apenas folhas aparadas. Normalmente o repolho é colocado em caixas e polvilhado com areia, a temperatura deve ficar em torno de zero, umidade - até 95%.
E se você não quiser se preocupar com o tempo de armazenamento, saber com antecedência que o repolho vai durar todo o inverno, então é melhor apenas picar a couve-rábano em um ralador grosso, colocá-la em sacos e enviá-la para o freezer. Tanto no inverno quanto na primavera, esses estoques podem definitivamente ser usados. Esta é uma cultura - um pouco incomum em forma, mas com critérios e características de crescimento razoavelmente padronizados. Tem polinização cruzada, é caracterizada por um plantio mais seguro de mudas, a presença de variedades de diferentes épocas de maturação, cuidados tradicionais e doenças previsíveis - não há mais medo pelo sucesso dessa cultura do que por plantas de jardim mais familiares.
O comentário foi enviado com sucesso.