Tudo sobre couve
A couve é popular na Rússia devido ao seu sabor incomum e textura não padronizada. Apresentado numa variedade de formas e cores, é activamente utilizado para a preparação de vários snacks, saladas e outros pratos. Vale a pena conhecer melhor as características da couve e como cultivar e cuidar dela.
descrição geral
A couve - ou couve - é uma planta também conhecida pelos nomes "brauncol", "bruncol" ou "gruncol". Uma característica da espécie são as folhas grandes e suculentas, apreciadas pelos habitantes da costa da Europa e ativamente consumidas por eles como alimento. Outras características culturais:
- resistência à geada;
- sabor doce de folhas;
- alto teor de vitaminas e minerais.
Comer couve normaliza o funcionamento do intestino, bem como restaura a falta de nutrientes no corpo. As folhas das espécies formam rosetas de diferentes alturas: da vertical ao espalhamento, as fezes não dão cabeças.
Espécies e variedades populares
A couve é rica em diferentes variedades. Criadores de diferentes regiões trabalharam no desenvolvimento de novas subespécies de fezes, que diferem na cor das folhas, ondulação e tamanho das rosetas. Características comuns das variedades:
- aparência brilhante;
- o valor nutricional;
- resistência à geada.
Entre as variedades de variedades, vale destacar algumas das mais populares, apreciadas pelos jardineiros na Rússia.
Redbor
A variedade foi criada por criadores da Holanda, distingue-se por um período de maturação tardio e uma cor invulgar das folhas, que adquirem uma tonalidade púrpura escura durante o processo de crescimento. A altura máxima da roseta é de 80 cm, o peso total do repolho é de 200-700 g. Entre as vantagens estão:
- alto rendimento, quando até 7 kg de folhas podem ser coletados em uma saída;
- sabor suculento e doce;
- resistência ao gelo sem danos às chapas;
- a capacidade de usar para decorar a paisagem.
O Redbor possui excelentes propriedades decorativas, podendo decorar qualquer área.
Reflexo
Um híbrido da Holanda com um período de maturação médio a tardio forma rosetas semi-verticais, cujo peso total, dependendo da irrigação e alimentação, varia de 300 a 1400 g. Folhas grandes de cor verde acinzentada são distinguidas por ondulação pronunciada, a altura máxima da variedade chega a 80 cm. Prós:
- alto rendimento com cuidado cuidadoso;
- excelentes indicadores de resistência à geada;
- decoratividade, que possibilita o uso de repolho para decorar o jardim.
O híbrido enraíza-se bem em qualquer solo, forma folhas rapidamente.
Tintoretto
Uma variedade de formas incomuns, em cujas folhas um centro liso e bordas onduladas se combinam de maneira ideal. O repolho ganhou esse nome em homenagem ao artista veneziano. A planta é usada ativamente não apenas para cozinhar vários pratos, mas também na medicina. Prós:
- Sabor fantástico;
- resistência ao frio;
- decoratividade.
O peso médio de uma tomada chega a 500-1000 g com os devidos cuidados. Uma variedade de maturação média ficará bem tanto no jardim quanto no jardim.
Toscana Negra
A variedade é compacta em tamanho com uma roseta baixa e espalhada. Durante a estação de crescimento, forma grandes folhas de cor verde escura com uma superfície protuberante e uma vazante incomum. Entre as vantagens:
- alta produtividade;
- longo período de maturação;
- sabor agradável.
Na aparência, a Toscana lembra o repolho Savoy.
Siberiano
Uma variedade popular nos países nórdicos, é resistente a baixas temperaturas e pouco exigente para cuidar. Os jardineiros valorizam o repolho por sua alta imunidade às pragas mais populares e por um longo período de amadurecimento. Outras vantagens:
- folhas grandes;
- gosto adocicado;
- longo período de formação de folhas.
Os pratos podem ser cortados até janeiro inclusive, cada vez que as folhas ficam mais doces.
Scarlett
Variedade com folhas largas e suculentas, de agradável cor verde-lilás, que escurece com a geada e se transforma em púrpura como tinta. Scarlett forma rosetas de até 50 cm de altura, as folhas da variedade são ricas em vitaminas e outros microelementos. Prós:
- alta produtividade;
- excelentes propriedades decorativas;
- tamanho compacto.
Scarlett é adequada para crescer tanto no jardim como no jardim como decoração para uma composição paisagística.
Encaracolado
O repolho é famoso por suas folhas "encaracoladas", cujas características são pequena espessura e maciez. Os pratos são roxo-violeta, o que torna a variedade atraente para paisagistas. Prós:
- tomadas extensas;
- o uso do repolho como anti-séptico;
- resistência à geada.
Os pontos de venda baixos ficarão atraentes em áreas de todos os tamanhos. E também as variedades de chinês pak choy e salada de repolho devem ser atribuídas ao folhoso.
Mudas em crescimento
O método padrão para o cultivo de fezes envolve o pré-plantio das sementes em recipientes preparados. O procedimento é realizado cerca de 2 a 2,5 meses antes do plantio das mudas no solo, com mais frequência em meados de março. Esquema de pouso.
- Os copos onde as sementes serão semeadas são preenchidos com solo e substrato de coco cozido no vapor.
- Uma semente é colocada em cada célula para que no futuro as delicadas raízes da planta não se machuquem.
- Após 1-1,5 semanas, quando as sementes germinam, as mudas são colocadas em um local ensolarado onde a temperatura não ultrapasse 15 graus Celsius. Isso evita que os brotos se soltem. Se necessário, o horário de verão é estendido com fitolampos.
Quando as mudas são reorganizadas, elas têm cerca de 50-60 dias para formar as primeiras folhas.
Pouso em terreno aberto
A couve pertence à família do repolho, portanto os requisitos para o cultivo não são diferentes daqueles para o trabalho com outras culturas. Você pode plantar repolho tanto em campo aberto quanto em casa de vegetação, mas é recomendável mudar o local de pouso ao longo dos anos. Antes de plantar no solo as mudas prontas, é preciso regar abundantemente os poços e mover a couve para a "lama" que se forma no fundo.
Os jardineiros aconselham aprofundar as mudas até o primeiro par de folhas, após o que é necessário preencher o espaço restante com terra e regar novamente a cultura. Quando água suficiente for absorvida, você pode começar a aplicar cobertura morta. A época ideal para o transplante de mudas é a primeira quinzena de maio, quando o tempo estará frio e nublado lá fora. Se necessário, pode-se plantar repolho em dia de sol, mas neste caso será necessário cobrir os brotos com tampas de papel para não queimar o material.
Sementes
As dimensões da roseta, que o repolho vai formar, dependem diretamente da época de plantio das sementes no solo. Portanto, vale a pena se preparar com antecedência para a semeadura do solo:
- fertilizar o solo;
- água completamente;
- afrouxar.
É melhor plantar repolho em áreas ensolaradas, recomenda-se plantar sementes no solo nos últimos dias de março, mantendo uma distância de 2 a 2,5 metros. É melhor colocar várias sementes de uma vez em um buraco, para que mais tarde você possa remover as mudas fracas.
Mudas
As mudas são plantadas em áreas iluminadas com solo bem irrigado. Ao mesmo tempo, é importante escolher um local assim, para que não haja ameaça de estagnação da água. Caso contrário, a drenagem precisará ser fornecida.
As mudas são plantadas levando-se em consideração a distância entre duas mudas de 50 cm. As folhas novas podem ser consumidas à medida que amadurecem, não sendo necessário remover completamente a planta do jardim. Bastará cortar a folha formada da saída, e uma nova aparecerá em seu lugar.
Cuidado
A couve é resistente à geada, pouco exigente para cuidar. Porém, vale a pena cuidar de três processos principais para se obter uma colheita decente: soltar, regar, alimentar. Vale a pena considerar mais detalhadamente as características de cada um.
Afrouxamento
Durante o período vegetativo, este processo deve receber atenção especial. Os jardineiros às vezes aconselham soltar o solo ao redor das plantas para evitar a formação de crostas. Além disso, amontoado regular:
- proporcionará aeração das raízes;
- reduzir a perda de umidade;
- irá reduzir o número de ervas daninhas.
Além disso, você pode cobrir o repolho para preservar o sabor agradável das folhas e proteger as raízes do superaquecimento em climas quentes.
Rega
A couve exige rega atempada e regular, uma couve instável pode prejudicar a colheita ou degradar a qualidade das folhas, uma vez que as raízes não terão humidade suficiente para o desenvolvimento da planta. Existem três maneiras de regar as fezes.
- Ao longo dos sulcos. Uma opção para regar uma cultura madura com um sistema radicular já formado que se desenvolveu. Em animais jovens, é necessário regar cada raiz separadamente, enchendo o buraco com água.
- Irrigação por gotejamento. A melhor opção, já que a umidade é fornecida de maneira constante e uniforme. A desvantagem desse método é o alto custo de instalação de uma estrutura de irrigação.
- Aspersão. Uma ótima maneira de regar grandes áreas. Em jardins pequenos, é preferível dar preferência à segunda opção.
A escolha do método de rega depende das características do local, do volume da couve e das preferências do jardineiro. Cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Top curativo
O repolho precisa de fertilização para o desenvolvimento de grandes rosetas de folhas grandes e saborosas. Os principais tipos de curativos:
- uma mistura de húmus e cinzas, que é melhor aplicada no plantio de mudas;
- cinzas usadas para formar rosetas fortes;
- infusão de cinzas, que atua como cobertura para folhas;
- infusões de ervas que aumentam a qualidade da colheita.
As ervas daninhas podem ser usadas para a preparação deste último, a urtiga dá excelentes indicadores. Para criar essa mistura, você precisa coletar verduras em um recipiente previamente preparado, enchê-lo com água morna, cubra com uma tampa bem fechada e deixe por 2-3 dias. Após o vencimento, um odor forte aparecerá. Quando a solução estiver pronta, resta decantá-la, diluí-la em água morna na proporção de 1: 10 e começar a pulverizar o repolho.
Vale ressaltar que a pasta remanescente após o preparo da infusão de ervas também é útil. Ele pode ser usado para fertilizar as raízes das árvores.
Controle de pragas
As lesmas são um sério inimigo da couve, o que lhe causa danos irreparáveis e reduz a qualidade da colheita. Muitos jardineiros enfrentam a necessidade de combater essa praga, por isso costumam usar receitas tradicionais, em vez de produtos químicos. Para remover lesmas do repolho, basta cavar no chão pequenas tigelas de kvass fermentado ou cerveja. E também para fins de prevenção, recomenda-se logo no início do plantio tratar a planta com compostos especiais inofensivos que espantem as lesmas.
O comentário foi enviado com sucesso.