Qual é a aparência do repolho japonês e como cultivá-lo?
O repolho japonês em nosso país é considerado exótico, no entanto, cada vez mais os veranistas começam a cultivá-lo em suas roças. As razões para isso são um conjunto impressionante de macro e microelementos úteis, bem como a despretensão da cultura e a facilidade de seu cultivo. Além disso, o repolho japonês pode se tornar uma verdadeira decoração de um jardim.
descrição geral
Em nosso país, raramente se cultiva repolho japonês. Mas nas margens do Oceano Pacífico, é considerado um vegetal tradicional. Os botânicos têm dificuldade em dizer com segurança qual país é considerado o berço dessa cultura: China ou Japão. Em qualquer caso, ele recebeu o nome deste último.
O repolho japonês é uma planta com um ou dois anos de idade. Ela cresce até 40-50 cm, formando uma roseta foliar de até 80 cm de diâmetro, as folhas são grandes, 40-60 cm de comprimento, podendo ser dissecadas ou lanceoladas.
Uma característica distintiva desta planta é que após o corte, as folhas voltam a crescer muito rapidamente.
Apesar de essa cultura ser chamada de repolho, ela não forma uma cabeça de repolho. Durante a estação de crescimento, as raízes com um diâmetro de 10-15 cm crescem; em suas características de sabor, elas se assemelham a rutabagas.
O repolho japonês é resistente à geada - as sementes germinam mesmo em temperaturas de -1-2 ° C. A cultura tolera facilmente as geadas de primavera e outono, graças às quais pode ser cultivada em diversas zonas naturais e climáticas.
Em termos de composição química, o repolho japonês é o mais próximo possível das variedades chinesa e de Pequim.
Embora a mulher japonesa tenha um teor muito menor de óleos de mostarda, ela tem um sabor mais suave e agradável. Esta propriedade determina sua popularidade na preparação de rações dietéticas para pessoas que sofrem de patologias do sistema cardiovascular e do trato gastrointestinal.
As folhas são comidas. São colocados em sanduíches, saladas, salgadinhos. Com um pouco menos de frequência, eles são submetidos a tratamento térmico, adicionado ao primeiro e ao segundo cursos.
Visão geral das espécies e variedades
Entre as variedades de saladas mais populares cultivadas em o território do nosso país, o seguinte pode ser distinguido.
- Mizuna (Mitsuna). Distingue-se por folhas finas esculpidas. Existem duas variedades desta variedade: "Verde" e "Vermelha". As folhas do primeiro têm um tom esmeralda brilhante, enquanto o segundo tem uma tonalidade avermelhada pronunciada. Este repolho é caracterizado por um alto teor de fibra e ácido ascórbico. Em comparação com outros tipos de repolho japonês, "Mizuna" é o mais termofílico.
- "Padrão Esmeralda"... Uma variedade meio precoce, chamou a atenção de nossos compatriotas apenas em 2015, quando foi incluída no Registro Estadual. Ela cresce até 35 cm, as folhas formam uma roseta de até 60 cm de diâmetro, as placas das folhas são pinadas, com bordas recortadas. A cor é verde, ambos os lados são cobertos com uma leve camada de cera. As vantagens desta variedade de repolho japonês incluem um aroma de maçã verde claro. Esta é uma das variedades mais produtivas. De cada metro quadrado de área de plantio, chega-se a 5 kg de safra.
- "Sereia" - variedade de meia estação: 60–70 dias se passam desde a germinação até a maturidade completa. Altura - 35–40 cm, roseta ligeiramente elevada, inclui 45–60 folhas, diâmetro - até 70 cm. As folhas são pinadas, incisadas ao longo das bordas. A superfície pode ser lisa ou ligeiramente enrugada. A cor é verde intenso, o pecíolo é branco.O repolho Pequena Sereia se distingue por suas características de sabor excepcional e alto rendimento: com um metro quadrado de plantio será possível colher de 5 a 6 kg. Pode ser cultivada desde o início da primavera até o final do outono, apresenta resistência à floração.
- "Cara" - variedade de maturação ultra-precoce: apenas um mês se passa desde a emergência das mudas até o corte das folhas. Pode ser cultivado tanto em campo aberto como em estufa. O peso de uma planta é de 400–500 g, o rendimento é de 5–6 kg / m². m. Após a poda, as folhas voltam a crescer muito em breve.
- "Mibuna" É um tipo menos popular de repolho japonês. Possui folhas longas, inteiras e lanceoladas.
Aterrissagem
É melhor cultivar o repolho japonês em uma área com muito sol ao longo do dia. Como todos os outros tipos de repolho, essa variedade não gosta nem mesmo de sombras claras. A planta desenvolve-se melhor em margas com uma acidez de 6-7 unidades.
O ponto chave do cultivo é o cumprimento das regras de rotação de culturas.... Batatas, legumes e grãos são bons precursores. Parcelas após rabanete, nabo e rabanete, por outro lado, não são recomendadas. A safra pode ser plantada na mesma parcela, não antes de 3 anos depois. Se a área for limitada e não for possível escolher outro local, os adubos verdes devem ser plantados imediatamente após a colheita.
O repolho japonês prefere solo bem drenado, arejado e que consome umidade.
Ela adora substratos nutritivos, por isso o solo deve ser fertilizado com substâncias minerais e orgânicas antes do plantio. No outono, são introduzidos excrementos de verbasco ou de pássaros, na primavera antes do plantio - húmus e fertilizantes minerais.
O repolho japonês é cultivado por sementes ou mudas. As mudas devem ser preparadas antes da semeadura antes de serem introduzidas no solo. Inclui várias etapas.
- Classificação e calibração. Na primeira etapa, é feita uma inspeção visual da semente e os espécimes com sinais de podridão e danos são descartados. Todos os outros são colocados em solução salina por 10-15 minutos. As sementes viáveis vão para o fundo, as que flutuam ficam vazias, não vão brotar, então podem ser jogadas fora.
- Desinfecção... Para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas e virais, é aconselhável manter as mudas em uma solução clara de permanganato de potássio por cerca de 10-15 minutos antes do plantio.
- Ativação... Um bom efeito é obtido mergulhando as sementes em uma solução de "Epin", "Zircon" ou qualquer outro estimulador de crescimento. Os amantes dos métodos tradicionais podem usar mel ou ácido succínico. Esse tratamento ajuda a acelerar a germinação e melhora a imunidade da planta.
- Se desejar, você pode embeber as sementes. Para fazer isso, eles são colocados sobre uma gaze, cobertos por cima e borrifados com um borrifador. Dessa forma, eles são mantidos a uma temperatura de 20-24 graus, mantendo o tecido úmido. Assim que as sementes chocarem, você pode movê-las para o solo.
Sementes
O momento do plantio da couve japonesa com sementes depende diretamente de fatores naturais e climáticos... Na parte central do nosso país, é melhor fazer isso em abril ou maio. E para obter uma colheita contínua, a safra pode ser semeada durante todos os meses de verão com um intervalo de 10 a 14 dias.
As sementes de repolho são pequenas, por isso não precisam ser enterradas profundamente. Basta pressionar levemente contra o solo. Uma distância de 10-15 cm é mantida entre as plantas individuais.Se a plantação for muito espessa, o risco de lesões nas raízes durante o desbaste subsequente aumenta drasticamente.
Imediatamente após o plantio das sementes, o solo é regado e coberto com papel alumínio. Assim que os primeiros brotos saem, o abrigo é removido.
Normalmente, os primeiros brotos aparecem após 8-12 dias.
Mudas
Ao cultivar repolho japonês em mudas, é muito importante preparar a mistura certa de solo.O solo ideal pode ser comprado em qualquer loja de jardinagem, mas às vezes o substrato comprado não atende às necessidades de uma cultura exótica. Neste caso, você mesmo pode prepará-lo, para isso são utilizados componentes orgânicos e inorgânicos.
- O solo orgânico inclui grama, folhas e terras florestais, bem como composto, turfa e esterco apodrecido.
- Os aditivos inorgânicos incluem areia, argila expandida, perlita e vermiculita.
Ao cultivar mudas, as sementes são plantadas em copos para um par de mudas em um recipiente, enterrado 5 mm. Na idade de 20-30 dias, as mudas estão completamente prontas para serem transplantadas para o campo aberto. Deve ser mantido no peitoril da janela do lado leste ou sul a uma temperatura de 20-22 graus. Ela não precisa de cuidados especiais - apenas água enquanto o coma de terra seca.
Antes de plantar mudas no jardim, você precisa fertilizar o solo... Para isso, para cada metro quadrado da área semeada, são introduzidos 2 copos de cinza de madeira e meio balde de húmus, após o que se cava cuidadosamente uma pá de baioneta até o fundo. Se solos argilosos pesados forem alocados para o plantio, é necessário primeiro misturar a terra com areia ou serragem podre. A areia, ao contrário, é misturada com argila.
No plantio de mudas no solo, deve-se observar um intervalo de 20-25 cm, com espaçamento entre linhas de cerca de 30 cm.
À medida que as mudas se desenvolvem, é necessário garantir que o solo não seque, caso contrário existe um risco elevado de flechas.
Cuidado
Nenhuma habilidade especial é necessária para obter uma colheita abundante de repolho japonês. Esta é uma cultura bastante despretensiosa, portanto cuidar dela não é particularmente difícil.... No entanto, existem algumas condições que devem ser respeitadas. Estes incluem: irrigação adequada, fertilização, remoção de ervas daninhas, soltura, prevenção e tratamento de doenças e controle de pragas. Vamos nos deter em cada momento com mais detalhes.
Regue o repolho japonês com moderação, enquanto o coma da terra seca.... A umidade excessiva pode levar à deterioração do sistema radicular. Ao mesmo tempo, a falta de irrigação pode afetar as plantas da forma mais destrutiva - elas param no desenvolvimento. A rega é feita de manhã cedo ou à noite, quando não há raios de sol escaldantes. A água é colocada sob as raízes, as folhas não precisam ser regadas.
Uma etapa obrigatória da agrotecnologia do repolho japonês é cobertura morta solo... Isso evita que a umidade evapore enquanto mantém o solo solto. Além disso, as ervas daninhas não crescem sob a cobertura morta. A melhor solução seria usar turfa, serragem ou palha picada.
Após cada rega, principalmente em climas quentes, forma-se uma crosta no solo. Impede que o oxigênio chegue às raízes. Para evitar isso, é necessário afrouxar regularmente, mas apenas nos locais onde não há cobertura morta... Tem um papel importante capina... As ervas daninhas absorvem a maior parte dos micronutrientes. Como resultado, a planta cultivada não recebe substâncias úteis suficientes para seu crescimento e desenvolvimento.
Os fertilizantes são aplicados quinzenalmente, com destaque para as cinzas de madeira. É adicionado a uma taxa de 200-300 g / sq. m. Ash é rico em potássio e promove o crescimento de massa verde. Mas é melhor abster-se de composições que contenham nitrogênio, pois isso causa o acúmulo de nitratos nas folhas.
É muito importante aderir às medidas de prevenção de pragas e doenças. Se não foi possível evitar o ataque, é necessário começar imediatamente a combatê-lo. Assim, contra a pulga crucífera, a mosca do repolho e outros insetos, a polinização com tabaco, bem como a pulverização com uma decocção de alho ou copa de tomate, dão um bom resultado. Não é recomendado o uso de produtos químicos, pois neste caso todas as substâncias nocivas se acumularão nas folhas.
Para combater infecções fúngicas, as plantas são pulverizadas com uma solução de biofungicidas.
Colheita e armazenamento
A maioria das variedades de repolho japonês pode ser colhida em 1–1,5 meses após o aparecimento dos primeiros brotos. Nesse caso, você pode cortar folhas individuais e todo o arbusto. Observe que o repolho japonês é armazenado por apenas alguns dias. Para prolongar o tempo de seu frescor, você terá que desenterrar a planta pela raiz.
Na maioria dos casos, as folhas do repolho japonês são comidas cruas. Eles podem ser secos ou decapados, se desejado. O produto é adicionado em saladas, primeiros e segundos pratos.
Hoje, o cultivo de repolho japonês é popular. Esta planta é um verdadeiro depósito de vitaminas e minerais. Além disso, possui excelente sabor e alta taxa de crescimento. E a aparência decorativa da cultura permite que você a use para criar belos canteiros verdes.
O comentário foi enviado com sucesso.