Repolho Romanesco e seu cultivo
Romanesco (repolho coral) é considerada uma das espécies mais interessantes e surpreendentes da família do repolho. Este vegetal tem um sabor excelente, está repleto de elementos úteis. Hoje vamos falar sobre como plantar e cultivar tal safra.
História de origem
Os produtores dizem que este vegetal é uma cultivar e um tipo de couve-flor.... Além disso, não pode ser considerada uma couve-flor nem a sua forma híbrida. Existem muitas opiniões sobre a origem desta cultura. Os matemáticos que estudam esse repolho fractal afirmam que a vegetação se desenvolveu no final do século passado. Ao mesmo tempo, a forma não padronizada do vegetal corresponde a uma equação com logaritmos, razão pela qual os cientistas assumem que Os designers 3D trabalharam no desenvolvimento da variedade usando genes especiais.
Mas os historiadores absolutamente não concordam com essa opinião. Os historiadores têm certeza de que essa vegetação era bem conhecida dos etruscos (século 1 aC). Mesmo assim, essa variedade só apareceu à venda na década de 90 do século XX. Também há uma opinião de que este repolho romano é o resultado de uma seleção italiana... Brócolis e couve-flor foram cruzados.
Descrição
A cultura parece muito incomum. Não é possível entender imediatamente que se trata de um repolho. O vegetal se distingue por sua forma original, na ciência matemática é denominado fractal. Este é o nome das figuras, consistindo em um grande número de partes, cada uma delas semelhante a uma única figura inteira. Essa vegetação pode decorar quase todas as casas de verão. Romanesco é um vegetal saudável com boas características de sabor.
Este repolho é uma planta anual classificada como crucífera. A cabeça do repolho é uma flor complexa que é coletada de inflorescências repetidas na forma de uma pirâmide. Apenas a própria cabeça pode ser comida. A cabeça de uma planta consiste em um grande número de pequenas pirâmides individuais, que são compostas de outras pirâmides menores. Todas as inflorescências são colocadas muito juntas, crescem em espiral, como resultado, uma figura interessante é formada na forma de uma árvore de Natal original.
Benefício e dano
Este lindo repolho fractal tem um grande número de propriedades úteis.
- Melhora a visão. O vegetal contém grande quantidade de vitamina A, o que evita a degeneração da mácula (área da retina com maior acuidade visual).
- Normaliza a circulação sanguínea. Romanesco também contém ferro, que promove a produção de glóbulos vermelhos, seu principal objetivo é manter o fornecimento de oxigênio aos órgãos e sistemas orgânicos.
- Destruição da infecção. O vegetal contém antioxidantes úteis que agem como "defensores" contra organismos causadores de doenças.
- Um efeito positivo no funcionamento do sistema digestivo. O repolho contém fibras dietéticas especiais que removem as toxinas do sistema digestivo.
- Proteção do coração. As vitaminas K, B e os ácidos ômega-3, encontrados nos vegetais, fornecem ao coração todos os nutrientes necessários.
- Proteção de radicais livres... Isso é conseguido por meio de fibras, antioxidantes especiais.
- Um efeito positivo no funcionamento do cérebro... Os componentes benéficos encontrados no Romanesco melhoram a circulação sanguínea, o cérebro recebe mais oxigênio, então suas células se tornam mais ativas.
- Proteção contra o câncer. O vegetal contém o ácido ascórbico benéfico e é considerado muito eficaz no tratamento do câncer.
Mas lembre-se de que, em alguns casos, o uso de tal cultura pode prejudicar seriamente.
- Diarréia... Nesses casos, o repolho deve ser introduzido na dieta com extremo cuidado.
- Flatulência. Nesse caso, o uso de vegetal cru será contra-indicado.
- Doenças associadas à glândula tireóide, doença cardíaca exacerbada. O uso desse repolho só pode agravar a condição dos órgãos doentes.
Variedades
Agora veremos quais são as variedades de Romanesco.
- "Copa Esmeralda". Esta variedade russa é precoce. Tem um rendimento médio. O "Cálice Esmeralda" tem uma cabeça abobadada verde claro. Possui densidade média. Seu peso é de até 500 gramas. O sabor desta espécie é excelente. Este tipo de repolho é recomendado para consumo in natura e também pode ser utilizado para congelar. "Emerald Cup" é adequado para o plantio e cultivo na faixa do meio, incluindo a região de Moscou.
- "Pérola"... Esta espécie russa tardia tem uma cabeça medianamente densa. Seu peso é de até 800 gramas. A cabeça é verde, seu formato é achatado e redondo. O sabor da cultura também é excelente. A variedade é considerada resistente a infecções.
- "Ânfora" F1. Este híbrido está amadurecendo cedo. Suas cabeças são de cor verde-amarela, são alinhadas, seu peso chega a 400 gramas. O sabor do vegetal é bastante delicado, o rendimento da espécie é médio.
- "Veronica" F1. Este híbrido é uma espécie forte e poderosa com alto rendimento. A variedade é considerada meio precoce. As cabeças piramidais podem pesar até 2 kg. Veronica F1 tem um bom sabor de noz. A vegetação é resistente a flores e a várias infecções.
- Puntoverde F1. O híbrido holandês é meio precoce. Ele cresce com densas cabeças verdes brilhantes, que podem pesar até 1,5 kg. A variedade apresenta alta resistência a infecções fúngicas. As inflorescências são ligeiramente arredondadas, pelo que praticamente não se danificam durante a montagem e transporte. A variedade tem um rendimento bastante alto.
Aterrissagem
Você pode plantar Romanesco com mudas e material de semente.
Mudas
Nesse caso, é necessário preparar o substrato para as mudas. É melhor comprá-lo pronto em uma loja de jardinagem. Você pode cozinhar sozinho. Neste último caso, é necessário misturar turfa, solo de gramado e areia limpa em um recipiente. Para desinfetar a composição preparada, é necessário regá-la 7 dias antes do início da semeadura com permanganato de potássio. Para o plantio, é aconselhável usar copos de plástico com volume mínimo de 250 ml. Os potes de turfa também estão disponíveis. Uma camada de drenagem é colocada no fundo dos recipientes, sua espessura deve ser de aproximadamente 1-1,5 cm.
A massa terrestre é derramada para cima. O material da semente também é espalhado lá, precisará ser um pouco aprofundado. Além de preparar as próprias mudas, é preciso preparar o solo. Para isso, no outono, é cuidadosamente desenterrado, enquanto são introduzidos componentes minerais, bem como esterco ou composto. Cinza de madeira também é recomendada. As mudas são plantadas no local 50-60 dias após a semeadura. A temperatura mínima do ar neste momento deve atingir 12-13 graus Celsius.
Se no futuro você planeja usar uma rega manual simples, então é melhor plantar a vegetação em covas separadas. Se a irrigação for gota a gota, o plantio é feito em fileiras. As depressões são formadas no solo. A distância entre eles deve ser de cerca de 50 cm. A distância entre as fileiras individuais deve ser de cerca de 55-60 cm.A terra é regada com água aquecida e, em seguida, derramada com permanganato de potássio. Em seguida, as mudas jovens são cuidadosamente colocadas nos buracos feitos. Ao mesmo tempo, seus sistemas de raízes são cuidadosamente endireitados. A seguir, o solo é ligeiramente compactado com as mãos.
Após o desembarque, recomenda-se que o terreno seja regado bem novamente com água sedimentada. E também deve ser coberto com cobertura morta.
Sementes
O material da semente de Romanesco é muito pequeno, por isso é bastante difícil semeá-lo diretamente no solo. Antes da semeadura, o terreno também é nivelado e bem regado com líquido quente. O material da semente é semeado uniformemente a uma profundidade de no máximo 2 cm. Em seguida, tudo isso é aspergido com terra.
Cuidado crescente
No futuro, a cultura precisará de cuidados adequados. Caso contrário, não será capaz de se desenvolver plenamente e dar uma boa colheita.
- Rega... Romanesco, plantado ao ar livre, precisa de umidade abundante. O solo não deve secar. Mas a umidade excessiva também afetará negativamente a vegetação. A melhor opção para tal cultura seria a irrigação por gotejamento. Após o plantio no local, a planta deve ser regada apenas duas vezes a cada 7 dias. No início da estação de crescimento, 1 sq. Os desembarques m representam 1 balde de água. À medida que o repolho cresce, as taxas começam a aumentar gradualmente. Ao regar, você pode tomar líquido frio e quente. A vegetação deve ser umedecida apenas na raiz. Após o procedimento, o solo é bem solto e capinado.
- Top curativo... A primeira fertilização deve ser aplicada 15 dias após o plantio. Nesse caso, a melhor opção seria uma solução à base de excrementos de pássaros ou verbasco. Esses componentes orgânicos são despejados com água na proporção de 1: 10. Nesse estado, a tintura deve fermentar por 3-4 dias. Depois disso, a composição é novamente diluída 10 vezes com água. Uma planta deve ter 0,5 litro dessa solução orgânica nutritiva. Depois de mais algumas semanas, os componentes minerais são adicionados à mesma composição (nitrophoska, alimentação com boro ou molibdênio). Com a falta de molibdênio, as cabeças do repolho ficam muito ásperas, adquirem uma cor pouco natural. Se houver falta de boro, a vegetação crescerá mal e muitas vezes sofrerá danos.
Lembre-se que Romanesco não tolera sombreamento, só deve crescer em áreas abertas e bem iluminadas. Mas, ao mesmo tempo, suas cabeças sob luz forte escurecem gradualmente e se desenvolvem lentamente, portanto, quando as primeiras cabeças são formadas, elas precisam ser sombreadas periodicamente. A maneira mais fácil é quebrar as lâminas das folhas por cima. Tal procedimento não prejudicará as plantas de forma alguma. Não se esqueça de soltar o solo ao redor da vegetação.... Este procedimento é recomendado após chuva ou rega. O afrouxamento é feito junto com a remoção de ervas daninhas. Ao mesmo tempo, o amontoado com a introdução de cinzas de madeira será útil.
Se você seguir as regras básicas de cuidado, poderá cultivar uma safra completa que dará uma boa colheita.
Doenças e pragas
Romanesco sofre das mesmas infecções que o repolho puro. Na maioria das vezes, é afetado pelas seguintes doenças.
- mosaico... Esta perigosa infecção viral faz com que comecem a aparecer estrias amarelas nas lâminas das folhas, dispostas de forma caótica. Para evitar a infestação do mosaico, deve-se tratar periodicamente a vegetação com líquido bordalês. Se o repolho ainda estiver doente, deverá ser retirado e queimado imediatamente para não se tornar uma fonte de infecção e não infectar outras plantas do local.
- Blackleg. Essa infecção geralmente ocorre na fase de crescimento das mudas. Quando infectadas, as bases das hastes começam a escurecer. Em seguida, eles ficam marrons. Para evitar que o repolho adoeça com a perna preta, é necessário observar estritamente as normas de rega, processar a cultura e o solo ao seu redor com preparações de enxofre em tempo hábil.
- Bacteriose mucosa... Esta doença também é chamada de podridão bacteriana úmida.Se afetados, manchas aquosas começarão a aparecer nas flores e nas lâminas das folhas. Eles crescem rapidamente de tamanho e gradualmente começam a apodrecer. Como medida preventiva, vale a pena desinfetar o material da semente e os recipientes antes do plantio. Se, mesmo assim, a cultura estava infectada, é necessário remover imediatamente a planta doente do jardim e, em seguida, deve ser queimada.
Esse repolho pode ser afetado por uma variedade de insetos nocivos.
- Pulgão... Com o aparecimento deste parasita, o crescimento e o desenvolvimento da vegetação irão abrandar muito. Além disso, as folhas começarão a adquirir uma cor rosa não natural. Eles irão gradualmente se enrolar e simplesmente morrer. Se você vir pulgões do repolho nas plantas, é melhor usar imediatamente preparações inseticidas. As mais eficazes são as seguintes composições: "Karate", "Karbofos", "Iskra".
- Pulgas crucíferas. Quando essa praga aparece, pequenas feridas se formam na parte superior das folhas. Para destruir a pulga, a vegetação é tratada com água e sabão. E você também pode fazer uma solução com cinza de madeira.
Se houver muitos desses parasitas no repolho, você deve usar os preparativos "Aktara" ou "Karbofos".
Colheita e armazenamento
A coleta começa quando grandes inflorescências são formadas nas plantas. Não vale a pena atrasar o processo de colheita, porque as cabeças de repolho muito maduras começarão a se desintegrar e simplesmente se deteriorar. Sua polpa se tornará muito grossa, a quantidade de elementos úteis nela será drasticamente reduzida. O período exato de maturação dependerá diretamente das características de uma determinada variedade, da época da semeadura. Via de regra, ocorre no final do verão e no início do outono. As cabeças maduras são cortadas com uma faca afiada, retirando-se os talos que as contíguam, pois também serão comestíveis. A melhor época para a colheita é pela manhã, enquanto o sol ainda não está forte. Lembre-se de que o sabor dos vegetais fica melhor no dia em que você o corta.
Esse repolho é armazenado por muito pouco tempo, mesmo na geladeira. Deve ser usado dentro de 1-2 semanas após o corte.
Se possível, é melhor escaldar e depois cortar cuidadosamente em partes separadas e congelar. Após a congelação, Romanesco não perde as suas propriedades benéficas e sabor, permanece fresco e bastante adequado para vários processamentos.
O comentário foi enviado com sucesso.