Preciso amontoar repolho em campo aberto e como fazer isso?
O repolho, como muitos outros vegetais em canteiros e estufas, precisa ser amontoado regularmente. Para que esse procedimento realmente beneficie a cultura, é importante que o jardineiro faça tudo de acordo com as regras.
A necessidade de um procedimento
O repolho amontoado beneficia tanto as mudas jovens quanto as plantas maduras. Este procedimento executa várias funções ao mesmo tempo.
- Torna as plantas mais fortes. Depois de amontoar as plantas, as raízes laterais começam a crescer. Além disso, o sistema radicular penetra mais profundamente no solo. Graças a isso, o repolho fica mais resistente a fatores externos.
- Protege a cultura de doenças fúngicas. Se cabeças de repolho adultas caírem no chão, o risco de sua doença aumenta significativamente. Portanto, é importante amontoar regularmente o repolho. Este procedimento permite que ela seja mantida em pé. Portanto, a colheita fica mais bem preservada.
- Retém a umidade do solo. Ao polvilhar as raízes das plantas com uma espessa camada de solo, o jardineiro também as protege da luz solar direta. Além disso, o procedimento de amontoamento permite que o solo seja saturado com oxigênio.
- Aumenta o rendimento da colheita. Ao mesmo tempo, leva muito menos tempo para cuidar das plantas. Portanto, recomenda-se polvilhar o repolho até mesmo para jardineiros ocupados.
- Protege o repolho de pragas. Os processos de soltar o solo e amontoar o repolho permitem que você destrua as larvas da mosca do repolho e outras pragas. Portanto, as plantas têm menos probabilidade de serem atacadas por vários insetos.
Além disso, as camas com aterramento parecem mais organizadas e bonitas. Também se torna muito mais fácil cuidar e colher.
Cronometragem
Como regra, as mudas são plantadas pela primeira vez após o plantio em campo aberto em 10-16 dias. Durante esse tempo, ela já consegue ficar mais forte. Portanto, o jardineiro não pode ter medo de quebrar mudas finas e frágeis. O tempo de amontoa depende de onde é cultivado. Então, nas regiões sul e nos subúrbios, isso é feito antes. Mais tarde, nos Urais e na Sibéria. O número de outeiros de repolho não é limitado.
Como regra, os jardineiros retiram com cuidado uma pequena quantidade de solo até o caule a cada remoção de ervas daninhas. O repolho é totalmente batido, geralmente 2 a 3 vezes por temporada. A couve plantada no outono é batida apenas uma vez. Isso geralmente é feito cerca de uma semana após o transplante das plantas para o campo aberto. Não há necessidade de repetir o procedimento.
Regras fundamentais
Para agrupar o repolho corretamente, os jardineiros devem prestar atenção aos seguintes pontos.
- Vale a pena derramar apenas plantas fortes e saudáveis. Se o repolho estiver enfraquecido, é preciso esperar um pouco até que ele se recupere. Também é importante remover todas as ervas daninhas que crescem nos canteiros para garantir que as plantas recebam nutrientes suficientes. Isso geralmente é feito um pouco antes de amontoar. As ervas daninhas podem ser secas e usadas para cobrir o jardim. Além disso, muitas vezes é adicionado ao composto. Isso possibilita o aproveitamento de todos os resíduos da planta.
- É melhor realizar o procedimento de amontoado em um momento em que o solo está bem umedecido. É melhor fazê-lo após chuva ou rega abundante. Este procedimento ajudará a evitar que a umidade evapore do solo. Separadamente, deve-se notar que o amontoamento adicional de repolho após chuvas prolongadas ajudará a remover o excesso de umidade da plantação.
- Para amontoar uma safra, você pode usar uma enxada, enxada ou hiller. A escolha das ferramentas depende das preferências dos jardineiros. Algumas pessoas preferem usar uma espátula pequena e pontiaguda para colocar canteiros de repolho.
- É preciso polvilhar as plantas com cuidado, tentando não danificar o sistema radicular. Apenas a camada superficial do solo é usada para proteger o caule. Antes de amontoar, é importante quebrar bem todos os torrões de terra com uma enxada. O solo deve ser macio e facilmente respirável até as raízes das plantas.
- O solo não deve cair na folhagem verde. É especialmente importante lembrar disso ao amontoar mudas jovens. Se você borrifar as primeiras folhas verdadeiras com terra, o repolho se desenvolverá muito lentamente. Polvilhando a folhagem das plantas adultas, o jardineiro pode levar ao apodrecimento da cultura.
- O repolho amontoado pode ser combinado com a fertilização adicional de camas de repolho. Neste momento, as plantas podem ser alimentadas com cinza de madeira seca ou fertilizantes minerais de alta qualidade. Estes produtos podem ser aplicados no solo tanto a seco como em solução.
- Se o repolho foi plantado em solo arenoso, você não deve afrouxá-lo e amontoá-lo com frequência. Isso manterá o solo úmido por mais tempo.
Todas essas dicas simples serão úteis para pessoas que cultivam qualquer uma das variedades de repolho.
Empilhando diferentes tipos de repolho
Ao amontoar plantas, é importante levar em consideração as características específicas de várias plantas.
Brócolis
Você precisa borrifar o brócolis três semanas após pousar em um local permanente. O próximo procedimento é realizado após outros 10-12 dias. É muito importante polvilhar os brócolis com cuidado, levando uma pequena quantidade de terra até o caule. O solo deve estar úmido e bem solto. No futuro, os brócolis podem ser batidos no processo de cada capina do local. A altura do monte deve ser sempre mantida dentro de 4-6 centímetros.
Bruxelas
Ao cultivar couve de Bruxelas no país, você não deve amontoá-la. Este procedimento só prejudica as plantas jovens. O fato é que os frutos maiores costumam se formar nas axilas da folhagem inferior. No processo de amontoar os canteiros, o jardineiro pode danificá-los ou borrifá-los com muita terra. Tudo isso afeta negativamente a condição das plantas. Portanto, as camas só terão que ser afrouxadas de vez em quando, evitando-se uma forte compactação da terra.
Colori
Este tipo de repolho é picado após 8 a 10 dias. Na segunda vez, o procedimento é realizado uma semana após o aparecimento das inflorescências. Quando a cabeça do repolho começar a engordar, o repolho terá que ser batido novamente. Isso ajudará a evitar que ela caia.
Se os caules da planta forem curtos e fortes o suficiente, o solo pode ser coberto com cobertura morta. Para isso, você pode usar grama seca comum ou palha. Graças a isso, a umidade no solo será retida por muito tempo.
De cabeça branca
Esse repolho costuma ser amontoado duas ou três vezes durante a temporada. Durante o primeiro procedimento, pequenos montes são criados ao redor de cada arbusto. Antes do segundo tratamento, os jardineiros removem a folhagem inferior. Isso é feito para que não apodreçam. Depois disso, o monte é feito mais alto. Deve-se observar que, se as folhas inferiores são grandes e protegem bem o solo dos raios solares, não é necessário amontoar o repolho. O solo sob os arbustos permanecerá bem hidratado de qualquer maneira.
Separadamente, deve-se notar que algumas variedades de repolho não se aglomeram. Portanto, este procedimento pode destruir completamente a couve-rábano. O solo sob eles só precisa ser bem solto. Você não precisa se amontoar e repolho de Pequim. Para torná-lo suculento e grande, ele só precisa ser regado e alimentado regularmente.
Cuidados de acompanhamento
Para que o repolho se desenvolva bem após o amontoado, ele também precisa ser bem cuidado. Você precisa prestar atenção às seguintes atividades.
- Rega. O repolho é uma planta que adora umidade. Precisa ser regada principalmente nas primeiras semanas após o plantio em campo aberto, bem como durante a formação de espigas de repolho.Regue o repolho regularmente, prestando atenção às condições climáticas e do solo. Você pode entender que é hora de irrigar as plantas pelas condições do solo, que rapidamente seca e racha. Para regar, vale a pena usar água morna decantada. A melhor maneira de regar as plantas é borrifando. Nesse caso, eles se sentirão melhor do que ao regar pela raiz.
- Mulching. Alguns jardineiros, depois de amontoar canteiros de repolho, preferem cobrir adicionalmente os corredores com cobertura morta. Isso ajuda a fortalecer as fileiras e também a proteger o repolho das ervas daninhas. Nas camas, pode-se usar grama seca, serragem ou palha. Para repelir as pragas, os corredores podem ser polvilhados adicionalmente com bolo ou pó de mostarda. Esses produtos naturais são totalmente seguros para plantas e pessoas.
- Top dress. Para que o repolho cresça ativamente, ele pode ser alimentado adicionalmente após o amontoamento. Normalmente, uma solução de ureia é usada para esse propósito. Qualquer tipo de repolho pode ser fertilizado com esse produto. Variedades tardias de repolho são adicionalmente alimentadas com alimentos que contêm potássio. Este procedimento permite aumentar a vida útil das cabeças de repolho.
Após o procedimento, as plantas também são examinadas regularmente. Isso é feito para garantir que o procedimento não os prejudique de forma alguma. Também é importante verificar se as plantas não foram atacadas por insetos.
O repolho em campo aberto pode muito bem crescer sem amontoar. Mas este procedimento aumenta significativamente o rendimento da planta. Portanto, mesmo os jardineiros ocupados não devem ignorá-lo.
O comentário foi enviado com sucesso.