Como crescer um bom repolho?

Contente
  1. Semeando mudas
  2. Pouso em terreno aberto
  3. Rega
  4. Como e como fertilizar?
  5. Doenças e pragas
  6. Prevenção de doença
  7. Dicas de jardineiros experientes

O repolho é cultivado principalmente em plantações abertas, pois é problemático cuidar dele em uma estufa. Para obter uma colheita decente, é necessário cumprir todas as medidas agrotécnicas. É um processo trabalhoso, mas sem completar todas as etapas não será possível cultivar repolho de boa qualidade.

No artigo vamos falar sobre como cultivar um bom repolho: como plantar sementes para mudas, quando plantar em campo aberto, como cuidar de uma cultura e prevenir a invasão de pragas e doenças. Você também pode descobrir as dicas de manutenção que os jardineiros experientes oferecem.

Semeando mudas

Para obter bons brotos, você precisa de sementes de qualidade. Na hora de comprar sementes, é preferível dar preferência a marcas comprovadas. Certifique-se de prestar atenção ao momento: as mudas vão dar sementes com não mais de cinco anos de idade. As sementes já podem estar preparadas para o plantio: elas têm uma casca brilhante e são imediatamente semeadas para as mudas.

Se você comprou os usuais, terá que trabalhar com eles. Primeiro, é necessário calibrar e selecionar apenas grãos adequados para germinação.

Para descartar amostras de baixa qualidade, coloque todas as sementes em solução salina a 3%. Aqueles que vão brotar irão afundar, enquanto os "manequins" irão flutuar. Os grãos selecionados para a semeadura são desinfetados em solução de manganês: são mantidos por 20-25 minutos em água levemente rosada, colorida com permanganato de potássio. Em seguida, eles são deixados em toalhas de papel umedecidas com um estimulador de crescimento para o inchaço por 3-4 dias. Em seguida, as sementes passam por um processo de endurecimento: durante o dia são mantidas em temperatura ambiente e, durante a noite, são colocadas na geladeira. Essas manipulações são feitas em 2-3 dias.

O solo para mudas pode ser comprado pronto (vendido especificamente para repolho) ou feito por você. Para uma das receitas, você precisará de terra preta e turfa baixa (2 partes cada), húmus e areia do rio (1 parte cada). Para cada balde dessa mistura, adicione 1 colher de sopa de superfosfato e cinzas (madeira).

As sementes são semeadas em ranhuras até 1 centímetro de profundidade, mantendo uma distância de 4-5 cm entre elas. Ao regar, você precisa usar um borrifador e, em seguida, cobrir os potes com material de cobertura. A temperatura não deve ser inferior a +18 graus, mas não vale a pena mantê-la acima de +22 graus. Nessas condições, os primeiros brotos aparecerão após 5-7 dias. O abrigo é removido e as mudas são mantidas a uma temperatura de + 15-17 graus durante o dia e não inferior a + 8-10 graus à noite.

As plantas neste estágio precisam fornecer 15 horas de luz do dia. Assim que os brotos derem 2-3 folhas, as mudas são mergulhadas em pequenos copos separados (você pode usar os de plástico, mas é melhor usar os de turfa de qualquer maneira). Ao mesmo tempo, a raiz central é encurtada em um terço: provoca a formação de processos laterais, o que é indesejável. Seu rendimento depende da correta implementação dessas medidas na fase inicial de crescimento da cultura.

É assim que as variedades de repolho branco são cultivadas, bem como as subespécies com folhas roxas.

Pouso em terreno aberto

Duas semanas antes do plantio em campo aberto, ou pelo menos 10 dias antes, as mudas começam a endurecer, por isso se adaptam mais rápido às novas condições e crescem melhor. O endurecimento consiste em deixar os rebentos ao ar livre por um período cada vez mais longo.

Eles podem suportar temperaturas até mesmo de +5 graus.Se o tempo permitir, alguns dias antes do transplante, as mudas de repolho são deixadas para o dia e dormem do lado de fora. O tempo de plantio de mudas em terreno aberto pode variar dependendo da variedade, região e condições climáticas.

A tecnologia de cultivo e a tecnologia agrícola são as mesmas, apenas o tempo de plantio e colheita pode ser diferente. Nas latitudes meridional e média, as mudas de repolho são geralmente transplantadas do final de maio ao início de junho.

Cada arbusto deve ter pelo menos 5-6 folhas e uma altura de pelo menos 10 centímetros.

Um lugar

A couve não é plantada à sombra: para que dê um bom ovário, floresça e forme uma cabeça de couve de boa qualidade, o local deve estar ao sol. É melhor decidir no outono onde o repolho vai crescer na nova estação e começar a processar esta zona com antecedência: fertilizar, soltar e assim por diante.

Tecnologia

A marcação dos canteiros é feita de forma que as fileiras fiquem a meio metro umas das outras (dependendo da variedade, essa distância pode chegar a 70 cm). Também é melhor deixar até meio metro entre os furos. Para ter uma boa colheita, é correto seguir as instruções dependendo da variedade. Húmus (até 1 kg) e cinzas (até 500 g) são despejados sob cada muda, a raiz e o caule são aprofundados no solo até o início da folhagem. Regue o arbusto e espalhe terra seca por cima. Mudas de repolho não têm medo de pequenas geadas, elas suportam temperaturas de até -5 graus.

Em condições climáticas desfavoráveis, é ainda melhor segurar e cobrir as mudas com agrofibra, tendo previamente erguido uma moldura de madeira sobre os canteiros de repolho. Isso é especialmente verdadeiro para a área da Sibéria, os Urais. O crescimento futuro dependerá de como você cuida das plantações.

Rega

A rega regular é uma das condições para uma boa formação e crescimento da couve. Mas se a cabeça do repolho estourar por dentro, significa excesso de umidade. Isso geralmente acontece durante a estação chuvosa. Se o clima permitir que você não regue, não coloque o excesso de umidade no solo. Ao mesmo tempo, deve-se entender que o sistema radicular do repolho é raso e se alimenta da camada superior, portanto, é sempre mantido úmido, principalmente imediatamente após o transplante das mudas para o campo aberto.

Durante esse período, em dias de sol, você pode regar diariamente. Quando as cabeças do repolho começam a se formar, a safra pode ser regada uma vez por semana. Você precisa monitorar constantemente a condição do solo. Para isso, os jardineiros experientes usam um teste simples. Pegue um punhado de terra e forme um caroço. Se a terra não se aglomera, isso significa que o solo está seco, a planta precisa ser regada por muito tempo. Se um caroço se formou, mas quebrou ao atingir o solo de um metro de altura, isso também indica que é hora de regar o repolho.

Mas se o caroço não quebrou de um metro de altura, permaneceu intacto e pegajoso, então você pode esperar até que o solo seja umedecido.

O repolho precisa de umidade, mas isso não significa que o local precise ser transformado em um pântano. Este é um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos e outras doenças, além disso, o sistema radicular pode apodrecer se houver umidade excessiva. O melhor método de rega para o repolho é a irrigação por gotejamento. Se você usar o método de aspersão, é melhor fazer isso de manhã cedo, antes que o sol apareça. Deve-se notar que com este método de rega freqüentemente aparecem lesmas e caracóis, o que pode levar muito tempo para lutar.

A propósito, as cinzas espantam as lesmas, portanto, se depois de regar você polvilhar os canteiros de repolho com pó de cinza, você não só salvará a planta da praga, mas também alimentará o arbusto com um elemento útil. A rega é interrompida cerca de 20 dias antes da colheita das cabeças de repolho. Se você regar o repolho até o fim, as cabeças do repolho podem estourar.

Como e como fertilizar?

No processo de crescimento, a cultura absorve todos os nutrientes do solo, por isso é tão importante preparar o solo para os plantios de repolho no outono, inclusive eles precisam ser bem fertilizados. Além disso, é importante alimentar os arbustos após o plantio em terreno aberto. Isso é suficiente para variedades precoces, mas o repolho médio e tardio em processo de crescimento deve ser alimentado com mais frequência. No entanto, a fertilização precoce com potássio antes da formação de espigas de repolho não faz mal. Não é adicionado imediatamente, uma vez que o potássio é rapidamente destruído.

Normalmente, 2-3 semanas após o plantio das mudas, os arbustos são alimentados duas vezes com fertilizante potássico com um intervalo de 10 dias. Para tal, por exemplo, é adequada uma solução de monofosfato de potássio (utiliza-se 10 g por 1 metro quadrado). Você também pode usar formulações complexas que contenham potássio. Eles devem ser usados ​​de acordo com as instruções. Variedades médias e tardias após a fertilização com potássio são fertilizadas com matéria orgânica líquida. Para isso, esterco de vaca, excrementos de pássaros, grama recém-cortada ou ervas daninhas são mantidos na água.

Qualquer um desses ingredientes (frescos) é colocado em um barril, mexido em água morna e deixado para fermentar por cerca de uma semana, talvez 10 dias. O líquido é despejado em aproximadamente o mesmo volume: 3 kg de verbasco, 1,5 kg de fezes de pássaros, 10 kg de grama são levados para 15 litros de água.

Em seguida, a infusão é diluída com água (1 litro por balde de água) e despejada sobre o repolho pela raiz. Um balde é suficiente para regar quatro arbustos de couve. Variedades médias são regadas com tal molho 2 vezes, tarde - 3-4 vezes.

Esta cultura adora um bom meio nutritivo, mas tanto a rega quanto a alimentação do repolho são interrompidas 3 semanas antes da colheita.

Doenças e pragas

O repolho deve ser protegido de lesmas, caracóis, formigas, lagartas escuras, vários vermes, pulgões, moscas do repolho. Além disso, você precisa processá-lo a partir de pulgas crucíferas. Em casa, tudo isso é possível. Pulverizar com remédios populares ou livrar-se de pragas com preparações industriais - cada jardineiro toma uma decisão independentemente.

Portanto, para combater os insetos, pode-se polvilhar a planta com uma solução de sabão à base de sabão em pó (72%), infusão de alho, ou comprar composições químicas altamente especializadas. Em casos difíceis, quando o arbusto murcha pelo fato de uma praga o comer, quando fica coberto de pontos pretos, a cultura pode ser salva com "Karbofos", "Tiofos".

Manchas escuras ao redor da cabeça do repolho indicam um mosaico de nabo - é uma doença viral para a qual, infelizmente, não há cura. Aqui a prevenção é de grande importância e, se a planta ficar preta e apodrecer, é podada na base e destruída. O mesmo se aplica a mudas cortadas ao nível do solo.

No futuro, a desinfecção do solo será realizada em tais canteiros. Para fins preventivos, as medidas de desinfecção do solo são realizadas na primavera. Se o repolho em diferentes estágios de desenvolvimento se deitar, ficar amarelo, rachar, esticar ou você notar outros sinais semelhantes, isso pode indicar as seguintes doenças fúngicas:

  • oídio;
  • fusarium;
  • podridão branca;
  • quilha de repolho e assim por diante.

Se você interromper sua propagação a tempo, as plantações de repolho podem ser salvas. Observe os sintomas.

Prevenção de doença

Para evitar a propagação do fungo, é necessário soltar o solo ao redor dos arbustos em canteiros de repolho. É melhor afrouxá-lo com um ríper especial, mas se a área de plantio for pequena, você pode manipulá-lo com um simples garfo de mesa. É melhor realizar esta operação após cada rega, logo que o solo esteja ligeiramente crostoso. O freixo é considerado um fiel amigo do repolho, que não só nutre a cultura, mas também protege contra as pragas. Peneire a cinza e espalhe-a sobre as plantas uma vez por semana ou a cada 10 dias.

Esse procedimento regular afugentará os insetos nocivos dos canteiros de repolho. Com o mesmo propósito, plante malmequeres próximos, e se isso não for possível, a infusão dessas flores também vai espantar as pragas do repolho, como, aliás, a infusão de alho. Essas infusões são boas não apenas para fins preventivos, mas também diretamente na luta contra criaturas que já apareceram. Se você não consegue lidar com os remédios populares, terá de recorrer às drogas industriais.Mas se você cuidar bem da plantação, não precisará de produtos químicos, e seu uso é indesejável se você deseja obter produtos ecologicamente corretos.

Dicas de jardineiros experientes

O repolho adora luz, portanto, áreas sombreadas não são alocadas para suas plantações, caso contrário, ele simplesmente soltará uma folha, e não formará espigas de repolho. Para obter uma boa colheita, jardineiros experientes são aconselhados a plantar repolho em uma área plana e bem iluminada. A cultura é despretensiosa para o solo, mas cresce melhor em solo solto. É melhor preparar os canteiros para mudas de repolho no outono. Durante a aração, matéria orgânica e fertilizantes minerais são aplicados. No primeiro caso, pode ser composto, húmus, composição de turfa a uma taxa de 7-8 kg por 1 metro quadrado, e como uma composição mineral, você pode usar, por exemplo, superfosfato a uma taxa de 30-40 g por 1 metro quadrado.

O repolho não gosta de um ambiente de solo ácido, portanto, se necessário, para a desoxidação, farinha de dolomita (calcário) ou penugem (0,5 kg por 1 metro quadrado) pode ser misturada ao solo e, na primavera, adicionar ureia (1 colher de sopa por 1 metro quadrado).

Jardineiros experientes prestam atenção a um ponto tão importante como observar a rotação de culturas durante o cultivo de repolho. Essa cultura prospera no local das batatas, canteiros de tomate, depois do feijão e de outras leguminosas. Mas depois de nabos, rabanetes, rutabagas, rábano, mostarda e outros tipos de repolho, é melhor não plantar a cultura.

Só depois de 3-4 anos será possível planejar o plantio de couve nesses locais.

Um jardineiro trabalhador certamente receberá gratidão na forma de belas cabeças de repolho barrigudas no final da temporada. Para preservá-los por mais tempo, as cabeças do repolho são arrancadas junto com a raiz. Eles limpam os rizomas do solo, cortam o excesso de folhagem, deixando apenas 3-4 folhas tegumentares, e os penduram em um cordão ou arame com um toco em um depósito.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário