O que colocar no buraco ao plantar repolho?

Contente
  1. Por que adicionar fertilizante?
  2. Opções possíveis
  3. Erros comuns

A alimentação regular da couve ao longo do seu cultivo é uma das condições de que depende o volume e a qualidade da futura colheita. Jardineiros experientes realizam a primeira alimentação desta cultura em campo aberto na fase de plantio, adicionando os nutrientes necessários diretamente na cova de plantio. Considere o que você pode adicionar à cova ao plantar repolho para garantir uma boa colheita.

Por que adicionar fertilizante?

Jardineiros experientes, ao plantar mudas de repolho em terreno aberto, adicionam vários aditivos aos buracos por vários motivos principais. Na maioria das vezes, isso é feito para aumentar a fertilidade do solo no local de plantio. Este procedimento é especialmente relevante no plantio de mudas de repolho em áreas com solo pobre e infértil, onde é cultivado um grande número de plantas cultivadas que consomem nutrientes ativamente (por exemplo, nitrogênio e potássio).

Alguns aditivos são adicionados à cova no plantio da couve para melhorar a estrutura ou diminuir a acidez do solo. É sabido que esta cultura de jardim cria raízes extremamente precárias e cresce lentamente em solos pesados, densos e ácidos.

Se o residente de verão não cuidar de resolver esses problemas com antecedência (desoxidando o solo ou melhorando suas propriedades estruturais), suas chances de obter uma colheita farta e de alta qualidade serão muito pequenas.

Certos tipos de aditivos são introduzidos pelos jardineiros em covas de plantio para proteger o sistema radicular das mudas de pragas. Normalmente, esses aditivos estão na forma de fragmentos ou grânulos de ângulo agudo que bloqueiam o acesso de pragas de insetos às raízes tenras das plantas jovens.

Outro grupo de agentes adicionado aos buracos durante o plantio de repolho permite desinfetar o solo de bactérias patogênicas, vírus e fungos. Em particular, seu uso é importante no plantio de mudas de repolho em áreas onde antes havia casos de infecção de plantas cultivadas com infecções bacterianas, virais ou fúngicas (podridão).

Opções possíveis

Para aumentar a fertilidade do solo, jardineiros experientes geralmente adicionam os seguintes fertilizantes orgânicos e minerais às covas de plantio:

  • nitrogênio matéria orgânica - estrume de vaca ou cavalo apodrecido (consumo por cova - um copo sem tampa);
  • humates (a dosagem é calculada de acordo com as instruções de preparação);
  • suplementos de fósforo - 15 gramas de superfosfato por poço;
  • suplementos de potássio - 25-30 gramas de sulfato de potássio por poço;
  • aditivos contendo nitrogênio (ureia, sulfato de amônio), sua dosagem também é calculada de acordo com as instruções.

Fertilizantes contendo nitrogênio aplicados na cova durante o plantio de mudas de repolho permitirão ainda mais que as plantas jovens acumulem massa verde de forma mais ativa, o que terá um efeito benéfico no tamanho, peso e sabor das cabeças de repolho. Porém, exceder deliberadamente a dosagem dos medicamentos no plantio de mudas de repolho nas covas não é recomendado, pois pode prejudicar a formação de espigas de repolho (devido ao excesso de nitrogênio podem ficar soltas, lignificadas e duras). Além do mais, com alto teor de nitrogênio no solo, o repolho pode começar a acumular nitratos prejudiciais.

A cobertura contendo fósforo, por sua vez, pode ser colocada nos orifícios para estimular o crescimento das mudas de repolho, acelerando o desenvolvimento de seu sistema radicular. Os fertilizantes à base de potássio também ajudam as plantas jovens a se desenvolverem mais ativamente, fortalecendo sua imunidade, permitindo-lhes resistir com mais sucesso às pragas de insetos.

A cinza de madeira é um fertilizante natural universal que contém mais de 30 valiosos microelementos necessários para as plantas. Freqüentemente, a cinza é adicionada ao plantar mudas de repolho em buracos na quantidade de 1 a 2 colheres de sopa. Este suplemento simples e acessível permite não só enriquecer o solo com nutrientes, mas também melhorar a sua estrutura, bem como reduzir a acidez. Uma condição importante é a utilização de cinzas obtidas da queima de madeira e resíduos de madeira, e não resíduos de casas de veraneio.

Cal apagada e farinha de dolomita são dois ingredientes populares que os jardineiros costumam adicionar em covas de plantio para desoxidar o solo. Para obter o efeito desejado, um desses componentes é derramado nas covas de plantio na quantidade de 1-2 colheres de chá.

O húmus é um alimento orgânico natural obtido pelo superaquecimento de dejetos de gado e resíduos de plantas. A introdução do húmus no solo no momento do plantio das plantas permite melhorar a sua estrutura e drenagem, para aumentar o teor de nutrientes (micro e macroelementos valiosos) que as plantas necessitam durante o período de desenvolvimento ativo. Dada a inocuidade deste fertilizante natural, é permitido adicioná-lo às covas de plantio em quantidades maiores - até 2 punhados.

Cascas de ovo esmagadas são um aditivo simples, inofensivo e acessível que os jardineiros costumam colocar nos buracos ao plantar repolho para proteger as plantas de pragas como ursos, lesmas e vermes. Residentes de verão experientes argumentam que uma pequena quantidade (1-2 colheres de chá) de cascas de ovo esmagadas protegerá as delicadas raízes das mudas de repolho de pragas que podem se mover ativamente em busca de alimento nas camadas superficiais do solo.

Esses produtos são os mais utilizados no plantio de repolho. Como mostra a prática, o efeito máximo é fornecido pelo uso dos meios acima em combinação uns com os outros (não sozinhos). Abaixo estão as misturas mais populares que os residentes de verão adicionam para plantar covas para aumentar a produção de repolho:

  • um punhado de húmus e um punhado de cinzas de madeira;
  • uma pequena quantidade de cascas de ovo esmagadas, um punhado de serragem embebida em alcatrão de bétula, fertilizante complexo (dosagem de acordo com as instruções);
  • um copo de verbasco (estrume podre) e 1-2 copos de cinza de madeira;
  • superfosfato, sulfato de potássio e um copo de cinzas (os medicamentos são tomados nas dosagens acima).

Na falta de alguns aditivos, não é proibida a colocação de qualquer um dos componentes anteriores na cova, tendo em conta a sua posterior ação (alimentar as mudas, desoxidar o solo ou melhorar a sua estrutura). Você também pode usar fertilizantes complexos prontos de fabricantes confiáveis. São produtos como Biona, Florizel, Agricola, Fertika.

Erros comuns

Um dos erros mais comuns que os jardineiros novatos costumam cometer é a introdução de esterco fresco que não teve tempo de girar no buraco. Nesse caso, o sistema radicular das mudas de repolho será inevitavelmente danificado por queimaduras. Apenas estrume podre pode ser introduzido nos buracos (quando esfregado nas mãos, o estrume podre não exala um cheiro específico e se transforma em pó).

Outro erro comum de alguns jardineiros é adicionar grande quantidade de aditivos e curativos ao plantar repolho em áreas com solo fértil e bem drenado (terra preta). Nesse caso, um excesso de nutrientes no solo pode ter um efeito extremamente negativo na qualidade da colheita.

Não é estritamente permitido plantar mudas de repolho em um buraco de fertilizante sem regar subseqüentemente.Depois de colocar uma planta jovem no buraco, o solo no local de plantio deve ser abundantemente derramado com água morna e sedimentada para proteger o sistema radicular da muda de queimaduras.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário