Tudo sobre o cultivo de couve de Bruxelas

Contente
  1. Seleção de variedade
  2. Preparação de material de plantio
  3. Como cultivar mudas?
  4. Escolha de um local de pouso
  5. Como plantar em terreno aberto?
  6. Cuidados de acompanhamento
  7. Doenças e pragas
  8. Colheita e armazenamento

O cultivo da couve de Bruxelas não é fácil e demorado. É um vegetal muito exigente de cuidar, não resiste a altas temperaturas, costuma ser atacado por pragas e amadurece por muito tempo. Apesar de esta planta ser típica da nossa zona natural e climática, nem todos os veranistas conseguem uma boa colheita.

Seleção de variedade

A couve de Bruxelas é uma das variedades mais comuns de repolho no século 17 na Bélgica, seus ancestrais vêm do clima subtropical do Mediterrâneo.... Foi deles que a planta recebeu sua termofilicidade. No entanto, a mesma qualidade limita significativamente a propagação da couve de Bruxelas na Europa Oriental.

Esta cultura parece bastante incomum - caules grossos de 80-100 cm de altura são literalmente cobertos com pequenas cabeças de repolho de 3-4 cm de tamanho, seu tamanho é comparável ao de uma noz. Cada haste cresce de 30 a 100 peças. Na maioria das vezes, o repolho é verde com uma tonalidade lilás. Dependendo das características varietais., Os frutos podem ser soltos ou densos.

No total, são conhecidas mais de uma dúzia de variedades de couves de Bruxelas, que diferem na origem e no tempo de maturação. Ao escolher as variedades de couve de Bruxelas, é necessário levar em consideração seus principais parâmetros.

  • O período de amadurecimento da cultura - mesmo as variedades mais antigas dão uma colheita não antes de 130 dias após o plantio. Além disso, quanto mais a leste a zona de plantio, mais razões para plantar variedades de maturação precoce no local.
  • Produção - a variedade mais popular de Hércules dá até 40 cabeças de repolho. No entanto, nos últimos anos, muitos híbridos foram criados, os quais se distinguem por um grande tamanho de fruto e um aumento no rendimento de até 50%.
  • Beneficiar - todas as variedades nacionais funcionam sem alterar a composição de qualidade há muitos anos. No entanto, os híbridos criados por criadores estrangeiros contêm uma ordem de magnitude a mais de minerais, caroteno e proteína.

De acordo com o método de obtenção de sementes, todos os tipos de repolho são divididos em tal.

  • Variedades - As plantas herdam bem todas as características básicas. Distinguem-se pelo sabor apurado, as espigas ficam fortes, mas a colheita também é mais longa.
  • Híbridos - retêm características varietais principalmente na primeira geração, pois são marcadas com a marcação F1. Os talos dessa couve são mais baixos e há mais frutas. Todas as cabeças de repolho ficam prontas ao mesmo tempo.

Além disso, o repolho pode ser branco e vermelho. As últimas variedades são caracterizadas por um alto teor de antocianinas. Na região de Moscou e na parte central do nosso país, cultivam-se principalmente variedades precoces e intermediárias. As tardias têm um longo período de crescimento, seus repolhos são empatados na segunda quinzena de setembro. É por isso que essas variedades são ótimas apenas para as regiões do sul; no norte e no noroeste, elas nem mesmo têm tempo para formar uma roseta, muito menos para amadurecer.

Na parte central do nosso país e no Extremo Oriente, as variedades precoces com um período de maturação de 130 a 14 dias são as mais difundidas:

  • Franklin;
  • Ilha Longa.

Um pouco menos frequentemente, variedades com um período médio de amadurecimento de 140 a 160 dias são usadas:

  • Pulseira granada;
  • Constelação;
  • Rosella.
  • Casio;
  • Empresa engraçada;
  • Comandante.

Tenha em mente que sob fatores externos desfavoráveis, as variedades de maturação precoce renderão uma colheita um pouco mais tarde. Normalmente, quando o tempo está muito quente ou, inversamente, muito frio, esse período aumenta em 10-14 dias.

Em Kuban e em outras regiões do sul, os residentes de verão preferem estas variedades:

  • Boxer;
  • Diamante;
  • Winter Sando.

As seguintes variedades amadurecem de outubro a fevereiro:

  • Falstaff - esta é uma variedade rara com tonalidade lilás, para o amadurecimento total necessita de geadas leves de -2-5 graus.
  • Hills ideal - essa couve começa a cantar em novembro, e a formação dos frutos vai até fevereiro.

Preparação de material de plantio

A preparação da semente antes da semeadura desempenha um papel especial na tecnologia agrícola. Primeiro você precisa abater mudas não viáveis. Para fazer isso, eles são colocados em uma solução salina por 10-15 minutos. Todas as sementes que surgiram estão vazias, podem ser jogadas fora com segurança, não vão brotar. Com todo o resto, é feito o processamento, que inclui várias atividades.

  • Endurecimento - as sementes preparadas são colocadas em uma garrafa térmica com água aquecida a 40-50 gramas, depois por 2-3 minutos - em água fria. As manipulações são repetidas três vezes. Isso vai melhorar a germinação e aumentar a resistência da planta às flutuações de temperatura.
  • Ativação - para acelerar a germinação, as sementes são colocadas em uma solução de estimulador de crescimento. Os mais eficazes são o Zircão e o Epin, o humato de potássio dá um bom resultado. Dos remédios populares, os jardineiros experientes usam soluções de mel e ácido succínico. Após o processamento, as sementes são lavadas com água corrente e mantidas na geladeira por cerca de um dia.
  • Desinfecção - na fase final, as sementes devem ser condicionadas em solução de permanganato de potássio ou em qualquer composição biofungicida por cerca de 10-15 minutos. Isso é importante para prevenir doenças fúngicas, às quais qualquer cultura de repolho está sujeita.

Após este tratamento, as sementes são secas até ao estado de fluidez e plantadas no solo. Se desejar, você pode embeber a semente, desta forma você pode acelerar o surgimento dos brotos por alguns dias. Para isso, coloque as mudas sobre um pano de algodão, cubra por cima, borrife com água de um borrifador e deixe em local aquecido por 4-6 dias.

Durante esse tempo, é importante garantir que a gaze permaneça úmida. Assim que as sementes chocarem, você pode movê-las para o solo.

Como cultivar mudas?

Na maioria das vezes, as couves de Bruxelas são cultivadas em mudas.... Na Rússia central, o plantio é realizado em meados de março, no sul, você pode semear em duas etapas - em março e depois em meados de maio. Nesse caso, você pode colher a fruta duas vezes.

Importante: é muito difícil cultivar mudas de couve de Bruxelas em casa. As plantas jovens precisam de frescor, quando durante o dia a temperatura não ultrapassa os +15 graus e à noite cai para + 5-6 graus. É por isso que fará calor em casa e a cultura precisará de iluminação adicional. Ao mesmo tempo, o porão está inutilizável, pois o repolho precisa de uma luz forte. Uma varanda ou uma loggia sem aquecimento podem ser ideais.

É muito mais fácil cultivar mudas em uma estufa. Em condições favoráveis, mostra-se forte e bem desenvolvido.

Preparação do solo e semeadura

Para obter uma planta forte, é importante escolher o substrato certo. O melhor de tudo é que a cultura cresce e se desenvolve em uma mistura de solo composta de turfa, turfa e areia, tomadas em proporções iguais. Para prevenir infecções fúngicas, devem ser adicionadas 10 colheres de sopa de cinza de madeira picada para cada 10 kg de solo. Importante: É indesejável o uso do solo para o plantio de repolho, no qual já foram cultivados quaisquer representantes da família dos crucíferos. Isso aumenta drasticamente o risco de contrair infecções típicas dessas plantas.

Para plantar sementes, você pode usar copos ou recipientes de turfa.O primeiro método é preferível, pois ao transplantar para um terreno aberto, você não terá que soltar as raízes com um torrão de terra - você pode plantar mudas junto com um recipiente, a turfa rapidamente moerá no solo e criará alimento adicional. No plantio em box é necessário manter uma distância de 3 a 5 cm entre as sementes, as mudas são enterradas 1,5 cm, bem umedecidas, cobertas com fiado e encaminhadas para local fresco e com alta umidade.

Cuidado

Nas primeiras duas semanas após o plantio das sementes, a rega é limitada. É importante manter o solo úmido para que o torrão de terra não seque, mas o transbordamento também deve ser evitado. A água é utilizada parada, sempre à temperatura ambiente. Se você irrigar com água fria, a atividade de formação de raízes será drasticamente reduzida e as folhas receberão menos umidade. A rega é interrompida uma semana antes do transplante para o solo. O enfeite superior de mudas executa-se duas vezes. A primeira vez está na fase de duas folhas reais. Neste ponto, o medicamento Kemira-lux dá um bom resultado a uma taxa de 1-2 g / l. Um copo da solução preparada é suficiente para fertilizar 5 plantas.

Na segunda vez, o fertilizante é aplicado 10-14 dias antes de ir para um terreno aberto. Nesse estágio, as plantas precisam de potássio, nitrogênio e fósforo, então a mistura de nutrientes é deixada à base de uréia, sulfato de potássio e superfosfato, tomados na proporção de 1: 1: 1. Ao mesmo tempo, você pode pulverizar com uma solução de sulfato de cobre para prevenir doenças fúngicas.

Duas semanas antes do plantio em terreno aberto, é necessário iniciar o endurecimento. Para isso, a planta é levada para a sacada ou varanda a partir de 1 hora e aumentando gradativamente o tempo de permanência na rua para 18 a 20 horas.

Picking

Mudas de couve de Bruxelas cultivadas em recipientes devem ser mergulhadas em copos separados no estágio de uma folha. Antes do transplante, o solo é regado com uma solução fraca de permanganato de potássio. É melhor plantar um rebento com um torrão de terra e certificar-se de que as raízes frágeis não se dobram. A raiz central pode ser um pouco encurtada - isso estimula a formação ativa das raízes laterais. É necessário regar as mudas cortadas depois que a terra seca.

Escolha de um local de pouso

O melhor de tudo é que a couve de Bruxelas cresce e se desenvolve em solos levemente ácidos com um pH de 5-5,1. Esse tipo de repolho é muito exigente quanto à fertilidade do solo. Claro, a safra também pode dar frutos em solos esgotados, mas o rendimento neste caso será muito pequeno. O repolho é fotófilo, o melhor é escolher um local para ele que seja bem iluminado ao longo do dia. Mesmo o sombreamento de curto prazo não é adequado para esta cultura. As couves de Bruxelas adoram margas com uma alta concentração de húmus. Ela não gosta de umidade estagnada, então a água subterrânea não deve passar mais de 50 cm do nível do solo. Se for impossível encontrar tal lugar, é melhor organizar uma cama alta para a planta.

A preparação do terreno para o plantio começa no outono. Neste momento, uma escavação profunda é realizada e fertilizantes são aplicados - estrume ou composto na proporção de 3-5 baldes por metro quadrado de plantio. Alternativamente, resíduos vegetais e alimentares podem ser adicionados, com exceção de resíduos de repolho. Além disso, a introdução simultânea de matéria orgânica e cal (com forte acidificação do solo) não é recomendada. Os melhores precursores da couve de Bruxelas são o endro, a salsa e a alface. A safra pode ser cultivada após ervilhas, batatas, pepinos, bem como cebolas e alho.

Qualquer crucífero - repolho, nabo, rabanete, bem como feijão, tomate e morango são indesejáveis ​​para ela.

Como plantar em terreno aberto?

Em campo aberto, as couves de Bruxelas são movidas por 45-55 dias; em condições climáticas favoráveis, você pode transplantar por 30-35 dias. O crescimento excessivo não deve ser permitido - as mudas devem ter 4-6 folhas verdadeiras, ela deve parecer saudável e forte. Mudas doentes são mantidas por até 55 dias para que ganhem massa.Dependendo das condições meteorológicas, este período cai no período de meados de maio a meados de junho. Uma hora antes do transplante, o solo do recipiente deve ser umedecido. O trabalho de plantio é realizado necessariamente em tempo nublado ou à noite, após o pôr do sol. Um degrau de 50-60 cm é protegido entre as plantas, o mesmo padrão é mantido nos corredores.

No fundo da cova de plantio despeja-se argila expandida ou pedra triturada para drenagem, introduz-se um pouco de estrume e juntam-se algumas colheres de sopa de cinza de madeira. Jardineiros experientes colocam cascas de cebola ou alho para repelir as pragas e irrigam abundantemente para obter "lama". É nele que as mudas são plantadas, aprofundando-se até as folhas inferiores. Em seguida, a terra é compactada e regada novamente, gastando-se cerca de 1 litro para cada arbusto. Para manter a umidade no solo, as camas são cobertas com palha. A primeira semana de plantio é esticada com qualquer material de cobertura de cor clara. Isso permite que você proteja a planta dos raios ultravioleta até que se adapte a um novo lugar.

Cuidados de acompanhamento

Cuidar da couve de Bruxelas é fácil. Ela precisa de procedimentos padrão - regar, afrouxar, remover ervas daninhas e fertilizar. Em tempo nublado, o repolho é regado duas vezes por semana, em tempo de chuva não é regado de forma alguma. Em dias quentes, a frequência da irrigação é aumentada em até 3-4 vezes por semana. Ao mesmo tempo, a rega deve ser abundante, pois as raízes desta cultura se aprofundam no substrato. Couves de Bruxelas requerem fertilização. Ao longo da estação de crescimento, ele precisa de nitrogênio, potássio e fósforo. Ainda na fase de formação fetal, a aplicação de curativos contendo nitrogênio é suspensa para evitar o acúmulo de nitratos nos frutos.

A fertilização é feita uma vez por semana. Nos estágios iniciais, as composições orgânicas e minerais se alternam. Um bom efeito é obtido pela pulverização foliar com Aminazin É uma preparação à base de aminoácidos que estimulam o crescimento ativo da cultura. De produtos orgânicos, uma infusão de excrementos de pássaros ou verbasco é usado. No primeiro caso, 500 g do componente é levado para um balde de água, no segundo - 1 kg. Você também pode usar humates em (10 ml / balde de água) ou infusão de ervas (2 kg por 10 l). Como curativos minerais, eles levam complexos prontos, por exemplo, Agrícola. A mistura de nutrientes pode ser preparada manualmente à base de uréia, infusão de cinzas e sulfato de amônio.

Mais perto do outono, a estrutura dos curativos é alterada. Neste momento, deve haver três minerais para um orgânico. Além disso, nos fertilizantes, a dose de potássio aumenta drasticamente - para isso, adiciona-se cinzas ou sulfato de potássio. Para acelerar a formação de cabeças de repolho, molibdato de amônio é adicionado a cada curativo superior na ponta de uma faca. Na fase de formação do fruto, os orgânicos são completamente excluídos, restando apenas os minerais. A terra deve ser constantemente afrouxada, pois o repolho requer um solo bem drenado e arejado. Neste caso, não deve ser feito amontoamento, pois pode levar ao apodrecimento da parte inferior do caule. Na primeira década de agosto, os topos devem ser encurtados em 3-4 cm. Isso limitará o crescimento da planta e permitirá que você canalize energia para a formação de espigas de repolho.

Doenças e pragas

Ao contrário de todos os outros tipos de repolho, a couve de Bruxelas raramente sofre de quilha. No entanto, outras infecções costumam afetá-la.

  • Podridão - afeta a parte inferior do caule, ocorre quando a planta está amontoando. É tratado com agentes contendo cobre.
  • Fomoz - manifesta-se pelo aparecimento de manchas castanhas com pintas pretas nas folhas. Nas fases iniciais da lesão, o tratamento com Trichodermin dá bons resultados.

As pragas também podem causar grandes danos. Pulga crucífera - cobrir as camas com um pano não tecido ajuda a proteger contra ele. A pulga não consegue passar e não prejudica as folhas inferiores.

Cal do repolho - durante o verão da praga, a trama fica coberta com lutrasil por um dia. O inseto não voa à noite, então o abrigo é removido.

Colheita e armazenamento

As couves de Bruxelas são colhidas à medida que os frutos se formam. Na Sibéria, esse trabalho começa em meados de setembro e continua até o início de um clima frio estável. No sul, as frutas são colhidas em meados de agosto. A peculiaridade dessa cultura é que o amadurecimento dos frutos é desigual. Portanto, a colheita é realizada à medida que as espigas amadurecem. Em primeiro lugar, são recolhidos os inferiores, depois os centrais e os últimos - os apicais. Nesse caso, os frutos devem ser cortados perto do caule, caso contrário o repolho se desfará em folhas.

Você pode remover o repolho inteiro cortando o caule perto do solo. Em seguida, as cabeças de repolho são removidas durante o armazenamento, conforme necessário.

O repolho é armazenado em caves em caixas de madeira ou pendurado. Ao pendurar na planta, todas as folhas são cortadas, exceto as de cima. Se a umidade da sala for inferior a 85%, então o repolho deve ser embrulhado em filme plástico, à medida que aparece condensação, o abrigo é trocado. Quando colocado em caixas, o repolho deve ser removido do caule e colocado próximo um do outro em fileiras densas. É aconselhável mudar as fileiras com areia ou serragem. A parte superior dos recipientes é frouxamente coberta com papelão. Não vale a pena cobri-los com filme, pois neste caso a colheita será afetada pela podridão. Nessa forma, o repolho mantém suas características de sabor por até 3-4 meses.

Em casa, o repolho é geralmente congelado para o inverno - isso preservará as frutas até a próxima colheita. Um pequeno truque para a vida: Antes de congelar, é aconselhável marcar o repolho em solução salgada por um quarto de hora. Se os insetos se instalaram lá dentro, eles certamente irão flutuar. A couve de Bruxelas é um tesouro em vitaminas, proteínas e minerais. Distingue-se por um sabor delicado, por isso é muito procurado nas dietas dietéticas. Nesse caso, a planta pode ser utilizada para preparar o primeiro, o segundo prato, além de lanches.

Sujeito a todas as regras da tecnologia agrícola, você pode cultivar esta safra útil em seu jardim.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário