- Ano de aprovação: 1990
- Compromisso: para consumo fresco, para fermentação
- Tamanho da folha: ampla
- Cor da folha: verde claro com um tom acinzentado
- Superfície da folha: ligeiramente enrugado
- Toco externo: baixo
- Coto interno: baixo
- Peso, kg: 3,0-4,4
- Qualidades de sabor: Bons
- Produção: Alto
O repolho SB 3 é uma variedade híbrida obtida pelo cruzamento das variedades Slava 1305 e Belorusskaya 455. Os autores do híbrido são criadores de Moscou. A variedade foi aprovada para uso em 1990. Há 30 anos as propriedades do SB 3 são bem estudadas, vamos conhecê-las mais detalhadamente.
Descrição da variedade
Este é um híbrido de alto rendimento que é comumente cultivado ao ar livre em quase todas as regiões do país. As cabeças de repolho mantêm a sua comercialização e sabor, até ao ano novo, se armazenadas numa cave, onde a temperatura é de -1 a +1 graus. A variedade é caracterizada pelo amadurecimento amigável dos frutos e versatilidade de aplicação. Porém, esse vegetal também apresenta desvantagens, a saber: a probabilidade de danos por bacteriose vascular e mucosa, porém, isso geralmente ocorre se as regras da tecnologia agrícola não forem seguidas.
Características da aparência da planta e cabeças de repolho
A roseta é grande, com 70-90 cm de diâmetro, as folhas são grandes, ligeiramente enrugadas, de um verde pálido com uma tonalidade acinzentada. Os tocos externos e internos são curtos e o peso de uma cabeça inteira de repolho é de 3-4,4 kg. O exterior dos garfos é verde claro, o interior é branco e verde.
Objetivo e gosto
A cabeça do repolho é bastante densa, o que o torna bastante transportável, além de ter um sabor muito bom. Você pode fazer saladas leves de vitaminas com essa variedade de repolho ou usá-la para fazer conservas.
Termos de amadurecimento
Da emergência das mudas à formação dos frutos na fase de maturação técnica, passam-se 130-140 dias, o que sugere que o híbrido pertença a variedades de meia-temporada. A colheita ocorre em setembro.
Produção
Esta é uma variedade de alto rendimento que pode render uma média de 970-1018 centners por hectare de vegetais.
Crescendo e cuidando
A semeadura das mudas é realizada de 1º a 10 de abril, os arbustos são transplantados para campo aberto de 15 a 25 de maio. É o método de muda mais aceitável para variedades com um longo período de cultivo. O material de plantio é semeado em vasilhame, que é retirado para local aquecido. As mudas jovens são plantadas em uma casa de verão no estágio de 4-6 folhas de acordo com um esquema de 60x40 cm, mas antes é importante ter certeza de que o solo é adequado para esta variedade.
O híbrido SB 3 é despretensioso para o tipo de solo, mas se desenvolverá melhor em solos argilosos e levemente ácidos. A área selecionada deve ser bem iluminada pelo sol. O solo mais favorável é aquele em que leguminosas, abóbora, beladona ou gramíneas perenes foram cultivadas anteriormente.
Na primeira semana, os brotos são regados a cada 2-3 dias, cada arbusto requer cerca de um litro de água. Quando as cabeças começam a se formar, a umidade deve ser reduzida para uma vez por semana, mas agora cada planta exigirá um balde cheio de água. Algumas semanas antes da colheita, deve-se interromper totalmente a rega para que, no futuro, as cabeças de repolho não apodreçam durante o armazenamento. Para essa cultura, a irrigação por gotejamento é relevante, assim como a cobertura morta, que evita a evaporação da umidade, não permite a formação de crosta e evita o desenvolvimento de ervas daninhas. Palha, serragem e estrume são adequados como cobertura morta.
Após cada irrigação, até o fechamento das folhas, é recomendável soltar o solo. O amontoado também ajuda a ativar o crescimento do sistema radicular. Além disso, esses procedimentos garantem a livre penetração do oxigênio nas raízes. O enfeite superior será exigido duas vezes por temporada. O primeiro fertilizante é aplicado no primeiro estágio de endurecimento dos frutos, e o segundo - algumas semanas após o primeiro. O uso de uma solução de ureia, superfosfato e cloreto de potássio terá um bom efeito no rendimento.
Para cultivar uma rica safra de repolho, você precisa saber quando e como plantar essa safra ao ar livre. As datas de plantio são determinadas dependendo da variedade. Também é necessário preparar adequadamente o solo e seguir as regras de rotação de culturas.
O repolho requer cuidado especial ao crescer. A planta absorve nutrientes rapidamente, por isso o solo precisa ser enriquecido regularmente. Devem ser fornecidas quantidades adequadas de minerais, orgânicos e nitrogênio. Alguns produtos podem ser adquiridos na loja, enquanto outros são fáceis de fazer em casa.
Resistência a doenças e pragas
Este híbrido não é afetado pela fomose e pata preta, rachaduras também não são características dela, porém, se as condições de cultivo forem violadas, a planta pode ser vítima de bacteriose mucosa. Para a prevenção de enfermidades, a cultura é tratada com cinza de madeira, e para o tratamento são utilizados os medicamentos "Planriz" ou "Trichodermina". Outro inimigo do repolho SB 3 é a bacteriose vascular. Neste caso, como medida preventiva, os arbustos são pulverizados com uma solução de verde brilhante, e os meios acima são novamente utilizados para o combate.
O repolho é uma cultura hortícola muito popular. Mas cultivar um repolho bom, grande e saboroso às vezes é muito difícil, porque muitas vezes é afetado por um grande número de doenças e pragas. O principal papel no cultivo desta hortaliça é desempenhado pela prevenção regular, o que ajuda a obter uma colheita rica, além de prevenir a ocorrência de doenças e a invasão de insetos nocivos. É muito importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, caso contrário, existe o risco de propagação da infecção a plantas não afetadas.