- Autores: Gavrish S.F., Morev V.V., Amcheslavskaya E.V., Volok O.A.
- Ano de aprovação: 2013
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados
- Folha de roseta: criado
- Tamanho da folha: tamanho médio
- Cor da folha: luz verde
- Superfície da folha: espumante
- Toco externo: comprimento médio
- Coto interno: médio a longo
- Peso, kg: 0,7-1,3
Ao escolher uma variedade de repolho, deve-se decidir a finalidade do vegetal: precisa-se para fazer saladas cedo ou para guardar para o inverno, e também levar em consideração a região de cultivo. Para a preparação de saladas de vitaminas, o crunch de açúcar de repolho branco maduro precoce, que é cultivado na parte central da Federação Russa, é o ideal.
História de criação
O primeiro repolho crocante de açúcar foi criado por cientistas da empresa agrícola "Gavrish" em 2010. A autoria pertence a um grupo de criadores russos: V.V. Morev, E.V.Amcheslavskaya e S.V. Gavrish. A safra de vegetais foi introduzida no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2013. A variedade cresce especialmente bem na região Central. Ele pode ser localizado em cumes de jardins e sob abrigos de filme.
Descrição da variedade
Esta variedade de repolho é uma planta compacta com uma roseta elevada de folhas. É caracterizada por folhas de tamanho médio, que são uniformemente recobertas por uma cor verde claro. A folhagem alongada tem uma superfície borbulhante, veios finos perceptíveis e bordas ligeiramente onduladas.
Características da aparência da planta e cabeças de repolho
As cabeças de repolho amadurecem lisas e limpas. A massa média da cabeça varia de 700 a 1300 gramas. A estrutura das cabeças de repolho é de densidade média. O repolho tem formato arredondado. Por fora, o vegetal é verde claro, e por dentro (no corte) - amarelo branco como a neve. O coto interno é médio ou longo, e o externo é encurtado para médio.
Os vegetais cortados da horta podem ser transportados por algumas distâncias, mas o repolho não tem uma qualidade de conservação a longo prazo. Isso se deve ao amadurecimento precoce e ao alto teor de água (suco) na estrutura do repolho.
Objetivo e gosto
A crocante de açúcar é famosa pelo seu sabor excelente. A polpa do vegetal é suculenta, macia e muito crocante. O sabor é dominado por uma doçura agradável, combinada com um aroma refrescante. O repolho não possui fibras e aguada excessiva.
Uma grande vantagem dessa variedade é a valiosa composição do vegetal, que contém magnésio, zinco, fósforo, ferro, cálcio, iodo, além de vitaminas A, C, PP, K, U. O repolho é ideal para a nutrição dietética.
As cabeças cortadas podem ser utilizadas na preparação de saladas frescas, vários pratos frios. Às vezes, o repolho é enlatado.
Termos de amadurecimento
O açúcar crocante é uma classe das primeiras variedades de repolho. Da germinação em massa à maturação técnica dos vegetais, passam-se 100-105 dias. Depois de transplantadas as mudas para o jardim, depois de 45-55 dias você pode saborear o repolho crocante. A colheita ocorre em junho-julho.
Produção
A variedade produz bons rendimentos. Em média, 2,3-3,7 kg de cabeças de repolho idênticas podem ser cortados em 1 m2 de plantio.
Crescendo e cuidando
O repolho é cultivado em mudas. Para isso, no início de março, são semeadas as sementes das mudas, que em maio passam para um local de cultivo permanente.Arbustos fortes com 4-5 folhas verdadeiras e um sistema radicular formado são considerados ideais para transplante. O transplante para campo aberto é realizado em condições de temperatura favoráveis (+ 18-19 graus para o ar e + 12-13 para o solo). O plantio é feito no esquema 50x30 cm, sendo recomendado colocar até 3 arbustos por 1 m2.
A agrotecnologia do repolho precoce consiste em procedimentos padrão: regar com água morna a cada 3-4 dias, fertilizar duas vezes por temporada, soltar e remover ervas daninhas do solo, amontoamento único, prevenção de doenças e infestações de insetos. É importante notar também que não apenas o sistema radicular do vegetal precisa ser regado, mas também a própria cabeça do repolho.
Para cultivar uma rica safra de repolho, você precisa saber quando e como plantar essa safra ao ar livre. As datas de plantio são determinadas dependendo da variedade. Também é necessário preparar adequadamente o solo e seguir as regras de rotação de culturas.
Requisitos de solo
O repolho é uma cultura despretensiosa, por isso não há necessidade de selecionar substratos especiais, o principal é que o solo seja fofo, solto, fértil, respire bem e permita a passagem da umidade. Atenção deve ser dada à acidez do solo, cujo indicador não deve ultrapassar 5 pH.
O repolho requer cuidado especial ao crescer. A planta absorve nutrientes rapidamente, por isso o solo precisa ser enriquecido regularmente. Devem ser fornecidas quantidades adequadas de minerais, orgânicos e nitrogênio. Alguns produtos podem ser adquiridos na loja, enquanto outros são fáceis de fazer em casa.
Condições climáticas exigidas
A cultura de vegetais tem boa resistência ao estresse, por isso pode suportar flutuações de temperatura, leves pressões de frio e calor. O vegetal é suscetível apenas à sombra prolongada, portanto o plantio deve ser realizado em áreas ensolaradas e bem iluminadas.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico de um vegetal é normal, por isso ele está frequentemente exposto a várias doenças, como podridão negra (bacteriose), keela, peronosporose. Para prevenir doenças, é imprescindível observar a rotação de culturas, as regras agrícolas e também não se esquecer da prevenção. Além disso, a cultura às vezes é atacada por pragas: pulgões, mosca do repolho, lagarta lebre branca, percevejo crucífero. Pulverizar as plantas com preparações biológicas ajudará a se livrar das pragas.
O repolho é uma cultura hortícola muito popular. Mas cultivar um repolho bom, grande e saboroso às vezes é muito difícil, porque muitas vezes é afetado por um grande número de doenças e pragas. O principal papel no cultivo desta hortaliça é desempenhado pela prevenção regular, o que ajuda a obter uma colheita rica, além de prevenir a ocorrência de doenças e a invasão de insetos nocivos. É muito importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, caso contrário, existe o risco de propagação da infecção a plantas ainda não afetadas.