- Autores: Semente Sakata
- Sinônimos de nomes: Nozomi
- Ano de aprovação: 2007
- Compromisso: para consumo fresco
- Folha de roseta: elevado para horizontal
- Tamanho da folha: pequena
- Cor da folha: cinza-verde
- Superfície da folha: espumante
- Toco externo: muito curto
- Coto interno: curto a médio comprimento
Nozomi é um repolho branco híbrido de raça japonesa, aprovado para uso em 2007. Este convidado asiático é bastante popular entre os jardineiros russos. Mais adiante neste artigo, aprenderemos mais sobre todos os recursos dessa variedade.
Descrição da variedade
O híbrido Nozomi se adaptou rapidamente às condições russas, mas em algumas regiões ele precisa ser cultivado em ambientes fechados. Basicamente, a variedade é recomendada para cultivo nas regiões do Cáucaso do Norte e do Baixo Volga, bem como na Região Central da Terra Negra. Os frutos são altamente comercializáveis (90%), e também toleram bem o transporte a longo prazo, além disso, é uma variedade de alto rendimento. Tudo isso torna possível o cultivo de Nozomi para fins industriais.
Características da aparência da planta e cabeças de repolho
Esta variedade é caracterizada por uma roseta elevada à horizontal, pequenas folhas bolhosas com uma onda ao longo do bordo, um toco externo muito curto e um toco interno de comprimento médio. As espigas são pequenas, compactas, arredondadas, pesando cerca de 1,3 kg, por fora são verdes, por dentro - amareladas. Sua densidade é estimada em 4,5 pontos.
Objetivo e gosto
Os consumidores definem o sabor do híbrido japonês como bom e excelente. A textura do vegetal é muito delicada, por isso é utilizado principalmente para consumo in natura.
Termos de amadurecimento
Dos primeiros rebentos à maturação das espigas até à maturação técnica, decorrem 103-130 dias, o que é típico das variedades de maturação precoce. Costuma-se colher em julho e agosto. A natureza da maturação das cabeças de repolho é amigável.
Produção
É uma variedade de alto rendimento, que em média é capaz de produzir 309-320 centners / ha de couve.
Crescendo e cuidando
A semeadura das mudas é realizada em meados de março e, em meados de maio, os arbustos podem ser plantados em uma casa de veraneio. Para o transplante, escolha um canteiro bem iluminado pelo sol. O local onde leguminosas e cereais, pepinos, abóboras, cebolas e tubérculos são cultivados são os mais adequados. O ideal é preparar o terreno no outono, para isso eles desenterram e acrescentam húmus, composto e esterco, e na primavera o local deve ser fertilizado com potássio e fósforo. O vegetal crescerá mais confortavelmente em margas férteis e leves.
As mudas são plantadas de acordo com o esquema 60x40 cm, na época do transplante, os brotos já possuem 7 a 8 folhas e atingem comprimento de 15 a 20 cm. São plantados em covas de 15 a 20 cm de profundidade, tendo previamente colocado húmus, superfosfato, nitrato de amônio e sal de potássio no fundo. As mudas são plantadas ao nível das folhas cotiledonares, compactam ligeiramente o solo e hidratam bem o local de plantio.
Os cuidados de acompanhamento consistem em rega regular e abundante. Cada arbusto requer uma porção de água da ordem de 2-3 litros. Se o período de seca chegou, a lavoura é irrigada pelo menos uma vez a cada dois dias. Quando o solo secar um pouco, ele deve ser afrouxado para que o oxigênio possa penetrar livremente nas raízes da planta, e as ervas daninhas também devem ser arrancadas.
Duas semanas após o transplante para o campo aberto, a planta deve ser alimentada com verbasco ou fezes de galinha, um litro de solução deve ser adicionado sob cada arbusto.Durante a estação, o repolho é fertilizado mais duas vezes; composições minerais complexas são adequadas como nutrição adicional.
Para cultivar uma rica safra de repolho, você precisa saber quando e como plantar essa safra ao ar livre. As datas de plantio são determinadas dependendo da variedade. Também é necessário preparar adequadamente o solo e seguir as regras de rotação de culturas.
O repolho requer cuidado especial ao crescer. A planta absorve nutrientes rapidamente, por isso o solo precisa ser enriquecido regularmente. Devem ser fornecidas quantidades adequadas de minerais, orgânicos e nitrogênio. Alguns produtos podem ser adquiridos na loja, enquanto outros são fáceis de fazer em casa.
Resistência a doenças e pragas
Este hóspede exótico tem uma forte imunidade às principais doenças, é resistente a bacteriose e alternária e quase não está sujeito a fissuras. No entanto, às vezes o híbrido pode ser afetado por quilha, canela preta ou míldio. Para combater essas doenças, use preparações que contenham cobre, como Bordeaux líquido ou solução de cal. E também dessas doenças ajudará "Fitosporin" ou "Trichodermin".
Inimigos frequentes do vegetal são a concha, a mariposa e a pulga crucífera. Solução de sabão de cinza, tabaco ou infusão de dente-de-leão ajudará a lidar com esses parasitas. Kinmix provou sua eficácia entre os medicamentos adquiridos. Muitas doenças ocorrem quando as regras da tecnologia agrícola são violadas, portanto, como medida preventiva, observe a rotação de culturas, não ignore as regras de rega e alimentação.
O repolho é uma cultura hortícola muito popular. Mas cultivar um repolho bom, grande e saboroso às vezes é muito difícil, porque muitas vezes é afetado por um grande número de doenças e pragas. O principal papel no cultivo desta hortaliça é desempenhado pela prevenção regular, o que ajuda a obter uma colheita rica, além de prevenir a ocorrência de doenças e a invasão de insetos nocivos. É muito importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, caso contrário, existe o risco de propagação da infecção a plantas não afetadas.