- Sinônimos de nomes: Larsia
- Ano de aprovação: 2007
- Compromisso: para consumo fresco, para fermentação, para todos os tipos de processamento
- Folha de roseta: criado
- Tamanho da folha: médio a grande
- Cor da folha: cinza-verde
- Superfície da folha: ligeiramente borbulhante
- Toco externo: curto a médio comprimento
- Coto interno: curto a médio comprimento
- Peso, kg: 1,9-2,7
Algumas variedades de repolho são criadas para cultivo privado, enquanto outras são criadas para fins de produção em massa. O repolho branco Larsia pertence à segunda variedade.
História de criação
O híbrido Larsia foi desenvolvido por cientistas americanos em 2005. O criador é Seminis Vegetable Seeds, fabricante de plantas híbridas e o maior fornecedor para o mercado de massa. O repolho Larsia foi incluído no registro estadual em 2007. Além disso, a cultura pode ser encontrada sob o nome de Larsia.
Descrição da variedade
As vantagens da variedade são uma boa imunidade. As cabeças de repolho também têm um sabor agradável e requintado que agrada muitos consumidores. O repolho Larsia tem alto rendimento e a taxa de germinação das sementes é de 93 a 95%.
As desvantagens incluem uma vida útil curta - apenas 2-4 meses. Não se recomenda cobrir o repolho com a folha metálica, e também cultivá-lo em estufas.
Características da aparência da planta e cabeças de repolho
A roseta é elevada, as folhas são poderosas, de tamanho médio a grande. A superfície da lâmina foliar apresenta uma leve formação de bolhas, com um revestimento ceroso. As folhas são verde-acinzentadas. As bordas são ligeiramente onduladas. O coto externo pode ser curto ou médio.
A cabeça do repolho tem formato arredondado. Massa vegetal - de 1,9 a 2,7 kg. A cor das folhas superiores é verde claro. Nesse contexto, o repolho apresenta uma tonalidade esbranquiçada. Em termos de densidade, o vegetal é elástico (a densidade é estimada em 4,4 pontos). Coto interno de tamanho curto a médio.
Objetivo e gosto
Larsia é adequado para consumo fresco, para preparação de pratos quentes (sopas, acompanhamentos), para decapagem e congelação. As qualidades do sabor são estimadas em 4,5 pontos. O sabor do repolho é suculento e doce, sem presença de amargor.
Termos de amadurecimento
O repolho Larsia é uma cultura de meia temporada. Da germinação à maturação técnica, passam-se em média 125-130 dias. A colheita começa em agosto-setembro.
Produção
A variedade foi criada para produção em massa, pois mais de 90% dos produtos são comercializados. Portanto, seu rendimento é bastante alto. De um hectare você pode alugar de 353 a 545 centners. O rendimento máximo é de 761 centners por hectare.
Regiões em crescimento
As regiões de cultivo recomendadas são:
- Central;
- West Siberian;
- Northwestern;
- Volgo-Vyatsky;
- Uralsky.
Crescendo e cuidando
O repolho Larsia é uma cultura de meia temporada, portanto, as sementes devem ser plantadas em mudas da segunda quinzena de março a meados de abril. A semeadura é realizada em caixas de mudas ou recipientes individuais. O solo deve ser escolhido nutritivo e muito leve. Regar as mudas deve ser suficiente, mas não muito intenso.
O solo deve ser umedecido em tempo hábil, mas não pode ser derramado. Caso contrário, o sistema radicular pode ser compreendido pela doença da perna preta. Enquanto as mudas estão crescendo, uma temperatura ambiente de 15-18 ° C deve ser observada.As mudas devem receber luz solar suficiente. No total, isso deve ser 15 horas de luz do dia.
As mudas mergulham na presença de 2 folhas fortes. 10 dias antes do transplante para o campo aberto, é melhor levar as mudas para fora para uma aclimatação gradual.
O local deve ser desenterrado no outono. Deve ser bem iluminado pelo sol, e o solo deve ser cheio de minerais, ter uma acidez fraca ou neutra. Antes do plantio, a cama é cavada novamente, húmus, cinza de madeira e uma solução de nitrophoska são introduzidos. Em seguida, os orifícios são formados com uma profundidade de 15 cm, o padrão de aterrissagem em si é de 60x50 cm.
O cuidado será o seguinte.
- Rega oportuna. Após o plantio, nas primeiras duas semanas, o repolho é regado a cada 3-5 dias. Para 1 m2, deve haver de 6 a 8 litros. Além disso, o procedimento é realizado uma vez por semana com o cálculo de água por 1 m2 a 10 litros.
- As mudas são alimentadas a cada 2 semanas. Para fazer isso, use uma solução de verbasco e superfosfato.
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas são os mesmos procedimentos obrigatórios. Solo macio e solto conduz oxigênio, umidade e outros elementos úteis mais rapidamente. O amontoamento é feito de 25 a 30 dias após o plantio.
Para cultivar uma rica safra de repolho, você precisa saber quando e como plantar essa safra ao ar livre. As datas de plantio são determinadas dependendo da variedade. Também é necessário preparar adequadamente o solo e seguir as regras de rotação de culturas.
O repolho requer cuidado especial ao crescer. A planta absorve nutrientes rapidamente, por isso o solo precisa ser enriquecido regularmente. Devem ser fornecidas quantidades adequadas de minerais, orgânicos e nitrogênio. Alguns produtos podem ser adquiridos na loja, enquanto outros são fáceis de fazer em casa.
Resistência a doenças e pragas
Segundo os criadores, a variedade é resistente a bacteriose e tripes, murcha de fusarium. Às vezes, pode ser atacado por lagartas ou outros insetos. Para a profilaxia é necessário borrifar com preparações "Aktellik", "Aktara".
Com cuidado inadequado, o repolho pode ser atacado pelas seguintes pragas e doenças.
- Pulga crucífera. Inseto preto pequeno o suficiente. Alimenta-se de suco de repolho. Para prevenção, tudo é tratado com inseticidas.
- Keela. Um fungo que causa danos ao sistema radicular. Por causa disso, a nutrição da planta é prejudicada, ela começa a desacelerar seu crescimento. A mistura bordalesa de 3% é usada para o processamento.
- Míldio penugento. Uma flor branca começa a aparecer no verso da folha, que se espalha por toda a superfície. Então a folhagem fica amarela e seca. Antes do plantio, o solo é tratado com uma mistura de bordeaux a 1%.
O repolho é uma cultura hortícola muito popular. Mas cultivar um repolho bom, grande e saboroso às vezes é muito difícil, porque muitas vezes é afetado por um grande número de doenças e pragas. O principal papel no cultivo desta hortaliça é desempenhado pela prevenção regular, o que ajuda a obter uma colheita rica, além de prevenir a ocorrência de doenças e a invasão de insetos nocivos. É muito importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, caso contrário, existe o risco de propagação da infecção a plantas ainda não afetadas.