- Autores: Seleção europeia
- Sinônimos de nomes: Quilaton
- Ano de aprovação: 2007
- Compromisso: para consumo in natura, para todos os tipos de processamento, para enlatamento
- Folha de roseta: criado
- Tamanho da folha: tamanho médio
- Cor da folha: cinza-verde
- Superfície da folha: ligeiramente borbulhante
- Toco externo: comprimento médio
- Coto interno: curto a médio comprimento
Ao escolher repolho para plantar em um canteiro de jardim, muitos produtores e agricultores preferem plantar variedades híbridas com alto rendimento e resistência a doenças. Estas são as características de que é dotado o repolho holandês Quilaton.
História de criação
Kilaton de maturação tardia é um híbrido de primeira geração criado pelo grupo de criadores Syngenta Seeds B. V. em 2004. A hortaliça apareceu no Registro Estadual de Aprovados para Uso em 2007. O repolho é cultivado principalmente em campo aberto - pequenos canteiros e campos agrícolas. O vegetal é cultivado em três regiões - Central, Volgo-Vyatka e Noroeste.
Descrição da variedade
Kilaton repolho é uma planta compacta com uma roseta de folhas espalhando. A roseta é caracterizada por uma ligeira elevação, espessamento médio com folhagem de tamanho médio, de cor cinza-esverdeada com ligeira ondulação nas pontas e pronunciada flor cerosa. Uma característica da planta é uma formação de bolhas na superfície da lâmina foliar.
Características da aparência da planta e cabeças de repolho
O repolho holandês cresce de maneira uniforme e organizada, por isso é muito popular entre os fazendeiros e agrários. O híbrido pertence ao de frutos médios. A massa de uma cabeça de repolho é geralmente de 1,9-3 kg. O formato das cabeças do repolho é correto - arredondado, às vezes achatado. A estrutura do vegetal é densa. O coto externo é médio-longo, e o coto interno é encurtado. Por fora, o vegetal é de cor acinzentada esverdeada e por dentro esbranquiçado.
O repolho tolera facilmente o transporte e também tem excelente qualidade de conservação - até 7 a 8 meses, se as condições de armazenamento corretas forem observadas. A temperatura ideal para isso é considerada de zero a +2 graus.
Objetivo e gosto
Este vegetal holandês é caracterizado por um sabor excelente. As folhas do vegetal são crocantes, suculentas, perfumadas, sem estrutura fibrosa.
O repolho kilaton tem versatilidade de mesa - é adicionado a saladas frescas, salgadas, em conserva, fermentadas, utilizadas no preparo de pratos quentes e frios.
Termos de amadurecimento
O híbrido tem amadurecimento tardio. A estação de crescimento dura 135-140 dias. Amadurecer os vegetais é amigável. O período de frutificação é longo - de agosto a outubro. A colheita é recomendada imediatamente após a primeira geada. Se as cabeças de repolho forem superexpostas em um ambiente frio, sua qualidade de conservação permanecerá em questão.
Produção
O híbrido holandês é considerado um híbrido de alto rendimento. Com tecnologia agrícola adequada e condições climáticas favoráveis, uma média de 305-600 centners de repolho podem ser colhidos em 1 hectare de plantações. Em um cume de jardim, 10-11 cabeças de repolho são coletadas em 1 m2. O rendimento máximo foi registrado em 753 c / ha.
Crescendo e cuidando
O cultivo de hortaliças é realizado principalmente em mudas. A semeadura das mudas é realizada no início de abril, e os arbustos são plantados na crista do jardim em maio, quando o regime de temperatura é bastante estável.Os arbustos com 5-6 folhas verdadeiras são adequados para transplante. O plantio é feito de acordo com o esquema 60x50 cm, com densidade de 2 a 3 plantas por 1 m2.
A semeadura direta no solo só é possível na região sul do país. A profundidade das sementes não deve ultrapassar 1,5-2 cm.
Cuidar do repolho inclui: rega regular com água excepcionalmente quente (a rega é interrompida 2-3 semanas antes da colheita), fertilização (a cada 3 semanas alimentando-se com matéria orgânica líquida), capina e soltura do solo, amontoamento oportuno (uma vez que a estação é suficiente) , prevenção de vírus e infestações de insetos.
Para cultivar uma rica safra de repolho, você precisa saber quando e como plantar essa safra ao ar livre. As datas de plantio são determinadas dependendo da variedade. Também é necessário preparar adequadamente o solo e seguir as regras de rotação de culturas.
Requisitos de solo
O híbrido é muito exigente quanto à qualidade e estrutura do solo. O solo deve ser solto, nutritivo, respirável e respirável. Outro fator importante é a acidez, que deve corresponder a pH 5. O solo ideal é uma mistura que inclui húmus, turfa baixa, grama e cinzas.
O repolho requer cuidado especial ao crescer. A planta absorve nutrientes rapidamente, por isso o solo precisa ser enriquecido regularmente. Devem ser fornecidas quantidades adequadas de minerais, orgânicos e nitrogênio. Alguns produtos podem ser adquiridos na loja, enquanto outros são fáceis de fazer em casa.
Condições climáticas exigidas
Apesar de sua boa resistência ao estresse, a cultura de hortaliças prefere áreas ensolaradas, protegidas de fortes ventos e correntes de ar. Além disso, o vegetal é suscetível a flutuações extremas de temperatura e umidade excessiva.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade do híbrido é alta. Por conta disso, a cultura de vegetais possui resistência absoluta à quilha, fusarium e necrose de pontas. A doença mais perigosa para a espécie é a bacteriose e a ferrugem branca. Entre as pragas que atacam a planta, pode-se destacar a mosca-do-repolho, pulgão, mosca-branca-estufa, pulga-crucífera.
Como medida preventiva, recomenda-se realizar leves pulverizações com pó de tabaco ou cinza de madeira, bem como tratamento com inseticidas. Além disso, ervas aromáticas e plantas plantadas nas proximidades com repolho, por exemplo, malmequeres, cebolas, alho, manjericão, aipo, repelem insetos.
O repolho é uma cultura hortícola muito popular. Mas cultivar um repolho bom, grande e saboroso às vezes é muito difícil, porque muitas vezes é afetado por um grande número de doenças e pragas. O principal papel no cultivo desta hortaliça é desempenhado pela prevenção regular, o que ajuda a obter uma colheita rica, além de prevenir a ocorrência de doenças e a invasão de insetos nocivos. É muito importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, caso contrário, existe o risco de propagação da infecção a plantas ainda não afetadas.