- Ano de aprovação: 1976
- Compromisso: para consumo fresco, para fermentação, para todos os tipos de processamento
- Folha de roseta: criado
- Tamanho da folha: tamanho médio
- Cor da folha: cinza-verde
- Superfície da folha: suave
- Coto interno: médio a longo
- Peso, kg: 3,5-4,2
- Qualidades de sabor: excelente
- Produção: Alto
O repolho de inverno Kharkiv é uma variedade despretensiosa de maturação tardia que apresenta uma alta porcentagem de produtividade em regiões com diferentes condições climáticas. Devido à formação de espigas suculentas e grandes com uma estrutura delicada, o vegetal tem uma finalidade universal e é utilizado para fazer saladas, fermentar e conservar. A safra colhida tem um longo período de armazenamento, durante o qual o repolho não perde seu sabor e características vitamínicas, bem como seu aspecto atraente.
Descrição da variedade
O repolho de inverno de Kharkiv é o resultado de um meticuloso trabalho de seleção de representantes do Instituto Ucraniano de Pesquisas Vegetais. A variedade foi obtida como resultado da hibridização das seguintes variedades:
Amager 611;
Dauerweiss.
A variedade de maturação tardia resultante foi oficialmente registrada em 1976 e entrou no comércio atacadista e varejista. Devido às suas características varietais versáteis e excelentes características de sabor, a cultura rapidamente assumiu uma posição de liderança entre as variedades tardias de repolho branco e se espalhou nos países do hemisfério norte e oriental. O repolho de inverno Kharkiv é destinado ao cultivo em áreas abertas e tem um propósito universal. Independentemente das oscilações climáticas, a variedade sempre apresenta alto rendimento, não se danifica durante o transporte e é armazenada em câmara fria por mais de seis meses.
Vantagens:
alta produtividade;
resistência às flutuações climáticas;
cuidado pouco exigente;
longo período de armazenamento;
alta porcentagem de manutenção da qualidade;
possibilidade de transporte sem avarias;
aparência atraente;
excelentes características de sabor;
estrutura densa e suculenta;
a presença de grande quantidade de açúcares;
rica em vitaminas e composição mineral;
propósito universal;
amadurecimento amigável da colheita;
a possibilidade de cultivo para fins comerciais;
resistência a secas de curto prazo e altas temperaturas;
alta resposta imunológica às doenças e pragas mais comuns;
resistência a quedas repentinas de temperatura;
resistência genética ao cracking;
preservação de todas as características comerciáveis e gustativas em caso de colheita prematura.
Desvantagens:
a necessidade de amontoar;
deformação frequente do tronco delgado sob o peso das cabeças.
Características da aparência da planta e cabeças de repolho
O repolho de inverno Kharkov refere-se a colheitas tardias destinadas ao cultivo em campo aberto. A sublime roseta da couve é de tamanho médio e forma fechada. As placas de folha arredondada de tamanho médio são pintadas em um tom de cinza fosco. As bordas das folhas cerosas opacas têm uma superfície ondulada. O comprimento do pedúnculo pode ser médio ou longo. A variedade forma cabeças densas, grandes, esféricas achatadas, com peso médio de 3,5 kg a 4,2 kg, cobertas por folhas verdes opacas, além de uma estrutura interna branca e suculenta. Atenção especial deve ser dada à composição química da cultura, que consiste nos seguintes elementos:
vitamina C;
celulose;
enxofre;
potássio;
zinco.
Objetivo e gosto
Devido à sua estrutura suculenta e densa, bem como ao sabor adocicado, a variedade de couve-branca de maturação tardia tem um propósito universal e é utilizada como ingrediente principal tanto no preparo das refeições diárias quanto na fermentação, decapagem e enlatamento. A rica composição vitamínica e mineral do produto torna-o indispensável na preparação de saladas frescas durante as epidemias de outono e surtos de gripe. Durante o processo de cozimento, os vegetais praticamente não deixam resíduos, o que tem um efeito positivo na componente econômica dos pratos finais.
Termos de amadurecimento
A variedade de alto rendimento refere-se a safras de maturação tardia, nas quais o amadurecimento técnico ocorre 150-160 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.
Produção
O repolho de inverno Kharkiv pertence a variedades de alto rendimento, que, em média, podem formar em uma área de 1 hectare de 583 centners a 832 centners de espigas densas e suculentas. Dependendo da região de cultivo e das condições climáticas, o volume da safra pode chegar a 100 toneladas por 1 hectare. O rendimento dos pequenos lotes para famílias é em média 11 kg por 1 m2.
Crescendo e cuidando
A variedade de repolho de maturação tardia pertence a safras despretensiosas, cujo cultivo não causará dificuldades mesmo para jardineiros novatos. Porém, para se obter espigas grandes e suculentas no cultivo de uma hortaliça, é necessário observar todas as características agrotécnicas. O cultivo do repolho é realizado principalmente pelo método de mudas. A semeadura deve ser realizada na primeira e segunda décadas de abril. Antes do plantio, as sementes devem ser pré-embebidas e tratadas com desinfetantes. É estritamente proibido aprofundar o material de plantio mais de 5 mm. A germinação pode ser aumentada criando um efeito estufa.
O plantio de mudas maduras em terreno aberto é melhor feito na terceira década de maio, após a ameaça da última geada ter passado. Para evitar o espessamento do local e a propagação de doenças virais e bacterianas no plantio das plantas, é necessário observar a distância entre elas. O esquema de plantio padrão é de 70 cm por 50 cm com uma profundidade de cova de plantio de não mais de 10 cm. As plantas plantadas devem ser regadas abundantemente e toda a zona da raiz deve ser coberta com cobertura morta.
Na escolha do local principal de crescimento, deve-se dar preferência a áreas bem iluminadas e protegidas de fortes correntes de ventos frios. A variedade apresenta a maior porcentagem de rendimento em solos soltos, férteis e leves com acidez neutra ou fraca.
O cuidado cultural consiste em um conjunto de atividades clássicas. Para obter repolho suculento, o buraco deve ser regado com bastante água em temperatura ambiente 1 a 2 vezes a cada 7 dias. O enriquecimento regular do solo com fertilizantes minerais e orgânicos afetará positivamente a qualidade da colheita. Não se esqueça do afrouxamento oportuno do solo e da remoção de ervas daninhas. Para evitar a deformação do tronco, as plantas adultas precisam ser amontoadas até o nível das folhas inferiores.
Para cultivar uma rica safra de repolho, você precisa saber quando e como plantar essa safra ao ar livre. As datas de plantio são determinadas dependendo da variedade. Também é necessário preparar adequadamente o solo e seguir as regras de rotação de culturas.
O repolho requer cuidado especial ao crescer. A planta absorve nutrientes rapidamente, por isso o solo precisa ser enriquecido regularmente. Devem ser fornecidas quantidades adequadas de minerais, orgânicos e nitrogênio. Alguns produtos podem ser adquiridos na loja, enquanto outros são fáceis de fazer em casa.
Resistência a doenças e pragas
Graças às suas qualidades aprimoradas, a variedade é resistente às seguintes doenças:
necrose pontual;
bacteriose mucosa;
murcha de fusarium;
podridão.
O revestimento de cera protege a cultura de pulgas e pulgões de forma confiável.
Apesar da alta resposta imunológica às doenças e ataques de pragas mais comuns, os horticultores recomendam tratamentos preventivos com preparações químicas e biológicas.
O repolho é uma cultura hortícola muito popular. Mas cultivar um repolho bom, grande e saboroso às vezes é muito difícil, porque muitas vezes é afetado por um grande número de doenças e pragas. O principal papel no cultivo desta hortaliça é desempenhado pela prevenção regular, o que ajuda a obter uma colheita rica, além de prevenir a ocorrência de doenças e a invasão de insetos nocivos. É muito importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, caso contrário, existe o risco de propagação da infecção a plantas ainda não afetadas.