- Autores: Maksimov S.V., Klimenko N.N., Kostenko G.A., Kiseleva I.K.
- Ano de aprovação: 2011
- Compromisso: para consumo fresco, para fermentação, para todos os tipos de processamento
- Folha de roseta: criado
- Tamanho da folha: tamanho médio
- Cor da folha: verde
- Superfície da folha: suave
- Toco externo: baixo
- Coto interno: baixo
- Peso, kg: 1,7-2,2
Os horticultores experientes e os residentes de verão apreciam muito as variedades de repolho, que são caracterizadas pela resistência a doenças, boa produtividade e tecnologia agrícola despretensiosa. Isso inclui um híbrido de meio da temporada de Condessa de repolho branco, criado por cientistas russos.
História de criação
Cabbage Countess é um híbrido de primeira geração, criado por um grupo de criadores da empresa agrícola Poisk em 2009. A autoria pertence a S.V. Maksimov, N.N. Klimenko, G.A.Kostenko e I.K. O repolho é cultivado principalmente em terreno aberto - cumes de jardins, campos, terras agrícolas. Além disso, o repolho é cultivado com prazer no território da Ucrânia e da Moldávia.
Descrição da variedade
O repolho branco é uma planta compacta com uma roseta elevada de folhas. A cultura é caracterizada por um comprimento médio de folhagem que cresce até 35-45 cm, que tem uma superfície lisa, venação quase imperceptível, uma cobertura uniforme verde brilhante e bordas levemente onduladas. A forma da lâmina foliar é incomum - amplamente elíptica.
Características da aparência da planta e cabeças de repolho
A condessa híbrida amadurece de maneira uniforme e limpa, o que atrai a atenção dos fazendeiros que cultivam em escala industrial. O peso médio dos repolhos é de 1,7-2,2 kg. O repolho tem formato arredondado. O diâmetro dos garfos é médio. A estrutura das cabeças é densa, fechada. Por fora, o legume é verde acinzentado, e por dentro o repolho é esbranquiçado. Os tocos externos e internos do vegetal são encurtados, mas densos.
Cabeças de repolho maduras podem ser facilmente transportadas por longas distâncias e também podem ser armazenadas por um curto período de tempo em um local fresco. Somente cabeças perfeitamente cortadas são dotadas de uma qualidade de conservação média. As cabeças de repolho não racham durante o armazenamento.
Objetivo e gosto
O repolho tem um gosto ótimo. Sua polpa é suculenta, crocante, sem aguadas e sem fibras. O sabor contém uma ligeira doçura e um agradável aroma refrescante. Não há amargor no vegetal. A trituração persiste mesmo após o tratamento térmico.
A finalidade do repolho é universal - é estufado, adicionado a pratos quentes e frios, em conserva, fermentado e também é ideal para saladas de legumes frescos.
Termos de amadurecimento
A Condessa pertence às variedades de repolho de meia temporada. O período desde a emergência das mudas massivas até a maturação das espigas de repolho leva apenas 125-135 dias. Depois de transplantadas as mudas para um local permanente, após 80-85 dias, você pode saborear o repolho crocante. Os vegetais amadurecem juntos. O período de colheita é entre agosto e outubro.
Produção
O híbrido dá bons rendimentos se a plantação de hortaliças receber cuidados básicos. Em média, 6 a 8 kg de cabeças de repolho são removidos de 1 m2. Em escala industrial, os rendimentos médios também são agradáveis - 250-520 c / ha. O rendimento máximo é registrado em torno de 599 c / ha.
Crescendo e cuidando
A hortaliça é cultivada principalmente por meio de mudas.A semeadura das mudas é realizada do final de março ao início de abril. Para o transplante para um local de crescimento permanente, arbustos maduros com a idade de 40-45 dias com 5-7 folhas verdadeiras são adequados. O plantio é feito de acordo com o esquema 60x60 cm, sendo colocadas até 3 plantas por 1 m2. Abóbora e leguminosas, cebolas e verduras são considerados excelentes precursores do repolho branco condessa.
Cuidar do repolho inclui medidas básicas: regar com água morna a cada 3-4 dias, aplicar fertilizantes complexos três vezes por temporada (a planta reage bem aos complexos minerais), afrouxar e remover ervas daninhas do solo após cada rega, amontoar arbustos (basta uma vez), prevenção de doenças e invasão de pragas.
Para cultivar uma rica safra de repolho, você precisa saber quando e como plantar essa safra ao ar livre. As datas de plantio são determinadas dependendo da variedade. Também é necessário preparar adequadamente o solo e seguir as regras de rotação de culturas.
Requisitos de solo
A cultura não tem requisitos especiais para o solo. O repolho prefere crescer e se desenvolver em solos leves, fofos, férteis e permeáveis à umidade e ao ar. É importante que o solo seja neutro ou com baixa acidez. Também é importante notar que o repolho não cresce em solos pantanosos e pesados.
O repolho requer cuidado especial ao crescer. A planta absorve nutrientes rapidamente, por isso o solo precisa ser enriquecido regularmente. Devem ser fornecidas quantidades adequadas de minerais, orgânicos e nitrogênio. Alguns produtos podem ser adquiridos na loja, enquanto outros são fáceis de fazer em casa.
Condições climáticas exigidas
Apesar de a Condessa ser um híbrido com boa resistência ao estresse, por isso tolera facilmente mudanças de temperatura, curta estiagem e sombra, o local da couve deve ser ensolarado e claro, protegido de rajadas de vento.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico dos vegetais é bom, oferecendo proteção contra muitas doenças fúngicas. O repolho é resistente à murcha de fusarium e também é tolerante à bacteriose. Às vezes, um vegetal pode ser atacado por insetos nocivos - pulgões, moscas-do-repolho, pulgas, lesmas, que ajudarão a se livrar da pulverização oportuna de preparações inseticidas.
O repolho é uma cultura hortícola muito popular. Mas cultivar um repolho bom, grande e saboroso às vezes é muito difícil, porque muitas vezes é afetado por um grande número de doenças e pragas. O principal papel no cultivo desta hortaliça é desempenhado pela prevenção regular, o que ajuda a obter uma colheita rica, além de prevenir a ocorrência de doenças e a invasão de insetos nocivos. É muito importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, caso contrário, existe o risco de propagação da infecção a plantas ainda não afetadas.