- Ano de aprovação: 2005
- Compromisso: para consumo in natura, para todos os tipos de processamento
- Folha de roseta: criado
- Tamanho da folha: pequena
- Cor da folha: azul verde
- Superfície da folha: ligeiramente borbulhante
- Toco externo: baixo
- Coto interno: comprimento médio
- Peso, kg: 1,4-2,0
- Qualidades de sabor: excelente
Farao é um repolho branco híbrido que foi aprovado para uso em 2005. Este vegetal tem enormes benefícios, incluindo grandes quantidades de vitamina C, e pode ser usado como base para uma dieta saudável.
Descrição da variedade
Este híbrido pode ser cultivado ao ar livre ou dentro de casa, dependendo das condições climáticas. Tolera bem baixas temperaturas e calor. A variedade tem alto rendimento e alta comercialização de frutas - 94%, portanto, a Farao pode ser transportada sem problemas mesmo em longas distâncias. Além disso, as vantagens da cultura incluem alta imunidade a doenças comuns e excelente sabor de frutas.
Características da aparência da planta e cabeças de repolho
Farao é caracterizado por uma roseta elevada, pequenas folhas ligeiramente bolhosas com uma onda ao longo da orla, assim como um coto externo curto e um coto interno de comprimento médio. Uma cabeça de repolho atinge uma massa de 1,4-2 kg, por fora é verde esmeralda e por dentro é branca. Sua densidade é estimada em 4,0-4,5 pontos.
Objetivo e gosto
O sabor deste híbrido é invulgar, mas muito agradável, com um travo picante, a sua textura é delicada, crocante e por isso é ideal para preparar uma salada leve e vitaminada.
Termos de amadurecimento
Trata-se de uma variedade de couve de maturação precoce, que já em 110 dias após a germinação dá frutos em fase de maturação técnica. A colheita geralmente ocorre em julho-agosto.
Produção
Em média, Farao dá 383-514 centners por hectare de vegetais. É melhor fazer a colheita com tempo nublado, para que os frutos não sequem ao sol. Os garfos são cortados com uma faca afiada com as quatro folhas de baixo - dessa forma eles ficarão melhores e por mais tempo armazenados. As cabeças de repolho cortadas são colocadas no porão ou adega, mas antes disso, o ambiente deve ser bem desinfetado. O armazenamento de longo prazo não afeta o sabor e a comercialização dos vegetais.
Crescendo e cuidando
A semeadura é realizada em março e o transplante para a dacha é realizado em abril-maio. Para o plantio, dê preferência às áreas ensolaradas, fechadas às estiagens. O híbrido se sentirá confortável em solo fértil drenado, e batatas ou legumes se tornarão os melhores vizinhos para isso. Ao transplantar, cave buracos de até 20 cm de profundidade de acordo com um padrão de 60x40 cm e coloque arbustos jovens lá.
O cuidado adicional consiste na rega regular. A irrigação é necessária assim que o solo ficar seco ao toque. É melhor realizar o procedimento à noite ou de manhã cedo e direcionar o jato estritamente para a raiz. Após cada rega, recomenda-se afrouxar os canteiros para que o oxigênio e a umidade possam penetrar facilmente nas raízes. E também durante este procedimento, as ervas daninhas devem ser eliminadas.
Durante toda a temporada, o híbrido precisa ser alimentado três vezes. Pela primeira vez, a cama é fertilizada duas semanas após o transplante, são usados verbasco ou fezes de pássaros. Da próxima vez que a planta for alimentada após três semanas, desta vez as composições minerais são adequadas. O terceiro tempero é aplicado quando as cabeças do repolho são formadas, e agora os produtos que contenham potássio ou fósforo serão relevantes.
Para cultivar uma rica safra de repolho, você precisa saber quando e como plantar essa safra ao ar livre. As datas de plantio são determinadas dependendo da variedade. Também é necessário preparar adequadamente o solo e seguir as regras de rotação de culturas.
O repolho requer cuidado especial ao crescer. A planta absorve nutrientes rapidamente, por isso o solo precisa ser enriquecido regularmente. Devem ser fornecidas quantidades adequadas de minerais, orgânicos e nitrogênio. Alguns produtos podem ser adquiridos na loja, enquanto outros são fáceis de fazer em casa.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade não é afetada pelo fusarium, e também não é propensa a rachar frutos, porém, se as regras da tecnologia agrícola forem violadas, pode ser afetada por outras enfermidades. Por exemplo, com a quilha, a ocorrência desta doença será prevenida por uma solução de enxofre coloidal, bem como pelas preparações "Previkur", "Topázio" ou "Alirin-B".
Dos insetos, Farao pode infectar uma concha, os pesticidas ajudarão a superá-lo. Outro inimigo do híbrido é a borboleta belyanka, os preparados Fitoverm, Vertimek e Antitlin-P provaram sua eficácia contra esse indivíduo.
O repolho é uma cultura hortícola muito popular. Mas cultivar um repolho bom, grande e saboroso às vezes é muito difícil, porque muitas vezes é afetado por um grande número de doenças e pragas. O principal papel no cultivo desta hortaliça é desempenhado pela prevenção regular, o que ajuda a obter uma colheita rica, além de prevenir a ocorrência de doenças e a invasão de insetos nocivos. É muito importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, caso contrário, existe o risco de propagação da infecção a plantas ainda não afetadas.