- Autores: Monachos G.F.
- Ano de aprovação: 2011
- Compromisso: para consumo fresco
- Folha de roseta: criado
- Tamanho da folha: ampla
- Cor da folha: azul verde
- Superfície da folha: ligeiramente borbulhante
- Toco externo: grande
- Coto interno: comprimento médio
- Peso, kg: 1,9-3,4
O dominante é uma variedade híbrida de repolho branco, que foi criado por criadores russos. A variedade foi aprovada para uso em 2011 e ao longo dos anos conquistou todo um exército de leques no meio dos jardineiros.
Descrição da variedade
A variedade Dominante é cultivada em campo aberto, os frutos destacam-se pela alta comercialização - 89%, excelente sabor e longa vida útil. Cabeças de repolho mantêm a qualidade por seis meses. Além disso, esse híbrido tem versatilidade e boa portabilidade. É recomendado cultivá-lo nas regiões Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Nizhnevolzhsky, Extremo Oriente e na Região Central da Terra Negra.
Características da aparência da planta e cabeças de repolho
O Dominante é caracterizado pelas seguintes características externas:
soquete levantado;
grandes folhas verde-azuladas com bolhas na superfície e uma onda ao longo da borda;
tocos longos internos e externos;
garfos pesando 1,9-3,4 kg, arredondados, verde-azulados por fora e esbranquiçados por dentro.
Objetivo e gosto
A cabeça do repolho é bastante densa, este indicador é estimado em 4,5 pontos. Os consumidores notam o sabor muito bom da fruta. O sabor é revelado de forma especialmente brilhante na salada de vitaminas frescas. E também este repolho é adequado para adicionar à sopa, para cozer ou para usar como recheio de tartes e panquecas.
Termos de amadurecimento
As espigas podem ser retiradas na fase de maturação técnica apenas 160-170 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos, o que é típico das variedades de maturação tardia. A colheita costuma ser feita entre setembro e outubro.
Produção
A variedade Dominante apresenta alto rendimento. De um hectare, você pode obter uma média de 339-600 centners de repolho.
Crescendo e cuidando
É melhor semear esta variedade em março, então o transplante para a cabana de verão será feito em maio. Antes da semeadura, o material de plantio deve ser gravado em solução de permanganato de potássio. O solo para mudas deve ser tratado com a mesma solução e depois calcinado no forno. O dominante prefere se desenvolver em solo fértil. Plante as sementes a uma profundidade de 0,5-1 cm. Quando as mudas eclodirem, coloque o recipiente em um local iluminado em uma sala onde a temperatura seja mantida a + 15 ... 17 graus. O desbaste será necessário na fase de folha cotiledonar.
Quando chega a hora do transplante, os arbustos são plantados de acordo com o esquema 60x60 cm. Nas primeiras quatro semanas as plantas são regadas com frequência e aos poucos. Quanto mais maduros os arbustos se tornam, menos frequentemente a umidade deve ser, mas o volume de água deve aumentar. Para esta variedade, será útil organizar a irrigação por gotejamento.
A cobertura será necessária três vezes por temporada. A primeira vez que a planta é fertilizada 10 dias após o transplante, durante este período, compostos orgânicos ou minerais contendo nitrogênio são adequados. Após a formação dos garfos, recomenda-se alimentar o vegetal com nitrofos ou monofosfato de potássio.
E também no cuidado de uma planta, é importante soltar o solo, isso deve ser feito no dia seguinte após a rega. As ervas daninhas devem ser removidas ao mesmo tempo.
Para cultivar uma rica safra de repolho, você precisa saber quando e como plantar essa safra ao ar livre. As datas de plantio são determinadas dependendo da variedade. Também é necessário preparar adequadamente o solo e seguir as regras de rotação de culturas.
O repolho requer cuidado especial ao crescer. A planta absorve nutrientes rapidamente, por isso o solo precisa ser enriquecido regularmente. Devem ser fornecidas quantidades adequadas de minerais, orgânicos e nitrogênio. Alguns produtos podem ser adquiridos na loja, enquanto outros são fáceis de fazer em casa.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade não sofre rachaduras e quase não é afetada pela murcha de fusário, mas pode ser infectada por outras doenças ou se tornar vítima de insetos. Por exemplo, uma planta pode adoecer com uma quilha ou uma doença fúngica. Para evitar isso, observe as seguintes medidas preventivas.
Observe a rotação da cultura. Plante vegetais longe de outras culturas crucíferas. Mude o canteiro de plantio todos os anos.
Não exagere em regar, deve ser moderado.
Trate as sementes e o solo com fungicidas antes de plantar.
Para a prevenção de quilhas, use uma solução de enxofre coloidal. As preparações "Oxyhom" ou "Abiga-Peak" ajudam no combate aos fungos.
Para evitar a invasão de insetos, recomenda-se a utilização dos meios "Fufanon", "Knockdown", "Bazudin", "Iskra-M". A partir de remédios populares, a cinza de madeira provou sua eficácia, com a qual é costume borrifar o solo e as próprias plantas.
O repolho é uma cultura hortícola muito popular. Mas cultivar um repolho bom, grande e saboroso às vezes é muito difícil, porque muitas vezes é afetado por um grande número de doenças e pragas. O principal papel no cultivo desta hortaliça é desempenhado pela prevenção regular, o que ajuda a obter uma colheita rica, além de prevenir a ocorrência de doenças e a invasão de insetos nocivos. É muito importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, caso contrário, existe o risco de propagação da infecção a plantas ainda não afetadas.