Plantando repolho em terreno aberto com mudas

Contente
  1. Cronometragem
  2. Preparação
  3. Tecnologia de pouso
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Possíveis erros

Todos os tipos de repolho são cultivados por meio de mudas. Para se obter uma colheita farta de hortaliças, é necessário, em estrita conformidade com a tecnologia agrícola, transferir uma planta jovem para campo aberto, e depois cuidar adequadamente dela, evitando o ataque de pragas e o desenvolvimento de infecções fúngicas.

Cronometragem

Normalmente, as mudas de repolho são plantadas em campo aberto 50-60 dias após o plantio das sementes. Naquela época, a planta deve ter pelo menos 4 folhas verdadeiras, o melhor de tudo cerca de 6-7. Nesse caso, deve-se guiar pelo fator temperatura - só é possível plantar repolho no solo depois de estabelecidas temperaturas positivas estáveis ​​durante o dia e à noite. Se não houver oportunidade de esperar por condições favoráveis ​​ou houver alto risco de geadas recorrentes, após o transplante é necessário equipar uma miniestufa, ou seja, cobrir as mudas com filme plástico.

Nesse momento, a terra deve aquecer até 10-15 graus. Verificar a disponibilidade do site é fácil - basta sentar no chão. Se você se sentir confortável sem cama, então as mudas de repolho também vão gostar lá. Caso contrário, é melhor esperar mais alguns dias.

Na Rússia central, um transplante é realizado na segunda quinzena de maio. Nos territórios do sul, as condições favoráveis ​​começam no início de maio. Na Sibéria e nas regiões do norte, é melhor realizar essas obras na primeira década de junho.

Muitos residentes de verão estudam o calendário lunar ao escolher dias favoráveis ​​para o plantio de repolho. Percebe-se que a cultura do repolho, transplantada para o solo na lua crescente, cresce e se desenvolve mais rápido, melhor cresce e se desenvolve. Se você seguir esta recomendação, a planta apresentará resistência a doenças e pragas de insetos.

A lua minguante, assim como os períodos de lua nova e lua cheia, não são favoráveis ​​ao repolho.

Preparação

Um papel importante é desempenhado pela preparação do material de plantio e do solo.

Seleção de assento

Repolho de todas as variedades prefere muito sol. Mesmo o mais leve escurecimento prejudica a formação e o amadurecimento dos frutos. Além disso, o vegetal não aceita o congestionamento de ervas daninhas. Portanto, é necessário que ele escolha um local que seja iluminado pelos raios solares ao longo do dia e onde não cresçam plantas daninhas perenes. A taxa aceitável é de 3 ervas daninhas por metro quadrado de área de plantio.

O horizonte do solo é um parâmetro importante. Ele deve ter um nível de fertilidade alto ou médio.... Se a área selecionada não atender ao critério especificado, a situação deve ser corrigida com a ajuda da fertilização de outono e primavera. Preste atenção ao nível do lençol freático - eles devem estar a uma profundidade de no máximo 1 m da superfície do solo.

A qualidade de crescimento e formação dos frutos é afetada por vizinhança... Para aumentar a produtividade, os canteiros de repolho alternam-se com plantações de pepino, feijão, espinafre, alface e batata. Para repelir as pragas de insetos nos corredores, você pode plantar plantas com um cheiro forte - aipo, cebola, endro, sálvia ou malmequeres. Algumas plantas são totalmente incompatíveis com a cultura do repolho devido ao alto risco de contrair as mesmas infecções. Pimentas, salsa e tomates se tornarão vizinhos infelizes.

Rotação de colheitas

Ao cultivar qualquer cultura, incluindo repolho, você deve cumprir as regras de rotação de culturas. Isso permite que o solo retenha o máximo conjunto de oligoelementos necessários para o crescimento e desenvolvimento das plantas e, assim, garante o rápido crescimento do sistema radicular. Além disso, tais medidas permitem criar proteção adicional para a planta contra doenças e pragas de insetos.

É aconselhável trocar o canteiro por repolho todos os anos, pode-se plantar mudas no mesmo lugar, não antes de três safras.... Se a área semeada for limitada e não for possível selecionar outra parcela para repolho, então, imediatamente após a colheita ou no início da primavera, é aconselhável semear adubo verde no canteiro. Deve-se ter em mente que a mostarda nunca é usada como adubo verde para repolho. Tremoços e ervilhas são precursores ideais.

Mas é indesejável cultivar esta planta depois do rabanete, nabo e rabanete.

O solo

O preparo dos canteiros para o plantio da couve deve ser feito com antecedência, de preferência no outono. Neste momento, eles cavam a terra até a profundidade de uma pá de baioneta, removem as raízes de ervas daninhas, detritos e pedras. Certifique-se de trazer esterco de vaca ou excrementos de pássaros.

A preparação da mola envolve a formação de orifícios de apoio. Sua profundidade deve ser de 12-13 cm, ultrapassando ligeiramente o comprimento do sistema radicular da muda. O esquema de plantio para a maioria das variedades de repolho é 50x50. Esta planta não gosta de congestionamento, então a distância entre arbustos individuais deve ser grande o suficiente para que a cultura seja totalmente iluminada pelo sol e ventilada.

Você precisa preparar os buracos 10 dias antes de plantar as mudas. Pouco antes do plantio, um pouco de cinza de madeira é derramado no fundo. Um bom resultado é obtido com a aplicação de uma mistura de fertilizantes orgânicos e minerais. Dos complexos minerais, o superfosfato é usado na taxa de 15-20 g por poço, o composto é colocado a partir da matéria orgânica imediatamente antes do plantio.

A maneira mais fácil é alimentar as plantas imaturas com uma mistura de cinza de madeira e uréia, 1 colher de sopa é adicionada a um buraco. eu. cada componente... Dos meios de "avó", uma mistura de mostarda seca, cascas de ovo esmagadas e cinzas, tomadas em proporções iguais, funciona melhor. As cascas e a mostarda protegem contra as pragas, enquanto as cinzas enriquecem o solo com potássio e reduzem a acidez.

Material de plantio

4 dias antes do plantio das mudas, a irrigação é removida o máximo possível. Nesse caso, é importante garantir que o pedaço de terra não seque. 2 dias antes do transplante, é necessário alimentar as plantas jovens com uma mistura de nitrato de amônio com superfosfato ou fertilizante complexo Kemira Plus. 4-5 horas antes de ir para um terreno aberto, as mudas são regadas abundantemente - isso ajudará a transferi-las para um novo local com danos mínimos às raízes frágeis.

Uma etapa importante na preparação de mudas para transplante em terreno aberto é o seu endurecimento. Essa medida minimiza o risco de estresse e melhora a adaptação no novo local. O endurecimento começa 10-14 dias antes do transplante. Seu esquema é simples.

  • Dentro de 2-3 dias, as plantas jovens são deixadas em uma sala com uma janela aberta por 4-6 horas. Ao mesmo tempo, é importante protegê-los de rascunhos.
  • Nos próximos 3-4 dias, as caixas com mudas são mantidas em qualquer sala fria.... Por exemplo, em uma loggia envidraçada.
  • À medida que a temperatura ambiente cai reduza a quantidade de rega.

A partir do 6º dia, as mudas são levadas para uma varanda ou rua e ali deixadas até o transplante, aumentando gradativamente o tempo de residência de 1 hora para um dia.

Tecnologia de pouso

A tecnologia de plantio de diferentes tipos de repolho tem características próprias.

  • De cabeça branca... Este repolho é colocado em buracos de 12 cm de profundidade a uma distância de 30 cm entre os arbustos. Certifique-se de aplicar fertilizante, consistindo de 1 colher de sopa. colheres de sopa de cinzas de madeira e 300 gr. turfa. Alternativamente, você pode tomar superfosfato, mas apenas se as mudas não foram fertilizadas antes do replantio. Cerca de um litro de água é derramado sob cada arbusto até o estado de uma pasta de terra.Se chover antes do plantio e o solo estiver bem umedecido, você pode dispensar a rega preliminar. As mudas são plantadas de forma que o colo da raiz fique acima do nível do solo.
  • Colori... O esquema de plantio de couve-flor pressupõe uma distância entre arbustos individuais de 35-45 cm e um espaçamento entre fileiras de 60 cm, variedade com fertilização obrigatória. O maior efeito é obtido por uma mistura de giz, superfosfato e sulfato de amônio, tomada a 10-15 g por poço. A couve-flor requer menos água do que a couve branca - 0,5-0,7 litros será suficiente. Nesse caso, o plantio não é feito em lama, mas somente após a absorção final de toda a umidade para o solo.
  • Couve-rábano... A couve desta variedade é plantada de acordo com as regras básicas da tecnologia agrícola. A única diferença é a alimentação - esta planta responde com gratidão à introdução de uma mistura no solo, consistindo de 3 copos de cinzas, 2 colheres de sopa. eu. superfosfato e 1 colher de chá. ureia. A couve-rábano é plantada em pequenos buracos, a sua profundidade não deve ultrapassar o tamanho do copo em que as mudas foram colocadas. Você pode pular a pré-rega. As mudas são regadas depois que os buracos são cobertos com terra. É muito importante não aprofundar o colo da raiz, pois neste caso o repolho começa a florir e pára de crescer.
  • Brócolis... Plantado de acordo com o esquema - 45x60. Os orifícios são rasos - a altura do orifício de aterrissagem não deve ser maior que o comprimento do copo. Os brócolis não gostam de alagamento, portanto, não é necessário regar previamente os poços. Para a alimentação, uma mistura de composto e cinzas é adicionada a cada buraco na proporção de 1 punhado de cada ingrediente sob um arbusto.

Após o plantio, as mudas são bem regadas e o solo é coberto com cobertura morta para reter a umidade.

Cuidados de acompanhamento

O cultivo de repolho após o transplante de mudas em terreno aberto não é particularmente difícil. No entanto, esta planta requer conformidade com todos os padrões agrícolas básicos.

  • Rega... Todos os tipos de repolho não toleram bem a seca, por isso precisam de rega frequente e abundante. Mesmo um ligeiro aumento na temperatura ambiente causa uma rápida perda de umidade. O regime ideal seria a irrigação a cada 2-3 dias em clima quente e em rega fria é reduzida para 1 vez por semana. O volume de água depende diretamente do tamanho das mudas: as plantas recém-transplantadas para o solo requerem 2 litros de umidade, os adultos precisam de 2 a 3 vezes mais.
  • Afrouxamento... No dia seguinte à rega, o solo formará uma crosta, especialmente em climas quentes. Nesse momento, o solo deve ser afrouxado. Tal tratamento permitirá estabelecer uma troca de ar desimpedida na área da raiz.
  • Top curativo... O cultivo de repolho de todos os tipos em campo aberto requer alimentação obrigatória. Normalmente o fertilizante é aplicado duas vezes - a primeira vez 2 semanas após o transplante para um local permanente e a segunda vez após outros 10-14 dias. Complexos minerais prontos fornecem o maior efeito. Dos remédios populares, uma mistura de estrume de galinha e verbasco ou uma infusão de ervas funcionam melhor.

Representantes da família crucífera costumam sofrer de pragas, portanto, ao longo da estação de cultivo, é necessário lutar sistematicamente contra patógenos de infecções fúngicas e insetos.

Uma vez que se forma uma leve camada de cera nas folhas de repolho, é aconselhável adicionar uma substância ensaboada à solução de trabalho para garantir a adesão máxima da superfície da lâmina foliar com agentes protetores - pode ser sabonete verde especializado ou sabonete líquido doméstico.

  • Para mosca-branca, mosca-branca e pulga crucífera significa que "Atom", "Decis" e "Aktara" estão funcionando. Das receitas populares, polvilhar com cinza de madeira ou pó de tabaco é o mais eficaz.
  • Lidar com pulgão a polinização com tabaco ou pulverização com uma solução de sabão verde na proporção de 250 g por litro de água ajudará. O tratamento com "Dust Metaphosa" ou "Anabazin sulfate" também salva.
  • Quando uma planta é danificada colher de repolho nos estágios iniciais, você pode polvilhar o plantio com cinzas. Em caso de ferimentos graves, os preparados inseticidas "Sensei", "Borey" e "Altyn" ajudam.

A fermentação da levedura atua contra lesmas e caracóis, sendo preparada na proporção de 15 g de fermento seco e 250 g de açúcar por 5 litros de água.

Dentre as doenças, o repolho é o mais frequentemente atacado por fungos.

  • Oídio. Para a pulverização, são utilizadas soluções contendo cobre, por exemplo, sulfato de cobre ou líquido bordalês.
  • Blackleg. Nesse caso, o sulfato de cobre também será eficaz, em caso de danos graves os fungicidas "Fundazol" e "Planriz" ajudarão.
  • Keela... O tratamento do substrato com uma solução leve de permanganato de potássio ajudará a salvar a planta.
  • Fusarium, mosaico... O derramamento de solo com sulfato de cobre a 1% pode ajudar na cultura do repolho.
  • Míldio... Não há cura para esta doença. A única coisa que os jardineiros podem fazer é fortalecer as medidas preventivas, em particular, para realizar a desinfecção pré-plantio das mudas.

A fim de minimizar o risco de danos por pragas, é necessário monitorar o grau de umidade, certificar-se de desinfetar a semente, mergulhar em tempo hábil e transplantar as mudas para o solo, além de manter o regime de temperatura.

Possíveis erros

Ao cultivar repolho, os jardineiros novatos freqüentemente cometem erros que podem levar às consequências mais desagradáveis, até a morte das mudas de repolho. Portanto, para concluir, daremos as recomendações de residentes de verão experientes.

  • Para melhorar a adaptação e acelerar a taxa de sobrevivência das mudas de repolho, é necessário fazer duas escavações no solo - outono e primavera, pois substrato muito denso não permite que as raízes recebam oxigênio em quantidade suficiente.
  • Se as mudas estiverem muito fracas, uma mistura de 200-300 g de esterco podre e 30 g de monofosfato é colocada no fundo do buraco antes do plantio... Polvilhe com terra por cima e só depois coloque uma planta jovem.
  • O erro é umidade excessiva na primeira semana após o transplante de mudas para campo aberto. Nesta fase, é melhor regar o solo com mais frequência, mas em pequenas porções.
  • É muito importante escolher a área certa para o repolho, caso contrário, as plantas irão criar raízes lentamente e desenvolver-se mal.
  • Não plante arbustos com muita frequência., a distância mínima deve ser de 30 cm, caso contrário, as plantas sofrerão falta de luz, ar e oligoelementos benéficos.
  • Não use água de poço para irrigação, bem como para abastecimento de água. Certifique-se de defendê-lo, pois pode conter cloro e outras substâncias perigosas para o repolho. Além disso, a umidade excessivamente fria retarda o crescimento do sistema radicular.
  • Não plante mais de um arbusto em um buraco.... A cultura do repolho difere de todas as outras hortaliças no tamanho dos frutos, que, além disso, crescem muito rapidamente.
  • Se após o transplante a temperatura cair e as mudas jovens congelarem, borrife-os com "Zircon" ou qualquer outro estimulante de crescimento.
  • Se no dia seguinte depois de mover as mudas para o jardim, as folhas ficarem esbranquiçadas, e o caule parece desbotado, não se preocupe. Esta é uma reação natural de uma planta imatura às mudanças nos fatores do habitat. Para acelerar a recuperação, você pode borrifar as folhas com água fria no início da manhã ou à noite, após o pôr do sol.
  • Seria um grande erro ignorar as regras de prevenção de infecções e ataques de insetos-praga.... As plantas jovens têm imunidade fraca, por isso não podem resistir a pragas por conta própria.

Tendo dominado todos os meandros do transplante de mudas de repolho para áreas abertas, você pode obter uma colheita saudável e abundante.

Ao mesmo tempo, não se deve esquecer o cuidado adequado com a cultura na fase de formação fetal. Sua resistência a condições adversas, redondeza e tamanho das cabeças dependem muito disso.No cultivo do repolho, é necessário levar em consideração as características varietais e orientar-se pelos requisitos da tecnologia agrícola de cada tipo específico de repolho.

Acontece que o morador de verão não tem tempo para transplantar as mudas de couve para o solo em tempo hábil. Neste caso, os arbustos jovens enfraquecem e começam a esticar. O transplante dessas safras tem características próprias. Para que a planta se enraíze mais rapidamente, é necessário providenciar uma terapia de choque para ela.

  • Imediatamente após a remoção das mudas dos copos você precisa cortar a raiz ao meio, os buracos são feitos 3 cm mais profundos do que o pedaço de terra.
  • Mudas precisam ser plantadas até as pétalas cotiledonares.
  • Não há necessidade de regar, o solo após o transplante é apenas ligeiramente umedecido para evitar ressecamento... Essas plantas precisam limitar a umidade. Somente sob essas condições as plantas param de crescer e direcionam suas energias para o crescimento de raízes maduras.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário