Plantar e cultivar mudas de repolho
Não é fácil imaginar uma horta sem repolho, é uma verdura saudável e saborosa. Você pode guardá-lo na adega durante todo o inverno, usando-o para preparar pratos muito diferentes. Primeiro, o repolho deve ser plantado e cultivado adequadamente para se obter uma colheita boa e saudável.
Cronometragem
Existem variedades precoces, intermediárias e tardias. As primeiras cabeças de repolho raramente crescem grandes, geralmente não pesam mais do que 1,5 kg. Eles são bons para fazer saladas de verão. As amostras da meia estação são adequadas para saladas e são boas para conservas. Os tardios são plantados principalmente para fermentação e armazenamento prolongado na estação fria. E se você quiser obter chucrute exatamente crocante, então você precisa tomar as variedades tardias. A época de plantio também depende do tipo de variedade:
- maturação precoce - de 10 a 30 de março;
- meia temporada - de 15 de março a 15 de abril;
- maturação tardia - de 1º de abril a 20 de abril.
Mas mesmo essa característica é bastante geral. Por exemplo, o repolho branco (o tipo mais comum) é plantado do final de março a 10 de abril, o repolho roxo - de 10 de março a 30 de abril, couve-flor - de 1º a 10 de abril, mas o brócolis - de meados de março a meados de Poderia. Se você deseja cultivar repolho chinês em seu jardim, precisa de tempo para plantar do final de fevereiro a 20 de março. Os jardineiros geralmente rastreiam dias auspiciosos específicos de acordo com o calendário lunar.
O horário de desembarque também depende da região. Se for a faixa central, assim como a região do Volga, em média, o plantio cai no dia 15 de março - 15 de abril, nos Urais e na Sibéria - de 15 de abril a 30 de maio, e no sul o repolho pode ser plantado já de 10 de fevereiro. Em um apartamento, você pode começar a cultivar mudas (uma loggia ou um peitoril da janela) em fevereiro, em meados de abril é transplantado para um viveiro ou estufa (o mais importante - sob um filme), e no meio - final de maio - na rua.
Se a estufa for de policarbonato, é melhor transplantar o repolho no meio da primavera e plantar em campo aberto em maio.
Preparação
Este é um processo volumoso, porque você precisa preparar sementes, mistura de solo e recipientes.
Sementes
O primeiro ponto é separar as sementes. É necessário selecionar aqueles que não sejam inferiores a 1,5 mm... O material selecionado é envolto em um casulo de gaze tripla, enviado para uma garrafa térmica com água a + 45 ° por 15 minutos, e a seguir por alguns minutos sob um jato frio. Tendo adotado os procedimentos de água, o material da semente permanece em temperatura ambiente por um dia. Em seguida, as sementes são colocadas em um prato estratificado por cerca de um dia na geladeira a + 1 ... + 2 °. E então eles são completamente secos (para que as sementes fluam livremente). Se forem sementes armazenadas, você precisa estudar as instruções da embalagem. Talvez todos os procedimentos preparatórios já tenham sido passados e as sementes estejam prontas para o plantio. Se forem multicoloridos, então você pode semear definitivamente sem qualquer preparação.
O repolho é cultivado com ou sem mergulho. Se for necessária uma coleta, as sementes podem ser enviadas para um recipiente comum e, após a coleta, os brotos se dispersarão em recipientes individuais. Mas se você não quiser se envolver com a colheita (alguns jardineiros acreditam que isso causa lesões nas raízes das mudas), então é melhor semear imediatamente em recipientes separados: em vasos, copos, cassetes de rede grande , comprimidos de turfa.
Priming
O solo deve ser solto e leve, por isso a turfa é necessária em sua base. A receita para o solo ideal se parece com esta: 75% turfa + 20% relva + 5% areia. Existe outra opção: pegue turfa, húmus (ou composto), solo de turfa em partes iguais, acrescente uma pequena parte da areia.E você também pode pegar húmus e solo de grama em partes iguais, misturar com cinza de madeira e adicionar fertilizante mineral complexo (uma colher de sopa para 1 kg de mistura de solo).
Você também pode usar solo comprado em lojas. Mas qualquer que seja a opção escolhida, a composição deve ser desinfetada: por 15-17 minutos, leve ao forno a 200 ° (ou 5 minutos no microondas)... Em seguida, a mistura do solo deve ser resfriada, enviada para um recipiente tratado com solução de manganês a 1% e deixada por algumas semanas em local aquecido, enquanto bactérias úteis para as sementes se formam no solo.
Capacidades
Para a semeadura, você pode usar copos, caixas, cassetes, potes. A capacidade é selecionada de acordo com o número de plantas cultivadas. Para grandes volumes, é melhor levar caixas e cassetes de mudas. Deve haver orifícios no fundo do recipiente para drenagem de água.
O recipiente deve ser processado com uma solução de manganês. Em um balde de água quase fervente, é necessário diluir 5 g de permanganato de potássio, isso será o suficiente. O recipiente e as ferramentas que são utilizadas para o plantio são processados com uma solução pronta.
Métodos de semeadura
Existem vários deles. Vamos começar com o mais familiar.
Clássico
São retiradas caixas padrão, com a profundidade de cerca de 5 cm. Uma camada de substrato de solo preparado é colocada, a espessura da qual é de cerca de 4 cm. Esta mistura é vertida com uma solução, para a qual 2 comprimidos de "Gamair" e "Alirin B" são diluídos em 10 litros de água. É melhor se o solo for formado e regado alguns dias antes da semeadura. Diretamente no dia da semeadura, é necessário fazer sulcos no solo a 3 cm um do outro e a 1 cm de profundidade.
As sementes preparadas são colocadas neles com um passo de centímetro. Em seguida, as ranhuras devem ser polvilhadas com o substrato. Além disso, a superfície é ligeiramente compactada e o recipiente com as colheitas é enviado para o peitoril da janela. Você precisa mantê-lo aí a uma temperatura de + 18 ... + 20 °. Dentro de 4–5 dias, os brotos podem ser vistos.
Em tablets
Esse ajuste também é interessante, e esse método está conquistando cada vez mais adeptos. Especialmente o método irá agradar àqueles que não querem ferir as raízes das plantas com um mergulho. Os comprimidos são turfa prensada, que contém oligoelementos úteis para mudas... Portanto, alimentar o repolho não é necessário antes do plantio no solo. Os próprios comprimidos são "acondicionados" em uma rede, que, por sua vez, é tratada com um fungicida, o que significa que a cultura também fica protegida de fungos.
Os tabletes de pouso devem ter pelo menos 4 cm de diâmetro. Eles são enviados para um recipiente fundo, cheio de água morna para inchar. Quando os comprimidos aumentam, o excesso de água é drenado e as sementes são colocadas em 2 peças nos caroços dos comprimidos. Em seguida, os poços são cobertos com turfa. Em seguida, o recipiente com os comprimidos é enviado para um local luminoso e fica a + 18 ... + 20 ° até o surgimento dos rebentos.
Quando as sementes germinam e ficam mais fortes, em cada comprimido, a muda mais fraca é cortada logo abaixo da raiz. Mas você não pode puxá-lo, apenas cortá-lo, porque retirá-lo pode danificar o sistema radicular de um broto poderoso.
Em cassetes
Este método ajuda a evitar a separação. Você precisa escolher um cassete com células, cuja profundidade é de 8 cm. As células são necessárias pelo menos 7X8 cm para variedades precoces de repolho, 5X6 cm - para maturação intermediária, 5X5 cm - para variedades tardias. As células devem ser preenchidas com o substrato preparado, e 2 sementes devem ser enviadas para cada uma. Ou você pode plantar as sementes em comprimidos e enviar os comprimidos para as células.
Se as raízes brotam através da grade de comprimidos, então o vegetal pode ser transferido para o pote com o comprimido. E se o comprimido já estiver na célula do cassete, então você precisa adicionar mistura de solo à célula e preencher o espaço.
Em uma estufa ou estufa
Na estufa, as sementes produzem boas mudas. A luz penetra perfeitamente através da cobertura transparente da estufa. Ao mesmo tempo, a umidade do solo na estufa não irá evaporar muito rapidamente (em comparação com as condições do ambiente, onde as baterias estão funcionando constantemente). E também uma vantagem do cultivo de um vegetal em uma estufa é a criação de um bom microclima para o repolho jovem. As sementes a serem semeadas certamente devem secar.No canteiro do jardim, você precisa fazer alguns sulcos com 15–20 cm de distância, regando-os abundantemente. Em seguida, despeje a semente nas ranhuras, respeitando um intervalo de 2-3 cm, as sementes são baixadas a uma profundidade de 1-2 cm.
Quando as primeiras folhas verdadeiras se formam nas plantas jovens, elas precisam ser tratadas com inseticidas. No estágio de 4 folhas verdadeiras, é necessário adicionar 3-4 cm da camada de solo ao canteiro - isso é feito para a estabilidade do caule. Se as mudas crescerem grossas, elas devem ser desbastadas. Mudas fracas são cortadas pela raiz, após o que o jardim é regado.
Como cuidar bem dele?
O cuidado com as plantas é sempre complexo. Dê folga em um, outras medidas não darão o efeito desejado.
Regime de temperatura
A faixa de temperatura ideal, que deve ser em casa, é + 18 ... + 20 °. Mas quando os brotos aparecem, a temperatura será reduzida para +16 durante o dia e para + 10 ° à noite. (esta medida só se aplica ao repolho branco). Isso é feito para fortalecer as mudas, o que significa que as mudas não vão esticar.
Picking
Você precisa mergulhar o repolho, que foi plantado em um recipiente comum. 1,5 semanas após a fixação das plantas, você pode distribuir as mudas em seus recipientes. Devem ser regadas com uma solução preparada (1 tablete de "Alirin-B" e "Gamair" por 10 litros de água) e fazer isso por 2 a 3 dias até que haja um claro entendimento de que as mudas criaram raízes.
É necessário aprofundar as mudas por folhas cotiledonares, e a superfície do solo após o plantio para fins preventivos deve ser coberta com areia de rio. Uma camada de 2 mm é suficiente. Isso salvará o repolho da perna preta. E quando as mudas se acostumarem com os novos recipientes, você pode baixar a temperatura diurna para + 13 ... + 14 °, a temperatura noturna pode ser até + 10 °.
Endurecimento
O endurecimento é necessário para fortalecer o sistema radicular da planta. O repolho criará raízes melhor e as taxas de germinação aumentarão. As mudas terão que ser endurecidas cerca de 1,5 semanas antes de serem plantadas no solo. Nos primeiros 2-3 dias no espaço onde estão as mudas, basta abrir a janela por 3 horas. Depois, as mudas podem ser levadas para a sacada ou varanda, onde os raios do sol já estão esperando por ela. Pela primeira vez, você pode proteger a planta do sol com gaze, caso contrário, pode ocorrer uma queimadura.
No sexto dia de endurecimento, você pode reduzir a rega, mas o solo ainda não deve secar. As mudas são transferidas para a varanda, onde ficarão até serem lançadas no solo.
Na época do plantio, o repolho deve ter de 4 a 5 folhas e precisará ser bem regado.
Top curativo
O primeiro é realizado 9 dias após o mergulho. Em 1 litro de água, você pode dissolver 2 g de preparações de potássio e nitrato de amônio, 4 g de superfosfato. 1 litro desta solução nutritiva irá "alimentar" 50-60 mudas. Para não queimar raízes jovens, a cultura deve primeiro ser regada e depois alimentada. A nova alimentação ocorrerá em 2 semanas. Os fertilizantes serão iguais, mas você precisará de mais 1 litro de água. Se as mudas de repolho ficarem um pouco amarelas, você pode corrigir isso adicionando uma solução de pasta fermentada na proporção de 1 para 10.
A próxima alimentação ocorre 2 dias antes da transferência das mudas para a rua. Para 1 litro de água, tome 3 g de nitrato de amônio, 5 g de superfosfato e 8 g de compostos de potássio. Sua dose é aumentada para que as mudas se enraízem melhor.
Doenças e pragas
Na maioria das vezes, as mudas são atacadas por uma perna preta e uma podridão radicular particularmente perigosa. Para superar o primeiro, dentro do recipiente, é necessário secar o solo, espanar as próprias mudas com cinza e soltar o solo. Se a podridão da raiz superou a planta, as mudas devem ser tratadas com "Rizoplan" ou "Trichodermin" (são produtos biológicos seguros que ajudam especificamente a cultivar micélio, que libera substâncias perigosas para patógenos).
A pulga crucífera "adora" repolho. São pequenos insetos listrados, sua infestação interfere no crescimento normal das mudas. E se seu ataque não for interrompido, as mudas serão completamente problemáticas para crescerem e se tornarem uma planta madura. O "Intavir" vai ajudar neste caso, que precisa processar mudas. Se o repolho ficar amarelo, pode ser devido ao excesso de nutrição. Isso significa que a alimentação foi desnecessária ou foi introduzida em doses inaceitavelmente altas.
Se for esse o caso, é necessário derramar a terra com água em abundância, para que o recipiente seja instalado de forma que a água saia dali. E também as mudas podem ficar amarelas devido à adição de areia do mar à mistura do solo.
Erros freqüentes
Preparar o repolho para plantar no solo não é tão difícil. A planta não é caprichosa, ela reage com sensibilidade ao cuidado, e você não precisa mexer muito com ela. No entanto, existem erros, mas quase tudo pode ser evitado. Os produtores de vegetais geralmente cometem os seguintes erros:
- semeadura engrossada - as mudas se esticarão e crescerão desigualmente, se formarão frágeis;
- falta de luz suficiente - o repolho requer iluminação e não tolera sombreamento constante;
- água estagnada - o repolho adora umidade, mas suas raízes preferem respirar;
- regar com água fria - embora a cultura seja resistente ao frio, essa rega será estressante para ela;
- altas temperaturas - tudo que está acima da norma é mal tolerado pelo repolho, e isso será visto em mudas excessivamente alongadas, mimadas e não prontas para transplante;
- confusão no momento do plantio - cada tipo de variedade tem seu próprio tempo, se as sementes forem compradas na loja, é preciso estudar todas as informações da embalagem.
O comentário foi enviado com sucesso.