Tudo sobre repolho de couve-rábano

Contente
  1. descrição geral
  2. As melhores variedades
  3. Preparação de semeadura
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Doenças e pragas
  7. Colheita e armazenamento

O repolho é um vegetal popular cultivado na maioria dos países, incluindo várias regiões da Rússia. Algumas décadas atrás, os jardineiros estavam engajados no cultivo do clássico repolho branco. Agora, existem muitas variedades de repolho. Um deles é couve-rábano. Para que o vegetal amadureça a tempo, é necessário cuidar dele integralmente e em tempo hábil.

descrição geral

A couve-rábano é uma planta bienal que pertence à família do repolho. Sabe-se que este vegetal foi cultivado na Roma antiga, mas é nativo dos países mediterrâneos. Além disso, na maioria deles, a couve-rábano é considerada uma das variedades de nabos. Portanto, da língua italiana o nome se traduz literalmente como "nabo de repolho". Externamente, o vegetal realmente se assemelha a um nabo, mas tem gosto mais de repolho. O vegetal é popular não apenas na Rússia, mas também na Turquia, China e Europa Ocidental.

A couve-rábano tem um sistema radicular muito desenvolvido. Inicialmente, o caule cresce, depois ocorre a formação do próprio fruto. Tem uma forma redonda ou oval e assemelha-se a um nabo. Sua modificação ocorre em função do grau de maturação. O rebento é atraente, o caule é reto, as copas são grandes e de cor verde escuro. As folhas são comestíveis em tenra idade. A flor não é particularmente bonita. O período de floração é no meio do verão. A polinização por insetos é necessária para que as sementes amadureçam.

A couve-rábano é popular por seus benefícios, que incluem:

  • alto teor de vitamina C;
  • vegetal ajuda a normalizar o metabolismo;
  • combate o processo inflamatório existente no estômago e intestinos;
  • alivia o corpo de toxinas.

Além disso, a cultura não requer nenhum cuidado especial, então qualquer pessoa pode cultivá-la.

As melhores variedades

Os frutos da couve-rábano são verdes claros ou roxos, dentro de cada um deles a polpa é branca. A tonalidade da casca externa depende diretamente da variedade. E também são divididos de acordo com a taxa de maturação e a capacidade de serem armazenados de forma adequada por um determinado período de tempo.

Várias das variedades mais comuns têm o conjunto máximo de características positivas.

  • "Smak" - pertence à categoria de variedades de maturação precoce. Os frutos são de cor púrpura, os maiores exemplares chegam a pesar de 600-700 g.Pela consistência, a polpa é densa e suculenta. A única desvantagem é que não é adequado para armazenamento de longo prazo.
  • Planeta azul. A variedade recebeu esse nome por causa da cor da casca externa da fruta (azul claro ou azul claro). A polpa é suculenta, macia. A variedade é híbrida e mantém-se bem.
  • "Morávia" maturação precoce, verde claro. Na forma, os frutos são redondos, achatados, o peso dos exemplares individuais chega a 2 kg.
  • "Pikant" - variedade de maturação precoce, caracterizada por uma polpa particularmente macia e densa.
  • "Delicadeza vermelha" É uma variedade popular resistente à geada. A cor da cabeça é vermelho-violeta.
  • Atena é uma variedade precoce de couve-rábano. Difere em frutos de tamanho impressionante (até 3-4 kg), bem como em polpa de sabor agradável.

Isso não é tudo, mas apenas as variedades mais populares. A escolha é feita de acordo com os requisitos e preferências individuais. O principal é o acompanhamento adequado.

Preparação de semeadura

Antes de semear a couve-rábano, é recomendável realizar medidas preparatórias simples.Eles têm um efeito benéfico na germinação, bem como no desenvolvimento posterior da cultura. Primeiro você precisa decidir em que local o vegetal será cultivado no futuro. É melhor se for uma área bem iluminada, protegida de correntes de ar. Praticamente qualquer solo é adequado. A única exceção é o solo empobrecido. A acidez da terra deve estar entre 6,7 e 7,4 pH. A área selecionada deve primeiro ser bem cavada em uma pá de baioneta, bem como se livrar de ervas daninhas, se houver.

E você também deve preparar as sementes. O processo consiste em várias etapas.

  • Antes da semeadura, as sementes são imersas em água pré-aquecida a uma temperatura de 50 graus. Leva pelo menos 15 minutos para mantê-los em um recipiente com líquido.
  • Em seguida, eles precisam ser literalmente colocados em água gelada por um minuto e, em seguida, em uma solução de oligoelementos por 12 horas. Em seguida, deve ser enxaguado e transferido para a geladeira por 24 horas. O local de armazenamento ideal para este período é a seção inferior dos vegetais. Em nenhum caso devem ser congelados.
  • Em seguida, recomenda-se transferi-los para um pequeno pedaço de lenço umedecido natural e aguardar a germinação. Assim que isso acontecer, você pode transplantá-los para recipientes preparados com solo.

Nos primeiros dias após o plantio, recomenda-se manter a temperatura em +20 graus. Para fazer isso, as colheitas devem ser mantidas sob filme ou vidro.

Aterrissagem

O plantio da couve-rábano é feito de duas maneiras: por meio de mudas ou diretamente por sementes em terreno aberto. A escolha também é individual.

Mudas

Se falamos sobre o método de mudas, então para isso é necessário usar recipientes de plástico ou potes de turfa especiais cheios de solo fértil e macio. Algumas pessoas optam por semear em uma estufa. A primeira semeadura é realizada em meados de março. Se as mudas forem bem cuidadas, a primeira colheita pode ser feita em meados ou no início de junho. O segundo prazo para mudas é o início de maio, então só será possível colher a couve-rábano mais perto do meio do verão.

O processo de plantio e cultivo de mudas é o seguinte.

  • As atividades preparatórias estão sendo realizadas com sementes.
  • Assim que os primeiros brotos aparecerem, você pode prosseguir com a colheita, se as sementes não foram plantadas originalmente em recipientes separados.
  • Aproximadamente duas semanas antes do transplante em terreno aberto, você pode prosseguir para o procedimento de endurecimento. As mudas precisam ser levadas para fora por alguns minutos. Recomenda-se aumentar o tempo a cada vez.

Durante o período vegetativo, as mudas não requerem cuidados especiais. Basta regá-lo, e também protegê-lo dos efeitos das correntes de ar, não permitir que seja queimado pelo sol.

A transferência para campo aberto também é realizada em várias etapas:

  • poços rasos são cavados na área preparada a uma distância de 15-20 cm um do outro;
  • mudas de couve-rábano são cuidadosamente movidas nelas;
  • polvilhe com terra bem regada.

Isso completa o processo.

Sementes

Você pode plantar couve-rábano diretamente em terreno aberto com sementes. Eles fazem isso nos últimos dias de maio. O processo é como se segue.

  • As sementes são semeadas em solo preparado solto. Não é necessário aprofundá-los, é permitido borrifá-los com uma pequena camada de terra fofa.
  • A rega após o plantio deve ser feita o mais cuidadosamente possível para que as sementes não sejam lavadas.
  • Cubra com plástico e aguarde os brotos.

Quando as plantas são fortes, a estufa pode ser removida.

Cuidado

A couve-rábano não requer cuidados especiais. Na verdade, apenas a rega é uma parte importante e integrante. No início, o solo é umedecido uma vez a cada 2-3 dias. Então, uma vez por semana é o suficiente. Você deve ser guiado pelo clima. Se chover, o repolho ficará sem regar. Durante o período de seca, é preciso observar o estado do solo, deve-se sempre umedecer levemente. Às vezes você precisa afrouxar um pouco o solo. Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível para não danificar a cultura da raiz.

A couve-rábano precisa de alimentação. Os fertilizantes devem ser aplicados três vezes em uma temporada:

  • antes do plantio, fertilizantes orgânicos e minerais são colocados nas covas;
  • na fase de formação da folha, é necessário adicionar oligoelementos;
  • em uma idade mais avançada, as folhas são borrifadas com uma solução de 10 litros de água, 1 colher de sopa. eu. ureia e 1 colher de sopa. eu. sulfato de potássio.

A cobertura é necessária para o desenvolvimento normal da cultura e frutificação oportuna.

Doenças e pragas

Se falamos de doenças, a couve-rábano é mais freqüentemente afetada por quilha, oídio, podridão e perna preta. Para evitar que isso aconteça, é recomendável seguir todas as regras da tecnologia agrícola. Mas se a cultura ficar doente, é recomendável eliminar as plantas infectadas em tempo hábil para evitar a propagação da doença. As doenças fúngicas devem ser tratadas com soluções dos medicamentos Fundazol, Skor, Topaz e alguns outros que contêm princípios ativos idênticos.

Entre as pragas, encontram-se os seguintes: besouros crucíferos e pulgas pretas, mariposa, mariposa, pulgão do repolho, verme, besouro da flor da estupro e alguns outros. Para afastar as pragas, recomenda-se tratar a cultura com medicamentos como "Decis", "Corsair", "Emboscada" e alguns outros.

Colheita e armazenamento

As variedades de maturação precoce são geralmente colhidas após o amadurecimento. Eles não se destinam ao armazenamento de longo prazo. Eles são capazes de manter o sabor adequado apenas por 10-14 dias na geladeira. A couve-rábano, plantada no meio do verão, pode ser mantida com segurança até que a temperatura do ar comece a cair abaixo de zero grau à noite. Os tempos de colheita são comparáveis ​​àqueles em que o repolho branco é colhido.

A colheita é melhor realizada em tempo seco. Você precisa armazenar as frutas colhidas em uma cova ou geladeira. A opção ideal de armazenamento são caixas de areia secas. Nesse caso, as próprias raízes não devem entrar em contato umas com as outras. Nesse estado, a couve-rábano pode ser armazenada por 5 a 8 meses.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário