Couve de repolho e seu cultivo

Contente
  1. Origem
  2. Descrição
  3. Tipos e variedades
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado crescente
  6. Doenças e pragas
  7. Colheita e armazenamento

Hoje, os jardineiros cultivam uma grande variedade de repolho: comestível e decorativo. Mas a couve (couve), que não só é adequada para nutrição, mas também tem uma aparência agradável, ainda não é muito conhecida em nossas latitudes. Mas na criação é bastante simples. A propósito, A couve é excelente para reprodução durante todo o ano em um peitoril de janela como uma microgreen. Este é o parente mais próximo da cultura selvagem, que ainda é encontrada na Grécia e na Itália. Eles começaram a cultivar há muito tempo, no século 5 aC. NS. As folhas são comidas. O caule é duro e de sabor amargo.

Origem

A couve é muito semelhante ao repolho selvagem, porém sua origem ainda não foi determinada de forma confiável, embora haja informações de que até o final da Idade Média, a couve era uma das hortaliças mais difundidas na Europa. No início do século 19, mercadores russos trouxeram para o Canadá, e na Segunda Guerra Mundial, devido à sua alta densidade nutricional, começaram a cultivá-lo em grande escala na Inglaterra.

Descrição

Este repolho também tem outros nomes - gruncol, browncol ou couve. Este é um vegetal folhoso anual (algumas variedades de perenes) e pertence à família do repolho. Este é um vegetal que não forma uma cabeça de repolho, ao contrário de outros tipos de repolho. As folhas da couve lembram folhas de alface crespas.

Como já dissemos, o repolho pode ser cultivado não só rodeado de hortaliças, mas também entre plantas ornamentais. Sua aparência é tão diversa e incomum que às vezes é difícil determinar que tipo de planta é. A haste vertical lisa é decorada com folhas encaracoladas. Sua cor pode ser muito diversa. Verde escuro com uma flor fosca, azul, roxo, vermelho, até rosa: depende inteiramente da variedade.

A planta exala um leve aroma de repolho. Surpreendentemente, esse tipo de repolho é capaz de competir com a carne bovina em valor nutricional e teor de proteína. Kale está hoje em dia posicionado como um superalimento. Combina uma mistura de elementos úteis necessários ao corpo.

No entanto, o excesso de certos minerais pode provocar o agravamento de doenças crônicas. Nesse sentido, sucumbindo à euforia geral do uso de um produto da moda, leve em consideração as características do seu próprio corpo.

As características das fezes são as seguintes.

  • Comem-se apenas folhas, o caule é sempre duro e insípido.
  • A colheita é feita várias vezes durante o verão: quando algumas folhas são cortadas, outras aparecem em seu lugar.
  • Nas regiões do sul, as fezes podem ser cultivadas no mesmo jardim por vários anos. Depois de passar o inverno sob uma capa de filme, ela dará uma colheita antecipada de verduras vitamínicas.
  • A couve é muito procurada na culinária. As folhas são comidas cruas, à base de saladas e pratos diversos.
  • 100 g contém 3,3 g de proteínas (metade das necessidades diárias), 8 g de carboidratos e 0,7 g de triglicérides. Valor energético - 50 kcal por 100 g.
  • A alta resistência à geada é um bônus adicional. A planta é capaz de resistir a geadas de até -15 graus.

Cale é um depósito de vitaminas. O produto é extremamente baixo em calorias e é facilmente digerível. Inclui:

  • vitamina C - 120 mg (repolho contém 36 mg);
  • cálcio - 150 mg (leite - 130 mg);
  • proteínas - 4 g;
  • sacarídeos - 9 g;
  • 9 aminoácidos.

Junto com isso, a couve contém um grande volume de sulforano, que inibe o crescimento de bactérias, existe um inibidor natural das células cancerosas na planta Indol-3-carbinol, a glucorafanina, que reduz o efeito negativo dos carcinógenos.

Tipos e variedades

Existem muitas variedades de couve. Graças às atividades de especialistas em melhoramento, várias espécies varietais foram criadas.

Keil é dividido em grupos de acordo com as seguintes características das espécies:

  • características estruturais das folhas: é encaracolado, ondulado, franjado;
  • cor da folha: pode ser verde, azul, vermelho, roxo;
  • altura da cultura: subdividida em pequena (até 0,4 m), média (0,4-0,9 m), alta (de um metro para cima);
  • período de maturação: é de maturação precoce, maturação média, maturação tardia.

A couve é caracterizada por uma abundância de espécies decorativas, que foram obtidas como resultado da seleção por cientistas holandeses e japoneses. Os holandeses cultivam plantas com folhas vermelhas e rosas. Os japoneses criaram variedades de couve esférica. Hoje você pode comprar variedades tanto para a alimentação como para dar uma base estética ao jardim.

Os seguintes tipos e variedades de couve são populares em nosso país.

  • A couve é especialmente comum em 2 variedades: verde e vermelha. No vermelho, o padrão corre ao longo da cor púrpura escura das folhas, que têm uma tonalidade carmesim. Em termos de propriedades úteis, a espécie é capaz de competir com as variedades de uvas vermelhas: a cultura tem muitas antocianinas, flavonóides, antioxidantes. O visual verde, que tem folhagem verde esmeralda perfurada, também está repleto de elementos úteis. Ambas as amostras são resistentes à geada, não temem o frio a -15 ° C. A temporada de cultivo da variedade dura 60-80 dias.
  • Repolho vermelho russo, que nas cidades americanas e na Europa era chamado de vermelho russo, distingue-se por uma rede de freqüentes veios vermelhos brilhantes na superfície da folhagem luxuriante de folhas enrugadas perfuradas, que, como resultado da geada, adquirem uma cor roxa. A variedade é resistente à geada, não tem medo do frio a -18 ° C. A variedade é exigente, não necessita de cuidados especiais. As folhas são macias e ligeiramente adocicadas, com um gosto residual picante.

A variedade pode ser utilizada para alimentação e como elemento de projeto paisagístico.

  • Repolho "Fitness" - o líder da nutrição adequada. A variedade tem folhas espinhentas de cor verde escuro intenso com uma flor cinza escuro. As folhas são deliciosas, suculentas. Tem uma altura ligeiramente superior a 0,5 m. A época de cultivo é de aproximadamente 3 meses. A variedade não exige cuidados. A cultura é considerada dietética devido ao teor de ácidos graxos poliinsaturados (PUFA) ômega-3, proteína completa, coquetel de vitaminas. Você pode fazer uma salada com folhas tenras, as mais duras devem ser estufadas ou fritas, podem ser um complemento para guisados, sopas. As propriedades decorativas da variedade permitem decorar um jardim de flores, uma horta.
  • Couve de repolho "Toscana" tem outro nome - couve negra italiana. O vegetal destaca-se com folhas verdes escuras com tonalidade azulada, que se caracterizam pela firmeza, elasticidade e formato alongado. Existem bolhas na superfície das folhas. A folhagem ondula moderadamente e parece uma cultura da Sabóia. A Toscana não tem medo de geadas até -15 ° C. A variedade amadurece em 2 meses. As culturas vegetais são distinguidas por uma alta porcentagem de PUFAs. O corpo também receberá vitamina C, luteína. Couve preta italiana e repolho são muito semelhantes em sabor.
  • Scarlett é uma couve do meio-início da estação de crescimento. Suas folhas mudam de cor. A cor verde fica roxa, a influência da primeira geada transforma as folhas em um azul-violeta.
  • Redbor é uma variedade híbrida. Assemelha-se a uma palmeira castanha, tem uma altura de 0,8-1,5 m e o caule é coberto por densas folhas encaracoladas com excelentes características gustativas. A expressividade da aparência externa da cultura torna possível praticar a planta como decorativa: "Redbor" é usado no desenho do território, canteiros de flores são decorados com ela.A variedade adora o sol e é resistente à geada. Na primeira geada, as folhas ficam mais macias e suculentas.
  • Variedade "Tintoretto" possui folhas verdes claras. Pode ser colhido para uso futuro: o repolho congelado está cheio de aroma, doçura.
  • Variedade siberiana tem uma forte imunidade e excelente resistência à geada, a estação de cultivo dura cerca de 3 meses, se as regiões de cultivo forem os Urais, na Sibéria. A variedade é procurada na Europa: a planta amadurece mais cedo lá. As folhas congeladas ficam mais doces, mais tenras.
  • Fezes de juncoatingindo a altura de 2 metros, o caule é caracterizado pela dureza e resistência. As folhas verdes têm traços característicos: comprimento impressionante, ondulação. O vegetal é adequado para adicionar a pratos exóticos, saladas.
  • Hybrid "Reflex" é intensamente utilizado em diferentes dietas. As folhas verde-escuras onduladas e de sabor agradável são as preferidas pela maioria dos nutricionistas. O tempo de amadurecimento é de cerca de 3 meses. O vegetal é capaz de crescer até 0,9 M. Difere em pouco exigente, produtividade.
  • No "cadete" folhas verdes tenras e encaracoladas cobrem abundantemente todo o arbusto. Ele não tem medo de baixas temperaturas.

Aterrissagem

O cultivo de hortaliças é realizado pelo método de mudas ou por meio de sementes.

Mudas

Depois que a ameaça de frio passa, o bezerro é plantado em campo aberto. Pegue plantas fortes com uma altura de cerca de 10 cm e com 4 folhas formadas. A terra para eles já deve estar completamente fertilizada. Os melhores predecessores são pepinos, tomates, feijões, feijões. Para o plantio de mudas, são feitos furos profundos aproximadamente do tamanho da própria planta (cerca de 10 cm). A distância entre os arbustos é de 40-50 cm. O fundo do buraco é coberto com cinzas ou húmus.

As plantas são colocadas exatamente na posição vertical sem aprofundar. Após o desembarque, o terreno é irrigado.

Sementes

A semente da couve é semeada em covas espaçadas a uma distância de 30-40 cm entre si e com uma distância entre filas de 45-55 cm. Ao plantar sementes, bem como ao transferir mudas para um terreno aberto, 100 g de resíduos orgânicos apodrecidos e 200 g de cinzas são jogados em cada buraco, 3-5 sementes são lançadas, irrigadas e polvilhadas com terra. A seguir, o leito é coberto com um filme de polietileno, fixando-o ao longo do contorno para não ser levado pelo vento. Os brotos começarão a surgir após 5 a 7 dias e o abrigo pode ser removido.

Ao examinar os brotos retirados, vale a pena retirar os fracos para que não interfiram no desenvolvimento dos mais fortes.

Cuidado crescente

As plantações de vegetais prosperam em temperaturas de +10 a + 20 ° C. Precisa ser constantemente irrigado. Vale a pena fazer sulcos ao redor da planta para que a água não vá para os lados, mas chegue às raízes. A frequência da rega depende das condições climáticas. O principal é que o solo está constantemente molhado. Mas a estagnação da água também é inaceitável.

Uma vez a cada 30 dias, a planta precisa de alimentação orgânica. Pela primeira vez, o repolho é alimentado com esterco de vaca ou fezes de frango imediatamente após ganhar massa verde. A alimentação subsequente pode ser semelhante. A infusão de ervas é útil para um vegetal: a grama e as ervas daninhas são infundidas na água na proporção de 1: 10 por 1 a 3 semanas, até que a espuma desapareça. O curativo é feito com infusão diluída em água, na proporção de 1: 1. Na hora da alimentação, é importante não exagerar, caso contrário as folhas apodrecem.

Um legume que atingiu 20 cm deve ser batido. A remoção de ervas daninhas deve ser feita conforme necessário. A planta responde bem ao afrouxamento, o que significa que deve ser afrouxada constantemente. Para soltar e irrigar o repolho com menos frequência, a terra é coberta com cobertura morta. Além disso, a cobertura morta protege as raízes do apodrecimento. Estrume podre e composto são usados ​​como cobertura morta.

Doenças e pragas

Todos os tipos de repolho são caracterizados pelas mesmas doenças. Os híbridos modernos são geralmente resistentes a doenças. Mas, como medida preventiva, é necessário realizar constantemente procedimentos para aumentar a permeabilidade ao ar da terra.Além disso, você não pode plantar repolho no mesmo lugar o tempo todo.

Para insetos, como pulgas crucíferas ou pulgões, polvilhar com cinza de madeira ou pó de tabaco é produtivo. No entanto, a chuva remove a função protetora de tais agentes e o tratamento deve ser repetido. Eles também usam infusão de cascas de cebola, soluções de sabão em pó e ácido acético.

Como a couve é uma couve e é mais comumente consumida crua, tente não se deixar levar por produtos químicos. Quando não é possível superar as pragas com matéria orgânica e tecnologia agrícola padrão, pode-se recorrer a:

  • Kinmix;
  • "Kemifos";
  • "Sharpeyu";
  • "Furyku";
  • bitoxibacilina;
  • Aliotu;
  • "Bankoli" e outras drogas.

Colheita e armazenamento

Quando a planta crescer até 20 cm, você pode colher. O tempo depende da variedade. A colheita dos rebentos emergentes pode demorar 55 a 90 dias. A limpeza ocorre de duas maneiras.

  • Seletivo. Rasgue as folhas novas. As que são maiores são arrancadas, as folhas menores são mantidas. Logo eles voltam a crescer, então a coleta é retomada. Com o tempo, o caule fica exposto, a planta torna-se semelhante a uma pequena palmeira.
  • Completo. Corte todos os arbustos de uma vez. Deixe um toco de 4-6 centímetros de altura. Gradualmente, folhas novas são formadas nele.

Em áreas com invernos quentes, o corte de couve-repolho, após um inverno bem-sucedido, irá deliciá-lo com vitaminas verdes na primavera. As folhas não arrancadas a tempo tornam-se amargas e ásperas.

Após a colheita, as folhas são armazenadas na geladeira, se consumidas frescas, ou no freezer (quando armazenadas em longo prazo). Depois de congelada, a couve torna-se especialmente saborosa: as folhas ficarão cheirosas e o amargor desaparecerá completamente. Eles são armazenados na geladeira por no máximo uma semana, sendo necessário também que estejam em uma tigela com água.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário