Como armazenar o repolho?
O repolho pode ser considerado uma das hortaliças mais populares. Ele contém muitos componentes necessários para o corpo. Este vegetal é a base do primeiro e do segundo pratos, é indispensável nas saladas frescas e é utilizado na conservação. Para que a safra colhida retenha seu sabor por muito tempo, o repolho deve ser armazenado de maneira adequada. A preparação de um vegetal vitaminado para armazenamento, os locais e métodos mais adequados serão discutidos em nosso artigo.
Preparação
A palavra "repolho" vem da palavra latina "caput", que significa "cabeça". Este vegetal saboroso e igualmente saudável está na mesa quase todos os dias. O repolho mais comumente usado é o repolho branco. A sua presença permite comer deliciosas comidas durante todo o ano, saturar o corpo com vitaminas e microelementos.
É importante notar que nem todas as variedades deste vegetal são adequadas para armazenamento a longo prazo. Assim, variedades de maturação precoce com espigas densas e soltas de couve não são utilizadas, portanto, geralmente não são deixadas, mas utilizadas imediatamente para alimentação.
As variedades "Dobrovolskaya" e "Kupchikha" são classificadas como de meia temporada, podendo ser armazenadas por até três meses.
Variedades tardias ou tardias com espigas firmes de repolho são adequadas para armazenamento a longo prazo. Embora sejam menos suculentos do que as variedades iniciais e intermediárias, eles podem permanecer frescos durante todo o inverno se armazenados adequadamente. Essas variedades incluem repolho "Amager", "Winter", "Blizzard", "Glory", bem como "Stone head", "Moscow late".
Ao colocar vegetais para armazenamento, a preparação preliminar é realizada.
- Para que o repolho branco seja armazenado por muito tempo, é preciso colher na hora certa. Normalmente, o vegetal amadurece totalmente em meados de outubro, ou seja, após 95-110 dias do surgimento dos brotos. Recomenda-se coletar as cabeças em um dia bom e seco, sem esperar geadas fortes ou quedas noturnas de temperatura. É aconselhável que a temperatura durante o dia não seja inferior a 2-8 graus. Geadas noturnas são permitidas, mas também não devem ser fortes. A temperatura à noite não deve cair abaixo de 3 graus abaixo de zero. Quando colhidas cedo, as cabeças do repolho vão rachar e estragar logo em seguida.
- Também é importante ser capaz de cortar as cabeças do repolho corretamente. Para fazer isso, use uma faca afiada. Ao cortar, é necessário deixar talos de até 2-3 cm.
- Em seguida, você precisa inspecionar a cabeça do repolho e remover as folhas superioreslimpar da sujeira.
Na etapa final, são selecionadas as espigas de repolho, enquanto as verduras danificadas e rachadas são dispostas separadamente. Além disso, para armazenamento de longo prazo, não use garfos afetados por insetos ou pragas. É melhor levá-los para processamento, salga ou decapagem.
Métodos de armazenamento
Existem muitas maneiras diferentes de armazenar a safra colhida. A data de validade dos garfos também pode variar. Esses indicadores dependem das condições de armazenamento, variedades. Se os garfos forem armazenados em áreas especialmente designadas, os vegetais permanecerão frescos por 3-5 meses.
- Se você mantê-los na varanda ou na geladeira, você pode estender o período para até 2 meses.
- Quando armazenado sem o uso de porão ou geladeira, ou seja, simplesmente em um apartamento, o repolho fica armazenado por uma semana. Mas se você cumprir certos requisitos relacionados ao armazenamento da safra, poderá aproveitar o suculento repolho por até 8 meses.
- O vegetal pode ser armazenado no freezer por até um ano.
Para manter as cabeças frescas por muito tempo, elas são classificadas e selecionadas em tamanho médio, bem como cabeças pequenas. É aconselhável classificar as variedades que possuem diferentes qualidades de conservação. As variedades precoces devem ser consumidas imediatamente. O mesmo deve ser feito com as variedades de meia temporada. É aconselhável colocar as variedades tardias separadamente e cozinhá-las no inverno e na primavera. Ao armazenar toda a safra junto, os espelhos de repolho de amadurecimento intermediário podem logo começar a apodrecer, o que afetará negativamente as variedades de amadurecimento tardio.
É necessário inspecionar periodicamente os garfos e remover amostras ligeiramente podres ou danificadas. O cumprimento das regras de armazenamento de repolho permite conservar a colheita até a primavera sem perder vitaminas e sabor.
Para preservar a safra colhida por um longo período, muitos recorrem a certos truques.
- Cubra as cabeças do repolho com argila. Nesse caso, a argila funcionará como uma barreira para os micróbios. Nesse caso, a casca adicional não permitirá que a couve seque.
- Mantenha os garfos à distância, tomando cuidado para não entrarem em contato uns com os outros.
- As cabeças estão suspensas. Nesse caso, o repolho não irá interagir com nenhuma superfície, o que o protegerá do apodrecimento.
- Escolha o local mais fresco para armazenamento.
- Mude o filme periodicamente.
- Limpa as folhas que estão começando a apodrecer.
O cumprimento dessas condições levará a uma melhor preservação dos vegetais e preservação de seu sabor.
Na adega
Armazenar os garfos na adega permitirá que você use este vegetal para alimentação durante o inverno. É importante manter a temperatura e a umidade. A temperatura aqui deve ser mantida entre -1 e +1. A umidade deve estar entre 85-95%. A criação de tais condições permitirá que você proteja os vegetais do apodrecimento, permitirá que você preserve o sabor e a suculência.
Ao colocar vegetais no porão, é aconselhável limpar o ambiente, ventilar e processar. Se necessário, tome medidas para remover roedores, etc. Para armazenamento de longo prazo na adega, diferentes métodos são escolhidos.
- A maneira mais fácil é colocar as cabeças em caixas de madeira, com orifícios para ventilação. É aconselhável colocar as caixas sobre um palete ou estante, para evitar o apodrecimento dos vegetais colhidos.
- A colheita também é armazenada na forma de pirâmides de vegetais. Para isso, paletes são colocados no chão para garantir a circulação, cabeças de repolho são dispostas por cima. Abaixo você precisa colocar grandes cabeças de repolho, em cima delas estão garfos menores.
- As cabeças de repolho ficam bem conservadas quando suspensas. Para isso, na adega, é necessário pregar uma tábua com pregos cravados na mesma distância uns dos outros. Em seguida, os tocos são fixados com cordas e amarrados com pregos.
Fornecer armazenamento completo permitirá embrulhar as cabeças com papel ou filme plástico. O principal é não embrulhar os garfos com jornais, pois a presença de tinta de impressão e chumbo nela podem afetar negativamente sua saúde no futuro.
Na despensa
Você também pode colocar legumes na despensa, já que aqui a temperatura costuma ser mais baixa do que na sala de estar. É bom se houver prateleiras na despensa, então a safra colhida pode ser espalhada livremente sobre elas. Você também pode colocar vegetais em caixas, embrulhados em papel. Se você seguir todas as recomendações, poderá comer repolho fresco da despensa por 1-2 meses.
No porão
Se você tiver que armazenar uma grande quantidade de repolho até aquecer, o porão será o lugar mais bem-sucedido para isso. Neste local, os garfos ficarão frescos por muito tempo devido à temperatura ideal, à umidade e ventilação necessárias. Antes de colocar a cultura na cave, recomenda-se a cal com cal, uma solução constituída por 10 litros de água, 2 kg de cal apagada e uma pequena quantidade de sulfato de cobre. Após o processamento, o porão é seco. É melhor dispor as safras em prateleiras ou em paletes de madeira na forma de uma pilha. A presença de um higrômetro no porão permitirá manter a umidade necessária.
Na varanda
Um bom local para a colheita é uma varanda, mas apenas coberta. Aqui, as cabeças de repolho serão mantidas frescas por vários meses. Para maior segurança, os garfos são embrulhados em papel ou filme plástico, neste caso não vão secar ou congelar. Em uma varanda não isolada, sob forte geada, as cabeças de repolho podem congelar.
Neste caso, eles são cobertos antecipadamente com estopa ou apenas um cobertor velho.
Em casa
A refrigeração até a primavera só pode ser feita se o repolho estiver congelado. Ao armazenar as colheitas, considere o tamanho da geladeira e a quantidade de espaço onde você pode colocar o produto. Os vegetais frescos são guardados no frigorífico, optando-se por esta uma "zona de frescura" com uma temperatura óptima em torno de zero e uma humidade adequada. Antes do assentamento, é necessário lavar os cabeçotes, secá-los e, em seguida, envolvê-los bem em filme plástico para que não se forme condensação.
Não há muito espaço na geladeira para cabeças inteiras de repolho, por isso é aconselhável picar parte da colheita e utilizá-la para salgar ou congelar. Se você organizar o processo corretamente, os cabeçotes preparados permanecerão frescos até aquecerem. É aconselhável colocar algumas cabeças de repolho na geladeira, e levar o restante para a despensa e para a varanda. É melhor retirar imediatamente as cabeças mantidas aquecidas e, em seguida, usar as cabeças da varanda.
Como guardar o repolho fatiado?
Caso o repolho seja armazenado no congelador, é pré-triturado em tiras. A palha preparada é então colocada em um recipiente adequado ou embalada em sacos. Você também pode usar bombas de alumínio com uma folha em branco bem embrulhada dentro. As embalagens são colocadas no freezer e utilizadas na culinária.
Não há necessidade de descongelar o pacote. A couve guardada no congelador é utilizada para a preparação do primeiro ou segundo pratos, mas não é adequada para saladas, pois depois de descongelada perde a elasticidade e não tritura. Não é necessário cortar o repolho em tiras. Você também pode congelar folhas inteiras, elas são adequadas para fazer repolho recheado.
Depois de descongeladas, essas folhas são flexíveis e não precisam ser fervidas para dar maciez.
O repolho picado também pode ser fermentado, em conserva ou usado como ingrediente de enlatamento. Para fermentar um vegetal vitaminado, você precisa picar o repolho, esfregar as cenouras, adicionar sal e organizar em recipientes. O repolho salgado permanecerá crocante e suculento se deixado na varanda ou na geladeira.
Além disso, você pode secar este vegetal saudável cortando-o com antecedência. Para isso, é necessário decompor a cabeça esmagada da couve e secar bem, para depois decompor em garrafas secas. Você pode manter o repolho dessa forma apenas no quarto ou na geladeira. A preparação seca é geralmente adicionada aos primeiros pratos.
Possíveis problemas
Mas mesmo observando todas as condições, você pode ver sinais de podridão ou outros problemas nas cabeças. Nesse caso, é necessário resolver esse problema imediatamente.
- Caso o repolho fique preto por dentro e comece a apodrecer, deve ser retirado. É importante garantir o contato mínimo de vegetais contaminados com outras cabeças de repolho.
- Se as folhas superiores começarem a se deteriorar, isso significa que os vegetais estão em um ambiente com temperatura elevada. É necessário transferi-los para um local com indicadores de temperatura mais adequados.
- Repolho murchando. Isso pode ser devido à umidade insuficiente. Para evitar isso, você precisa revestir as cabeças com argila, embrulhar com filme plástico ou papel.
Para evitar que o repolho brote ou comece a apodrecer, é melhor polinizá-lo com giz comum antes de colocá-lo.
O comentário foi enviado com sucesso.