Qual é a aparência da couve de Bruxelas e como cultivá-la?
A couve de Bruxelas é um vegetal delicioso e saudável, muito popular entre os aficionados por alimentos saudáveis. Com um pouco de esforço, qualquer pessoa pode cultivá-lo em seu site.
Histórico de distribuição
Este vegetal é de origem artificial. A planta foi desenvolvida na Bélgica em meados do século XIII. Em grandes quantidades, essa variedade de repolho começou a ser cultivada apenas cinco séculos depois.
Ela veio para a Rússia quase na mesma época. Mas o vegetal não recebeu muita popularidade. Mas na América e na Europa Ocidental, essa variedade de repolho ainda é cultivada em escala industrial.
Descrição
As couves de Bruxelas pertencem à família das crucíferas. Na natureza, isso praticamente não ocorre.
O repolho cresce melhor em climas temperados. Ela não reage bem à alta umidade ou calor. O vegetal funciona bem para a faixa do meio. Na Sibéria e em outras regiões frias, o repolho não é cultivado ao ar livre, mas em estufas.
No processo de desenvolvimento da planta, pequenos frutos aparecem no caule. Eles podem ser soltos ou apertados. As cabeças de repolho são arredondadas. Uma planta pode conter de 30 a 60 frutos. Tudo depende das características estruturais do repolho. Uma grande folhagem os cobre de cima. Pode ser verde escuro ou ligeiramente roxo.
O sabor dos frutos deste repolho é adocicado-amargo. Uma característica muito importante desta planta é o seu alto teor de proteínas. Comer repolho belga é bom para adultos e crianças.
Visão geral das variedades
Nos últimos anos, os criadores desenvolveram muitas variedades diferentes de couve de Bruxelas. Todos eles diferem uns dos outros em rendimento, imunidade e até mesmo aparência. Os mais populares são os seguintes tipos de repolho.
- "Ilha Longa". Essa variedade primitiva de repolho tem uma bela folhagem verde e cheia de bolhas. Seu sabor é muito agradável. Cabeças de repolho suculentas são ótimas para preparar refeições frescas.
- "Hércules". Variedade de repolho no meio da temporada. A folhagem dessas plantas é ondulada. Portanto, as cabeças de repolho têm uma forma ligeiramente solta.
- "Empresa engraçada". Essa variedade de couve de Bruxelas também está no meio da temporada. O produto é adequado para congelamento.
- "Comandante". Este repolho de maturação tardia tem um sabor muito leve e agradável. O produto é utilizado no preparo de diversas saladas e outros pratos frescos.
- Sanda. Este repolho de maturação tardia pode ser usado fresco, fermentado ou congelado. Em qualquer caso, continua muito saboroso.
- Casio. É uma variedade de alto rendimento e resistente ao frio. A planta cresce até um metro de altura. Seus frutos são densos. Uma planta pode produzir cerca de 50-60 cabeças de repolho.
- "Ondulação". Esta é uma das variedades mais produtivas de couve de Bruxelas. As plantas também são muito altas. Muitas pequenas cabeças de repolho cobrem os caules. O peso médio de cada um deles é de 15 gramas.
As sementes dessas variedades de plantas podem ser encontradas na maioria das lojas de jardinagem.
Aterrissagem
Ao plantar repolho pequeno, os seguintes pontos devem ser considerados.
- Predecessores. O repolho não deve ser plantado em áreas onde costumavam crescer plantas crucíferas. Isso fará com que as plantas doam com frequência. Os melhores precursores do repolho jovem são pepinos, tomates e legumes.
- Tempo. Na faixa do meio, o repolho geralmente é plantado em março ou abril.Tudo depende das características varietais do repolho. As mudas são transplantadas para um campo aberto no início do verão.
- Qualidade do solo. As plantas prosperam em todos os tipos de solo. Mas para aumentar a produtividade, vale a pena escolher canteiros com solo fértil. Se o solo no local for muito pobre, o repolho crescerá e se desenvolverá muito lentamente. Para aumentar a produtividade, uma pequena quantidade de fertilizantes orgânicos e cinzas de madeira é colocada no solo com antecedência.
- Iluminação. Couves de Bruxelas são plantas que gostam de luz. Portanto, deve ser plantado em áreas bem iluminadas. Na sombra, o repolho cresce muito mal. Ao mesmo tempo, é impossível permitir que a folhagem das plantas esteja constantemente sob o sol escaldante. Isso levará ao seu murchamento.
Você pode plantar couves de Bruxelas com sementes e mudas.
Sementes
O material de plantio é pré-tratado antes do plantio no solo. Este processo consiste em várias etapas.
- Primeiramente, as sementes são colocadas em um recipiente com água quente por 20 minutos. Em seguida, são lavados em água corrente por dois minutos.
- Em seguida, as sementes são colocadas por 10-14 horas em um recipiente com a solução de Kornevin. O tratamento em um estimulador de crescimento permite acelerar o processo de germinação das sementes.
- No dia seguinte, o material de plantio é lavado e enviado para a gaveta de baixo da geladeira por um dia. Este procedimento permite o endurecimento das plantas, preparando-as para novas condições de desenvolvimento.
- Depois disso, as sementes devem ser secas. Eles não devem grudar em suas mãos.
As sementes processadas antes da embalagem não precisam de preparação adicional.
O processo de plantio de sementes em terreno aberto é o seguinte.
- Depois de esperar que o solo aqueça, o terreno no local deve ser afrouxado. Pequenos sulcos precisam ser feitos nas camas preparadas. Sua profundidade deve estar dentro de 1 centímetro.
- Depois disso, você pode começar a plantar sementes. A distância entre eles deve ser de 12-15 centímetros.
- As colheitas devem ser polvilhadas com uma fina camada de solo e cobertas com papel alumínio. Isso ajudará a acelerar o desenvolvimento de plantas jovens.
- Quando as mudas germinam, elas precisam ser desbastadas. Os brotos mais fortes devem ser deixados no local.
Depois que os brotos aparecerem no local, o filme precisará ser removido. No futuro, as mudas verdes se desenvolverão rapidamente e sem problemas.
Mudas
As plantas jovens não respondem bem ao transplante. Portanto, as mudas devem ser cultivadas em copos individuais. As plantas são transplantadas para terreno aberto pelo método de transbordo. Nesse caso, as plantas sofrem menos estresse.
O processo de cultivo de mudas verdes é o seguinte.
- Para começar, os copos devem ser preenchidos com um substrato solto. É necessário fazer furos com profundidade de 1-1,3 cm.
- A mistura de solo deve ser borrifada com água de um borrifador. Depois disso, você precisa semear nas covas.
- As culturas superiores devem ser polvilhadas com uma fina camada de solo. Então a terra deve ser compactada.
- As colheitas também precisam ser cobertas com papel alumínio ou vidro transparente.
- Os recipientes devem ser enviados para um local quente. Isso irá acelerar o processo de emergência dos primeiros rebentos verdes.
- Após a germinação das mudas verdes, o abrigo deve ser removido. As mudas precisam ser movidas para mais perto da luz.
Mudas novas devem ser regadas regularmente. Isso deve ser feito com cuidado para que o solo não sofra erosão. Alguns dias antes do transplante, as plantas devem ser endurecidas. Para fazer isso, eles são levados para a rua por um tempo.
Assim que as mudas crescerem, podem ser plantadas em um local permanente no jardim. Se você expor demais as mudas, elas criarão menos raízes. Poucos dias antes do transplante, as mudas não são mais regadas. As plantas são plantadas em poços preparados com antecedência. Eles fazem isso com muito cuidado. As raízes da planta são removidas junto com o solo. Não há necessidade de sacudi-los da sujeira.
Tendo fixado a muda no buraco, suas raízes são imediatamente aspergidas com terra. O solo é cuidadosamente calcado e regado abundantemente.
Cuidado
Cuidar da couve de Bruxelas não é muito difícil. A agrotécnica vegetal consiste nas seguintes etapas.
Rega
A área onde cresce o repolho deve ser bem umedecida. As plantas são regadas com cuidado. Normalmente, sulcos especiais são feitos ao lado dos canteiros para irrigação. Água morna e estável é derramada neles na hora certa. Como regra, o repolho é regado à noite ou de manhã cedo.
O alagamento do solo não deve ser permitido. Isso pode levar à podridão das raízes.
Top curativo
Se uma quantidade suficiente de fertilizante foi aplicada ao solo antes do plantio do repolho, o repolho não poderá ser alimentado no futuro. Mas, se o terreno no local for ruim, meio mês após o plantio os arbustos são fertilizados com nitroammofos. Na segunda vez, o mesmo fertilizante é aplicado no solo no momento em que as espigas começam a se formar.
Vale a pena alimentar as plantas somente após regá-las. Nesse caso, a folhagem e o sistema radicular definitivamente não serão danificados.
Modelagem
As couves de Bruxelas, como a couve-flor ou o repolho roxo, precisam ser pinçadas. Este procedimento permite acelerar o crescimento e o desenvolvimento das cabeças de repolho. A modelagem é realizada no meio do verão. Apenas híbridos ou variedades de maturação tardia devem ser beliscados.
Afrouxamento e amontoamento
O afrouxamento regular do solo também desempenha um papel importante no cuidado das plantas. Isso evita a formação de crostas na superfície do solo. Recomenda-se afrouxar o solo após regar as plantas.
Para que as raízes sejam protegidas de forma confiável, o repolho deve ser dobrado várias vezes por temporada. No processo, a terra é suavemente varrida até o caule, sem afetar as pequenas espigas de repolho.
A cobertura morta do repolho também beneficiará as plantas. Palha seca ou grama cortada podem ser usadas como cobertura morta. A camada precisa ser constantemente atualizada. Isso irá manter a umidade no solo.
Doenças e pragas
O repolho jovem geralmente é afetado pelas seguintes doenças.
- Podridão seca. Esta doença também é conhecida como fomoses. Manchas escuras com pontos pretos se formam na folhagem e nas raízes das plantas. Eles se tornam cinza-amarelados muito rapidamente. As manchas escurecem com o tempo. Se a planta está começando a doer, deve ser tratada com um produto biológico. A tricodermina tem se mostrado bem na luta contra esta doença.
- Keela. Esta doença se desenvolve mais freqüentemente em áreas com solo ácido. Sua principal característica é o aparecimento de crescimentos volumosos nas raízes e caules. Com o tempo, a planta para de crescer. Se as raízes das plantas foram danificadas, não será mais possível curá-las. Portanto, resta apenas remover o repolho das camas. Após a realização deste procedimento, o canteiro deve ser pulverizado com qualquer fungicida.
- Blackleg. Esta é uma doença fúngica comum. O caule da planta começa a escurecer e apodrecer. Para prevenir o desenvolvimento da doença, as plantas são regadas com uma solução contendo "Fitosporina".
- Míldio penugento. Esta doença também é chamada de peronosporose. Na maioria das vezes, afeta mudas jovens. A folhagem é coberta por uma densa floração cinza. No futuro, ele começa a amarelar e desbotar. Somente o tratamento preliminar com fungicidas sistêmicos comprovados pode salvar as mudas.
- Mosaico. Esta é uma das doenças virais mais perigosas. A folhagem fica manchada e começa a se deformar. Lidar com o mosaico é bastante difícil. Se as plantas não forem gravemente afetadas, as áreas infectadas devem ser removidas com cuidado. Depois disso, a folhagem deve ser borrifada com uma solução fraca de "Karbofos".
Os insetos também costumam atacar camas de repolho.
- Pulga crucífera. Essas pragas destroem a folhagem da planta muito rapidamente. Para evitar o seu aparecimento no local, junto à couve, pode-se plantar sementes de cominho, endro, malmequeres ou calêndula. Soluções inseticidas podem ser usadas para controlar insetos. Uma das opções comprovadas é o Aktara.
- Besouro da folha do repolho.
- Belyanka. Essa praga também é freqüentemente chamada de babanukha. Os insetos pretos destroem a folhagem verde muito rapidamente.Para combater esses insetos, utiliza-se uma mistura de cinza de madeira e mostarda seca. No outono, a área onde essas pragas foram encontradas deve ser limpa de restos de plantas e desenterrada.
- Medvedka. Esta é uma praga de jardim bastante grande. O inseto invade um grande número dos chamados corredores do local e rapidamente destrói todas as plantas que se encontram no caminho. Para o controle de pragas, é melhor usar produtos químicos comprovados, como Medvetox.
- Scoop. O perigo para as plantas não são as próprias borboletas, mas suas lagartas. Eles destroem rapidamente a suculenta folhagem verde. As lagartas podem ser colhidas manualmente ou pulverizadas com pesticidas. Se as frutas já estão começando a se formar no local, é melhor usar produtos biológicos em vez de produtos químicos.
Se você cuidar bem do local, não levará muito tempo para lutar contra insetos e doenças.
Colheita e armazenamento
Cerca de uma semana antes da colheita, o repolho deve ser examinado cuidadosamente. As cabeças devem ser limpas do excesso de folhagem. Depois de alguns dias, as plantas são cuidadosamente desenterradas. Eles precisam ser armazenados junto com as hastes. Isso permite aumentar a qualidade de manutenção das plantas.
Dessa forma, as frutas são colocadas em caixas e transferidas para o porão ou adega. Nessas condições, o repolho é armazenado por 1-1,5 meses.
Não é recomendável fechar bem as gavetas. Isso pode levar à decomposição das cabeças de repolho.
Em um apartamento, as frutas geralmente são armazenadas no freezer. Antes de congelar, as cabeças de repolho coletadas são mergulhadas em água salgada por 10-20 minutos. Isso permite que os insetos sejam removidos dos vegetais. As couves de Bruxelas congeladas podem ser armazenadas por cerca de três meses.
Os frutos colhidos podem ser utilizados no preparo de várias sopas, saladas e acompanhamentos ligeiros.
Seguindo regras simples, será muito fácil cultivar repolho belga em seu site.
O comentário foi enviado com sucesso.