Tudo sobre mudas de brócolis
O brócolis ocupa um dos lugares de honra na preparação de muitos pratos. Mas mesmo com isso em mente, alguns veranistas ainda não sabem da existência desse repolho. E os jardineiros que provaram esse vegetal sentem certo medo de não saber exatamente como plantar e cultivar repolho. Mas, na realidade, tudo acaba sendo muito mais simples. Observando todas as regras da tecnologia agrícola, qualquer veranista poderá não só cultivar brócolis, mas também fazer uma grande colheita.
descrição geral
O brócolis pertence ao grupo das plantas anuais. É também chamado de repolho de espargos. O parente mais próximo nesta subespécie é a couve-flor.
O brócolis contém uma grande quantidade de vários minerais e também vitaminas. Indicado para consumo por pessoas que aderem a uma dieta alimentar, bem como crianças e pessoas alérgicas.
Dos representantes da família do repolho, o brócolis se destaca pela aparência. À primeira vista, o vegetal parece um cogumelo de outro planeta devido às suas folhas e pequenas bolas no topo. Alguns que não estão familiarizados com o brócolis como espécie consideram essa variedade um repolho ornamental e todas as cabeças de repolho como flores.
O brócolis consiste em uma haste espessa que pode ter 6 centímetros ou mais de diâmetro. A partir dele crescem muitos talos-ramos firmemente adjacentes uns aos outros. A cabeça carnuda das inflorescências é bastante solta e separa-se facilmente com uma ligeira pressão. O caule é verde claro, mas o topo do guarda-chuva é verde escuro.
Você pode comprar repolho tanto por sementes quanto por mudas. Na primeira opção, você terá que mexer um pouco, pois é preciso preparar as sementes e deixá-las germinar antes de plantar.
Já a muda facilita o preparo e economiza tempo, mas custa um pouco mais.
Existem três tipos de variedades de brócolis no mercado e em lojas especializadas.
-
Clássico (também chamado de calabresa). O repolho mais comum na Rússia. Forma a cabeça arredondada usual de repolho com inflorescências subdesenvolvidas.
- O vermelho é uma espécie pequena que se assemelha à couve-flor na aparência. Uma cabeça de repolho de tamanho médio com flores subdesenvolvidas. Sua cor varia de rosa manganês a roxo. É cultivado por sementes e mudas.
- Tronco. Consiste inteiramente em inflorescências fechadas que crescem em hastes longas e finas que emergem de um tronco e formam um pequeno cacho. Na maioria das vezes, esse repolho específico é vendido congelado nas prateleiras das lojas. Na verdade, a cabeça do brócolis é muito grande, mas é especialmente dividida em cachos menores antes de congelar.
As mudas também podem ser divididas de acordo com o tempo de maturação do repolho.
-
Variedades precoces. O amadurecimento leva apenas 50-100 dias. Eles se distinguem pela boa imunidade, desenvolvimento do caule e sabor. Ideal para congelar. Indicado para as regiões dos Urais e da Sibéria, pois a couve amadurece totalmente antes do início das primeiras geadas e permite uma colheita rica.
-
Meia temporada. Amadurecem em 105-130 dias. Na maioria das vezes, eles são imediatamente consumidos frescos ou armazenados em uma geladeira ou em um local fresco e escuro por até um mês. Pode ser armazenado congelado por 6 a 12 meses. Após este tempo, ao descongelar, começarão a perder propriedades úteis. As variedades de meia estação distinguem-se por sua copa que não se espalha e é compacta.
-
Amadurecimento tardio. Amadurece em 135-150 dias.Armazenado na geladeira por até 2 meses. Mas existem variedades que precisam ser consumidas em 1 semana (como a Romanesca). Adequado para congelar, mas não mais do que 1 ano. Essas variedades crescem bem em ambientes internos e externos.
Crescente
Como é sabido pela história, o brócolis como vegetal chegou até nós da Itália. A península tem um clima bastante ameno e quente. É por isso que muitos jardineiros têm medo de plantar repolho, visto que o frio prevalece na Rússia. Mas isso não é crítico. Ao contrário da couve-flor, o brócolis não gosta de calor extremo e prefere um clima mais úmido e frio. E também a variedade cresce em qualquer solo.
Mas também existem desvantagens em cada lado positivo.
O cultivo de mudas em casa é bastante difícil, pois faz muito calor e abafamento nas dependências dos apartamentos, principalmente no mês de março, quando o aquecimento ainda está ligado. Temperaturas muito altas e quentes não são importantes para as mudas, então uma varanda ou estufa sem aquecimento é a melhor opção.
Preparação
Antes de semear no solo, você deve primeiro preparar tudo. Primeiro você precisa coletar o solo e a capacidade. O repolho gosta muito de solo solto e nutritivo, por isso é melhor comprar um em uma loja especial ou prepará-lo você mesmo. Se você preparar a mistura manualmente, é necessário misturar adequadamente os componentes de esterco, húmus, grama. Você também pode adicionar um pouco de areia para diminuir a acidez. Além disso, vale a pena adicionar minerais ao solo.
Se a terra for colhida de forma independente, então é melhor levá-la em lugares onde as culturas da família dos crucíferos não tenham crescido antes (isto é, repolho, rabanete ou rabanete). Eles sofrem de algumas doenças, que na maioria das vezes têm foco direto no solo.
Para evitar o aparecimento de todas as infecções fúngicas, é recomendável assar a terra no forno. Depois de despejar a terra em uma assadeira com uma camada fina, ela deve ser levada ao forno por 15-20 minutos a uma temperatura de 150-200 ° C. Depois que a assadeira foi retirada do forno, deixe o solo esfriar um pouco e derrame-o com uma solução de permanganato de potássio a 1%. Este procedimento é realizado 2-3 semanas antes da próxima semeadura.
Você pode escolher recipientes comprados ou simples caixas caseiras (são adequadas para um grande volume de desembarques). A principal característica dos contentores deve ser o facto de possuírem um sistema de drenagem. Antes de despejar a terra nas caixas, elas devem ser tratadas com permanganato de potássio para desinfecção.
As sementes também passam por um preparo preliminar. A água é colocada em um pequeno recipiente plano e as mudas são colocadas nele.
Isso é necessário para verificar se as sementes estão vazias ou não. As sementes ocas permanecerão na superfície, as sementes inteiras afundarão.
Depois disso, é feita outra seleção. Selecionam-se apenas sementes grandes e médias, na maioria dos casos darão mudas boas e fortes. O material pode ser tratado com permanganato de potássio. Isso só é feito se as sementes não foram processadas anteriormente.
Na véspera do plantio, as sementes são embebidas em solução de cinza de madeira por 3 a 4 horas, depois lavadas em água, envoltas em gaze e colocadas na geladeira na prateleira inferior.
Aterrissagem
Semear sementes de brócolis não é diferente de semear outros tipos de culturas. Você só precisa seguir alguns pontos.
Nas caixas de mudas, são feitos furos ou ranhuras com profundidade de 1 a 1,5 cm. Todas as depressões resultantes são derramadas com uma solução fraca de permanganato de potássio (1%), então espere 30-50 minutos até que a solução seja absorvida.
Você pode plantar sementes próximas umas das outras ou pode manter a distância entre elas. Se plantado de forma caótica e sem qualquer sistematização, com o tempo será necessário mergulhar as mudas. Ou seja, separá-los uns dos outros e transplantá-los para novos recipientes.
A melhor opção de plantio sem a necessidade posterior de colheita é o esquema 4x6 cm, onde o primeiro valor é a distância entre as sementes e o segundo é entre as linhas.
Após o plantio, a terra é nivelada e tudo é derramado com água por meio de um borrifador. As caixas são cobertas com papel alumínio ou vidro e deixadas dentro de casa a uma temperatura de 18-20 ° C. As sementes eclodirão em 3-5 dias. Depois disso, o filme deve ser removido.
Depois que as mudas forem esticadas a uma altura de 5 a 8 cm, a temperatura precisará ser reduzida para + 10 ° C. Como mencionado anteriormente, as mudas não gostam de ar muito quente.
Cuidado
É o cuidado com as mudas que estabelece a base principal para a saúde da planta e a futura colheita. Portanto, cuidados adequados e conforto devem ser fornecidos a todas as mudas.
A primeira coisa que desempenha um papel importante são as condições de iluminação e temperatura. Se tudo estiver claro com a temperatura, a cultura deve receber bastante luz solar. Ao mesmo tempo, é indesejável colocar as caixas de mudas no parapeito da janela, pois as mudas podem sentir mal com a luz direta do sol ou até mesmo esquentar. Para evitar esses momentos, você pode usar uma lâmpada UV. Em média, o dia deve ser de 10 a 12 horas para o plantio nas regiões sul e de 15 horas nas regiões norte. A lâmpada deve ser posicionada a uma altura de 15-20 cm das mudas.
A rega deve ser feita regularmente, pois o repolho adora umidade. A irrigação deve ser realizada quando a camada superficial do solo começar a secar. O alagamento também afeta negativamente as mudas, ou seja, nas raízes. Especialmente se a terra não foi previamente processada, um grande acúmulo de umidade pode causar danos a uma doença fúngica (perna preta).
O enfeite superior é um dos pontos importantes que nunca deve ser esquecido. Você pode alimentar as mudas pela primeira vez 3-4 dias após a colheita (a colheita é realizada com a idade de duas semanas) com uma solução de nitroammophoska. E você também pode se alimentar com minerais que contêm nitrogênio, potássio e fósforo.
Se as mudas começaram a amarelar, isso é um indicador de que não há microelementos suficientes no solo, ou, pelo contrário, são muitos. Com a falta de potássio, as pontas da planta ficam principalmente amarelas.
E se as mudas estiverem esticadas?
Com os cuidados inadequados ao cultivar mudas, alguns problemas podem surgir, principalmente em casa. Como observado acima, podem ser folhas amareladas ou uma lesão com uma perna preta. Mas a doença mais comum que pode aparecer inesperadamente é o estiramento excessivo das mudas. O caule torna-se muito longo e delgado.
Observa-se que isso se deve principalmente à falta de luz solar ou à densidade excessiva de mudas em uma pequena área. As condições de temperatura também podem fazer com que os brócolis cresçam ativamente.
Na maioria dos casos, se as mudas estão crescendo ativamente, torna-se muito difícil salvá-las, e às vezes até mesmo impossível. O tempo é um fator importante. É preciso saber exatamente quando começou a fase de crescimento ativo, quanto tempo dura.
Se houver poucos desses espécimes, eles podem ser removidos e desempacotados em potes separados. Devem ser enterrados um pouco mais fundo no solo (ao longo dos cotilédones) ou imediatamente transplantados para o canteiro, borrifando-se gradativamente o caule com terra até as primeiras folhas. Mas mesmo nesse caso, nem sempre é possível salvar essas mudas. Portanto, é recomendável cumprir todas as normas agrícolas e regras de cuidado.
As nuances do plantio em terreno aberto
Os brócolis podem ser cultivados em ambientes internos e externos. Mas tudo tem suas próprias nuances. Antes do plantio no solo, os recipientes devem ser derramados com água para que a extração das mudas seja mais fácil.
O desembarque é realizado na presença de 5-7 folhas e é realizado em maio-junho. É importante que o solo seja aquecido o máximo possível. Caso contrário, é melhor derramar os poços preparados com água quente.
As covas são escavadas de acordo com o esquema de 35x50 cm, sendo melhor plantar a planta em tempo seco.
O local deve ser ensolarado e bem soprado por ventos, sem correntes de ar. O brócolis é melhor plantado com espinafre, alface, beterraba e aipo. Mas a vizinhança com tomates e outras couves é indesejável.
E você também pode semear as sementes diretamente em terreno aberto, sem germinação prévia. Na maioria das vezes, isso é verdade para regiões quentes onde a terra se aquece rapidamente e não há geadas na primavera.
Neste caso, as sementes eclodirão por 2 semanas a uma temperatura diária de 5-10 ° C. Caso contrário, eles são cuidados da mesma forma que quando crescem em caixas de mudas.
O comentário foi enviado com sucesso.