Cultivando e cuidando do brócolis em campo aberto
O brócolis é um tipo de repolho cultivado em muitos países. Este vegetal saudável e de baixo teor calórico é recomendado para adultos e crianças. Portanto, muitos jardineiros ficam felizes em cultivar brócolis em seu site.
Datas de desembarque
A época de plantio do brócolis depende principalmente do clima local. Este tipo de repolho é termofílico. Portanto, vale a pena plantar em campo aberto somente após o aquecimento. A temperatura neste momento deve estar na faixa de 16-20 graus. Ao plantar repolho, você precisa se concentrar nas características do clima local. Assim, na região de Moscou, é semeada em abril, nos Urais ou na Sibéria - em maio. Os jardineiros geralmente plantam variedades de maturação tardia em junho.
Ao escolher um momento favorável para o plantio de brócolis, os jardineiros também podem se orientar pelo calendário lunar. Acredita-se que o repolho é melhor plantado durante a estação de crescimento da lua. Mas na lua cheia ou lua nova, não vale a pena plantar.
As condições necessárias
Para fazer uma boa colheita, o jardineiro precisa encontrar o local certo para plantar as plantas. Ao procurá-lo, o jardineiro precisa estar atento aos pontos importantes.
- Qualidade do solo. O brócolis cresce bem em qualquer solo. O principal é que seja solto e fértil. Vale lembrar também que o repolho não gosta de solo azedo. Portanto, a área destinada ao plantio de brócolis deve ser desacidificada no outono. Para isso, adiciona-se ao solo farinha de calcário ou dolomita. Se no outono o jardineiro não teve tempo de fazer esse procedimento, vale a pena fazer a calagem do local pelo menos um mês antes do plantio dos brócolis. Também é recomendável adicionar uma pequena quantidade de cinza de madeira em cada buraco antes de plantar o repolho.
- Iluminação... Ao plantar brócolis, deve-se ter em mente que o repolho é uma planta que gosta de luz. Portanto, eles tentam plantar em áreas abertas. Se a planta for plantada à sombra, as inflorescências serão pequenas e o repolho não terá gosto.
- Predecessores... Os brócolis não devem ser plantados na mesma área por vários anos consecutivos. Não plante na área onde costumavam crescer outros tipos de repolho. Os precursores ruins dos brócolis são a beterraba, os rabanetes, os rabanetes e os nabos; os bons precursores dos brócolis são a cenoura, a batata, a abóbora e os legumes. O repolho cresce bem na área onde o adubo verde foi cultivado antes.
- Vizinhança... As plantas que crescerão ao lado dos brócolis também desempenham um papel importante. Acredita-se que seus melhores vizinhos sejam legumes, pepinos, batatas e beterrabas. Além disso, várias ervas podem ser plantadas ao lado dos brócolis, por exemplo, sálvia, endro ou aipo. Mas outros tipos de repolho, tomate e morango não devem ser plantados nas proximidades. Isso levará ao fato de que as plantas terão muito mais probabilidade de adoecer e sofrer ataques de pragas.
Antes de plantar brócolis, o jardineiro precisa preparar o material de plantio. Sementes grandes devem ser usadas para cultivar repolho saudável. É muito simples selecionar material de plantio de alta qualidade. Primeiro você precisa examinar as sementes. Em seguida, devem ser colocados em um recipiente com solução salina. Todos os espécimes saudáveis permanecerão no fundo e as sementes danificadas irão flutuar. Você precisa se livrar deles.
Em seguida, você precisa ativar o processo de derramamento de sementes. Para fazer isso, eles precisam ser colocados em um saco de pano e imersos em água por 10-15 minutos.Em seguida, as sementes são colocadas em água fria por um minuto. Recomenda-se que o material de plantio assim tratado seja desinfetado adicionalmente. Para isso, é colocado por várias horas em um recipiente com uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, as sementes são embrulhadas em um pano e colocadas na geladeira por um dia.
Aterrissagem
Depois de preparar o terreno e o material de plantio, o jardineiro pode começar a plantar o repolho. Os brócolis podem ser plantados como sementes e mudas. Cada um desses métodos tem suas próprias características.
Sementes
Este método de plantio é adequado para pessoas que vivem em regiões quentes. Antes do plantio, o solo é solto e regado com água morna. Depois disso, você pode começar a preparar os furos. Recomenda-se plantar brócolis a uma distância de 30-40 centímetros. Também deve haver espaço livre entre as linhas. Em média, são 50 centímetros. Recomenda-se colocar várias sementes de uma vez em cada buraco. Isso ajuda a aumentar a germinação das plantas.
Após a semeadura, os canteiros devem ser cobertos com um filme transparente. Em vez disso, o jardineiro também pode colocar uma garrafa cortada sobre cada buraco. Após o surgimento dos brotos, o abrigo precisará ser retirado.
Se houver muitos brotos nos canteiros, alguns deles devem ser removidos. Isso deve ser feito com muito cuidado, procurando não danificar o sistema radicular das plantas.
Plantinha
Você pode cultivar mudas de brócolis em recipientes e em cassetes separadas. É importante preparar adequadamente o solo antes de plantar suas plantas. A terra pode ser comprada em loja especializada ou você mesmo pode fazer. No segundo caso, para criá-lo, solo fértil, areia e turfa são usados em proporções iguais. Você também pode adicionar uma pequena quantidade de cinza de madeira pura à mistura. Além disso, o solo deve ser eliminado com uma solução fraca de permanganato de potássio. No dia seguinte, o solo é tratado adicionalmente com "Fitosporin". Depois disso, o recipiente com terra é deixado por um dia em um local escuro. Em seguida, o solo é cuidadosamente nivelado. Pequenas depressões são feitas no solo. Eles devem ser espaçados de 3-4 centímetros. Não faça esses orifícios muito profundos.
As sementes são colocadas nos sulcos preparados. A distância entre eles não deve ser superior a um centímetro. Além disso, as ranhuras devem ser polvilhadas com uma fina camada de solo fértil. Em seguida, os recipientes com sementes precisam ser cobertos com uma película transparente. Como tal, os recipientes são movidos para um local quente. Depois que as primeiras filmagens aparecem, o filme é removido. Se as sementes foram plantadas em um recipiente grande, a colheita do repolho deverá ser feita em duas semanas. Após realizar este procedimento, é importante proteger as mudas do sol. Dessa forma, eles criarão raízes melhor. Será possível iniciar o plantio de 3 a 4 semanas após a semeadura. As mudas nesta época já devem estar saudáveis e fortes. O esquema de plantio de mudas não difere do esquema de semeadura. Após o transplante do repolho, as plantas devem ser regadas com água morna. Dessa forma, eles criarão raízes melhor.
Cuidado
Após o plantio em terreno aberto, as plantas precisam ser devidamente cuidadas. A agrotécnica de brócolis consiste em regar regularmente, soltar o solo e se alimentar.
Remoção de ervas daninhas e soltura
Afrouxe a terra ao lado dos brócolis com cuidado. Pela primeira vez, isso é feito três semanas após o aparecimento dos brotos saudáveis. Então, esse procedimento é repetido após dez dias. Cada vez que as plantas precisam ser amontoadas. Isso ajuda a proteger as raízes das plantas.
Também é importante remover todas as ervas daninhas da área durante o processo de sacha. Eles podem ser enviados para a pilha de compostagem.
Rega
Os brócolis que crescem no jardim devem ser regados regularmente. Se as plantas não tiverem umidade, suas inflorescências perderão o gosto. Em média, as plantas são regadas uma vez por semana. Se o verão for quente, a frequência de rega deve ser aumentada. Para não prejudicar as plantas, os jardineiros recomendam o uso de água morna. A melhor opção é a água da chuva sedimentada.
Top curativo
Os brócolis cultivados ao ar livre devem ser alimentados regularmente. Em média, os fertilizantes são aplicados ao solo três vezes por temporada.
- Após o pouso. Pela primeira vez, os brócolis devem ser alimentados uma semana após o plantio. Neste momento, as plantas precisam de fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Como regra, uma infusão de esterco de galinha ou verbasco é adicionada ao solo neste momento.
- Antes da floração... Cerca de duas semanas após a primeira alimentação, as plantas são fertilizadas uma segunda vez. Nesse momento, são alimentados com uma solução composta por 10 litros de água e duas colheres de sopa de uréia.
- Durante a formação das inflorescências. A terceira alimentação das plantas é necessária para que as inflorescências fiquem mais saborosas. Durante esse período, os brócolis podem ser alimentados com fertilizantes orgânicos e minerais. O principal é que a alimentação não contém muito nitrogênio.
Normalmente, três curativos para plantas são suficientes para o crescimento e desenvolvimento normais.
Mulching
Para que o solo do local não seque, pode ser coberto com uma camada de cobertura morta. Feno, turfa ou húmus podem ser usados para proteger as plantas. A camada de cobertura morta deve estar dentro de 5-10 centímetros.
Se você usar cobertura morta em seu local, será muito mais fácil cuidar das plantas. O principal é não se esquecer de renovar regularmente a camada de vegetação. Recomenda-se sombrear as plantas no calor. Caso contrário, eles podem florescer prematuramente. Normalmente, ramos de abeto são usados para isso.
Pragas e doenças
Os brócolis, como outras plantas do jardim e do jardim, costumam sofrer ataques de pragas e várias doenças. Portanto, tendo decidido plantar essa variedade de repolho em sua área, o jardineiro precisa aprender a lidar com eles.
Primeiro você precisa falar sobre as doenças dos brócolis.
- Keela... Este é um dos problemas de saúde mais comuns para o repolho. Crescimentos ovais ou esféricos aparecem nas plantas infectadas. Com o tempo, eles escurecem e começam a apodrecer. Isso afeta a condição das plantas. É impossível curar esta doença. Portanto, é muito importante observar a rotação de culturas e descontaminar o solo e as sementes antes do plantio.
- Blackleg. Esta doença afeta mais frequentemente as mudas. Os caules das mudas enfraquecem. Com o tempo, eles ficam pretos e as mudas morrem. Uma vez que as plantas infectadas são encontradas, elas devem ser removidas. Depois disso, o solo deve ser eliminado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Oídio. As plantas doentes são cobertas por uma fina flor branca. Com o tempo, ele começa a escurecer. As plantas morrem logo. Para combater a doença, recomenda-se o uso de uma solução de sulfato de cobre.
- Fusarium murchando... É muito fácil detectar plantas doentes. Sua folhagem torna-se verde-amarelada e letárgica. Com o tempo, ele cai. Para prevenir a propagação da doença, espécimes infectados são removidos do local e o solo é tratado com fungicidas.
- Alternaria... As plantas afetadas por esta doença ficam cobertas por manchas marrom-escuras, que crescem com o tempo. Para evitar sua disseminação, o local é desenterrado no outono e as sementes são aquecidas. Se as plantas ainda estiverem afetadas pela doença, devem ser retiradas do local.
- Podridão branca... Esta doença geralmente afeta o cultivo de repolho em solo ácido. Desenvolve-se mais rapidamente em climas frios. As plantas infectadas ficam cobertas por uma flor semelhante a uma teia de aranha. O sulfato de cobre é usado para combater a doença. A prevenção da doença consiste na remoção atempada de ervas daninhas e na escavação do local.
- mosaico... Brócolis também é manchado com esta doença. Com o tempo, a folhagem começa a se deformar. Não há cura para esta doença. Portanto, as plantas infectadas devem ser desenterradas e queimadas.
É necessário estar atento ao controle de pragas. Na maioria das vezes, as plantas são atacadas pelos seguintes insetos.
- Belyanka... Borboletas com asas brancas ou amarelas são muito comuns em áreas de repolho. As lagartas são perigosas para as plantas e danificam a folhagem muito rapidamente.Para se proteger contra essa praga, o aipo deve ser plantado próximo a canteiros de repolho. A área onde o repolho cresce também deve ser desenterrada regularmente.
- Pulgão... Essas pequenas pragas são perigosas para muitas plantas. O brócolis também ataca com freqüência. Para evitar que o repolho atraia as pragas, é plantado endro ao lado dele. Se, mesmo assim, as plantas foram afetadas por pragas, a área é pulverizada com infusão de copas de batata ou tomate. Com seu aroma forte, o produto afasta rapidamente as pragas.
- Formigas... Como as formigas contribuem para a rápida disseminação dos pulgões, também é necessário se livrar deles. Normalmente, os jardineiros simplesmente derramam água fervente sobre os formigueiros. Em vez disso, você também pode usar uma infusão fraca de amônia.
- Colher de repolho. Essas borboletas não são muito perceptíveis. Eles têm asas cinzentas e um corpo pequeno. As borboletas em si não são particularmente perigosas para os brócolis. As lagartas jovens danificam o repolho. As pragas podem ser colhidas manualmente e depois destruídas. É melhor fazer isso tarde da noite. A área também pode ser tratada com água e sabão. A hortelã-pimenta crescendo ao lado dos canteiros será uma boa proteção contra essas pragas.
Se a área estiver muito infestada de pragas, podem ser usados inseticidas para controlá-las. Mas isso só deve ser feito nos primeiros estágios do desenvolvimento do brócolis.
Dicas úteis
Ao cultivar brócolis em seu local, muitos jardineiros enfrentam vários problemas. O conselho de pessoas mais experientes ajudará a lidar com eles.
- A alimentação não deve ser ignorada. Se o brócolis crescer sem fertilização, você não terá uma boa colheita.
- Para que o repolho não desabroche, plantar em seu site é apenas testado pelo tempo e resistente às influências ambientais de variedades de brócolis.
- Se a cabeça do repolho ainda estiver colorida, deve-se cortá-la cuidadosamente junto com o caule. No futuro, pequenos brotos laterais começarão a se formar na base da planta. Eles também podem ser comidos.
Seguindo essas dicas simples, será muito fácil cultivar brócolis em sua casa de campo.
O comentário foi enviado com sucesso.