Descrição do repolho de brócolis "Tonus" e seu cultivo

Contente
  1. As principais características da variedade
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Doenças e pragas

Brócolis "Tonus" é uma das poucas plantas que pode crescer nas condições mais desfavoráveis, dando uma boa colheita várias vezes por temporada. A cultura é fácil de cultivar, semear as sementes dá 100 por cento de germinação. Comer um vegetal tem um efeito benéfico em todo o corpo. O brócolis é especialmente útil para crianças e mulheres grávidas que precisam de muitas vitaminas em sua dieta.

As principais características da variedade

A variedade "Tonus" de brócolis é conhecida pelos jardineiros há 35 anos. Apesar do surgimento de novas variedades e híbridos, a planta não perde relevância até os dias de hoje. A cultura distingue-se por um sabor delicioso e especial com ligeiro amargor, uma grande composição de vitaminas e microelementos. O repolho pode ser consumido fresco e processado termicamente.

"Tonus" refere-se a variedades de maturação precoce. O amadurecimento ocorre 70-90 dias a partir do momento em que aparecem os primeiros brotos. A primeira safra é colhida em meados de junho e a última em outubro. Em média, o peso de uma cabeça de repolho chega a 200 g. Os rebentos laterais com cabeças de repolho crescem rapidamente e atingem um peso de 50-70 g.

Exteriormente, a descrição dos arbustos não difere de muitas maneiras de outras variedades do grupo. "Tonus" é um pequeno arbusto, cuja altura é de 60-90 cm. Folhas de uma rica cor verde escuro, de tamanho médio, com ligeiras rugas, de forma ovóide com truncamento.

As inflorescências são de densidade média, sendo necessária uma colheita rápida, antes do início de uma floração abundante, pois a planta pode florescer rapidamente. Quando as cabeças da couve amolecem, são cortadas, sendo permitida a presença de várias flores, o que não altera o sabor. Não espere que o repolho fique amarelo. Infelizmente, este brócolis não é mais adequado para consumo humano.

O índice de temperatura de crescimento afeta a cor das cabeças do repolho. Se a temperatura estiver baixa, eles serão marrons. Normalmente, o brócolis é de cor verde escuro. Durante a temporada, você pode coletar 2-3 colheitas de repolho útil. De uma praça. m receber até 1,5 kg de brócolis.

Aterrissagem

É muito fácil cultivar uma cultura, até mesmo um residente de verão novato é capaz de lidar com isso. Para obter mudas, são usados ​​3 métodos de plantio:

  • plantinha;
  • sem sementes, diretamente em terreno aberto;
  • semeadura em uma estufa.

Quando o local é pequeno, é melhor usar um método de plantio de mudas. Desta forma, você pode obter mais frutas cortando-as gradualmente. As sementes das mudas são semeadas no início de março.

Ao usar um método sem sementes ou semear em uma estufa, o trabalho de plantio é realizado no início de maio ou junho. Nesse caso, a safra vai amadurecer em agosto ou setembro.

Os brócolis crescem bem e frutificam em solos ligeiramente alcalinos ou neutros. Se o solo for ácido, adicione cal, cinza de madeira ou nitrato de amônio. Batatas, cenouras, feijões e ervilhas são precursores ideais para a rotação de culturas.

O local de plantio é ensolarado e protegido dos ventos. O solo é cuidadosamente escavado no outono, removendo ervas daninhas e raízes. Recomenda-se também realizar uma escavação de primavera, ao mesmo tempo que se introduz fertilizantes orgânicos e minerais. Portanto, as mudas futuras se desenvolverão melhor.

As mudas estão prontas para o transplante quando 3-4 folhas crescidas aparecem sobre elas, e desde que a ameaça de geadas noturnas recorrentes tenha passado. No plantio, seguem o esquema: 50 cm entre os arbustos e 40 cm entre as linhas.

Os furos são feitos com 25-30 cm de profundidade, adicionando-se cinzas de madeira, fósforo e potássio a cada um. As mudas são colocadas ordenadamente, borrifadas com terra até o nível das folhas inferiores, compactadas e regadas abundantemente. Enquanto as plantas passam por um período de adaptação, as mudas são regadas abundantemente para que o solo fique constantemente úmido.

Cuidado

Cuidar do repolho de brócolis consiste em alimentar regularmente, regar e soltar o solo. É importante tomar medidas oportunas quando a temperatura do ar subir acima de 25 graus. A variedade não responde bem a leituras de alta temperatura. Por causa disso, o rendimento e o sabor são reduzidos.

Após o enraizamento bem-sucedido, a rega é realizada uma vez por semana. Quando chega o tempo quente e a temperatura sobe para 25 graus, o número de regas deve ser aumentado, aumentando a frequência para várias vezes por semana. A rega é feita pela raiz, com água morna, a folhagem também é pulverizada no período de seca. Isso deve ser feito à noite.

2 semanas após o plantio, as mudas devem ser alimentadas com verbasco apodrecido ou composto em solução. Se o solo for neutro, a uréia também é adicionada para aumentar a produtividade.

A próxima alimentação é realizada 2-3 semanas após a primeira. Durante este período, a cultura necessita de nitrato de amônio. Em agosto, a quantidade de nitrogênio é reduzida. Com o início do outono, os brócolis precisam de fertilizantes com fósforo e potássio.

Doenças e pragas

Com tecnologia agrícola adequada, o "Tonus" praticamente não é prejudicado por doenças e pragas. Porém, nem sempre é possível atender a todas as condições de cultivo e danos de uma ou outra natureza podem ser notados nos arbustos. Em particular, a cultura é suscetível a infecções como:

  • perna preta, eles lutam com ela com uma solução fraca de permanganato de potássio;
  • a leucorreia aparece na forma de manchas escuras no caule e no caule, as plantas afetadas são completamente removidas e o restante é processado com sulfato de cobre;
  • o oídio forma uma flor branca nas folhas, as cinzas de madeira lidam bem com a doença;
  • em solo ácido, a podridão branca se desenvolve com mais frequência, para prevenção é necessário introduzir nitrogênio regularmente;
  • O mosaico é uma doença formidável, os arbustos afetados são completamente removidos e o restante das plantas é tratado com fungicidas.

Entre as pragas, pulgões, conchas, lesmas e caracóis são especialmente perigosos para os brócolis. Os preparativos especiais fazem um excelente trabalho com eles.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário