Comparação de brócolis e couve-flor
Hoje é difícil imaginar que há algum tempo o repolho branco era a única variedade de repolho dos jardins. Agora, os jardineiros de todos os níveis estão tentando cultivar vários tipos de repolho, entre os quais a couve-flor e o brócolis são muito populares. Essas variedades não são apenas inferiores, mas em muitos aspectos superiores ao repolho tradicional. Em primeiro lugar, ganham em termos de composição, quantidade de nutrientes, vitaminas. Brócolis e couve-flor pertencem à mesma categoria, mas têm muitas diferenças, tanto visuais quanto de qualidade.
Diferenças visuais
Legumes como brócolis e couve-flor são visitantes frequentes nas hortas do nosso país. Em primeiro lugar, você deve definir suas principais qualidades.
Couve-flor:
- anual, possui raízes fibrosas localizadas próximas à superfície do solo;
- o caule é arredondado, cuja altura varia de 15 a 72 cm, dependendo da variedade;
- as folhas crescem: em linha reta ou oblíqua;
- rosetas são criadas na folhagem no topo;
- o formato do fruto é redondo ou achatado;
- a cor varia do branco ao amarelo cremoso, mas há variedades de tons esverdeados e roxos (os mais comuns são o repolho branco e creme).
Brócolis:
- se espalhou em nosso país muito mais tarde do que a couve-flor, principalmente cultivada ativamente na Itália;
- a altura do caule varia de 60 a 90 cm;
- inflorescências com botões verdes são formadas no topo;
- os botões reúnem-se em grandes pedúnculos e formam um fruto de tipo solto;
- a cor da fruta é verde.
Apesar do fato de que as frutas de ambos os tipos parecem semelhantes, eles ainda diferem:
- a altura do caule é diferente: no brócolis é muito mais comprido;
- a couve-flor é mais frequentemente clara: branca, amarela, esverdeada, às vezes roxa, o brócolis é excepcionalmente verde;
- as inflorescências de brócolis são maiores.
Para distinguir as mudas de duas plantas, jardineiros experientes recomendam prestar atenção às seguintes nuances:
- formato da folha: no brócolis é mais crespo, na cor é semelhante ao repolho branco;
- folhagem colorida é menor, mais redonda;
- folha de brócolis mais grossa, lâminas profundas;
- os pecíolos diferem: nos coloridos são muito mais curtos.
Além das diferenças externas, existem diferenças óbvias na composição, teor de nutrientes, sabor, condições de cultivo e tempos de amadurecimento.
Diferença na composição
Existem muitos elementos úteis nas inflorescências de ambos os vegetais. Esses vegetais não precisam ser cozidos por muito tempo para serem conservados ao máximo. A couve-flor é óptima para comer crua. Quanto à composição, para a couve-flor é a seguinte (o cálculo é por 100 gramas):
- mais de 90% dos vegetais consistem em água;
- a proteína está presente em uma quantidade de 2,5 g;
- gorduras - 0,3 g, entre elas as gorduras Omega poliinsaturadas;
- carboidratos - cerca de 6,3 g, incluindo fibra, pectina e açúcar;
- conteúdo calórico - cerca de 30 kcal.
Quanto às vitaminas, macro e microelementos, há muito potássio e cálcio no repolho. Eles estão no topo da lista. Também na composição uma quantidade suficiente:
- vitamina C;
- vitaminas do grupo B, E, K;
- biotina;
- ácido fólico e pantotênico;
- bromo;
- silício;
- molibdênio;
- bioflavonóides.
A composição do brócolis não é mais pobre do que a de seu irmão na família, a estrutura e os elementos constituintes são muito diversos:
- um pouco menos água no vegetal - 89%;
- um pouco mais de calorias - 34 kcal;
- mais proteína - 2,8 g;
- carboidratos - 6,64 g, mas entre eles há mais fibra do que açúcar;
- gordura - 0,6 g, também um pouco mais do que na couve-flor.
Como pode ser visto pelos indicadores apresentados, a fibra e a pectina são mais ricas que o brócolis, aliás, nesta categoria está no "topo do Olimpo" entre todos os tipos de repolho. A composição do tipo mineral e vitamínico é luxuosa. Apenas 100 g do produto atendem plenamente a necessidade de vitamina C, e de vitamina K - mais de 80%. Além disso, o vegetal é rico nos seguintes elementos:
- ácidos orgânicos;
- fitoesteróis;
- carotenóides;
- luteína;
- zeaxantina;
- vitaminas do grupo B, E, A;
- fósforo;
- iodo;
- enxofre;
- potássio;
- silício;
- boro
Os benefícios de ambos os vegetais para o corpo humano são inegáveis. Eles permitem regular os níveis de glicose, portanto, são indicados para diabéticos. A composição mais rica do produto não afeta em nada o seu conteúdo calórico: é extremamente baixo em ambos os vegetais.
Condições de cultivo
As diferenças nas condições de cultivo desses vegetais também são óbvias. Em primeiro lugar, a couve-flor é muito mais exigente, precisa de mais manutenção:
- ela não gosta de temperaturas extremas, secas, geadas;
- cresce melhor em temperaturas entre 15 e 20 graus;
- requer uma área bem iluminada, cresce mal na sombra.
Mas acima de tudo, a couve-flor é caprichosa em questões de composição do solo:
- adora solo úmido, mas não encharcado;
- a terra precisa de uma quantidade suficiente de boro, cobre, magnésio, portanto, é necessário um revestimento de cobertura.
É possível cultivar couve-flor em uma composição de solo pobre e em condições desfavoráveis, mas isso requer mais procedimentos agrotécnicos. Os brócolis, por outro lado, são menos caprichosos, principalmente em termos de composição do solo. Basta alimentá-lo periodicamente para que a planta se desenvolva ativamente. Quanto às condições de temperatura ideais, elas variam entre 16-26 graus.
Mas também existem características da tecnologia agrícola: o brócolis precisa de umidade abundante. Outra diferença é que após o corte do fruto dessa variedade, o caule continuará a frutificar, formando brotos nas laterais.
Período de amadurecimento
Couve-flor madura tem esta aparência:
- pintado na cor correspondente à variedade;
- tem um peso de 0,5 kg.
Quanto ao momento, eles dependem da afiliação varietal do vegetal cultivado no local.
- Uma cabeça de repolho de variedades de maturação precoce está pronta para o corte 2-3 meses após o plantio. Você pode colher no final do primeiro mês de verão ou no início do segundo.
- Os representantes da meia temporada estão prontos para o corte no final de julho ou na primeira década de agosto. Eles precisam de mais tempo para atingir a maturidade. A partir de cerca de 100 dias.
- Existem também tipos de couve-flor de maturação tardia, mas são adequadas para cultivo apenas nas regiões do sul. O período mínimo de maturação dessas variedades é de 150 dias. Mas esse repolho fica bem guardado. O repolho tardio deve ser colhido antes que a temperatura caia abaixo de +10 graus.
Para que o vegetal amadureça a tempo, é necessário proporcionar uma composição rica do solo, um regime de temperatura confortável, rega competente e muita luz solar. Dependendo das condições listadas, o tempo de amadurecimento pode variar significativamente.
Quanto aos brócolis, aqui tudo é diferente: não há períodos claros de amadurecimento, são bastante lábeis. Depende muito das condições climáticas, clima sazonal, procedimentos agrotécnicos. No entanto, existem datas aproximadas, que geralmente são indicadas no saco de sementes. Eles variam de 2 meses a 85 dias. No entanto, distinguem-se as variedades precoces, que ficam prontas para o corte 2 meses após o plantio, assim como as espécies de maturação tardia, que requerem de 75 a 85 dias.
Para acelerar o amadurecimento, é melhor não plantar a planta em campo aberto, mas preparar mudas. Você pode determinar o nível de maturidade de um vegetal pelos seguintes critérios:
- o diâmetro da cabeça é superior a 10 cm;
- peso superior a 250 g;
- o fruto tem uma estrutura densa e uma tonalidade esverdeada suculenta.
A cabeça do repolho não deve ficar amarelada. Isso sugere que o momento de amadurecimento é perdido e a fruta está madura demais. É melhor recusar o uso deste espécime como alimento, pois ele perdeu seu sabor e suas qualidades úteis. Nesse caso, a couve é cortada e o caule permanece no lugar, pois após o corte da parte superior do fruto, começam a se formar os laterais.
Se você quiser atrasar o período de maturação, é preciso evitar que as espigas brotem. Para isso, são cobertos com folhagem e presos com um elástico na parte superior. Depois que a goma é removida, a fruta estará pronta para ser cortada em alguns dias. O brócolis é colhido antes do início da geada, uma vez que o vegetal não tolera as flutuações de temperatura em menos.
Qual é a melhor escolha?
Ambos os vegetais são bons o suficiente para a sua saúde e são bons para uma dieta saudável.... Portanto, você pode escolher entre eles de acordo com um princípio simples: qual é mais saboroso para você. Se gosta de ambos os vegetais da mesma forma, mas não há lugar no sítio, deve avaliar as condições de cultivo e escolher a opção adequada. Além disso, é importante avaliar os benefícios para certos aspectos da saúde. Esta é talvez a categoria mais importante para avaliar vegetais.
Então, em termos de composição, a couve-flor pode ser útil:
- como produto dietético para quem tem sobrepeso, diabéticos;
- com doenças hepáticas, problema de cálculo biliar;
- sofrendo de aterosclerose.
Este vegetal tem um efeito saudável no corpo humano:
- melhora a digestão e normaliza o equilíbrio da água salgada;
- fortalece ossos e articulações, serve como prevenção de várias artrites e osteoporose;
- ajuda a produzir hormônios corretamente, melhora o estado do sistema como um todo;
- fortalece os nervos, alivia condições depressivas, insônia;
- melhora a condição do coração e dos vasos sanguíneos;
- não permite que areia e pedras sejam depositadas em quaisquer órgãos;
- ajuda a manter o açúcar e o colesterol sob controle, fortalece os vasos sanguíneos;
- atua como antioxidante, tem efeito antiinflamatório;
- previne o câncer.
Com todas as qualidades úteis, este vegetal deve ser limitado na dieta a certas categorias:
- gota;
- sofrendo de hiperfunção da glândula tireóide;
- pessoas com doenças renais;
- pacientes hipertensos;
- no pós-operatório, quando foram realizadas intervenções na cavidade abdominal;
- pessoas com intolerância individual e alérgicas.
A composição do brócolis não é inferior em valor. Se você incluir o repolho em sua dieta regularmente, poderá ajudar o corpo a lidar com vários problemas:
- é um poderoso antioxidante com efeitos anticancerígenos;
- excelente colerético;
- assistente do sistema digestivo;
- previne gastrite, úlceras, colite, enterite;
- adequado para normalizar os níveis de glicose, colesterol;
- limpa perfeitamente o corpo de toxinas e sais;
- alivia doenças dentárias;
- melhora a saúde ocular;
- ajuda na mastopatia;
- adequado para nutrição de obesidade.
Comparado à couve-flor, o brócolis definitivamente se beneficia dos benefícios antioxidantes. Devido à sua composição única, o vegetal é capaz de retardar o crescimento de formações malignas já existentes. Ele contém indóis, vitamina C, que destroem tumores. Este vegetal é indispensável na alimentação de mulheres em idade madura, nas quais o nível de estrogênio diminui. Além da oncologia feminina, os benefícios do brócolis no câncer de intestino, próstata e urológico foram comprovados.
Mas há pessoas que devem ter cuidado ao incluir brócolis em sua dieta. Isto:
- pessoas com alto nível de acidez estomacal;
- pessoas que têm problemas com coágulos sanguíneos: trombose, tromboflebite, sangue muito espesso;
- sofre de alergias e intolerância individual ao produto.
Você deve pesar os prós e os contras antes de decidir quais vegetais incluir em sua dieta regularmente.
O comentário foi enviado com sucesso.