Tudo sobre o plantio de brócolis
O brócolis é um vegetal menos comum no quintal dos jardineiros do que a couve-flor. Mas a cada ano a cultura está se tornando cada vez mais popular devido às suas propriedades dietéticas. Portanto, 100 g do produto representam apenas 30–35 gigacalorias.
A planta é rica em microelementos úteis como ácido fólico, magnésio, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas A, B, C, PP, que têm um efeito benéfico em todo o corpo humano. O brócolis é especialmente útil para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, diabetes, bem como para mulheres grávidas e crianças.
Seleção de assento
Cultivar brócolis no seu quintal é simples. Mesmo assim, você deve levar em consideração algumas das nuances para obter colheitas abundantes. A cultura cresce bem em climas temperados, sendo capaz de resistir a geadas de até 5 graus. A planta requer sol, água, solo fértil e frescor.
A temperatura ideal para o desenvolvimento é mais 15-17 graus, então as inflorescências são mais bem amarradas. O limite máximo é de 24 graus Celsius. Por sua vez, os indicadores de temperatura muito altos - de 25 para cima - levam à deformação da cabeça do repolho, folhagem forte.
Nas regiões do sul, onde a temperatura pode subir acima de 35 graus, é melhor cultivar brócolis em casa de vegetação no período outono-inverno ou inverno-primavera, já que a seca e o calor não permitem que o repolho forme uma inflorescência.
O plantio conjunto de várias hortaliças permite não só economizar espaço no local, mas também permite o combate a pragas. A maioria dos vegetais pode ser plantada ao lado dos brócolis. Considere quais vizinhos são mais adequados:
- legumes e pepinos adoram umidade;
- calêndula, calêndula, alecrim, hortelã e tomilho repelem pragas devido ao seu aroma forte;
- o brócolis é amigo do tomate, salsa e cebola;
- endro melhora o sabor do repolho, enquanto espanta lagartas e pulgões;
- o aipo é capaz de espantar pulgas de barro.
Vale a pena abandonar a vizinhança com outros tipos de repolho, bem como com espécies crucíferas, pois podem polinizar entre si.
Na rotação de culturas, os melhores predecessores são cenouras, grãos, batatas, legumes e pepinos. Não plante brócolis em áreas depois da beterraba, rabanete, nabo, rabanete ou qualquer outro tipo de repolho.
O local dos brócolis é escolhido o mais iluminado e uniforme. A cultura desenvolve-se bem em solos enriquecidos com húmus com um nível de acidez de 6,5 a 7,2. No entanto, o repolho também é capaz de suportar solo pobre. Mas então a colheita será escassa.
Além disso, a planta é particularmente exigente na quantidade de rega. Especialmente um vegetal precisa de umidade no estágio inicial de seu desenvolvimento e durante o crescimento das inflorescências.
Os canteiros devem estar localizados no sentido leste-oeste. É preferível que os arbustos de groselha fiquem próximos à planta, o que pode cobrir as mudas de ventos fortes. Nas regiões do sul, deve-se ter cuidado para proteger os brócolis do sol escaldante do meio do dia. Ao sol, as inflorescências começarão a se desfazer.
Preparação do solo
Antes de iniciar o trabalho de plantio, o solo deve ser devidamente preparado. O solo para o plantio é preparado no outono.É escavado cuidadosa e profundamente, são removidas ervas daninhas e raízes, ao mesmo tempo que se aplicam fertilizantes orgânicos na forma de verbasco apodrecido ou composto, bem como nitrato de amónio, superfosfatos e cloreto de potássio. Se o solo for ácido no local, é adicionado cal para torná-lo mais alcalino. No início da primavera, o solo é novamente enriquecido com fertilizantes orgânicos, escavando cuidadosamente o local.
Como preparar o material de plantio?
A escolha do material de plantio deve ser levada a sério, pois disso depende a safra futura. Sementes secas são selecionadas, apenas grandes espécimes são deixados. Para acelerar o processo de germinação das sementes, primeiro elas são colocadas em água quente por 15-20 minutos, não superior a 50 graus, e depois deixadas em água fria por vários minutos.
Após este procedimento, o material de plantio deve ser deixado por 12 horas em solução desinfetante composta por ácido bórico e permanganato de potássio. Em seguida, você precisa manter as sementes em uma solução de cinzas preparada por pelo menos 5-6 horas. Ele servirá como um estimulante natural para a formação de raízes e desenvolvimento de mudas.
Em seguida, as sementes são bem lavadas com água corrente e deixadas na geladeira por um dia. Por fim, secam um pouco. As sementes agora estão prontas para germinar.
A época ideal para o plantio é meados de março ou início de abril. As datas de plantio são baseadas no fato de o repolho ser cultivado por mudas ou por sementes diretamente em solo aberto.
Como plantar ao ar livre?
O plantio de couve de brócolis ao ar livre é feito em abril. Para que o vegetal produza uma colheita até o outono, jardineiros experientes recomendam plantá-lo em 2-3 estágios com um intervalo de 2 semanas.
O esquema de plantio de hortaliças prevê essa opção para que os canteiros não sejam engrossados. As plantas são plantadas a uma distância de 35-40 cm umas das outras, ficando 50-60 cm entre as linhas. Eles começam a plantar mudas no jardim 35-45 dias após o plantio; as mudas devem ter 5-6 folhas maduras. Normalmente, o trabalho de plantio começa em meados de maio, quando chega o tempo quente. Em climas frios, o brócolis também pode ser plantado em junho.
Ao realizar o trabalho de plantio, é necessário colocar vários copos de cinza de madeira e 1 colher de chá de ureia na cova. Isso permitirá que a cultura forme grandes inflorescências. Os poços são regados em abundância, pois as plantas são plantadas em solo muito úmido.
Os furos propriamente ditos são feitos de 20-25 cm de profundidade, devendo ser levada em consideração a altura da planta, já que as mudas são enterradas até a altura total do caule, restando apenas a copa. O principal é não preencher o ponto de crescimento. Se não foi feita a colheita das mudas, então durante o plantio principal ela deve ser feita. Você deve pinçar a raiz principal, para que as raízes laterais comecem a se formar melhor e todo o sistema radicular fique mais poderoso.
As mudas são cuidadosamente colocadas nos buracos, cobertas com terra, compactadas e regadas novamente em abundância. Depois que as folhas novas começam a aparecer nas mudas, elas começam a soltar o solo. A capina deve ser feita com cuidado, pois pode danificar acidentalmente as raízes, o que levará à morte do arbusto.
O cuidado correto também consiste em fazer alimentação regular. 2 semanas após o plantio das mudas, o solo é enriquecido com uma solução de esterco de vaca podre na proporção de 200-250 g de matéria orgânica por 10 litros de água ou esterco de galinha. Devido ao fato do esterco de galinha ser um fertilizante bastante ácido, ele é diluído duas vezes com muito líquido. Se as sementes foram semeadas diretamente no solo, elas são alimentadas no máximo 3 semanas após a germinação.
O segundo curativo adicional é mineral. É realizado 2-3 semanas após o primeiro. Primeiro, a planta precisa de nitrato de amônio para formar massa verde e melhorar o ovário das inflorescências. Depois que a própria cabeça do repolho começa a se formar, há necessidade de fertilizantes de fósforo e potássio.
Depois de cortar a inflorescência, não se apresse em tirar o arbusto, ele pode formar espigas laterais de couve, porém, de tamanho menor.
Para fazer isso, você precisa estimular o crescimento de brotos laterais. Por cada 10 litros de água, tomam-se 10 g de ureia, 20 g de fósforo e 30 g de potássio. 1 litro de fertilizante preparado é aplicado em cada arbusto. A cinza de madeira é um estimulante natural do crescimento.
Em caso de ameaça de geadas recorrentes, a princípio, as mudas podem ser recobertas com agrofibra ou filme comum.
Como qualquer planta, o brócolis é suscetível a várias doenças fúngicas e bacterianas. Quando os primeiros sinais aparecem na folhagem e caules, eles são pulverizados com fungicidas e inseticidas. Mas se você faz o trabalho agrotécnico direito, a cultura praticamente não adoece.
Sementes
Os brócolis podem ser semeados diretamente ao ar livre no início ou meados de maio, mas a ameaça de geadas noturnas deve ser evitada. As sementes são pré-preparadas conforme descrito anteriormente. Após o surgimento das mudas, elas devem ser desbastadas. Caso não haja desejo de se incomodar com este procedimento, são semeadas de acordo com o esquema 30x50 cm.
As mudas são irrigadas com água morna e adubação adicional também é aplicada para melhor desenvolvimento. O cuidado consiste em limpar regularmente as ervas daninhas dos canteiros e soltar o solo... Para reter a umidade no solo, uma camada de palha ou cobertura morta de grama seca é colocada ao redor dos arbustos.
Mudas
O cultivo de uma cultura por meio de mudas é o método mais comum. Para isso, são utilizadas mudas, potes separados de turfa ou estufa. É melhor usar solo comprado em loja, que consiste em areia, turfa e húmus. Cinza de madeira é adicionada como fertilizante.
24 horas antes da semeadura, ele é derramado no solo com uma solução roxa escura de permanganato de potássio para desinfecção. A rega posterior é realizada apenas com água morna decantada. Ao plantar sementes, eles são guiados por um esquema de 3 cm entre sulcos e 2,5 cm entre plantas.
A temperatura ideal para germinar sementes é de + 20 graus. Após a emergência das mudas, a temperatura é reduzida para + 15, tentando manter um regime de temperatura constante até o dia do desembarque em local permanente.
As mudas são regadas uma vez a cada 2-3 dias. É impossível umedecer demais o solo, isso pode levar ao desenvolvimento de infecções fúngicas, em particular a perna preta. Por sua vez, a falta de umidade retarda o desenvolvimento e afeta negativamente a safra futura. Para manter o solo constantemente úmido, é melhor usar irrigação por gotejamento.
As plantas respondem positivamente à alimentação adicional. Para 10 litros de água, são necessários 20 g de nitrato de amônio, superfosfato e cloreto de potássio. A solução é introduzida apenas quando 2 folhas inteiras aparecem nas mudas.
O brócolis não tolera bem o transplante. Jardineiros experientes são aconselhados a transplantar mudas junto com um torrão de terra. Poucas semanas antes do transplante para o terreno aberto, as plantas são endurecidas, deixando as mudas ao ar livre por 2-3 horas.
Características do plantio em uma estufa
O cultivo de brócolis em uma estufa produz rendimentos muito altos. A principal vantagem deste método são as constantes condições de cultivo. Você pode usar o método de mudas e não-mudas para obter mudas.
Porém, para que a cultura cresça bem e não adoeça, é necessário preparar o local adequadamente... A estufa é preparada no outono. É necessário remover o solo anterior e preencher os canteiros com solo fresco enriquecido.
As sementes podem ser semeadas em meados de abril - início de maio e início de março. Afinal, as mudas plantadas em estufas não têm medo das mudanças nas condições climáticas.
O esquema de plantio e as condições de cuidado não são diferentes do cultivo em campo aberto. A umidade na estufa deve ser cerca de 50-60%, e ventilação regular também é necessária.
Como cair na varanda?
Apesar do brócolis ser uma cultura vegetal, a planta pode ser cultivada com sucesso na varanda de um apartamento. Para fazer isso, você precisa escolher uma panela bastante espaçosa, porque.a parte principal do sistema radicular encontra-se a uma profundidade de 25 cm. Escolha recipientes com um volume de 20 litros ou mais e um diâmetro de pelo menos 50 cm.
Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do vaso, já que o repolho não tolera a estagnação da umidade nas raízes. Em seguida, vem uma mistura de solo nutritiva rica em húmus.
Na varanda, as mudas só podem ser deixadas permanentemente após o estabelecimento do clima quente constante. Ao meio-dia, é melhor proteger a planta do sol escaldante.
O comentário foi enviado com sucesso.