Como cultivar brócolis?

Contente
  1. Mudas em crescimento
  2. Aterrissando no chão
  3. Cuidando do repolho no jardim
  4. Doenças e pragas

O brócolis é uma cultura popular há séculos. Foi usado na culinária pelos antigos gregos e romanos. Hoje, esse repolho não perdeu sua popularidade, porque tem um gosto bom e é uma valiosa fonte de nutrientes. Portanto, muitos desejam cultivá-lo. As características do cultivo dessa cultura serão discutidas no artigo.

Mudas em crescimento

Na maioria das vezes, o brócolis é cultivado por mudas em casa. Isso permite que você acelere o amadurecimento da safra e o repolho brote mais rápido. Para o plantio, você pode escolher entre variedades convencionais e híbridas. Os primeiros têm menos imunidade a doenças e geralmente são menos resistentes, mas a semente pode ser preparada de forma independente. O segundo, marcado com F1, é híbrido. Eles dificilmente ficam doentes, mas as sementes estão vazias. Esse material terá que ser comprado novamente a cada ano.

Deve-se notar que o brócolis é uma planta bastante caprichosa para o clima. Ao contrário da maioria das culturas, não gosta muito de calor. Se a temperatura do ar subir acima de 25-26 graus, as cabeças de repolho começam a se deformar, a aparência não será muito comercial. Portanto, as plantas se desenvolvem melhor em regiões frias, por exemplo, na Sibéria. No entanto, os brócolis também podem ser cultivados na faixa do meio.

Você pode plantá-lo em momentos diferentes. Se você quiser fazer uma colheita antecipada, as sementes são plantadas no final do inverno. Eles são movidos para um terreno aberto em abril. Para a safra de verão, as sementes são plantadas em maio e transferidas para o solo em junho.

Para colher os brócolis no outono, a semente começa a crescer em junho e é levada para os canteiros em julho.

Preparação

As sementes que são compradas nas lojas e já processadas não precisam de preparação. Mas se você os coletou em casa, no seu site, precisará realizar vários eventos.

  • Seleção... Inspecione a semente, retire as sementes menores, bem como as que apresentarem sinais de deformação. Mergulhe os grãos em uma solução de sal e descarte as amostras flutuantes.
  • Desinfecção... Faça uma solução de manganês rosa claro e mergulhe as sementes nela por um quarto de hora. Em seguida, lave e seque.
  • Estimulação... O repolho cresce muito melhor se estimulado com antecedência. Para fazer isso, pegue "Epin" e faça uma solução de acordo com as instruções. Nesta composição, as sementes devem repousar por meio dia.
  • Secagem... Os grãos processados ​​são secos em pano limpo, em local fresco e ventilado. Eles então estarão prontos para a semeadura.

Para que as mudas cresçam e se desenvolvam corretamente, elas precisam de recipientes adequados. Você pode escolher caixas de plástico ou madeira, latas. Mas especialistas neste campo recomendam copos de turfa. O fato é que o brócolis é extremamente ruim para colher. Depois disso, as plantas podem murchar e doer, não criar raízes em um novo lugar. O solo é útil comprado ou feito por conta própria. Se a segunda opção for escolhida, o solo do jardim, húmus, areia e turfa são misturados em partes iguais. O substrato resultante é calcinado no forno algumas semanas antes do plantio das mudas.

Aterrissagem

Mudas de brócolis só podem germinar se as sementes forem plantadas corretamente no início. Vamos ver como fazer passo a passo.

  • Desinfete os recipientes de plantioe faça os orifícios de drenagem na parte inferior. Espalhe uma fina camada de cascalho ou argila expandida, você pode tirar fragmentos de outros vasos de flores.
  • Encha o recipiente com terra, não atingindo o topo de 2 centímetros.
  • Faça ranhuras no substrato a uma distância de 3 centímetros entre si. A profundidade de tais furos não deve exceder um centímetro e meio. As sementes são colocadas ali, depois cobertas com um substrato, levemente pressionado.

Cuidado

As mudas plantadas devem ser devidamente cuidadas. Existem várias recomendações para residentes de verão aqui.

  • Imediatamente após o plantio, o substrato deve ser umedecido com spray. O recipiente é fechado com papel alumínio ou coberto com vidro. Eles são colocados em um local escuro com temperatura de 20 graus. Todos os dias, o vidro é retirado por alguns minutos, ventilando o solo e verificando sua umidade. Eles se livram do abrigo após o surgimento dos brotos.
  • É mais conveniente colocar as caixas de aterrissagem no peitoril da janela ou na varanda. Depois que os brotos aparecerem, eles precisarão de muita luz. A temperatura deve ser gradualmente levada para +10. Você pode aumentá-lo novamente em uma semana, levando-o para 15-20 graus Celsius.
  • O substrato em que as sementes crescem deve estar sempre úmido, mas não inundado com água. Você precisa regá-lo uma vez a cada dois dias usando um borrifador.
  • Nos estágios iniciais de crescimento das mudas, alguns fertilizantes podem ser oferecidos. É melhor levar misturas complexas para o repolho, já está tudo pronto ali nas proporções certas. Você pode alimentar duas vezes: 21 dias após romper os brotos e 10 dias após a primeira alimentação.
  • Duas semanas antes de serem transferidas para o jardim, as mudas são endurecidas. Gradualmente são levados para a rua, a princípio por um curto período, literalmente por meia hora, e depois o tempo passado ao ar livre é aumentado.

Aterrissando no chão

As mudas são plantadas em campo aberto, com um mês ou meio de idade. Cada arbusto deve ter 5-6 folhas fortes sem amarelecimento. É impraticável puxar mais com o plantio, pois neste caso as mudas vão esticar e podem não criar raízes. O dia escolhido para o plantio deve ser nublado. O local escolhido para o brócolis é ensolarado, bem aquecido, sem passar dos ventos. Não se pode plantar repolho na sombra, esse é um caminho direto para o desenvolvimento de fungos. Ao plantar, é importante considerar a rotação de culturas. É impossível que tomates, beterrabas, nabos com rabanetes cresçam na área escolhida para os brócolis na safra passada. Um predecessor particularmente ruim é o próprio repolho. Mas depois de legumes, pepinos, cenouras, batatas e cebolas, a planta crescerá rapidamente. É importante cuidar de seus vizinhos também. O arranjo correto das colheitas economizará espaço.

Além disso, as plantas com boa compatibilidade podem até mesmo se defender contra certas pragas. Você pode plantar ervas como salsa, alface e sálvia ao lado de brócolis no mesmo jardim. O repolho vai se sentir muito bem na companhia de cebolas, batatas e cenouras. Mas é melhor não plantá-lo ao lado de morangos e outras frutas silvestres. A mesma regra se aplica a tomates e legumes. Recomenda-se limpar a área de plantio de brócolis no outono. A terra é arada profundamente, todos os restos de plantas encontrados são removidos e queimados. No outono, nitrofosfato (40 gramas por metro quadrado), uma pequena quantidade de boro é necessária para ser adicionada ao solo. Na primavera, o solo é escavado novamente e agora 5 quilos de composto e um copo de cinzas de madeira são adicionados por metro quadrado.

Considere pousar em estágios.

  • A zona de plantio é nivelada com um ancinho, em seguida são feitos buracos, a distância entre os quais será de 0,3 metros. Ao plantar repolho em fileiras, a distância entre as últimas deve ser de 0,5 m.
  • Os poços são bem regados. Se desejar realizar uma desinfecção adicional, adicione "Fitosporina" à água.
  • A muda é cuidadosamente removida do recipiente de plantio junto com as raízes e colocada no buraco. Se as plantas estavam em taças de turfa, não são removidas delas.
  • O solo é coberto logo acima do ponto de crescimento, enquanto a folhagem deve permanecer aberta. Tampe levemente, regue, adicione substrato seco e cobertura morta. Nesse ponto, o plantio das brotações pode ser considerado completo.

Importante: durante o plantio, você não pode beliscar a raiz. Isso é muito traumático para as plantas.

Cuidando do repolho no jardim

É fácil cultivar bons brócolis após o plantio, a parte mais difícil acabou. No entanto, iremos destacar algumas recomendações sobre tecnologia agrícola. Brócolis ama muito a umidade. Se chove com frequência no verão, praticamente não há necessidade de umidade. Mas verões chuvosos são muito menos comuns do que verões secos. Nesta estação, a rega deve ocorrer diariamente, de manhã ou à noite. A cultura também responde bem à umidificação de um borrifador. Você também pode colocar latas ou tigelas de água na plantação. Isso também aumentará a umidade do ar. Vale lembrar que o repolho não dá uma boa colheita com falta de umidade. Suas cabeças ficarão pequenas e tortas.

Atenção especial deve ser dada à alimentação. O primeiro fertilizante é dado quando as mudas ainda estão em casa, já falamos sobre isso. A segunda alimentação é realizada 14 dias após o plantio. A pasta diluída com água (1:10) e suplementada com superfosfato (50 gramas) é perfeita. A cobertura é realizada pelo método de irrigação. Assim que as inflorescências começarem a se formar, será um sinal de que é hora de adicionar boro. Você precisa tomar meia colher de chá de ácido bórico e misturar 20 litros de água. Cada arbusto do país levará um litro desse líquido. Quanto ao amarrar as cabeças, esse processo também deve ser controlado. Uma solução é feita consistindo de superfosfato (20 gramas), nitrato de amônio (10 gramas), sulfato de potássio (30 gramas) e água (10 litros). Um litro de composição por arbusto será suficiente para formar uma cabeça forte e bela.

O afrouxamento é outro processo importante durante o cultivo de brócolis... Permite que o oxigênio e a água penetrem nas raízes com mais facilidade. O afrouxamento inicial é realizado 14 dias após o plantio dos brotos no solo. Então, muitas vezes é solto, após cada rega. Para o trabalho, é melhor usar um mini ancinho, você não pode ir fundo no solo. Se as ervas daninhas cresceram desde o afrouxamento anterior, elas são removidas.

Os arbustos de brócolis precisam ser batidos... Nesse caso, o solo deve estar seco. A técnica é a seguinte: com o auxílio de um escarificador ou ancinho, eles pegam a terra entre as fileiras e a rolam até os arbustos, sem cobrir as folhas de baixo. O amontoamento começa 21 dias após o plantio e continua a cada 10 dias. Os sulcos são cavados nas proximidades para irrigação. Você não precisa formar plantas, amarre-as também.

Quanto ao cultivo em estufa ou estufa, a tecnologia agrícola é a mesma aqui. É importante fertilizar, regar, soltar e amontoar arbustos de couve na hora certa. Porém, a estufa sempre esquenta mais, e isso deve ser levado em consideração. Portanto, o solo vai secar mais rápido. As portas da estufa devem ser abertas com freqüência para ventilação. Em geral, é recomendado cultivar brócolis em estufas apenas no início da primavera, então as plantas podem estar quentes lá, especialmente se a estação for seca. Vale a pena focar no clima.

Dica: O brócolis se sente melhor ao ar livre, mas se a temperatura subir acima de 27 graus, as plantas podem começar a sofrer com o calor. É melhor cobri-los durante horas de sol especialmente agressivas.

Doenças e pragas

O brócolis é uma planta bastante resistente, portanto, com bom cuidado, raramente causa problemas para os jardineiros. Mas ainda não tem seguro contra doenças.

  • Se as sementes não foram tratadas antes do plantio, e também não se deu atenção ao correto preparo do local, a perna preta pode atingir as plantas. Esta é uma das doenças mais perigosas para a qual não há cura. O talo do repolho escurece, torna-se desagradavelmente úmido e macio. Sai facilmente do solo com uma raiz enegrecida. Os arbustos afetados devem ser removidos imediatamente do local, e os restantes devem ser preferencialmente transplantados para solo desinfetado ou pelo menos derramado com manganês e outros desinfetantes.
  • Se as cabeças não estiverem amarradas e a própria planta parecer fraca e lenta, pode ter ficado doente com a quilha. É possível determinar a doença somente ao retirar o arbusto do solo. As raízes ficarão cobertas de crescimentos.É muito difícil curar a keila, mas você pode tentar drogas como Previkur, Fundazol.
  • Se as folhas ficarem amarelas na parte de cima e na parte de baixo ficarem cinza e manchadas, isso é exatamente o oídio. Esse fungo adora plantações densas e muita umidade.

No entanto, a doença pode ser curada rapidamente, basta usar um dos fungicidas fortes.

Nem todas essas doenças podem ser suscetíveis aos brócolis. Mas esses são os mais comuns. Além deles, o repolho pode afetar:

  • alternaria;
  • podridão seca;
  • tipos de bacteriose mucosa e vascular;
  • mancha de anel preto;
  • míldio.

Os canteiros de repolho são frequentemente visitados por lesmas e caracóis. Para proteger a plantação de uma vizinhança desagradável, basta cobri-la com agulhas de coníferas ou polvilhar com cascas de ovo esmagadas. Além das lesmas, as cabeças tenras de repolho costumam se tornar uma iguaria para as lagartas. Até que os parasitas se multipliquem, eles podem ser afastados com pó de tabaco, infusão de copas de tomate, pimenta vermelha. Plantar um pouco de hortelã, cebola e alho ajuda muito bem. Os pulgões que aparecem são destruídos com uma infusão de alho, sabão em pó, absinto. A partir do predomínio de pragas, utilizam-se preparações inseticidas.

É importante notar também que a mudança na aparência de um arbusto nem sempre indica doença. Por exemplo, se a folhagem ficou amarela, isso nem sempre é um sinal de oídio. Talvez você simplesmente não cumpra o cronograma de rega ou se tenha esquecido de alimentar os arbustos na hora certa. Pequenas inflorescências indicam que o repolho está quente. Eles devem ser cortados antes que as flores desabrochem. O calor excessivo também é evidenciado pelo aparecimento de muco nas inflorescências. Se surgiram buracos nos caules, nos quais a umidade começou a se acumular, a razão para isso foi a falta de boro.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário