Cultivo de couve-flor ao ar livre
A couve-flor é uma planta bastante caprichosa que precisa de cuidados adequados. Portanto, antes de plantar uma hortaliça em seu local, você deve conhecer todas as informações necessárias sobre ela.
As condições necessárias
De todos os tipos de repolho, a couve-flor é o mais exigente em termos de condições de cultivo. Portanto, a escolha de um local adequado para o plantio deve ser feita com responsabilidade. Você precisa prestar atenção aos pontos importantes.
- Iluminação. A couve-flor é uma planta que adora luz. Então, você precisa plantar em áreas abertas e ensolaradas. Se o repolho crescer à sombra, as plantas começarão a esticar e enfraquecer.
- O solo. O repolho adora terras férteis. Se as plantas carecem de alguns nutrientes, muitas vezes adoecem. Antes do plantio, o solo deve ser fertilizado com componentes minerais e orgânicos. Para fazer as plantas adoecerem com menos frequência, o solo deve ser tratado com uma solução de "Fitosporin" antes do plantio da couve na horta.
- Predecessores. Um papel importante também é desempenhado por quais plantas estavam no local anteriormente. Rabanetes, beterrabas, tomates e todos os tipos de repolho são considerados péssimos antecessores desse vegetal. Para cultivar plantas fortes e saudáveis, elas devem ser plantadas onde costumavam crescer adubos verdes, legumes ou batatas.
Também é importante proteger o local dos ventos. Isso é para garantir que as plantas não quebrem durante o mau tempo.
Cronometragem
Visto que a couve-flor é uma planta que gosta de calor, ela só deve ser plantada após o início do aquecimento. Via de regra, os jardineiros se dedicam ao plantio de hortaliças de abril a junho. O momento deste procedimento depende das características do clima local.
Alguns jardineiros plantam repolho tardio em sua área. Vale a pena semear essas plantas na primeira metade do verão.
Ao escolher o momento certo para o plantio da couve-flor, você também pode se concentrar no calendário lunar. Este método é usado por muitos jardineiros.
Aterrissagem
Para tornar as plantas mais resistentes a doenças, pragas e intempéries, é recomendável preparar o material de plantio antes da semeadura. Este processo consiste em várias etapas.
- Calibração. Primeiro você precisa separar as sementes e se livrar de espécimes danificados ou muito pequenos. Você também pode verificar a germinação do material de plantio, colocando-o em um copo com solução salina. A maioria das sementes permanecerá no fundo. As cópias que surgirem devem ser jogadas fora. O resto - enxágue em água corrente.
- Desinfecção. O material de plantio também precisa ser desinfetado. Para fazer isso, ele é colocado em um recipiente com uma solução fraca de permanganato de potássio. Após 1-2 horas, deve ser retirado do vidro, enxaguado e seco.
- Tratamento estimulante do crescimento. Você pode comprar o produto que deseja em uma loja de jardinagem. Você deve usá-lo seguindo as instruções da embalagem.
- Endurecimento. As sementes preparadas por um dia devem ser levadas para um local fresco. É melhor colocá-los na geladeira. No dia seguinte, as sementes precisam ser movidas para o calor e, em outro dia, para o frio.
Também é necessário prestar atenção ao jardim em que o repolho será cultivado. O solo deve ser afrouxado e nivelado com um ancinho.
Em seguida, na área selecionada, você precisa cavar vários pequenos buracos. A distância entre arbustos e fileiras individuais deve ser de 25 centímetros.
Várias sementes são colocadas em cada recesso. Jardineiros experientes recomendam semear 2-3 grãos em cada buraco. Nesse caso, a taxa de germinação será maior. As sementes colocadas no solo são borrifadas com húmus. Se isso não for possível, você pode usar solo solto comum.
Recomenda-se cobrir cada um dos orifícios com uma garrafa de plástico ou vidro recortado.
Os primeiros brotos no local aparecerão uma semana após o plantio. Se todas as sementes germinaram, é necessário remover com cuidado os brotos em excesso. Não os desenraize. É melhor cortá-los cuidadosamente na base com uma tesoura afiada.
Alguns jardineiros cultivam plantas em mudas. Isso permite que você colha muito mais cedo. O cultivo de mudas é bastante fácil. As sementes também precisam ser desinfetadas e germinadas. O solo para eles é preparado misturado em proporções iguais de húmus e solo fértil. Você também pode adicionar uma pequena quantidade de cinza de madeira ao recipiente com terra.
A mistura de solo resultante deve ser derramada em copos com orifícios no fundo. Não é recomendável usar recipientes grandes para o cultivo de mudas em casa, pois as plantas não toleram muito bem a colheita.
Recomenda-se eliminar a terra com "Fitosporin". Nesta forma, os recipientes com solo devem ser deixados por um dia. Depois disso, você pode começar a plantar sementes no solo. Recomenda-se cobrir os copos com sementes de repolho com filme transparente. Eles podem ser armazenados na estufa e na varanda ou peitoril da janela. Assim que os primeiros tiros aparecerem nos óculos, o filme deve ser retirado.
Mudas de couve-flor crescem muito rapidamente. Você pode transplantá-lo para um campo aberto em um mês e meio após o aparecimento dos primeiros brotos. Nesse momento, cada muda terá cerca de quatro folhas cheias. O esquema de plantio de mudas não difere do esquema de plantio de sementes. Ao transplantar as plantas, o principal é retirá-las cuidadosamente das xícaras junto com um pedaço de terra.
Como cuidar?
Após o plantio do repolho, é importante cuidar bem dele. A tecnologia agrícola inclui rega regular, afrouxamento e cobertura morta do solo, bem como fertilização.
Rega
A couve-flor que cresce em casa deve ser regada regularmente. Pela primeira vez após o plantio, isso é feito duas vezes por semana. Então, a frequência de rega pode ser reduzida. É muito importante levar em consideração as condições climáticas ao cultivar o repolho. No tempo seco, as plantas são regadas com mais frequência; no tempo chuvoso, a rega é cancelada.
Vale lembrar que a couve-flor reage muito mal ao cloro. Portanto, é recomendável regá-lo com água da chuva sedimentada.
É melhor mantê-lo aquecido. Por este motivo, é recomendável regar as plantas ao entardecer com água de barris que tenham estado o dia todo ao sol.
Top curativo
Você precisa fertilizar o repolho que cresce em campo aberto várias vezes por temporada.
- Duas semanas após o plantio. Neste momento, as plantas precisam de fertilizantes com alto teor de nitrogênio. A solução de uréia ou verbasco é mais adequada para a nutrição de plantas.
- Durante a formação dos ovários. Quando as cabeças do repolho são amarradas, ele é alimentado com fertilizantes minerais complexos.
- Depois de amarrar as cabeças. Neste momento, os fertilizantes de nitrogênio não são mais usados. Normalmente, a couve-flor nesta fase de desenvolvimento é alimentada com alimentos com potássio e fósforo. Isso melhora o sabor do repolho e sua qualidade de conservação.
Recomenda-se combinar o tempero superior com a rega. Isso permitirá que os nutrientes cheguem às raízes da planta mais rapidamente.
Sombreamento
Para que os raios escaldantes do sol não prejudiquem as inflorescências jovens, recomenda-se protegê-las. Normalmente, os jardineiros usam a folhagem adjacente para essa finalidade. É recolhido em um coque e cuidadosamente fixado com um pano fino ou elásticos.
Se você ignorar esse procedimento, as inflorescências brancas como a neve começarão a amarelar e ficar cobertas de manchas escuras.
Afrouxamento e amontoamento
Como o sistema radicular do repolho está localizado próximo ao solo, é necessário soltar o solo dos canteiros com cuidado. A amontoa regular ajudará a promover um crescimento mais ativo do repolho. Isso deve ser feito nos primeiros estágios de cultivo das plantas e após o início do repolho.
Também é recomendável aplicar cobertura morta para reter a umidade no solo do jardim. Para isso, você pode usar húmus, turfa ou feno. A camada de cobertura morta deve ser renovada regularmente.
Doenças e pragas
Ao cultivar couve-flor, é importante lembrar quais pragas e doenças são perigosas para ela. Na maioria das vezes, as plantas são afetadas por doenças fúngicas e bacterianas.
- Mancha bacteriana. É fácil reconhecer essa doença. Pequenos pontos aquosos aparecem na folhagem do repolho, que escurecem com o tempo. No futuro, a folhagem das plantas começa a amarelar e secar. Você pode prevenir a infecção do repolho observando a rotação de culturas e usando material de plantio de alta qualidade. Se as plantas ainda estiverem afetadas pela doença, devem ser desenterradas e destruídas.
- Bacteriose mucosa. Esta é outra doença comum. A folhagem das plantas doentes fica coberta de manchas aquosas. Eles também ficam marrons com o tempo. O controle de pragas e a adesão às práticas agrícolas ajudarão a proteger as plantas contra doenças.
- Alternaria A folhagem das plantas doentes é coberta por manchas marrons com uma borda amarela. Eles secam com o tempo. Por causa disso, a folhagem parece crivada. Para combater essa doença, vale a pena usar fungicidas. Os remédios populares não ajudam a economizar o repolho.
- Keela. É uma doença fúngica que afeta todos os tipos de repolho. É muito difícil perceber isso. O fato é que, em primeiro lugar, as raízes do repolho, nas quais se formam as galhas, sofrem com isso. Se a doença afetar plantas jovens, elas morrem. Em um repolho adulto, as cabeças de repolho simplesmente não estão amarradas. Para prevenir a infecção de plantas, os canteiros devem ser limpos de ervas daninhas e restos de plantas. Não plante repolho em áreas com solo muito ácido.
- Blackleg. Esta doença afeta mais frequentemente as plantas jovens. Os talos do repolho doente são pequenos e endurecem. Por causa disso, a doença também é frequentemente chamada de "perna de arame". Para prevenir a propagação da doença, as sementes são tratadas com fungicidas antes do plantio.
- Phytophthora. Esta doença afeta todas as plantas crucíferas. Ela se desenvolve mais ativamente durante os períodos em que a umidade aumenta e a temperatura diminui. A folhagem das plantas doentes começa a ficar vermelha e depois morre. É inútil lutar contra essa doença. Portanto, é importante evitar a contaminação do repolho. Para isso, o solo e o material de plantio são desinfetados antes do plantio da couve.
- Fusarium. Esta doença também é chamada de icterícia. Recebeu esse nome devido ao fato de que a folhagem das plantas doentes adquire uma coloração amarela. Para prevenir a propagação da doença, "Fitosporina" pode ser adicionada à água durante a rega das plantas.
Pragas como pulgas crucíferas, pulgões, besouros brancos e conchas também são perigosas para a couve-flor. Para controlar insetos, você pode usar pó de tabaco ou cinza de madeira limpa. Decocções com aroma picante também funcionam bem. Podem ser produtos com cobertura de alho, cebola ou tomate. Se houver muitas pragas no local e não for possível lidar com elas com remédios populares, os jardineiros devem usar inseticidas.
Colheita e armazenamento
A colheita é feita depois que a couve-flor atinge a maturação técnica. As variedades precoces amadurecem em média em 70 dias, as intermediárias - em 110, as tardias - em 120. Não vale a pena atrasar a coleta das inflorescências. Isso pode levar ao escurecimento do repolho. A colheita do repolho é melhor feita no início da manhã.
Na maioria das vezes, a safra colhida é enviada para a adega. O repolho deve primeiro ser colocado em caixas de madeira ou plástico.De cima, deve ser coberto com filme plástico. Dessa forma, o repolho pode ser armazenado por cerca de um mês.
Você pode armazenar a safra colhida na geladeira. Lá ele pode mentir por até dois meses. Para estender a vida útil do repolho, as inflorescências devem ser embrulhadas em filme plástico. As plantas também podem ser congeladas. A couve-flor pode ser armazenada congelada por muitos meses. O produto pode ser utilizado no preparo de diversos tipos de sopas, tortas e acompanhamentos.
Em geral, qualquer pessoa pode plantar couve-flor em sua dacha. O principal é prestar bastante atenção aos cuidados com as plantas.
O comentário foi enviado com sucesso.