- Autores: Eike Kampe, Kononov A.N., Krasnikov L.G.
- Ano de aprovação: 2007
- Compromisso: para comida caseira, para congelar, para enlatar, para consumo fresco
- Folha de roseta: vertical
- Comprimento da folha: comprimento médio
- Cor da folha: verde acinzentado com uma flor de cera de média intensidade
- Superfície da folha: ligeiramente borbulhante
- Borda da folha: ondulado
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 3,1 kg / m²
O alto nível de plasticidade ecológica dessa cultura, suas excelentes propriedades para a saúde e o cuidado relativamente simples conquistaram o respeito e a popularidade de muitos jardineiros domésticos. Estamos falando da couve-flor Cabra Dereza.
História de criação
A empresa de cultivo de sementes "Biotekhnika" foi a criadora da cultura. Entre os autores da variedade estão Eike Kampe, Kononov A.N. e Krasnikov L.G. A cultura foi incluída no Registro do Estado em 2007.
Descrição da variedade
Esta couve-flor tem muitas vantagens, mas o principal é que é extremamente rica em vitaminas (U, A, C, D, E, K, H, PP, B) e oligoelementos. Dos oligoelementos necessários à vida produtiva do corpo, a cultura é generosamente abastecida com potássio, magnésio, cálcio, ferro e outros. Toda essa abundância é observada com um teor calórico extremamente baixo - cerca de 30 kcal por 100 g.
Uma característica distintiva da couve-flor Koza-Dereza é a presença de biotina nela, que influencia ativamente a cura da pele e doenças nervosas. É cultivado, via de regra, em terreno aberto.
Caracterização da aparência da planta e cabeças
As rosetas da cultura são compactas, eretas, consistindo de 20-25 folhas. As folhas são poderosas, de tamanho médio, crescendo diretamente para cima. A cor das folhas é verde-acinzentada com uma leve floração cerosa e cinza-azulada. A superfície da folhagem é ligeiramente borbulhante, as bordas são onduladas.
A cabeça é arredondada, convexa, densa, de tamanho médio, pesando 0,8 kg. O grau de tuberosidade é médio. As inflorescências são brancas, tenras, suculentas, ligeiramente crocantes. Ao cortar cabeças de repolho, elas praticamente não se esfarelam.
Objetivo e gosto
A Couve-Flor Cabra Dereza é consumida fresca, enlatada, congelada, cabe perfeitamente em muitos pratos. Tem um sabor excelente, e seu purê é utilizado na alimentação de bebês.
Termos de amadurecimento
Do momento da emergência das mudas das sementes até o amadurecimento, leva cerca de 100 dias, e com o método de mudas, antes da colheita dos frutos - 50-70 dias.
Produção
A safra é de alto rendimento - com um rendimento médio de 3,1 kg / m². m.
Crescendo e cuidando
Para mudas, as sementes são semeadas de 20 de março a 10 de abril, em solos abertos - de 20 de abril a 10 de maio. Esquema de aterragem - 50x30 cm.
A cultura é amante da umidade, não tolera secas, impedindo o processo de crescimento. Mas a irrigação excedente também é indesejável para o desenvolvimento. A planta prefere condições estáveis. A temperatura ótima para o desenvolvimento é de 16-18 ° C. Em condições mais frias, as cabeças começam a encolher e a perder o sabor. Em temperaturas acima de 25 ° C, os arbustos param de crescer e as inflorescências ficam soltas.
A qualidade do substrato para a variedade é relevante, uma vez que as raízes dos arbustos são subdesenvolvidas e localizadas superficialmente (a uma profundidade de 25-40 cm). A cultura prefere solos férteis, bem arejados, neutros ou ligeiramente ácidos. A umidade do solo não deve penetrar na borda do solo a menos de um metro.
A preparação dos canteiros começa no outono com a escavação e limpeza do solo. Ao mesmo tempo, são introduzidos húmus ou composto (15-20 kg / m²), superfosfato e sulfato de potássio (140-160 ge 100-120 g). É possível substituir os aditivos por cinzas de madeira (0,8-1 l / m²).
Os locais de plantio são escolhidos abertos, bem iluminados e protegidos de correntes de ar.
Recomendamos o plantio de uma safra depois de leguminosas, solanáceas, plantações de abóbora, bem como cebola, alho, cenoura, verduras, mudando os locais de desembarque todos os anos.
Na primavera, 14-21 dias antes do desembarque planejado, as camas são totalmente afrouxadas.
Você pode plantar repolho em solo aberto com sementes e mudas. O segundo método é mais popular. As mudas na época do plantio devem atingir 15-18 cm de altura e ter 4-5 folhas verdadeiras.
O preparo pré-plantio das sementes consiste em mantê-las em tecido úmido até a eclosão dos brotos. Uso útil de bioestimulantes - "Epina", "Emistim-M", humato de potássio e outros. A etapa final do preparo é o tratamento das sementes por 15 minutos em soluções antifúngicas "Fitosporin-M" ou "Baktofit". Isso é seguido por um processo de enxágue e secagem.
Recomendamos o cultivo de mudas em taças de turfa, previamente tratado o substrato com cinza de madeira peneirada. Uma hora antes do desembarque, deve-se umedecer moderadamente. As sementes são plantadas em 3-4 pedaços. em um copo, aprofundando-os 0,5-1 cm, borrifando-os com areia fina por cima. Os recipientes com sementes são cobertos com papel alumínio.
O regime de temperatura para cultivo é de 20-22 ° C, e após a germinação - 8-10 ° C durante o dia, à noite - até 5-6 ° C. Após 7 dias, é melhor colocar os recipientes em uma loggia envidraçada com uma temperatura de até 13-16 ° C. Na falta de iluminação, são usados fitolampões. A irrigação deve ser feita moderadamente e regularmente.
Antes do plantio em solos abertos, são feitos dois curativos. A primeira - quando a segunda folha verdadeira aparece, e a segunda - depois de duas semanas. Para isso, é utilizada uma solução - por litro de água 2,5-3 g de nitrogênio, 2 g de fósforo e 1,5-2 g de fertilizantes potássicos. Uma semana antes do plantio, as mudas são endurecidas.
O desembarque é realizado em dias nublados. Seguindo o esquema recomendado, os sulcos de pouso são preparados (10-12 cm de profundidade), em seguida, despejando-os abundantemente com água. Um pouco de húmus, uma colher de chá de superfosfato e um pouco de casca de cebola são colocados no fundo dos buracos (para espantar as pragas). Os arbustos são aprofundados no solo até as duas primeiras folhas do cotilédone. Em seguida, eles são irrigados moderadamente. Até a adaptação, eles devem ser mantidos sob um dossel ou sob capas de papel.
A irrigação é feita com moderação (uma vez a cada 5 dias). O atendimento é geralmente padrão.
A cobertura da cultura é realizada 3-4 vezes por temporada. O primeiro - 14 dias após o desembarque nos leitos, e os subseqüentes - com período de 12 a 14 dias. Na fase inicial de crescimento, a cultura precisa de nitrogênio (10-15 g de fertilizante nitrogenado por 10 litros de água).
O segundo aditivo e os aditivos subsequentes devem incluir compostos de fósforo e potássio - 25-30 g por 10 litros de água, superfosfato e sulfato de potássio, alternando com aditivos complexos ("Kristalin", "Novofert"). A cultura precisa de boro e molibdênio. Com sua deficiência, ele fica marrom e se esfarela. Por esta razão, uma solução de 1-2 g de molibdato de amônio e ácido bórico por 1 litro de água deve ser usada uma vez a cada 30 dias.
Resistência a doenças e pragas
Em geral, a cultura tem um bom potencial de resistência a doenças e ataques de pragas.
Os mais perigosos são várias pragas.
As moscas da couve são controladas por "Tanrek", "Mospilan", "Fufanon".
Lagartas de conchas, contra as quais se utilizam feromônios comprados ou armadilhas caseiras, e também repelentes - "Entobacterina", "Bitoxibacilina". Afeta efetivamente as lagartas com a ajuda de "Actellik", "Fufanon" e outros.
Os escaravelhos crucíferos repelem com eficácia os odores de alho e tomate, bem como uma mistura de cinza de madeira, lascas de tabaco e pimenta vermelha. No caso de ataques em massa de pragas, o combate é feito por "Triclormetafos", "Fosbécida".
Contra a invasão de lesmas, as infusões de ervas e pó de mostarda têm se mostrado bem. Contra as invasões em massa, são usados os medicamentos "Groza" e "Slizneed".
Os pulgões da couve espantam-se com infusões de ervas com odor pronunciado, pulverizando a cultura a cada 10-12 dias. Também usou drogas "Biotlin", "Aktara", "Inta-Vir".
A cultura pode ser exposta a:
bacteriose mucosa, que deve ser prevenida com "Mikosan" ou "Pentafag";
podridão radicular, contra a qual a melhor prevenção é a irrigação competente, bem como a introdução de cápsulas "Glyokladina" ou "Trichodermina" no solo;
Alternaria, cuja melhor prevenção é espanar com giz amassado ou derramar "Planriz", "Baktofit";
fusarium, para combater as soluções utilizadas como "Fitosporina M" ou "Fitolavina".