- Autores: Maksimov S.V., Klimenko N.N.
- Ano de aprovação: 2008
- Compromisso: para comida caseira, para congelar, para enlatar, para consumo fresco
- Folha de roseta: vertical
- Comprimento da folha: comprimento médio
- Cor da folha: verde azulado, com uma leve floração cerosa
- Superfície da folha: ligeiramente borbulhante
- Borda da folha: ligeiramente ondulado
- Rendimento médio: 3,2 kg / m²
- A forma: arredondado
A variedade de couve-flor Françoise é usada por jardineiros há muito tempo. Muitas pessoas preferem cultivar essa bela cultura não apenas por causa de seus excelentes dados externos, mas também por causa de seus enormes benefícios para adultos e crianças. Também é bastante resistente a todas as condições meteorológicas.
História de criação
A variedade Françoise é um representante proeminente da seleção nacional do início dos anos 2000. Os seus autores Maksimov S.V. e Klimenko N.N., conceituados criadores representativos da agrofirma Poisk, concluíram o trabalho de criação de uma nova variedade de couve-flor em 2006, ao mesmo tempo que foi apresentado um pedido de admissão ao uso. Após dois anos de testes de variedades, em 2008, a cultura foi adicionada às listas do Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa.
Descrição da variedade
Uma variedade de couve-flor, Françoise, tem sido usada por mais de 10 anos para cultivo em escala industrial e em chalés de verão e terrenos domésticos. Sabe-se que tolera muito bem o frio e, por isso, costuma ser cultivada sem sementes.
Caracterização da aparência da planta e cabeças
Couve-flor Françoise tem uma roseta vertical de folhas. A folha de uma cultura de tamanho médio é pintada em tons de cinza-esverdeado, há uma leve formação de bolhas, bem como uma leve ondulação nas bordas. A cabeça do repolho é redonda, densa, apenas parcialmente coberta por folhas. De textura delicada, o interior do vegetal é amarelo esbranquiçado, pesando em média 600 g.
Objetivo e gosto
A couve-flor descrita tem um gosto ótimo. Muitas vezes é usado para cozinhar em casa. E também é adequado para congelamento, conservação, consumo fresco. A variedade Françoise é indicada para quem é importante seguir uma dieta alimentar, é ideal para alimentação dietética. O repolho também é bom para fazer comida para bebês. Este vegetal é valorizado por sua rica composição vitamínica e mineral, com alto teor de aminoácidos necessários ao organismo.
Termos de amadurecimento
Françoise é uma variedade meio-inicial. A estação de crescimento desta cultura é de 90 a 100 dias.
Produção
O rendimento dos vegetais varietais é bastante alto, em média de 1 sq. m você pode obter 3,2 kg de vegetais.
Crescendo e cuidando
No cultivo da couve-flor da variedade Françoise com mudas, a semeadura é realizada na primeira década de maio. As sementes são plantadas em substrato nutriente, a profundidade de imersão é de 1,5 cm, os grãos são levemente borrifados com terra e depois irrigados suavemente com água morna. O recipiente com os patamares é retirado em local aquecido e bem iluminado.
Quando cerca de 7 folhas são formadas nos brotos e as plantas têm pelo menos 15 cm de altura, você pode transplantá-las para o solo. No entanto, a transferência de mudas só pode ser feita quando o solo no local aquece até + 15 °, e o ar noturno não esfria abaixo de + 8 °.
É importante estar atento à escolha correta do local, pois apenas um espaço bem iluminado no local é adequado para a variedade Françoise. A cultura prefere solo fértil. A safra crescerá melhor em canteiros onde pepinos, abóboras, cebolas e leguminosas cresceram na última temporada.
Para o plantio de mudas, prepare covas de 20 cm de profundidade. É necessário plantar a couve-flor Françoise no esquema 50x50 cm, ou seja, a distância entre as plantas e entre as linhas deve ser de 50 cm.
O cuidado da colheita consistirá em irrigação abundante, amontoamento, capina e soltura. Para evitar que as cabeças se partam e retenham a cor original, os garfos devem ser protegidos da luz solar direta.
A couve-flor em questão não exige muito da tecnologia agrícola, mas necessita de rega e alimentação regulares. Portanto, deve ser regado a cada 2 dias. Na seca, o repolho é regado todos os dias. As regas são normalmente realizadas à noite, nomeadamente após o pôr-do-sol. A rega é feita pela raiz e apenas com água morna.