- Autores: Ludilov V.A., Korchagin V.V., Ivanova M.I., Kashleva A.I., Ilyin S.V.
- Ano de aprovação: 2004
- Compromisso: para comida caseira, para congelar, para enlatar, para consumo fresco
- Folha de roseta: criado
- Comprimento da folha: comprimento médio
- Cor da folha: verde com uma flor cerosa
- Superfície da folha: ligeiramente dobrado, liso
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 2,5-3,0 kg / m2
- A forma: achatado arredondado
Couve-flor Dachnitsa tem um sabor delicioso e também é rica em nutrientes e oligoelementos. Ao contrário de muitas outras variedades, a cultura tolera condições climáticas extremas. Sujeito a condições agrotécnicas simples, você pode obter uma boa colheita de um vegetal útil.
Descrição da variedade
A residente de verão recomendou-se altamente como uma plantação de vegetais. Os jardineiros se apaixonaram por ela por uma série de vantagens significativas:
alta resistência às flutuações de temperatura, a cultura tolera bem tanto o frio quanto o calor;
Destinado ao cultivo em campo aberto e fechado;
o vegetal é rico em vitaminas e minerais, principalmente vitamina C;
variedade de alto rendimento;
não atira flechas de flores;
tolera bem o transporte sem perdas significativas;
a planta tem uma imunidade estável à maioria das infecções;
excelentes características de sabor.
Praticamente não há desvantagens da variedade, com exceção da composição do solo (o residente de verão cresce mal em solos ácidos), a exatidão da rega e a necessidade de aplicar regularmente cobertura.
Caracterização da aparência da planta e cabeças
Os arbustos crescem abaixo do tamanho, com uma roseta elevada. As folhas são de comprimento médio, de um verde rico. A superfície das folhas é ligeiramente cerosa, ligeiramente dobrada.
O formato da cabeça é redondo-achatado, de tamanho médio. A massa é pequena, o peso médio pode chegar a 0,6-1 kg. Sua cor é branca com tom creme, de granulação fina. As cabeças são densas, alinhadas, com tuberosidade média e cobertura parcial da folha.
Objetivo e gosto
A couve-flor tem um sabor brilhante e pronunciado, com uma doçura agradável devido ao seu alto teor de açúcar, razão pela qual se tornou muito popular na culinária. A textura das inflorescências é delicada.
As inflorescências são usadas não apenas na forma processada, mas também frescas. É estufado, frito, fervido, cozido no vapor, enlatado. Quando congelada, a variedade não perde suas propriedades benéficas e sabor.
Termos de amadurecimento
Variedade no meio da temporada. Demora 80-100 dias desde a germinação até a colheita. A couve-flor amadurece uniformemente, embora o período seja bastante prolongado. A safra colhida pode ser armazenada por um longo tempo sem perder suas propriedades úteis.
Produção
Muito alto. Em média, a partir de 1 sq. m você pode coletar 2,5-3 kg de vegetais.
Crescendo e cuidando
O residente de verão é cultivado de forma muda e sem sementes. Embora a última opção seja mais adequada para o cultivo nas regiões do sul. As sementes das mudas começam a ser plantadas no final de março - início de abril. Começam a plantar em campo aberto em maio, quando já passou a ameaça de geadas noturnas.
O solo para as mudas é escolhido nutritivo, consistindo em partes iguais de turfa, grama e húmus. Antes de começar a plantar sementes, primeiro você precisa classificá-las. Apenas as sementes grandes são escolhidas, após o que são mergulhadas em água quente (não mais do que 50 graus) por meia hora. Em seguida, eles são selados a uma profundidade rasa e cuidadosamente regados com água morna e, em seguida, cobertos com papel alumínio.
As mudas começam a germinar a uma temperatura de +20 graus. Com o surgimento das mudas, a temperatura é ligeiramente reduzida para + 15 ... 17 graus durante o dia, + 10 ... 12 graus à noite, por isso fica endurecida. Quando 2-3 folhas crescidas aparecerem nas mudas, ela mergulhará. Durante este procedimento, as mudas são aprofundadas até a primeira folha. Após 2 semanas, as plantas são alimentadas com curativos minerais, após outras 3 semanas, o próximo curativo é aplicado.
O local para a cultura é escolhido ensolarado e bem ventilado. O solo é preparado no outono. O solo é enriquecido com composto e são adicionados fertilizantes na forma de superfosfatos e cloreto de potássio. Na primavera, eles escavam o solo novamente e trazem cinzas de madeira, uréia. Poucos dias antes do plantio das mudas em campo aberto, o local é coberto com uma película preta para que o solo aqueça bem.
Poucos dias antes do plantio em local permanente, não é regado, mas no dia do desembarque é regado em abundância. Eles são plantados em covas preparadas de acordo com o esquema 30x50 cm. O residente de verão não é particularmente caprichoso no cuidado. No entanto, requer rega regular, afrouxamento e nutrição adicional.
O solo nas raízes deve estar constantemente úmido, devido ao fato de as raízes estarem localizadas próximas à superfície. A irrigação é limitada várias semanas antes do início da colheita. 2-3 dias antes de colher o repolho dos canteiros, a rega é interrompida completamente.
O afrouxamento e amontoamento são realizados regularmente após cada rega ou chuva. E também cobertura morta com palha ou turfa. A nutrição adicional é parte integrante do bom desenvolvimento do Residente de Verão, graças aos fertilizantes, os ovários são formados de forma intensiva. Nesse caso, são utilizados curativos orgânicos e minerais, que são introduzidos no solo após transferência para local definitivo, durante o período de brotação e formação intensiva da cabeça.
Requisitos de solo
O residente de verão não tolera solos ácidos, que são neutralizados com calcário. O solo deve ter textura leve e respirável.