Cultivando saxifrage a partir de sementes
Saxifrage está se tornando muito popular entre os cultivadores de flores como um excelente componente no arranjo de um escorregador alpino ou rochedo. Possui aparência atraente, durabilidade, resistência ao gelo e tamanho compacto. Apesar de sua aparência frágil, as raízes da planta são capazes de destruir rochas.
Descrição
Saxifrage é uma planta herbácea perene e pertence à família Saxifrage. Ela chama a atenção para si mesma devido à sua beleza incomum. Uma roseta de folhagem verde ou verde com um tom prateado é coletada nas raízes.
Os caules até 70 cm de comprimento são decorados com pequenas flores constituídas por 5 pétalas com um diâmetro não superior a 2 cm. A saxifragem cresce e cobre a superfície com um tapete sólido, surpreendendo com uma variedade de cores: branco, rosa, vermelho, amarelo, lilás. No final da floração, o tapete não perde as suas propriedades decorativas.
Variedades populares
Para cultivar em seus próprios terrenos de quintal, os jardineiros usam principalmente variedades híbridas de saxifragem, como "Manto Roxo", "Cabelo de Vênus", "Tapete Rosa". Sua altura geralmente não ultrapassa 20-25 cm. A floração abundante começa no final da primavera ou início do verão, quando aparecem lindas rosetas de pequenas flores roxas, vermelhas ou rosa brilhante com um diâmetro de 1-1,2 cm, e dura 30 dias.
Pouso em terreno aberto
Plantar sementes de saxifrage diretamente no solo é recomendado nas regiões do sul do nosso país, assim que o solo aquecer até + 8– + 9 ° С. Como na natureza a planta desenvolve terrenos rochosos, o local da semeadura exigirá uma preparação preliminar.
Deve-se ter em mente que em campo aberto, o saxifrage adora uma boa drenagem e não tolera água estagnada, por isso os terrenos elevados são perfeitos para isso. Além disso, a flor responde bem ao crescer em um local claro, mas ao mesmo tempo não gosta de exposição direta aos raios ultravioleta. É necessário escolher um local com incidência desobstruída dos raios solares durante o dia e a noite, mas para que haja sombra ao meio-dia.
O local selecionado deve ser limpo de raízes grandes e bem soltas. O solo preferido para saxifrage deve ser composto dos seguintes componentes em proporções iguais:
- areia;
- território;
- húmus.
As sementes da planta não são enterradas no solo, mas apenas fortemente pressionadas contra ele.
O topo pode ser polvilhado com uma fina camada de areia úmida. Depois de semear em campo aberto, você precisa esperar pelos primeiros brotos em um mês. Ao mesmo tempo, a princípio por 2–3 semanas, as sementes passam por tratamento frio e, quando o sol aquece o solo até a temperatura necessária, as sementes despertarão e germinarão nas 2 semanas seguintes. Bloom chegará em maio ou junho.
E também existe algo como "Semeadura de inverno"... Esta é a semeadura de safras e plantas resistentes ao frio antes do início da geada no final do outono, e as plantas passam por estratificação natural. Saxifrage pertence a essas culturas. Portanto, você pode semear com segurança suas sementes antes do início de um clima frio estável e esperar brotos amigáveis na primavera. Este método aumenta a probabilidade de saxifrage florescer no primeiro ano após o plantio. Na maioria dos outros casos, a planta floresce no ano seguinte.
Mudas em crescimento
Você pode cultivar uma flor fazendo mudas. Cultivar saxifrage a partir de sementes caseiras da variedade Purple Mantle é especialmente aconselhável na Rússia central, pois isso permitirá que a planta se desenvolva em uma data anterior. A semeadura das mudas é realizada em meados ou no final de março. Primeiramente, as sementes devem passar por estratificação, ou seja, tratamento a frio. Graças ao procedimento, a porcentagem de germinação das sementes aumenta. O recipiente de semeadura deve ser preparado não muito fundo e preenchido com 3-4 cm de solo de turfa arenosa. Em seguida, o substrato é umedecido, as sementes são plantadas, pressionando-as com força. O recipiente é coberto com filme plástico e refrigerado por 3 semanas.
Após o vencimento, o recipiente é retirado da geladeira, instalado próximo a uma janela de luz, e transforma-se em uma pequena estufa, que deve ser ventilada periodicamente levantando-se o filme. A temperatura ambiente deve ser de pelo menos 20 ° C, e o solo deve ser umedecido com pistola. Por fim, o filme é removido após o aparecimento das filmagens. Os rebentos aparecem dentro de 10 dias. Após a formação de 2 folhas, as mudas são mergulhadas em copos separados.
O desenvolvimento das mudas não é muito rápido, por isso não se deve ter pressa em plantá-las na rua: é preciso deixar as plantas crescerem mais fortes. Eles podem ser plantados no solo em maio ou início de junho.
É necessário plantar mudas de saxifragem em local permanente junto com um torrão de terra, retirando-o do vidro com movimentos suaves. A distância entre os arbustos das mudas durante o plantio deve ser de cerca de 10 cm.
Cuidado
O saxifrage é alimentado depois que a planta é levada a campo aberto, ou seja, após cerca de uma semana. Os fertilizantes nitrogenados devem ser usados dentro de limites razoáveis, pois seu excesso pode levar à morte do sistema radicular e à propagação da podridão. Cuidados adicionais são necessários para remover ervas daninhas e regar bem, especialmente em verões secos. A capina deve ser feita em áreas abertas próximas aos plantios. Este evento permitirá que a própria planta combata as ervas daninhas e as suprima, ocupando espaço livre.
Na primavera, a saxifrage pode ser coberta com uma camada de palha, o que reduzirá a rega e evitará o afrouxamento. A camada de palha deve ter no mínimo 5 cm e deve ser constantemente renovadaporque tende a se decompor. Ao se decompor, a palha fornece nutrientes adicionais ao solo e o torna mais leve.
Não há necessidade especial de abrigar a saxifrageira para o inverno, já que ela não tem medo de geadas. Se forem esperadas geadas muito severas, no final do período de outono as plantas podem ser cobertas com uma camada de 10 cm de folhas.
Doenças e pragas
Com os devidos cuidados, a saxifrage praticamente não é suscetível a danos por pragas e doenças. Ao mesmo tempo, se você escolher o local errado para a planta, despeje muito, não afrouxe e não retire ervas daninhas, então há a possibilidade de alguns problemas. Estas são principalmente doenças fúngicas e pulgões. Para se livrar de doenças fúngicas, é usado Fitosporin, que deve ser diluído de acordo com as instruções e adicionado durante a rega e pulverização. Remédios biológicos e naturais ajudam a combater pulgões:
- Fitoverm;
- Tabazol;
- infusões de alho e cebola.
Veja abaixo o cultivo de saxifrage a partir de sementes.
O comentário foi enviado com sucesso.