Saxifrage: descrição, tipos, regras de plantio e cuidados
Saxifrage é uma planta perene elegante e despretensiosa, amplamente utilizada em projetos paisagísticos modernos. A aparência atraente, a variedade de cores e a capacidade de criar raízes em condições difíceis tornaram esta planta uma das mais populares e solicitadas entre os jardineiros.
Descrição
Com base no nome desta planta, é fácil adivinhar sua incrível capacidade de transformar paisagens chatas e monótonas dominadas pela pedra natural. Tendo um sistema de raízes forte e desenvolvido, o saxifrage facilmente cria raízes em encostas rochosas, cresce rapidamente através de rachaduras nas rochas e cresce em desfiladeiros. Com o tempo, as raízes desta planta resistente destroem obstáculos de pedra em seu caminho, formando aglomerados densos e densos em seus fragmentos. O fato de que esta flor é capaz de resistir a pedras e rochas é evidenciado por seu outro nome - "grama-lágrima".
A família Saxifrage é muito extensa e diversificada. De acordo com várias fontes, essa família inclui de 400 a 600 espécies de plantas encontradas não apenas na Rússia, mas também na China, Japão e até na África. Algumas espécies de saxifrage, cujo número diminuiu significativamente devido à influência antropogênica, são propriedade do Livro Vermelho da Federação Russa e estão sob proteção.
Saxifrage é uma planta perene herbácea baixa, na maioria dos casos florescendo ao longo do verão. Existem também variedades anuais e bienais de saxifrage, assim como membros altos da família, cuja altura pode chegar a 80 centímetros. Na maioria das espécies, as folhas são combinadas em rosetas, têm forma redonda ou emplumada. A cor das flores também é determinada pelas características específicas da planta. Na maioria das vezes, as flores saxifrágicas são formadas em inflorescências racemosas, corimbosas ou paniculadas. Após a floração, a planta produz frutos em cápsulas com numerosas sementes pequenas.
As plantas desta família têm raízes longas e ramificadas, cujo diâmetro pode chegar a 1,5 centímetros. A cor das raízes varia de marrom a marrom e preto. Os saxifrags são apreciados pelos cultivadores de flores não apenas por seu incrível efeito decorativo, mas também por suas inúmeras propriedades medicinais.... Assim, a parte aérea da planta (folhas e caules) é frequentemente utilizada como matéria-prima para a preparação de infusões e decocções utilizadas no tratamento de doenças cardiovasculares e do trato gastrointestinal. As raízes são utilizadas na medicina popular para a preparação de medicamentos diuréticos e de limpeza.
Tipos e variedades
A diversidade de espécies de saxifrage é em grande parte devido à extensão de seu habitat. Essas plantas são encontradas não apenas nas regiões montanhosas, mas também na tundra polar e nas regiões pantanosas da Ásia e do norte da Europa.
Ambas as espécies cultivadas e selvagens de saxifrage podem ser encontradas em jardins modernos. Até à data, os criadores criaram muitas variedades desta planta, que são adequadas para cultivo em campo aberto e em condições interiores. As formas ampelosas da saxifragem são especialmente decorativas, podendo o comprimento dos cílios atingir 1 metro. Existem também variedades com flores duplas muito vistosas e numerosas.Abaixo estão os tipos e variedades mais famosos de saxifrage, amplamente difundidos na floricultura de interiores, horticultura e paisagismo.
Sombra
Uma pequena perene perene que prefere crescer em climas temperados. A planta é apreciada pelos jardineiros por sua despretensão, resistência à queda de temperatura e falta de iluminação. À medida que cresce, a sombra saxifrágica forma densos aglomerados de esmeralda de 10-15 centímetros de altura.
Durante a floração, forma pedúnculos alongados com flores brancas, unidos em inflorescências paniculadas.
Nevado
Um dos representantes mais resistentes ao frio da família Saxifrage, encontrado em regiões com climas adversos. Uma planta adulta possui uma roseta compacta e baixa de folhas com bordas onduladas. Longos caules com inflorescências paniculadas são formados no centro da roseta. As flores são pequenas, com pequenas pétalas brancas.
Paniculata
Uma planta perene elegante e bastante decorativa, apreciada pelos jardineiros por sua resistência à geada, resistência e fertilidade do solo pouco exigente. Durante o período de floração, ela forma muitas flores de tamanho médio de tonalidade leitosa, amarela pálida, rosa-avermelhada ou púrpura rica. O período de floração geralmente ocorre no início do verão.
Para que a planta floresça abundantemente e por muito tempo, é necessário remover os caules de flores mortas em tempo hábil. Dada a resistência deste tipo de saxifragem a baixas temperaturas, não é necessário cobrir a flor para o inverno.
No entanto, se o inverno está previsto sem fortes nevascas, você deve proteger a planta com uma cobertura de ramos de abeto ou serragem.
Sala
Este é todo um grupo de espécies individuais de representantes da família Saxifrag. De acordo com floricultores experientes, algumas variedades dessas plantas se sentem muito bem em casa, florescem regularmente e não requerem cuidados específicos. Eles também se distinguem pelo seu tamanho compacto, efeito decorativo especial e resistência a doenças.
Dentre as espécies e variedades mais populares de representantes da família dos saxifragos, recomendadas para cultivo doméstico, os floristas observam dois tipos principais.
- Saxifrage de vime ou descendente (variedades Tricolor, Harvest Moon) É uma planta graciosa que floresce de maio a agosto. Difere em uma parte aérea que se espalha e se ramifica fortemente. Pode ser cultivada como planta ampelosa. Na fase de floração, forma muitas flores de cinco pétalas de tamanho médio com a forma original e cor viva.
- Cotilédone - um saxifrage muito espetacular, visualmente reminiscente de uma suculenta exótica. Folhas suculentas arredondadas, unidas em uma roseta densa, e numerosas flores em forma de estrela conferem à planta um efeito decorativo especial. A cor padrão das flores é branco-rosa, mas agora existem outras opções de cores.
Pântano
Uma herbácea perene de baixo crescimento, cuja altura pode variar de 10 a 30 (raramente 40) centímetros. Possui folhagem lanceolada cobrindo caules eretos. As flores em forma de estrela são pequenas (10-13 milímetros), de cor amarelo limão. Ao crescer, a planta forma densos aglomerados verde-escuros, que ficam espetaculares durante o período de floração (agosto-setembro).
Folhas opostas
A saxífraga de folhas opostas, que muitas vezes pode ser encontrada em áreas montanhosas, em florestas e até mesmo na tundra, parece realmente fantástica durante a floração. É caracterizada pela floração precoce devido ao brotamento do outono. As folhas são pequenas, de cor esmeralda escura, dispostas aos pares. Na fase de floração, é coberto por pequenas flores róseo-avermelhadas, adquirindo eventualmente tonalidade púrpura-violeta.
Capaz de formar aglomerados densos, semelhantes a travesseiros e exuberantes à medida que cresce.
Soddy
Uma planta perene de baixa cobertura vegetal encontrada na Eurásia e na América do Norte. As folhas da planta formam uma roseta volumétrica nas raízes, acima da qual surgem caules retos e púberes.
O período de florescimento da soddy saxifrage cai no início do verão. Nesta altura, a planta forma numerosas, mas pequenas flores, cuja cor pode ser branca, rosa claro, rosa avermelhado. Variedade que se destaca pela despretensão, resistência à queda da temperatura do ar, mas raramente é utilizada na jardinagem e jardinagem devido ao seu aspecto modesto. Na maioria das vezes, os cultivadores de flores cultivam híbridos de grama e saxifragem rosa.
Granulado
Uma herbácea perene ornamental, freqüentemente usada em projetos paisagísticos. Uma característica da planta é a presença de um tubérculo (tubérculos) na base da roseta foliar. Os caules são retos, cobertos de pêlos finos. Durante o período de floração, a planta forma muitas pequenas flores brancas, unidas em cachos. Entra na fase de floração no início do verão. A duração da floração é de 1-2 meses.
Musgoso
Saxifrage musgoso é muito popular em paisagismo. Esta planta ornamental perene é notável por sua pequena altura (cerca de 10 centímetros) e sua capacidade de formar tapetes esmeralda grossos e arejados. Durante o período de floração, esta saxifragem forma numerosas flores amarelo-esbranquiçadas em forma de estrela com manchas vermelhas em seus pedúnculos curtos.
De folhas redondas
O saxifrage de folhas redondas não ganhou menos popularidade entre os floristas e paisagistas. Esta perene graciosa é notável por seus caules finos e ramificados, folhas verdes escuras redondas e pequenas flores brancas como porcelana com manchas vermelhas nas pétalas. Apreciada pela sua floração exuberante e abundante que começa no final da primavera e dura todo o verão.
Evergreen
Os paisagistas não ignoram a incomum saxifragem perene chamada "Manto Roxo". Uma característica marcante desta perene perene é a sua maior resistência à geada, devido à qual a flor aparece diretamente sob a neve, já coberta por folhagem verde.
Numerosas flores vermelho-púrpura com um núcleo amarelo brilhante dão à planta um efeito decorativo incomum.
Rainha de gelo
Uma incrível variedade decorativa de saxifrage, notável por suas densas rosetas perenes de folhas alongadas e numerosas flores de uma cor branca como a neve. As folhas da planta são de cor verde prateada, em harmonia com a brancura das flores.
Esta variedade era muito procurada no paisagismo, graças à sua capacidade de crescer de forma rápida e abundante. Entre outras vantagens da planta, os floricultores destacam sua resistência às baixas temperaturas e a ausência da necessidade de abrigo para o inverno.
Saxifrage de Arends
A deliciosa saxifrage de Arends é especialmente popular entre os jardineiros e paisagistas. Esta despretensiosa planta ornamental é cultivada em todo o mundo e ativamente usada por criadores para obter variedades novas e extraordinariamente belas. Em paisagismo, horticultura e paisagismo, a saxifragia de Arends é mais comumente usada:
- "Tapete Roxo" - plantas subdimensionadas com numerosas flores de cor púrpura-violeta profunda;
- "Tapete branco" - as plantas ramificadas e rastejantes, durante o período de floração formam maciçamente flores brancas como a neve de tamanho médio com um núcleo verde-amarelo;
- "Tapete de flores" - plantas perenes de cobertura do solo com uma paleta de cores variada.
A saxifrage de Arends pode ser cultivada ao ar livre e em casa. Eles preferem áreas semi-sombreadas, mas podem crescer em áreas ensolaradas. As condições ideais para o desenvolvimento dessas plantas perenes são proporcionadas por solos úmidos e bem drenados.Além disso, ao cultivar essas plantas no jardim ou em casa, é importante controlar o modo e a frequência da rega.
Esses representantes da família Saxifrage entram na fase de floração na primavera. A duração da floração depende das condições climáticas e meteorológicas. Na maioria dos casos, as plantas florescem por 1 a 3 meses. Para a saxifragia de Arends, não são utilizadas apenas sementes obtidas a partir de cápsulas de frutos.
Sem muita dificuldade, essas plantas perenes podem ser propagadas por estacas, bem como por rizomas em divisão.
Características de pouso
Com a intenção de cultivar uma planta tão incrível como a saxifrage em um jardim ou em casa, você deve levar em consideração algumas das nuances de seu plantio. Assim, se esta cobertura do solo for planejada para ser cultivada em campo aberto, é necessário determinar o local mais adequado para ela no jardim.
É desejável que seja uma área com solo solto, permeável à umidade e ao ar, não desprovido de nutrientes. Você também deve levar em consideração o fato de que a maioria das espécies dessas plantas cresce muito rapidamente, transformando-se em um tapete espesso e exuberante. Por este motivo, o local de seu plantio deve ser selecionado "com margem".
Ainda mais atenção será necessária ao escolher um local para essas coberturas do solo em um jardim já paisagístico. Eles podem ser usados para preencher espaços entre árvores, decorar meio-fio, canteiros de flores e escorregadores alpinos. Saxifrags integrados em uma composição decorativa de pedras ficarão muito bonitos. Também deve-se ter em mente que as raízes dessas plantas ao longo do tempo podem atrapalhar a integridade de fragmentos de pedra individuais que encontram pelo caminho.
Outro critério que deve ser seguido na escolha de um local adequado para a saxifragia é a altura das plantas maduras.
Enquanto algumas espécies raquíticas dessas plantas perenes não excedem 10-15 centímetros, outras são capazes de se estender a uma altura de 0,5 metros ou mais.
Além disso, os jardineiros experientes lembram a todos aqueles que desejam adquirir no seu sítio uma moita de saxifragem que estas plantas, mesmo quando crescem abundantemente, não se livram das ervas daninhas. Isso significa que o dono do terreno ainda terá que remover regularmente os grupos de flores para que não percam seu efeito decorativo.
Tendo escolhido um canto adequado no local para o plantio da saxifraga, deve-se avaliar a qualidade do solo neste local. Se for constatado que o terreno na área selecionada não possui a frouxidão e drenagem necessárias, os produtores de flores recomendam adicionar componentes adicionais como:
- turfa;
- Lima;
- areia;
- pedra fina triturada ou argila expandida triturada.
No caso em que se planeja cultivar saxifrage por meio de mudas, as sementes devem ser semeadas em março ou no início de abril. É altamente recomendável estratificar o material de plantio antes da semeadura. Isso garantirá a melhor germinação das mudas e sua resistência a pragas e doenças.
O procedimento de estratificação é o seguinte:
- uma parte das sementes é misturada com cinco partes de areia limpa, umedecida e a mistura é colocada em um recipiente;
- o recipiente é fechado com filme ou fechado com tampa, após o que é colocado na geladeira na prateleira inferior por 3 semanas;
- o recipiente é verificado e arejado regularmente e a areia é mexida para evitar mofo.
Recomenda-se começar a semear em terreno aberto no início da primavera. Semeie o material de plantio superficialmente, cobrindo levemente com areia. Antes do aparecimento dos primeiros brotos, a umidade ideal do solo deve ser mantida no local da semeadura. Para isso, muitos jardineiros cobrem a área onde as sementes são plantadas com papel alumínio. Esta medida permite manter a temperatura ideal para a germinação e evitar a rápida evaporação da umidade.
Se houver ameaça de geada, as mudas devem ser protegidas.Apesar da resistência das plantas à queda de temperatura, os jardineiros estão tentando proteger as plantas jovens do frio com a ajuda de abrigos temporários.
Mudas de flores em campo aberto geralmente são plantadas durante o período em que passa o frio da primavera (final de maio a junho). É importante levar em consideração que as mudas de saxifragia são muito frágeis, portanto, devem ser manuseadas com extremo cuidado durante o plantio.
Deve-se notar que semear sementes de saxifragem em terreno aberto é um método menos popular entre os cultivadores de flores do que o cultivo de plantas por meio de mudas. Como mostram algumas observações, ao semear em campo aberto, os resultados finais podem diferir significativamente do que se espera. Nesse caso, a germinação das sementes e a saúde das mudas são afetadas por muitos fatores externos agressivos que o jardineiro não é capaz de influenciar.
De referir ainda que a saxifragia, sendo na sua maioria plantas perenes, floresce apenas no segundo ano após a sementeira. Algumas espécies entram na fase de floração no terceiro ano.
Regras de cuidado
Para que a planta se desenvolva ativamente, floresça em tempo hábil e por muito tempo, ela deve ser fornecida com condições de vida confortáveis. Isso pressupõe o cumprimento de requisitos como:
- o nível de iluminação necessário;
- cumprimento do regime de irrigação;
- adesão ao regime alimentar;
- mistura de solo adequada (solo);
- condições ideais de temperatura e umidade;
- transplante competente (mudas e plantas de interior).
Iluminação
Quase todas as variedades de saxifrage não são particularmente exigentes em iluminação. Eles se sentem bem em sombra parcial e enraízam-se bem em áreas ensolaradas. No entanto, as plantas devem ser protegidas da luz solar direta. A exposição à luz solar direta não apenas inibe essas coberturas do solo, mas também afeta negativamente a cor de suas flores e folhas. Se as plantas permanecerem sob o sol escaldante por muito tempo, sua folhagem e flores irão murchar e murchar, perdendo a riqueza e a variedade de sua cor.
Crescendo saxifrage dentro de casa, eles são fornecidos com um nível adequado de iluminação, colocando os vasos no parapeito da janela na parte leste ou oeste da casa. É permitida a instalação de vasos na parte norte da casa, mas neste caso, a iluminação adicional das plantas deve ser considerada. Com a falta de luz, as saxifragens começam a murchar e suas folhas e flores tornam-se pequenas.
Modo de irrigação
Essas plantas pouco exigentes preferem rega moderada, mas regular. Este procedimento deve ser realizado conforme a camada superficial do solo seca. A hora mais favorável para regar é de manhã ou à noite, após o pôr-do-sol. Para irrigação, é melhor usar água morna estabilizada. Se você regar as plantas com água fria, existe o risco de redução da imunidade, o que faz com que as flores se tornem vulneráveis a patógenos e pragas. Irrigar durante o período em que o sol está no zênite é estritamente proibido, pois a água que entrar nas folhas e flores da cobertura do solo causará queimaduras graves.
Saxifrags cultivados em condições ambientes também são regados com água morna e sedimentada, observando o regime prescrito. É extremamente importante evitar o encharcamento da mistura do solo, o que pode levar ao apodrecimento das raízes e, consequentemente, à morte das plantas.
Na estação fria, a frequência de rega pode ser ligeiramente reduzida, e no tempo quente, pelo contrário, pode ser aumentada.
Modo de alimentação
Apesar de toda a sua simplicidade, o saxifrage responde positivamente à fertilização. As plantas cultivadas ao ar livre são geralmente alimentadas com fertilizantes minerais e matéria orgânica. Com relação ao uso de fertilizantes nitrogenados, os floricultores experientes recomendam cautela, pois o excesso de nitrogênio pode levar à “engorda” das plantas. Nesse estado, as plantas de cobertura do solo dão abundante massa verde, mas praticamente não florescem. A cobertura, assim como a rega, é interrompida na véspera do frio, quando as plantas são preparadas para o inverno.
Os representantes da família Saxifrage, que crescem em casa, podem ser alimentados durante todo o ano. Depois de coletar um fertilizante composto adequado, ele é usado de acordo com o cronograma prescrito. Portanto, os cultivadores de flores recomendam alimentar gradualmente as plantas uma vez a cada 2 semanas na primavera e no verão, uma vez a cada 1,5 meses no outono e uma vez a cada 2 meses no inverno.
É importante levar em consideração que a saxifragem que cresce tanto em campo aberto como em ambiente interno não tolera excesso de nutrientes no solo. Por esse motivo, você não pode alimentá-los com muita frequência.
A composição da mistura do solo
Solo solto, permeável à umidade e ao ar com acidez neutra é considerado o mais favorável para a saxifrage. Ao cultivar essas plantas em terreno aberto em áreas marginais, é recomendável adicionar uma mistura de componentes como:
- terra do gramado - 2 partes;
- folha de terreno - 1 parte;
- areia grossa - 0,5 partes.
Esta composição pode ser melhorada adicionando uma parte de turfa e composto aos componentes acima. Antes de aplicar no solo, a mistura resultante é diluída com pequenos fragmentos de drenagem.
Condições de temperatura e umidade
A maioria das variedades de saxifrage são resistentes a quedas de temperatura e extremos. O tempo muito quente lá fora ou a alta temperatura do ar no ambiente afetam negativamente o bem-estar dessas plantas. Sob a influência das altas temperaturas, as flores da cobertura do solo começam a encolher e as folhas perdem a suculência e a elasticidade.
Ao cultivar essas plantas em ambientes internos, não é permitido colocá-las perto de aparelhos de aquecimento. Os cultivadores de flores novatos geralmente cometem um erro grave ao colocar vasos de flores para o inverno perto de aquecedores. Como resultado, sob a influência do ar quente e seco, a saxifrage começa a doer.
As faixas de temperatura ideais para manter essas plantas com flores são:
- 22-25 ° no verão;
- 18-19 ° durante a estação fria.
Em climas muito quentes, quando o ar externo e interno fica seco, os floricultores recomendam irrigar a saxifrage com água morna e sedimentada. Este procedimento deve ser realizado no início da manhã ou à noite, para que a umidade das plantas tenha tempo de evaporar no início de um novo dia.
No entanto, é impossível abusar da irrigação e da pulverização, uma vez que a umidade excessiva pode causar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Transplante competente
O cultivo de saxifrage em condições internas requer replantio de vez em quando. A necessidade desse procedimento se deve principalmente às peculiaridades do sistema radicular dessas plantas. Em seu habitat natural, suas raízes se desenvolvem muito ativamente, exigindo cada vez mais espaço livre. Dada esta característica, o pote no qual a saxifragem cresce deve ser substituído em tempo hábil por um recipiente mais espaçoso.
Os floristas recomendam o replantio de plantas, mesmo que sua idade tenha atingido 5 anos ou mais. Independentemente de um transplante de flores ter sido realizado anteriormente em uma idade mais jovem, o substrato de envasamento deve ser completamente mudado.
As plantas afetadas por doenças ou pragas devem ser transplantadas sem falha. Nesse caso, o transplante deve ser acompanhado de um tratamento integral do pet verde, do beneficiamento de sua parte aérea e raízes, bem como de uma troca completa da mistura do solo. A forma mais indolor de transplantar plantas é o transbordo. Com este método, a cobertura do solo é transplantada juntamente com um pedaço de terra nas raízes.
O transplante de mudas em terreno aberto requer uma manipulação muito cuidadosa. Considerando que as raízes das mudas de saxifragia são bastante frágeis, as plantas são regadas abundantemente antes do procedimento.Em seguida, cada muda é cuidadosamente removida do recipiente junto com um torrão de terra e plantada em um buraco preparado.
Métodos de reprodução
A reprodução da saxifrage é um procedimento bastante simples que até mesmo um florista amador inexperiente, mas responsável, pode realizar. Uma das condições importantes de que dependem os resultados do trabalho é a qualidade do material de plantio utilizado para o melhoramento de plantas.
O saxifrage reproduz com a ajuda de:
- sementes;
- camadas;
- dividindo o mato.
Propagação de sementes
Antes da semeadura, as pequenas sementes da planta são necessariamente estratificadas. Após este procedimento, a semeadura é realizada em recipientes de plantio rasos preenchidos com uma mistura de solo universal ou uma mistura de turfa, grama, húmus e areia. O solo deve ser embebido antes da semeadura.
As sementes são semeadas superficialmente, sem enterrá-las no substrato. Ao final do trabalho, as sementes são polvilhadas levemente com areia fina. Se o material de plantio estiver excessivamente coberto com solo, seu potencial de germinação será drasticamente reduzido. Após a semeadura, o recipiente é fechado com papel alumínio e colocado em uma janela aquecida e bem iluminada. Normalmente, as mudas aparecem após uma semana, mas em alguns casos, a germinação das sementes pode levar de 10 a 14 dias. Depois que as primeiras filmagens aparecem, o filme é removido. Enquanto as mudas jovens estão crescendo, a temperatura ambiente deve ser mantida em 20-22 °.
A rega das mudas é necessária regularmente, mas com moderação, evitando a estagnação da água no substrato.
Reprodução por camadas
Este método é usado após a planta doadora terminar de florir (geralmente no meio do verão). Em seguida, escolhendo as hastes laterais mais fortes, elas são dobradas ao solo e fixadas com um suporte de madeira ou plástico. Terra é derramada sobre os grampos e abundantemente derramada. Enquanto as mudas estão criando raízes, o solo no local dos grampos é constantemente umedecido.
Antes do inverno, as camadas de enraizamento são cobertas com uma camada de ramos de abeto ou cobertas com serragem. Se todas as manipulações forem feitas corretamente, na primavera o jardineiro receberá uma nova planta jovem, que pode ser facilmente separada do arbusto doador e transplantada para outro local.
Dividindo o arbusto
Para implementar este método, é necessário escolher uma planta doadora saudável e forte. Antes do procedimento, você também deve preparar os poços de pouso com antecedência. É melhor colocá-los em um local ligeiramente sombreado. Tendo cavado um buraco, no seu fundo é necessário colocar fragmentos de drenagem (argila expandida, seixos, cascalho), despeje uma mistura de cal, composto, terra e areia por cima. Isso irá garantir a acidez ideal e umidade suficiente e permeabilidade ao ar do solo.
1-2 horas antes do procedimento, o arbusto doador é derramado abundantemente para facilitar sua extração do solo. Em seguida, a planta é cuidadosamente desenterrada, tomando cuidado para não danificar as raízes. Em seguida, com uma pá afiada, o arbusto é dividido em várias partes com movimentos confiantes e precisos. As partes resultantes são transferidas para os buracos, cobertos com terra, compactados por todos os lados e regados em abundância. Antes do inverno, as partes plantadas das plantas são cobertas com ramos de abeto.
Doenças e pragas
Os saxifrágios são valorizados pelos cultivadores de flores não apenas por sua floração luxuosa, mas também por sua resistência aos danos de pragas e patógenos. Possuindo boa imunidade por natureza, essas plantas criam raízes mesmo em condições muito difíceis. Na maioria das vezes, sua resistência a doenças e parasitas é drasticamente reduzida se as condições de detenção não forem seguidas e não houver cuidado.
Segundo os floricultores, os principais inimigos das belezas da saxifragia são as doenças e pragas como:
- oídio;
- ácaro-aranha;
- pulgão;
- raízes apodrecendo.
Com a derrota do saxifrage oídio uma flor esbranquiçada começa a se formar nas folhas da planta. À medida que a doença progride, as folhas adquirem uma tonalidade marrom e depois secam e caem.A causa da doença, neste caso, na maioria das vezes, são violações do regime de temperatura e umidade. Para o tratamento da planta danificada, é necessário utilizar os preparados fungicidas "Fundazol", "Quadris", "Topázio".
Que a saxifrage sofria de ácaro-aranha, evidenciado pelo aparecimento nas folhas de uma flor branca com uma estrutura fibrosa fina.
A atividade da praga neste caso pode levar à morte da cobertura do solo, portanto, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
Entre as principais condições que contribuem para o surgimento do ácaro, está o aumento da secura do ar, bem como o contato de uma planta sã com uma doente. O tratamento completo da planta com Fitoverm permite que você se livre do parasita.
Pulgão - a praga mais comum de flores de jardim e de casa. Colônias desses minúsculos parasitas se alimentam de sucos vegetais, deixando seus resíduos em suas folhas e flores. Se você não começar a processar animais de estimação verdes de pulgões em tempo hábil, isso pode levar à morte de plantas.
Existem muitas razões para o aparecimento de pulgões em plantas que crescem em terreno aberto. Em flores de interior, esta praga pode aparecer quando trazida com solo de má qualidade ou com uma nova planta infectada. Para a destruição do parasita, é necessário realizar um processamento completo da planta usando preparações complexas "Kalash", "Aktellik", "Aktara". Resultados muito bons no combate aos pulgões são obtidos com o uso de Fitoverm e Tanrek.
Raízes podres É um problema comum enfrentado por produtores inexperientes que não cultivaram saxifrage anteriormente. O fato de o sistema radicular ter sofrido muito com os agentes causadores dos processos de putrefação é evidenciado pelo murchamento de toda a parte aérea da saxifragem, a queda de suas flores e a morte gradual de toda a planta.
A principal razão para este problema é o alagamento do solo devido ao excesso de irrigação e à má drenagem. Para o tratamento da doença, são utilizados medicamentos fungicidas para flores de jardim e de interior - "Discor", "Glyokladin", "Alirin B".
A principal medida para a prevenção de doenças e danos por pragas é o cumprimento de todas as recomendações para o cuidado com a cobertura do solo.
Uso em paisagismo
No intuito de utilizar a saxifragem para decorar o território de quintal, deve-se levar em consideração as peculiaridades de seu tipo e variedade. Um papel importante neste caso é desempenhado pela altura da planta, a intensidade do seu crescimento, a cor das flores e a duração da floração.
Esta cobertura de solo decorativa é usada com sucesso para decorar composições de pedra, jardins ornamentais, colinas alpinas, bordas. Ele pode ser cultivado sozinho ou em grupos com outras plantas perenes de cobertura do solo de cor adequada.
Um extenso grupo de plantio de saxifrage no primeiro plano do local é uma decoração maravilhosa do território do quintal. Nesse caso, plantas altas com flores são plantadas atrás do grupo de coberturas do solo.
O saxifrage complementa organicamente o jardim, feito no agora popular estilo ecológico. Crescendo abundantemente no quintal, eles criam um tapete exuberante em forma de travesseiro que parece espetacular durante o período de floração.
Essas plantas podem ser usadas para enquadrar e separar as áreas funcionais do site. Assim, com a ajuda deles, é fácil distinguir entre um local de descanso e um jardim, ou enfatizar a beleza de um jardim de flores, separando-o do resto das zonas com uma faixa de cobertura do solo.
Saxifrage parece original em combinação com outras plantas com flores. Devido a essa característica, costumam ser plantadas com petúnias e tulipas. Se você plantar essas coberturas de solo com floxes subulados, elas rapidamente formarão cortinas exuberantes e volumosas que surpreendem a imaginação não só com suas cores variadas, mas também com aromas incríveis.
No próximo vídeo, você está aguardando o cultivo e reprodução da saxifrage.
O comentário foi enviado com sucesso.