Lírios de Calla: descrição das espécies, plantio e cuidados

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características da planta
  3. Tipos e variedades
  4. Métodos de reprodução
  5. Crescendo no jardim
  6. Plantio e cuidados em casa
  7. Regras de armazenamento
  8. Doenças e pragas

Os lírios de calla são uma das flores mais conhecidas e populares que ficam bem tanto em um canteiro quanto em um buquê. Esta planta pode ser freqüentemente encontrada em jardins, e qualquer jardineiro novato certamente gostaria de cultivar algo semelhante em seu site. Se você seguir todas as instruções necessárias, a tarefa não será tão difícil.

O que é isso?

Para começar, seria necessário descobrir como, em geral, uma planta deve ser chamada assim. Para começar, esta palavra é usada para se referir a pelo menos dois gêneros diferentes da família aróide ou arum: zantedeschia e calla. Ambas as espécies são plantas herbáceas perenes e preferem áreas pantanosas. Se estamos falando sobre a venda de flores, onde os próprios compradores e vendedores podem não ser botânicos muito sofisticados, então muitas vezes o mesmo nome denota, em geral, quaisquer flores decorativas da família mencionada.

Por causa de suas propriedades decorativas, os lírios de calla, seja qual for o nome da palavra, costumam ser cultivados em casa, mas manter essa planta em casa nem sempre é seguro - o mesmo calla costuma ser chamado de flor da morte, uma vez que essas lindas flores são venenosas .

No entanto, neste aspecto, a zantedeschia não é melhor neste aspecto: ambas as plantas são tóxicas em todas as partes, se o sumo atingir a pele ou as membranas mucosas, é provável que haja irritação e ardor graves e, se penetrar no corpo, as consequências pode ser muito mais sério.

Se falamos sobre aróides ou aronnikovs em geral, então seus representantes são encontrados na selva em todo o mundo. - tanto nos trópicos como nas regiões subárticas. Além disso, a maioria das variedades, até 90%, cresce em condições naturais em países quentes, e são essas espécies que geralmente são cultivadas para fins decorativos.

Características da planta

Zantedeskia recebeu seu nome científico em homenagem ao botânico italiano de nome Zantedeschi - um presente amigável foi feito pelo cientista alemão Kurt Sprengel. Na natureza, essas flores crescem na África subsaariana e podem ser encontradas em quase todos os lugares. Essa planta herbácea se parece com a grama alta, podendo atingir de 1 a 2,5 metros de altura. As folhas estão localizadas principalmente na zona da raiz, sua forma não é tão fácil de descrever. A cor dessas folhas é em tons escuros de verde, de comprimento podem atingir até 45 cm (embora sejam três vezes menores), a largura normal costuma ser de cerca de 20 cm.

A flor, para a qual a zantedeschia é cultivada, cresce em uma flecha longa e alta, cujo comprimento geralmente ultrapassa meio metro. A própria inflorescência tem o aspecto de uma espiga amarela, acompanhada por uma grande manta tubular em tons de branco, amarelado e rosa pálido.

O gênero calla inclui apenas uma espécie - o pântano calla, que muitas vezes também é chamado de lírio do pântano, nos Urais é conhecido pelo nome de "Mãe de Deus". Esta espécie distingue-se pelo crescimento horizontal, os seus rebentos espalham-se para baixo, porque a altura geralmente não ultrapassa uns modestos 25 cm, embora o rizoma seja espesso (até 2 cm) e muito mais longo - até um metro. As folhas no caule crescem uma de cada vez, sua forma se assemelha simultaneamente a uma oval e a um coração com uma agudeza na parte externa. Os tamanhos das folhas atingem de 6 a 16 cm de comprimento e 5 a 14 cm de largura, geralmente 1-2 dúzias delas crescem no tronco principal.As flores são geralmente brancas e muito pequenas (não mais de 1 cm).

Devido ao pequeno tamanho das flores, a cala de pântano raramente é usada em paisagismo - é usada apenas para decorar corpos d'água, por ser uma planta aquática e de fácil crescimento.

No entanto, puramente por curiosidade, você pode cultivar este tipo de calla em um vaso, mas, no entanto, a zantedeschia é muito mais popular e difundida, portanto, a atenção principal neste artigo será dada a esta última.

Tipos e variedades

Acima, chegamos à conclusão de que o calla é representado por apenas uma espécie, e devido às especificidades de seu uso, os criadores tradicionalmente prestam atenção a ele na segunda ou mesmo na terceira prioridade. Por este motivo, faz sentido considerar mais detalhadamente as variedades de zantedeschia, uma vez que são as suas flores que a maioria das pessoas associam ao nome "calla".

Em geral, o gênero Zantedeschia tem 8 espécies de crescimento selvagem, mas apenas 3 delas são cultivadas como plantas domésticas. Todas as variedades modernas são cultivadas precisamente com base nesses três tipos, portanto, consideraremos brevemente cada um deles.

Calla Etíope - Provavelmente a variedade de zantedeschia mais conhecida, caracterizada por grandes flores brancas que crescem em flechas de até um metro de altura. Se o resto da zantedeschia tem um sistema radicular na forma de um bulbo, então na Etíope - o rizoma se assemelha à raiz usual da maioria das plantas. Esta planta gosta muito de umidade, e embora em nosso clima na estação fria (desde que seja quente) entre em um longo estado de dormência, ela não perde folhas, pelo que é apreciada pelos jardineiros. As variedades mais famosas de tais lírios são Pearl, Green Goddess, Nicolai e Schone Zweibruckerin.

Calla Remann relativamente baixo, seu "crescimento" geralmente não ultrapassa 70 cm. Esta planta perde folhas no outono e entra em profunda dormência durante o inverno, mas enquanto está quente, agrada o jardineiro com uma abundância de flores brilhantes, a sombra de que depende fortemente da variedade específica, que são muitas. Por exemplo, o "Camaleão" floresce com um tom de pêssego e pode ser cultivado até mesmo em um vaso, "Noite" é impressionante graças às flores roxas pretas e o "Verão Indiano" é amado por todos por suas flores vermelhas com uma romã característica matiz.

Calla Elliott em média ainda mais baixa, sua altura geralmente não ultrapassa meio metro, na natureza, suas flores são amarelas ou verde-amareladas, mas o trabalho árduo dos criadores levou ao fato de que diferentes variedades da mesma espécie dão o mais inesperado tons durante a floração. Assim, a variedade "Yellow Corner" se distingue por um acentuado tom amarelo das flores, e "Black-eyed Beauty" é muito mais clara, é uma espécie de combinação de tons creme, cremoso e limão. Quanto à variedade de tonalidades de uma flor, destaca-se a variedade "Vermeer", pois o exterior das flores é branco cristalino, por dentro sua tonalidade se transforma suavemente em lilás e até cereja, e na base por dentro pode já ser chamado de roxo.

Algumas variedades populares, como "Crystal Blush", "Picasso" ou Red Alert, não podem mais ser atribuídas a uma espécie específica - eles têm certas características inerentes a dois ou três ancestrais selvagens.

Além disso, essas flores em um canteiro de flores ou em um buquê muitas vezes não são representadas por nenhuma espécie, nem uma única variedade - usando a variedade de cores disponíveis, elas formam composições completas.

Métodos de reprodução

Existem três maneiras principais de reproduzir os lírios de calla - por meio de sementes, tubérculos e pela divisão de todo o arbusto. Vamos começar dividindo o arbusto, pois esse método é bem simples. Deve-se ter em mente que esta opção só é adequada para os copos-de-leite etíopes e suas variedades, enquanto para as outras duas espécies é inaceitável. Porém, se a sua planta atende aos requisitos, então tudo fica mais simples ainda: no outono, quando a planta for arrancada do solo, deve-se separar parte do mato junto com a parte adjacente do rizoma, e desta forma plante-o separadamente, em seu próprio vaso. É necessário plantar uma nova planta que tenha ficado mais forte durante o longo inverno em campo aberto na próxima primavera.

Germinar sementes é o oposto de dividir um arbusto em termos de dificuldade, já que esse método geralmente é usado apenas por jardineiros ávidos que gostam de tarefas desafiadoras.Mesmo se de repente você não conseguir, não desanime - talvez você tenha feito tudo certo, é que a taxa de germinação das sementes de calla é a priori baixa. Mesmo assim, se você decidiu tentar a sorte, primeiro, mergulhe as sementes em uma solução de estimulantes de crescimento de raízes - estes incluem, por exemplo, "Kornevin", "Epin" e "Zircon"... Quando a semente inchar com a umidade, coloque-a sobre uma gaze úmida e coloque em um local aquecido.

Depois de um tempo, os primeiros brotos devem eclodir e, assim que aparecem, a semente deve ser imediatamente transferida para o solo. Apenas jogar terra em uma panela não vai funcionar: sementes de calla no momento do plantio são extremamente propensas a apodrecer devido à umidade excessiva, portanto, você terá que construir um sistema de irrigação de pavio com suas próprias mãos... Isso significa que a embarcação deve ter orifícios de drenagem nos quais possam ser inseridos laços de qualquer material que conduza bem a água. O recipiente com as mudas em si é colocado acima da caixa d'água, enquanto o fundo do recipiente não deve tocar no espelho d'água, mas as pontas das mechas devem estar imersas na umidade. Graças a este método, a quantidade de umidade do solo dentro do vaso sempre será normal.

Se os copos-de-leite jovens duram 2 meses neste estado, então é hora de plantá-los em vasos individuais.

Quando você estiver convencido de que o espécime sobreviveu ao "movimento" normalmente, pode presumir que conseguiu germinar as sementes desta flor.

Na prática cotidiana da horticultura, a reprodução pela divisão do tubérculo é a mais usada, uma vez que esse método é considerado cem por cento bem-sucedido e não é difícil. Também é adequado para rizomas: este último é dividido em várias partes com a condição de que cada uma delas tenha pelo menos um botão, após o que o local do corte é seco ao ar livre e polvilhado com carvão picado - isso é tudo, um pedaço de raiz pode ser plantada em uma tigela.

Se a raiz do calla se parece com um tubérculo, então você pode facilmente notar os ramos filhos característicos dela, que são separados sem muito esforço. A época ideal para o plantio de tubérculos filhas é a primeira quinzena de abril, que é enterrado literalmente alguns centímetros no solo. Inicialmente, uma nova planta deve se desenvolver em um vaso, pois precisa de uma temperatura ambiente estável de cerca de +22 graus. A primeira rega não é feita imediatamente, como costuma acontecer, mas só depois de uma semana, mas depois a rega deve ser regular para que a terra no vaso nunca seque completamente.

O novo calla vai adquirir independência suficiente para crescer nas ruas por volta de junho.

Crescendo no jardim

Se você acha que os copos-de-leite podem ser uma ótima decoração para o seu canteiro de flores, é melhor planejar um plantio na primeira quinzena de maio. Os tubérculos são normalmente usados ​​como sementes, que podem ser armazenadas por vários meses (descreveremos a seguir como organizar o armazenamento corretamente), pois os espécimes individuais podem apodrecer - então o excesso é cortado imediatamente. Um tubérculo completamente sadio é mantido em solução de permanganato de potássio por meia hora, após o qual é desinfetado, após isso, se houver ferida recente da remoção da podridão, pode ser lubrificado com verde brilhante comum.

O plantio é feito em uma área de solo previamente cavada, onde já foram aplicados fertilizantes minerais complexos na dosagem de cerca de 30-40 gramas por metro quadrado. A distância entre os tubérculos adjacentes deve ser de no mínimo 40 cm, para cada um deles é feito um buraco de até 10 cm de profundidade, dependendo do tamanho do bulbo. Depois de colocar o tubérculo no buraco, enterre-o e regue bem o local de pouso.

Depois disso, você pode esquecer a planta por cerca de 2 semanas - você nem precisa regá-la. Calla primeiro forma uma parte subterrânea, raiz, e só então o broto aparecerá fora, portanto, durante esse período, ou mesmo por um mês, você não verá nenhuma alteração.Não se desespere e não tente desenterrar o tubérculo para descobrir o motivo - isso irá perturbar a estrutura da raiz emergente.

Você também pode transplantar uma planta pronta para o solo - para isso, no final de março, colete terra comum de jardim, aqueça-a por 40 minutos no forno e depois, quando esfriar, coloque em potes, e cavar neles a uma profundidade de lâmpadas de 2-3 cm. Você precisa regar a muda no máximo duas vezes por semana e, de 5 a 7 dias antes de plantar no jardim, comece abrindo brevemente a janela mais próxima do vaso para que o tubérculo se acostume.

Cuidar dos copos-de-leite de jardim é simples - você só precisa observar a regularidade da regausando uma quantidade moderada de água, que aumenta com o calor. Um pré-requisito é afrouxar um pouco o solo ao redor da planta após cada rega. Basta fazer uma alimentação complexa apenas uma vez na hora do desembarque - aí não dá mais para inventar nada de novo.

Se você sabe que o solo não tem ácido suficiente, às vezes você também pode despejar água com uma pequena quantidade de vinagre ou ácido cítrico - isso é todo o cuidado.

Plantio e cuidados em casa

Calla pode ser não apenas um jardim, mas também uma planta de interior, muitas vezes são cultivadas em vasos em apartamentos da cidade. Os princípios de cuidado aqui, é claro, são um pouco diferentes.

Primeiro você precisa encontrar um local com condições normais para a planta. No verão, 22-25 graus Celsius são considerados uma temperatura adequada, no inverno a flor pode até suportar +14, ou seja, basta ser cultivada em ambiente aquecido, onde não seja muito quente nem muito frio. Ao mesmo tempo, os rascunhos representam um perigo para os lírios - eles não deveriam ser. É importante fornecer à planta uma iluminação brilhante constante, mas os raios ardentes da tarde devem ser difusos.

É necessário plantar o tubérculo no solo, cuja acidez é aproximadamente igual a pH 6-6; para aumentar o valor nutricional do solo, pode-se adicionar serragem com turfa ou esfagno. Para a germinação doméstica, tubérculos com um diâmetro de cerca de 5 cm são normalmente usados, enquanto o vaso deve ter uma seção transversal de 25 cm ou mais. A semente é enterrada com o lado mais largo voltado para baixo, a profundidade média da fossa deve ser de 5 cm. A desinfecção do fungo ocorre já no plantio, para isso o solo do vaso é regado com uma solução fungicida.

Em geral, cuidar de uma planta de casa é muito semelhante ao das variedades de jardim, que já descrevemos acima. Ao regar, deve-se mostrar alguma contenção, caso contrário a semente pode simplesmente apodrecer, e não ter tempo de brotar.

Se você deseja que a planta floresça o mais rápida e intensamente possível, providencie uma mudança nítida do dia e da noite para ela. Para fazer isso, no escuro, reduza a temperatura para cerca de 16 graus, enquanto durante o dia, forneça luz solar brilhante, mas difusa, por pelo menos 10 horas. Se não deu certo com um corpo celestial, você pode e deve usar lâmpadas fluorescentes.

A versão de interior precisa de muito mais fertilizante do que a de jardim. É mais adequado para curativos líquidos balanceados, que são adicionados à água para irrigação.

A frequência da fertilização geralmente não é específica para o momento - aditivos são usados ​​a cada cinco regas dos copos-de-leite.

Regras de armazenamento

Embora os copos-de-leite sejam plantas perenes, você precisa entender que em sua pátria tropical, nossas geadas severas são completamente desconhecidas, portanto, nunca deixe nem mesmo os bulbos passarem o inverno no solo - eles morrerão.

Um esquema típico para guardar lírios de calla de jardim para o próximo ano parece uma sequência de certas etapas. No outono, as folhas morrem e, quando isso acontece, retire tanto as folhas quanto o caule. Em seguida, os tubérculos devem ser escavados com cuidado, tentando não danificar (lembre-se pelo menos do suco venenoso), enxaguados em água corrente e mergulhados em solução de permanganato de potássio por meia hora.

Em seguida, os bulbos são lavados novamente, sendo necessário secá-los em local escuro.No inverno, é melhor armazená-los em sacos de papel na parte inferior da geladeira, onde a temperatura é de 5 a 7 graus. Na primavera, eles são plantados novamente da maneira descrita.

Os lírios etíopes não têm tubérculos, mas têm rizomas. A forma de armazená-los é totalmente idêntica à da hibernação dos tubérculos, mas, em geral, esse material tolera melhor o inverno e pode ser conservado mesmo em ambiente fresco.

Durante o armazenamento de inverno, certas condições podem ser violadas, devido às quais a semente se deteriorará, portanto, verifique regularmente se os tubérculos e rizomas estão danificados. Se a temperatura for muito alta, o material começa a secar excessivamente, rugas características se formam em sua superfície e a alta umidade contribui para a decomposição. Se você perceber o problema a tempo e eliminar sua causa, os bulbos e raízes ainda podem ser salvos.

Se a flor cresceu em um vaso no verão, você não precisa inventar nada de especial, basta levar o vaso para a parte mais fresca da casa - por exemplo, para a loggia. No inverno, os lírios hibernam e não há necessidade de interferir com isso - apenas deixe a planta em paz. Com rega regular e outros tipos de cuidados que estimulam o crescimento ativo, você pode esgotar a planta e não esperar a floração no próximo ano.

Doenças e pragas

Apesar da toxicidade de seu suco, o calla continua sendo um alimento atraente para muitas pragas típicas, entre as quais vale destacar a mosca-branca, pulgões e ácaros. Esses inimigos são bem conhecidos por qualquer jardineiro, pois são um grande problema para quase todas as plantas cultivadas. Eles lutam contra eles com meios especialmente criados - inseticidas e acaricidas. Um consultor em uma loja de materiais para jardinagem provavelmente irá aconselhá-lo sobre um bom remédio e dizer-lhe como usá-lo corretamente, mas primeiro tente identificar o tipo de inimigo, ou pelo menos faça uma lista de sintomas que o fazem pensar que o calla não é Certo.

Às vezes, a planta como um todo é saudável e cuidados inadequados são a causa dos sintomas alarmantes. Por exemplo, há muitas razões pelas quais os copos-de-leite não querem florescer - rega insuficiente e um vaso muito apertado e uma quantidade excessiva de nitrogênio no solo (promove o crescimento das folhas, não florescendo) e até um aprofundamento insuficiente do sistema radicular.

Os jardineiros costumam reclamar da folhagem amarela. Se isso acontecer antes do inverno, então o calla está simplesmente se preparando para "adormecer", mas em qualquer outra época do ano indica ar seco, raios de sol excessivamente escaldantes ou rega fraca.

Se falamos de doenças em si, elas geralmente são expressas por diferentes tipos de podridão - cinza, raiz ou bacteriana, além da antracnose. Um sinal típico de problema é o murchamento geral da planta, o aparecimento de manchas marrons e um desabrochar estranho. A podridão bacteriana não é tratada, em geral, os copos-de-leite só podem ser destruídos, em outros casos, pode-se tentar tratar a planta com fungicidas, retirar partes danificadas, repor o solo e até dar uma pausa na rega.

Para obter informações sobre como cultivar lírios de calla corretamente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário