Cultivando lírios de calla a partir de sementes em casa
Calla é uma flor delicada e bela que deixa poucas pessoas indiferentes. É nativa da África, na natureza pode ser encontrada no mesmo lugar e também na América do Sul. Esta planta exige cuidados e uma manutenção cuidadosa, o que, no entanto, não impede os apreciadores. Como cultivar lírios de calla em casa será discutido neste artigo.
Descrição e variedades
Calla é freqüentemente confundido com calla, mas essas são plantas completamente diferentes. Se houver desejo de cultivar esta flor em casa, a escolha de variedades não é muito ampla. Para este propósito, os cultivadores de flores usam lírios de calla etíope, Elliot e Remaney. Eles diferem na aparência.
Calla Ethiopian é representado por variedades como A Deusa Verde e Childsiana. Eles possuem longas e profundas folhas verde-esmeralda que balançam para cima. As flores são muito grandes e brancas.
Elliot também não deixa os conhecedores indiferentes. Seu destaque é muito grande, até 15 centímetros, flores de tonalidade laranja-amarelo. As folhas são brilhantes, com uma pequena mancha.
Na maioria das vezes, os produtores de flores compram lírios de calla para cultivar em casa. "Remani"... Tem flores muito menores de vários tons. Entre eles, o rosa é muito comum. Há também flores vermelhas, roxas e até pretas.
Preparação de sementes
Com o armazenamento prolongado, as sementes podem perder a germinação. A melhor saída é comprar sementes frescas em loja especializada. Para um desenvolvimento mais ativo, as sementes podem ser colocadas em um estimulador de crescimento.
Se desejar, você pode começar a colher sementes em casa. Para isso, após o período de floração, deixe os testículos sobre o calla para que amadureçam, então eles devem ser cuidadosamente cortados e secos, e então as sementes devem ser retiradas.
Deve-se ter em mente que o pedúnculo é deixado somente se as sementes da planta forem necessárias. Caso contrário, isso levará ao enfraquecimento do sistema radicular. É necessário semear o material de plantio imediatamente após a secagem.
Preparando o recipiente
Depois que as sementes estiverem prontas, você precisa escolher um recipiente para trabalhar com elas. Uma panela de barro com orifícios de drenagem é ideal. Seu diâmetro deve ser de cerca de 15 centímetros, a profundidade é a mesma ou um pouco menor. Essa capacidade permitirá que o sistema radicular se desenvolva em um ambiente confortável.
Recomenda-se escolher solo fértil para o plantio. Solo azedo ou ligeiramente ácido é perfeito, o principal é fornecer uma drenagem adequada. Para a auto-preparação do solo, você precisará de solo com folhas, turfa, areia e grama. Todos os componentes devem ser misturados em proporções iguais. Este solo é adequado para qualquer tipo de copo-de-leite.
Para saturar o solo com substâncias úteis, você pode adicionar um pouco de superfosfato. Proporção ideal: 1 colher de sopa para 3 litros. Você também pode comprar solo especial em lojas de varejo para jardineiros.
Semeadura
Antes de semear lírios de calla, você precisa germinar as sementes. Para fazer isso, eles são colocados em água morna por 6 horas. Adicionar um estimulante de crescimento não será supérfluo. Em seguida, o material de plantio é colocado em uma toalha úmida ou gaze, coberto com ele e enviado ao calor por cerca de uma semana. Quando a toalha começar a secar, será necessário umedecê-la novamente.
As sementes são plantadas da seguinte forma.No solo preparado são feitas pequenas covas, com cerca de 3 centímetros de profundidade. O solo é regado, as sementes são colocadas nele e cuidadosamente aspergidas por cima. Se forem usados potes de barro, o número de sementes em cada um deve ser de 3 a 5, isso garantirá a emergência das mudas.
Você também pode colocar as sementes por cima, sem aprofundá-las no solo, pressionando-as levemente contra o solo. Em seguida, umedeça, cubra com polietileno e remova para uma sala onde a temperatura não ultrapasse 20 graus.
Cuidado de plantio
Antes que os primeiros brotos apareçam, é necessário umedecer o solo em tempo hábil e fornecer acesso ao oxigênio. As mudas aparecem em cerca de um mês, o principal é evitar que as sementes apodreçam.
Se as mudas parecerem saudáveis e houver o suficiente, uma escolha deve ser feita. Para isso, o broto é retirado do recipiente, suas raízes são lavadas e é colocado em solo fresco. O rizoma deverá ser ligeiramente polvilhado com terra, mas não profundamente.
Outro ponto importante é a escolha de um recipiente para o transplante. Se for muito pequeno, o calla desenvolverá ativamente verdura e as flores não aparecerão nele.
Condições para desenvolvimento
Para o desenvolvimento ativo e correto dos copos-de-leite, é necessário levar em consideração fatores como:
- iluminação;
- umidade;
- temperatura;
- alimentando.
Vamos abordá-los com mais detalhes.
Apesar de a planta ser bastante amante da luz, a luz solar direta não a beneficiará. As horas mínimas de luz do dia, principalmente no período de floração, devem ser de 10 horas. É por isso iluminação adicional será necessária em determinados intervalos de tempo. A falta de luz pode levar à falta de cores e deformação da chapa da chapa.
Os copos-de-leite se sentem confortáveis em condições de alta umidade. Nos meses mais quentes, a bandeja pode ser enchida com água alguns centímetros. As folhas vão se beneficiar com um pano úmido.
Recomenda-se regar a planta uma vez por semana, mas antes da floração, o procedimento deverá ser realizado com mais frequência, talvez até diariamente. O solo seco leva a flor a um estado dormente.
A temperatura ambiente deve ser mantida entre 18 e 23 graus. A violação desse regime ameaça o desenvolvimento de doenças e provoca o surgimento de pragas, uma vez que o solo estará suficientemente úmido. Rascunhos devem ser evitados.
Callas precisam de alimentação anual. No entanto, para que a planta se delicie com as flores constantemente, pode ser fertilizada com formulações especiais 1 a 2 vezes por mês. Para a formação de vegetação, serão necessárias substâncias contendo nitrogênio e, durante o período de floração, a fertilização com potássio e fósforo é adequada. Este problema é especialmente relevante quando os copos-de-leite não têm luz suficiente.
O replantio anual contribuirá para a renovação do terreno. Além disso, haverá mais espaço para o desenvolvimento de lâmpadas. Você pode substituir o procedimento mudando apenas a camada superior do solo, no entanto, existe o perigo de danificar as raízes, por isso as ações devem ser o mais cuidadosas possível.
Reprodução
Existem 2 opções de reprodução desta planta.
- Você pode usar sementes, bem como dividir os tubérculos. A primeira opção é bastante complicada, já falamos sobre isso. Neste caso, o material de plantio é embebido por várias horas em humato de sódio, após o que é colocado em uma toalha úmida e retirado por uma semana em ambiente aquecido e com microclima constante. Depois que as sementes germinam, elas podem ser plantadas no solo.
- A reprodução por divisão de tubérculos é mais simples. O bulbo do rizoma cresce anualmente. Se, durante o transplante, for dividida em vários pedaços e plantada em recipientes diferentes, a planta vai se sentir bem. No entanto, deve-se ter em mente que para a germinação no bulbo selecionado, um rim deve estar presente pelo menos em uma única cópia.
Para obter informações sobre como cultivar lírios de calla corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.