Lírios brancos: características e sutilezas do cultivo
A variedade de flores na natureza é enorme e, graças ao conhecimento na área da floricultura, muitas delas podem ser cultivadas em casa. Os copos-de-leite brancos são justamente considerados uma das plantas mais belas e espetaculares que podem ser apresentadas como um buquê ou cultivadas dentro de casa. Para que elas agradem com sua bela aparência, é preciso conhecer as características dessas flores e as sutilezas de seu cultivo.
Descrição
A planta calla (copo-de-leite) é uma flor incomum e bonita com grandes folhas verdes e flores brancas, cujas bordas se enrolam como o vestido de noiva. Seus pecíolos são retos e regulares, com folhas verdes longas e largas. Desde que a cultura veio da África, ela tem suas próprias características de crescimento e cultivo.
Devido à presença de várias variedades e espécies, a popularidade dos copos-de-leite permanece consistentemente alta, e eles podem ser vistos como uma decoração para um quarto de férias ou como uma flor decorativa em um vaso ou ao ar livre.
Entre os tipos mais comuns de copo-de-leite estão:
- Rizoma etíope;
- manchado de branco.
O calla etíope é representado por folhas verdes brilhantes e flores brancas. Na folhagem da versão pintada de branco, existem pontos brancos, que conferem à planta um aspecto elegante e atraente.
Entre os tons mais populares de lírios estão:
- Branco;
- cor de rosa;
- laranja;
- amarelo;
- roxa.
A variedade de cores das variedades fala não apenas sobre seus diferentes pigmentos, mas também sobre as peculiaridades do cultivo, portanto, antes de escolher qualquer tipo de calla para você, você precisa se informar sobre as especificidades de seu cultivo. Os mais populares são os lírios brancos, que são plantas altamente decorativas., pertencente à família Aroid e representada por uma espécie - o pântano calla, que será discutido mais tarde.
Aterrissagem
O pântano calla cresce no ambiente natural perto de pântanos e corpos d'água. Para um desenvolvimento completo, a planta precisa de uma quantidade suficiente de umidade e um regime de temperatura ideal. Devido ao caráter decorativo da cultura, é cultivada em vasos e na própria região. Para obter uma floração rica e bonita, é importante cuidar bem dela.
Se o plantio for feito em vaso, então os tubérculos de calla devem ser adquiridos. São transportados no substrato ou serragem, de onde precisam ser retirados. Para um bom enraizamento em um novo lugar, você precisa mergulhar o bulbo em uma solução especial por várias horas. Enquanto os tubérculos estão cozinhando, você precisa cuidar do solo.
Uma característica dos callas é a necessidade de um vaso grande, onde o sistema radicular possa parecer o mais livre possível.
Para o tubérculo menor, você precisa comprar um pote de pelo menos 2 litros. O tamanho do recipiente aumentará dependendo do tamanho do bulbo. O fundo do vaso deve ser coberto com drenagem de pelo menos 5 centímetros de altura, após o qual o solo mais nutritivo é derramado. Vale a pena calcular a quantidade de solo no vaso corretamente. Sua altura não deve atingir as bordas do recipiente. Também vale a pena deixar cerca de 10 centímetros de espaço livre no topo, não preenchido com terra.
O solo deve ser bem socado e regado com solução especializada, o que contribuirá para o enraizamento mais rápido da cultura.
A alimentação subsequente ocorrerá com soluções que irão nutrir a própria planta e não estimular o crescimento das raízes.
Quando o pote de terra estiver pronto, você pode pegar o tubérculo. Antes de plantar, você precisa determinar seus lados superior e inferior. A parte lisa ficará na parte inferior e a roseta estará na parte superior. As raízes começarão a aparecer da saída no futuro, por isso é tão importante colocá-lo corretamente no pote. Depois disso, uma pequena camada do mesmo solo nutritivo é colocada em cima e o pote é colocado em um local aquecido. É importante proteger a futura flor das correntes de ar e evitar que o solo seque.
Se você planeja plantar lírios no jardim, o transplante de tubérculo pode ser iniciado imediatamente após as geadas. Para conseguir o rápido crescimento de uma flor em um novo lugar, vale a pena transferi-la junto com um caroço de terra onde hibernou. Para que uma planta cresça bem, é importante preparar o solo certo para ela. Deve ser leve e ácido e, portanto, turfa, húmus, terra folhosa e areia em uma proporção de 1: 1: 1: 0,5 serão a combinação ideal.
Os copos-de-leite começam a florescer em junho e terminam em outubro, após o qual começam os preparativos para um período de dormência. As flores mantêm a sua aparência de um a um mês e meio. Uma planta pode ter cerca de 10 pedúnculos.
Para conseguir um bom crescimento e floração, é importante criar condições ótimas para ele, sem as quais você pode perder muito rapidamente uma cultura tão bonita.
Cuidado
O procedimento de cuidar do copo-de-leite em casa não é um processo particularmente difícil, mas sem o conhecimento necessário sobre os indicadores de temperatura, a quantidade de umidade introduzida, alimentação, características de iluminação, é difícil cultivar adequadamente esta cultura. Você precisa ser capaz de escolher o solo certo para um novo vaso, plantar e propagar a planta corretamente. Informações sobre doenças e pragas que podem ser encontradas durante o cultivo de copo-de-leite também serão importantes. Cuidar dela não causará dificuldades para quem estará totalmente preparado para este processo, caso contrário você não terá que admirar as flores espetaculares da planta.
Top curativo
Os copos-de-leite podem crescer tanto em vasos quanto ao ar livre. As plantações em vasos precisam de alimentação obrigatória, especialmente durante o crescimento ativo da cultura. Aquelas flores que são plantadas ao ar livre exigirão menos aditivos, porque a maioria das substâncias necessárias será capaz de extrair do solo.
Uma cultura que cresce em casa precisa de fertilização com soluções especiais que podem ser adquiridas em qualquer floricultura: superfosfato, nitrato de amônio e similares.
O procedimento de alimentação é realizado duas vezes por mês. Para o pleno crescimento e desenvolvimento de uma flor, é necessário aplicar fertilizantes minerais complexos, alternando-os com aditivos orgânicos. Durante a estação de crescimento, é importante evitar o uso de preparações contendo nitrogênio. Com o surgimento dos pedúnculos, recomenda-se a introdução da uréia e, quando as flores começam a desabrochar, uma boa opção seria usar uma infusão de casca de ovo.
As substâncias devem afetar igualmente a raiz e a parte verde da planta. Durante a introdução da composição, deve-se evitar que caia nas flores, caso contrário, elas se deterioram rapidamente. Com uma alimentação adequada e oportuna, pode-se obter um bom crescimento do bulbo, o que permitirá desenvolver plenamente a parte do solo da flor e deliciar os proprietários com uma floração longa e estável.
Rega
Os copos-de-leite de interior são bastante exigentes para regar, por isso deve prestar especial atenção a isto. Durante o período de crescimento, desenvolvimento e floração, a introdução de umidade no vaso deve ser estável e significativa. A regra principal que você deve conhecer e seguir é não encher a flor de modo que a água fique no vaso. Se você não seguir esta recomendação, isso levará à acidificação do solo e à morte do sistema radicular, após o que a própria flor morrerá.
O momento ideal para regar é quando a superfície do solo secou a uma profundidade de cerca de um centímetro. Água estagnada é tão perigosa quanto sua falta.Os lírios brancos não gostam muito da seca e morrem dela no menor tempo possível, por isso não se esqueça de regar esta planta. Como muitas plantas ornamentais, os copos-de-leite têm um período de dormência, que ocorre no verão. Durante este período, é necessário interromper a rega e colocar a flor em local escuro e fresco.
A variedade colorida dos copos-de-leite difere dos brancos porque o processo de rega pode ser menos frequente devido à possibilidade de reter humidade nos tubérculos, pelo que se pode esperar até 3-4 cm da camada superior secar para depois regá-los. Outra diferença significativa é o período de dormência - as variedades coloridas descansam no inverno, e é nessa época que a rega deve ser concluída e todas as condições adequadas para o descanso das plantas devem ser criadas.
A frequência da rega e a quantidade de humidade aumentam durante o período de floração e diminuem ligeiramente depois.
Para flores que são plantadas ao ar livre, vale a pena encontrar um local próximo ao qual haja uma fonte natural de umidade, o que permitirá regar a cultura com muito menos frequência.
Iluminação
Como a maioria das flores, os lírios gostam de luz brilhante e duradoura ao longo do dia. A luz solar direta prejudica a flor, por isso é melhor colocar o vaso em um local onde a luz seja indireta. O horário de luz do dia deve ser de 10 a 12 horas durante o crescimento ativo da cultura. Para manter esta duração no outono-inverno, lâmpadas especiais com uma potência de cerca de 700 Lux serão necessárias.
Se houver pouca luz, então para um calla branco ameaça com falta de floração, e para um calla colorido - com flores pálidas e inexpressivas. A localização ideal do vaso será nas janelas oeste e leste, onde haverá luz suficiente, mas o sol não atingirá a flor. Se a planta estiver na janela sul, deve-se organizar uma cortina para protegê-la dos raios escaldantes, e na janela norte é necessário instalar uma lâmpada especial para compensar a falta de iluminação.
Temperatura
Para os copos-de-leite que crescem em ambientes fechados, é importante manter as leituras de temperatura corretas. No verão, a sala deve ter cerca de 20 graus Celsius para as variedades brancas e 20-25 para as coloridas. Para que a cultura cresça e se desenvolva corretamente, vale protegê-la das mudanças bruscas de temperatura e evitar correntes de ar. Você não deve colocar a panela na varanda ou perto de uma janela aberta, porque isso afetará negativamente o calla.
O inverno é um período de dormência para a variedade colorida. A temperatura deve ser reduzida para 10-15 graus. Como os copos-de-leite coloridos praticamente não crescem no inverno, podem até ser retirados do vaso e mantidos em serragem durante a hibernação. Para manter a planta viva, é importante baixar a temperatura para 3-5 graus Celsius, bem como organizar os tubérculos de forma que o ponto de crescimento fique no topo.
Assim que acaba o inverno, pode-se colocar as fezes de volta no lugar e, com o início da primavera, começar a regar e cuidar bem de perto, elevando gradativamente a temperatura ambiente aos indicadores de verão.
Possíveis problemas
Calla não é uma planta muito caprichosa e dolorosa, mas com cuidado impróprio você pode encontrar esses problemas:
- folhas desbotadas e pendentes;
- enrolando as pontas das folhas;
- flores moribundas e mal desenvolvidas;
- buracos nas folhas.
Isso pode ser causado por doenças e pragas de plantas. Entre as doenças, as mais comuns são:
- raiz e podridão cinzenta;
- oídio;
- antracnose.
Entre as pragas da planta, você pode encontrar:
- pulgões;
- escudo;
- escudo falso;
- ácaro-aranha.
Para identificar o problema, é necessário examinar cuidadosamente todas as partes da planta em busca de alterações na aparência ou na presença de neoplasias, determinar corretamente sua natureza e começar imediatamente a combatê-las. Se você perder o momento, pode não ter tempo para salvar a flor.
Como cultivar lírios de calla, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.