Tudo sobre os tipos e variedades de viburnum
O Viburnum é um arbusto ornamental com flores que pode se tornar uma decoração brilhante para qualquer jardim. Uma variedade de variedades e tipos de representantes deste gênero permitem que os paisagistas dêem vida às idéias criativas mais inesperadas, criem composições de plantas brilhantes e originais. Que tipos e variedades de viburnum podem ser encontrados nos jardins modernos? Quais são suas principais características?
Descrição
O gênero viburnum é representado por plantas perenes perenes e decíduas da família Adoksovye, que são encontradas principalmente em zonas temperadas. A maioria dos representantes deste gênero são caracterizados por maior robustez no inverno, tolerância à sombra e capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças nas condições ambientais.
O gênero descrito inclui mais de 160 espécies de arbustos de baixo e médio porte e pequenas árvores, diferindo tanto nas características externas quanto nos requisitos para as condições de cultivo.
A altura da planta pode variar de 1,5 a 6 metros.
A maioria das plantas deste gênero tem hastes bem ramificadas, eretas, marrom-prateadas ou vermelho-claras cobertas com folhas inteiras ou entalhadas. O tamanho e a forma das placas foliares dependem das características das espécies das plantas.
O início da floração para a maioria dos representantes do gênero Kalina ocorre no final de maio ou na primeira quinzena de junho. Nesse estágio, as plantas formam muitas inflorescências simples ou complexas na forma de volumosas panículas, guarda-chuvas ou escamas. Os tamanhos das inflorescências de diâmetro podem chegar a 5-10 centímetros ou mais. Na maioria das vezes, as inflorescências são brancas como a neve, rosa claro, creme branco como a neve ou amarelo claro.
O amadurecimento dos frutos na maioria das espécies de plantas deste gênero ocorre no final de agosto ou na primeira quinzena de setembro.
Os frutos de viburnum são drupas carnudas esféricas ou ovóides de tamanho médio, combinados em cachos cônicos ou corimbosados. A cor da fruta pode ser rubi brilhante, vinho profundo, preto azulado ou amarelo dourado.
Os representantes do gênero viburnum têm um sistema de raízes bem desenvolvido e poderoso. A profundidade das raízes geralmente não ultrapassa 50 centímetros.
Visualizações
O gênero especificado inclui mais de 160 espécies encontradas na natureza. Muitas espécies são amplamente utilizadas na jardinagem ornamental.
Black viburnum (outros nomes - gord, gordovina) é uma espécie de planta típica do gênero representado, encontrada principalmente nas florestas europeias. A planta pode atingir uma altura de 5 a 6 metros. Este viburno da floresta tem caules poderosos e bem ramificados, uma copa densa e volumosa. As folhas são verde-escuras, púberes ou ásperas, em forma de ovo. As inflorescências têm formato de guarda-chuva, densas, densas, de cor branca cremosa, atingindo 10 centímetros de diâmetro.
No início, os frutos apresentam uma rica cor escarlate, que, após a maturação, é substituída por uma cor negra como carvão.
Sargent é um tipo de viburno altamente decorativo, notável pela forma incomum das folhas e pela cor original das flores. A planta é um arbusto forte com muitos rebentos centrais e laterais. As folhas são entalhadas, lobadas ou em forma de cunha, de cor verde brilhante. As inflorescências são em forma de guarda-chuva, verde-pistache, branco-rosa, verde-amarelo ou branco-neve. Os frutos são redondos, de um vermelho vivo ou amarelo dourado.
O viburno enrugado é um arbusto perene encontrado principalmente em países asiáticos. A altura da planta pode chegar a 2-3 metros. Caules - eretos, pubescentes, cobertos por folhas verde-escuras ovóides ou lanceoladas. As flores são pequenas, amarelo-creme ou branco-acinzentadas, unidas em escudos de 15 a 20 centímetros de tamanho. Os frutos verdes são rubi escuro, os maduros são pretos brilhantes.
Kalina David é um tipo de arbusto perene de crescimento lento, cuja terra natal é considerada a China. A altura das plantas adultas é de cerca de 1 metro, o tamanho da copa em diâmetro é de cerca de 1,4 metros. Os caules são cobertos por folhas alongadas e pontiagudas de cor esmeralda escura. No início do verão, as plantas formam muitas inflorescências em formato de guarda-chuva exuberantes, rosa cremosa. O amadurecimento dos frutos ocorre na segunda metade do outono. Os frutos são drupas carnudas ovóides de cor azul profundo.
Viburnum viburnum é um tipo de arbusto ou árvore caduca vigorosa, atingindo uma altura de 2 a 5 metros. As plantas têm uma copa densa e extensa, numerosos rebentos avermelhados e caules eretos castanho-avermelhados. As folhas são elípticas, pontiagudas e serrilhadas nas bordas. As inflorescências são exuberantes, brancas como a neve ou branco-creme, em forma de guarda-chuva. Os frutos são pequenos, ovóides ou globulares, pretos, comestíveis.
Outros tipos
O viburno português é uma espécie altamente decorativa de arbustos e árvores vigorosos da família Adoxovye. O habitat dessas poderosas plantas perenes é considerado os países mediterrâneos. As plantas podem ter até 5 metros de altura. Os caules são fortes, bem ramificados, cobertos com casca marrom-vinho. As folhas são verde-esmeralda, ovaladas ou lanceoladas, com ponta pontiaguda. As inflorescências são exuberantes guarda-chuvas cor de rosa coral com 8 a 10 centímetros de tamanho. As frutas são suculentas, de cor preto-azulado.
Kalina Wright é uma variedade rara de arbustos e árvores da família Adoksovye, que cresce no Extremo Oriente. A altura da planta atinge 2,5-3 metros. Os caules são castanho-acinzentados, finos, cobertos por folhas em relevo arredondadas em forma de diamante. Inflorescências - panículas volumosas e densas de cor branco-dourada. A floração começa na primeira metade do verão. As frutas são redondas, carnudas, carmesim-escarlate.
Variedade varietal
Até o momento, os criadores desenvolveram muitas formas varietais de viburnum com vários traços morfológicos e biológicos. Na horticultura ornamental, variedades anãs, médias e altas de plantas desse gênero com folhas e frutos de todos os tipos de cores e tamanhos se espalharam.
Variedades populares
Farrera É uma variedade decorativa popular de viburnum com flores perfumadas. A planta pode atingir uma altura de 2,5-3 metros. O tamanho da coroa em diâmetro pode ser de cerca de 2-2,5 metros. As plantas entram na fase de floração na primavera. As inflorescências são numerosas, panículas brancas de porcelana ou rosa pálido. Os frutos são pretos, redondos, brilhantes.
A variedade é muito difundida na jardinagem ornamental.
"Onondaga" É uma variedade de Sargent viburnum com floração abundante e muito atraente. As plantas formam arbustos bem ramificados com cerca de 2,5 metros de altura. Os rebentos são densos, direitos, de cor castanha-avermelhada. A floração começa na terceira década de maio e vai até meados de junho. As inflorescências são escudos grandes e perfumados de cores branco-púrpura ou vermelho-rosa. Os frutos são redondos, laranja-dourado ou vermelho-alaranjado, amadurecendo em setembro-outubro.
"Souzga" - uma variedade resistente ao inverno e que adora umidade, geralmente cultivada por jardineiros como uma cultura ornamental. A planta forma arbustos compactos mas vigorosos com uma altura de 3-3,5 metros. Rebentos - densos, fortes, cobertos com casca castanho-prateada. As folhas são verdes suculentas, com cinco lóbulos. Os frutos são grandes, esféricos, de cor vermelho rubi.O amadurecimento dos frutos ocorre em setembro.
"Maria" É uma variedade de viburnum relativamente antiga, mas popular, com rendimentos impressionantes. O viburnum desta variedade forma arbustos extensos e vigorosos, atingindo 2 a 2,5 metros de altura. Rebentos - poderosos, grossos, cobertos por brilhantes folhas esmeraldas enrugadas. Os frutos são grandes, redondos, suculentos, rubi-escarlate, reunidos em cachos corimbose.
"Zarnitsa" - variedade frutífera despretensiosa, resistente à influência de fatores ambientais negativos. A altura da planta pode atingir 2,5-4 metros. Rebentos - elásticos, tonalidade esverdeada pálida, cobertos por grandes folhas lobadas com base em forma de coração. As frutas são globulares, amargas, vermelho-carmesim.
"Zholobovsky" - uma variedade de viburnum resistente à geada, muito popular entre os jardineiros. A planta é um arbusto vigoroso com cerca de 3 metros de altura. As folhas são grandes, esmeralda brilhante, lobulada. Os frutos são alongados, ovais, cor de vinho, carnudos, agrupados em cachos em forma de guarda-chuva. O sabor da fruta é adocicado com ligeiro amargor. O tempo de amadurecimento dos frutos é no início.
Amarelo (frutado amarelo)
"Xanthocarpum" É uma variedade muito invulgar, relativamente rara nos jardins modernos. A altura da planta geralmente não excede 1,5 metros. Arbustos - atarracados, compactos, fáceis de formar. Rebentos - finos, ramificados, cobertos com casca de cerejeira acastanhada ou casca prateada acastanhada. As inflorescências são exuberantes, de um branco leitoso, em forma de guarda-chuva. Os frutos são redondos, amarelo-ouro, ligeiramente translúcidos.
Autofértil
"Cacho vermelho" - uma variedade velha e auto-fértil, cultivada por jardineiros na maioria das vezes por causa de frutas suculentas e grandes. As plantas formam arbustos de tamanho médio, não muito extensos, de até 3 metros de altura. Os rebentos são eretos, fortes, de cor cinza claro. As frutas são suculentas, rubi-escarlate, agridoces, unidas em densos cachos ou cachos.
Fruta
"Belorusskaya" - uma variedade de viburnum de frutos grandes, resistente à geada. A altura das plantas é de cerca de 3-4 metros. Arbustos - poderosos, espalhados, de hastes múltiplas. Os frutos são grandes, vermelho-rubi, suculentos e agradáveis ao paladar.
"Vigorovskaya" - uma variedade doméstica de viburnum, recomendada para cultivo em regiões com condições climáticas difíceis. A altura da planta chega a 3 metros. A variedade pertence à fruta doce (o teor de açúcar nas frutas é de cerca de 14-15%). Os frutos são grandes, ricos em vinho Borgonha, com um sabor agridoce agradável.
"Ulgen" - uma variedade despretensiosa de viburnum, relativamente resistente aos danos de pragas e patógenos. A altura da planta é de 3-4 metros. Arbustos - fortes, espalhados, bem ramificados. As folhas são grandes, cor de esmeralda escura, em relevo e com cinco lóbulos. As frutas são rubi brilhantes, brilhantes, muito suculentas. O sabor da fruta é adocicado com notas sutis de amargor.
"Rubis taiga" - uma variedade relativamente antiga, freqüentemente encontrada em jardins domésticos. A planta se destaca por sua impressionante produtividade, resistência à geada, resistência à seca, alta resistência a doenças e pragas. A altura das árvores chega a 3 metros. Os caules são poderosos, ramificados, cobertos com casca cinza-avermelhada. As inflorescências são panículas exuberantes rosa pálido de 6 a 7 centímetros de comprimento. Frutas - rubi-escarlate, com polpa amarela suculenta, de sabor agridoce.
Como escolher?
Ao planejar o cultivo de viburnum em sua casa de verão, você deve se familiarizar com antecedência com a descrição e as características das variedades e espécies mais interessantes. Então, condicionalmente, toda a diversidade de variedades e espécies de representantes do gênero viburnum pode ser dividida em 2 grupos principais:
- decorativo;
- frutificação.
Variedades ornamentais e variedades de viburnum são mais frequentemente usadas por jardineiros para decorar terrenos pessoais (para criar sebes, plantações em grupo e individuais).
As plantas frutíferas, por outro lado, costumam ser cultivadas para produzir frutas saudáveis e saborosas.
Entre as variedades decorativas mais populares de viburnum estão "Buldenezh", "Roseum", "Xanthocarpum", "Esquimó"... Variedades tão espetaculares como Pink Beauty, Aureum, Charles Lamon.
Entre as variedades frutíferas de viburnum, cujos bagos se caracterizam por um sabor excelente, os jardineiros notam como "Vigorovskaya", "Ulgen", "Cluster vermelho", "Rubis Taiga".
Os frutos destas variedades têm um sabor bastante agradável e podem ser utilizados para a confecção de compotas, sumos de fruta e compotas.
Ao escolher uma variedade adequada de viburnum, você deve considerar parâmetros importantes como:
- resistência à geada;
- robustez do inverno;
- resistência.
A adaptabilidade da planta a mudanças desfavoráveis em fatores ambientais (mudanças bruscas no clima, temperaturas bruscas e mudanças atmosféricas) depende muito dessas características.
Em particular, para regiões com condições climáticas difíceis (para a região de Moscou, Urais, Sibéria), as variedades de viburnum são recomendadas Souzga, Zarnitsa, Vigorovskaya, Shukshinskaya, Sunset, Ural Sweet, Elixir... Eles são relativamente antigos e comprovados por mais de uma geração de jardineiros.
Suas principais características são geralmente chamadas de resistência a temperaturas extremas, geadas, condições climáticas adversas.
Outros parâmetros importantes que devem ser considerados na escolha de um viburno de uma determinada variedade são a altura das plantas adultas e o diâmetro de sua copa.
Sabe-se que alguns representantes desse gênero são capazes de atingir alturas de 5 a 6 metros, sendo que a envergadura de sua copa pode ser de 3 a 4 metros. É natural que o cultivo de tais arbustos e árvores no local seja repleto de muitas dificuldades. Por esta razão, para um pequeno jardim, é melhor selecionar variedades de tamanho baixo e médio, cuja altura não excederá 2-2,5 metros. Variedades conhecidas de viburnum, como Eskimo, Compactum, Red Coral e Nanum.
No próximo vídeo, você aprenderá sobre as propriedades benéficas do viburnum e como usá-lo.
O comentário foi enviado com sucesso.