Como plantar e cuidar do viburnum?
Kalina é caracterizado por uma rica composição útil, portanto, é usado no tratamento de várias doenças. Muitos jardineiros desejam ter esta planta em seu site. Para plantar e cultivar uma árvore saudável com sucesso, você precisa ter um estoque de certos conhecimentos. Como plantar e cuidar do viburno será discutido no artigo.
Como escolher um assento?
Viburnum é uma planta lenhosa da família adox. Em condições naturais, este representante da flora se distribui no Hemisfério Norte - nos Andes, Madagascar e nas Antilhas. Os frutos da cultura são bagas vermelhas com uma rica composição vitamínica. Plantar uma árvore perto de casa, no jardim ou na casa de veraneio não apresenta dificuldades. Atualmente, o viburnum é considerado uma cultura popular, que é plantada em seus campos com a mesma freqüência que maçãs, cerejas, peras e ameixas.
Uma cultura despretensiosa pode crescer ao sol, mas prefere uma área semi-sombreada. O Viburnum é considerado um representante despretensioso da flora em relação ao solo. A melhor opção é um solo neutro e ligeiramente ácido.
Se o substrato for arenoso ou franco-arenoso, deve ser fertilizado antes do plantio.
Apesar da natureza amante da umidade, a cultura pode adoecer por causa da umidade excessiva. A água subterrânea não deve estar localizada a menos de 100 centímetros do nível do solo. Com a ajuda das plantações de viburnum, você pode formar uma cerca viva. Belos arbustos podem se tornar uma verdadeira decoração do território. Se você plantar um viburno próximo a uma cerca pouco atraente, ele certamente mascarará todas as falhas e dará vida à imagem.
Características de plantio e transplante em terreno aberto
Você pode plantar um viburno decorativo ou transplantá-lo para outro lugar no outono ou na primavera. As variedades "Benjamin", "Sargent" e outras podem ser propagadas por sementes e estacas tanto na Sibéria como em outras regiões do país.
Verão
Plantar viburnum com mudas no verão é considerada uma técnica agrícola comum. O material de plantio deve ser preparado com antecedência através da poda de um arbusto perene desbotado. Desde um rebento jovem, vale a pena cortar pedaços de 15 centímetros de comprimento, sobre os quais há um par de folhas. As estacas de uma planta adulta devem ser embebidas com antecedência em uma substância estimulante e, em seguida, plantadas no solo em uma pequena estufa.
Uma mini-estufa caseira deve ser coberta com polietileno por cima. As estacas que criam raízes devem ser endurecidas gradualmente abrindo regularmente o filme. Assim, o ar fresco entrará na estufa, o que preparará os plantios para futuros plantios em campo aberto.
No outono
O algoritmo para plantar viburnum em terreno aberto no outono não é diferente da primavera. Vale a pena plantar uma planta após a queda da folhagem e antes do início da primeira geada.
Na primavera
Na primavera, o arbusto de viburnum pode ser plantado ou transplantado apenas antes que as folhas comecem a florescer nele. O tamanho da cova de plantio deve ser de 50 por 50 por 50 centímetros. No caso do plantio de várias safras, vale observar a distância entre elas de 250 a 350 centímetros.
Ao preparar a cova, a camada superior do solo deve ser dobrada separadamente. Depois disso, deve ser misturado com um balde de turfa ou húmus e 2 copos de nitrophoska. Em seguida, 2/3 da mistura resultante devem ser despejados no buraco e 40 litros de água devem ser despejados lá. Para o plantio, as mudas de 3 anos são as mais adequadas. Seu sistema radicular deve ser espalhado e instalado na colina formada.
O próximo passo é preencher o buraco de plantio com o resto da mistura de solo. O círculo do tronco é cuidadosamente compactado e abundantemente regado. Depois de absorver o líquido, recomenda-se retirar o mulch da turfa, do composto e do húmus. O jardineiro não deve esquecer que após o procedimento de plantio, o colar da raiz do viburno deve ser enterrado no solo cerca de 0,5 centímetros.
A reprodução do viburnum com sementes é menos eficaz, mas ainda possível. O material de plantio plantado começa a germinar somente após 7 meses de estratificação. No ano seguinte, na primavera, você pode ver o aparecimento de cotilédones. O jardineiro deve lembrar que nos primeiros 12 meses após a semeadura, a área com plantio deve ser coberta com folhas caídas.
Se as sementes forem plantadas no outono, elas germinarão somente depois de um ano. Nos primeiros 2 anos, o crescimento da cultura é bastante lento.
Regras de cuidado
O Viburnum é uma planta despretensiosa, mas exige cuidados básicos. Para cultivar uma planta saudável, você não precisa despender muito esforço, tempo, para que mesmo um jardineiro novato possa lidar com o processo. É necessário cuidar da colheita no campo ou na parcela pessoal corretamente, realizando regularmente processamento, rega, poda, alimentação.
Tratamento
Todas as plantas de jardim sofrem de doenças e pragas de vez em quando, e o viburnum não é exceção. Para a segurança da cultura, será necessário realizar pulverizações preventivas regulares na primavera e no outono. Os inseticidas devem ser usados para matar os parasitas. Para eliminar doenças fúngicas, é recomendável tratar o arbusto com fungicidas.
As doenças de natureza bacteriana e viral não são eliminadas. Os jardineiros devem se lembrar que todos os tipos de insetos são capazes de transmitir doenças, então o viburnum deve ser tratado regularmente contra pragas.
Rega
É necessário irrigar o arbusto de viburnum regularmente, 1 rega após 7 dias é considerada suficiente. Não se esqueça de irrigar a planta em climas secos e quentes. Despeje de 30 a 40 litros de líquido sob um arbusto. Um jovem representante da flora não precisa de muita água, mas a rega deve ser feita uma vez por semana.
Se chove frequentemente no verão, então deve haver menos irrigação. No entanto, você precisa saber que o viburnum é uma cultura que adora a umidade, portanto, longas pausas e ressecamento do solo não devem ser permitidos.
Top curativo
Devido ao fato de que a bucha cicatrizante requer irrigação frequente, deve ser fertilizada com curativos secos. Os fertilizantes devem ser distribuídos uniformemente na superfície perto do círculo do tronco. Após o procedimento, a cultura deve ser regada. A primeira alimentação é feita na primavera ao abrir as folhas: nesta época, 2 colheres de sopa de ureia devem ser despejadas sob cada planta. Tal procedimento é necessário apenas se o arbusto não foi alimentado com essa substância pelos rins em estado dormente.
Na segunda vez, a fertilização é aplicada durante a cultura de floração. Nessa fase, a cultura necessita de substâncias que contenham potássio. Sob cada planta, você precisa adicionar 2 colheres de sopa grandes de sulfeto de potássio ou 0,5 litros de cinza de madeira. O terceiro procedimento para fertilizar o viburno é realizado depois que ele desaparece. Para isso, 2 colheres grandes de nitroammophoska são colocadas em cada cultura.
O viburno precisa da última alimentação apenas se seu círculo próximo ao caule não estiver coberto com uma camada orgânica antes do período de inverno. Para fertilizar o arbusto, é necessária uma solução, que inclui um balde de água, 2 colheres de sopa grandes de superfosfato e sulfeto de potássio.
Uma planta precisa de cerca de 20 litros de mistura.
Poda
Kalina deve ser aparada nos primeiros dias de primavera, antes que o suco comece a se mover. Um corte de cabelo também pode ser executado no período de outono, após a queda da folhagem. No entanto, os especialistas recomendam fazer podas rejuvenescedoras e modeladoras exclusivamente na primavera, e para fins sanitários, cortar a planta no outono.
Em condições naturais, o viburnum pode se apresentar na forma de uma árvore ou de um arbusto, por isso vale a pena formar sua copa em conformidade. Antes do início do fluxo de seiva, a cultura é tosquiada para uma finalidade sanitária, e depois - com uma forma formativa. Se você quiser que o viburno cresça na forma de uma árvore, você precisa deixar 1 galho vertical e cortar o resto em um anel. Os rins da parte inferior do tronco, onde ficará o caule, são removidos.
Demora cerca de três anos para remover o tronco. Quando a cultura atinge uma altura de 150-200 centímetros, é necessário apertar o ponto de crescimento. Este procedimento estimula a ramificação da planta. Durante todo o tempo, será necessário eliminar o crescimento próximo às raízes, caso contrário o resultado será um arbusto. Não se esqueça de manter a limpeza padrão removendo os rebentos laterais.
Independentemente do desejo de cultivar um arbusto ou árvore, a poda de viburnum será necessária em qualquer caso. Sem esse procedimento, a coroa da cultura vai crescer e ficar mais espessa, o que dificultará a coleta dos bagos, piorará a qualidade dos frutos e reduzirá sua quantidade. Definitivamente, vale a pena podar os galhos rivais, bem como os brotos que crescem para dentro ou incorretamente. Quando surge a necessidade de rejuvenescer a cultura, vale a pena cortar os brotos velhos. Neste momento, apenas os ramos mais desenvolvidos são deixados perto das raízes.
No segundo ano de vida do viburno, é necessário substituir outro terço dos ramos obsoletos, e pelo terceiro - o terço restante. Um corte de cabelo rejuvenescedor de uma cultura de árvore é executado de maneira semelhante a outras árvores frutíferas.
Depois que a planta perdeu todas as suas folhas e está dormente, a poda higiênica de outono pode começar. Nesse caso, vale a pena remover todos os galhos quebrados e secos danificados por parasitas ou doenças. Se o diâmetro do corte for superior a 7 milímetros, ele deve ser processado com verniz de jardim. A poda higiênica é melhor realizada em um dia quente e seco de outono.
Para formar um arbusto a partir de um jovem viburno, não será necessário cortar troncos velhos, para formar uma moldura equidistante. O resultado dos esforços só pode ser visto após a passagem de 3 anos.
São várias as atividades que precisam ser realizadas desde o primeiro ano de vida de uma cultura.
- Depois de plantar um arbusto jovem em terreno aberto, é necessário cortar todos os brotos dele, deixando de 3 a 4 gemas. O corte deve ser feito em um ângulo de 45 graus.
- No verão, no primeiro ano de vida, vale encurtar os brotos que cresceram e seus processos. O comprimento das raízes não deve exceder 0,45 metros. Se a ponta for mais longa, ela é cortada.
- No outono, um único viburno começará a aparecer na vegetação rasteira perto das raízes. Deve ser recortado colocando de 5 a 7 ramos, que posteriormente se transformarão em troncos de moldura.
- Para a próxima primavera, os troncos da estrutura deixados antes precisarão ser encurtados, deixando um comprimento de 0,3, 0,4 ou 0,5 metros.
- As duas últimas etapas devem ser repetidas a cada ano até que se forme um arbusto com o formato e o tamanho desejados.
Possíveis problemas de crescimento
Para jardineiros novatos na região de Moscou e outras regiões, as informações sobre as possíveis dificuldades que surgem durante o cultivo de viburnum são muito importantes. O problema mais comum são os danos à planta por pragas e doenças que podem ser eliminadas com a ajuda de meios especiais. Numa situação em que a cultura não dá inflorescências, vale a pena considerar se a escolha do local de plantio foi feita corretamente. Ao cultivar uma planta em uma área sombreada, seu efeito decorativo pode ser prejudicado. A seca ou invernos rigorosos também podem resultar na ausência ou redução de botões no mato.
Dicas de jardinagem experientes
- com invasão de formigas no viburnum, vale a pena tratá-la com um inseticida;
- no final da queda das folhas, todas as folhas caídas devem ser removidas em conjunto com a velha camada de cobertura morta;
- após a formação do caule da cultura, deve ser amarrado para evitar danos em caso de fortes rajadas de vento;
- durante o período de verão, pelo menos dois amontoados devem ser realizados.
Quase todo mundo pode cultivar um arbusto de viburnum em seu próprio terreno. A cultura pode se tornar não apenas uma decoração digna do jardim, mas também uma fonte de elementos essenciais para o corpo humano. As substâncias benéficas das bagas de viburnum podem ajudar com resfriados, insônia e hipertensão. As bagas desta planta devem ser colhidas após o início dos primeiros dias gelados e armazenadas raladas, congeladas ou secas.
Mais informações sobre como plantar e cuidar do viburnum podem ser encontradas no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.