Viburnum comum: descrição, cultivo e reprodução

Contente
  1. Descrição botânica
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Como propagar?
  6. Aplicação em paisagismo

O Viburnum é uma planta conhecida que dispensa cuidados especiais e é muito atrativa durante a floração e amadurecimento dos frutos. Muitos jardineiros consideram necessário ter pelo menos um arbusto de viburnum em seu site.

Descrição botânica

Viburnum comum (lat.Vibúrnum ópulus) é um arbusto frutífero ou uma pequena árvore da família Adoksov. Traduzido do latim, seu nome significa "tricotar, tecer". Na antiguidade, nos países europeus, os ramos do arbusto eram usados ​​para a tecelagem. Na interpretação eslava antiga, a palavra "viburnum" indica uma cor vermelha profunda da fruta.

A planta prefere áreas abertas e ensolaradas, embora geralmente despretensiosas. Tolera facilmente mudanças nas condições climáticas, incluindo mudanças repentinas de temperatura. Em condições naturais, ela cresce em quase todos os lugares: nas estepes, em matas esparsas, onde há áreas abertas, nas margens de corpos d'água.

O arbusto atinge uma altura de 1 a 4,5 m. A casca tem uma tonalidade marrom acinzentada. Na maioria das espécies, pequenas rachaduras longitudinais estão presentes nele.

As folhas de viburnum são de tamanho médio, aproximadamente iguais em comprimento e largura - 6-10 cm, de forma interessante - podem ser inteiras, com estípulas ou 3-5 lobadas. O lado superior é verde escuro e o inferior é verde acinzentado. No outono, a cor das folhas varia do laranja ao roxo.

Durante o período de floração, o arbusto parece muito decorativo. Ela floresce em maio-junho com belas inflorescências brancas, coletadas em escudos planos com um diâmetro de 2 a 12 cm.

Os frutos são drupas vermelhas comestíveis, ovais ou redondas, com cerca de 6 a 10 mm de diâmetro. Amadurece no final de agosto - setembro. O sabor depende da variedade, mas todos apresentam um amargor característico. Ao colher mais tarde (em temperaturas abaixo de zero), o sabor amargo torna-se menor. As bagas não são valorizadas pelo seu sabor, mas pela sua boa composição vitamínica.

Em um jardim, o viburnum é cultivado como planta ornamental e medicinal. Para fins medicinais, todas as partes da planta (decocções e infusões de casca, folhas, frutos) são usadas com sucesso, o que ajuda a lidar com várias doenças.

Variedades

Viburnum vulgaris é representado por uma grande variedade de espécies.

  • Compactum Uma espécie despretensiosa, cresce em qualquer solo, mas nos primeiros anos seu crescimento é retardado. Atinge uma altura de 1,5-2 m. Difere em uma coroa redonda compacta. As folhas são trilobadas, no outono adquirem uma tonalidade púrpura brilhante. O arbusto floresce por 4-5 anos de vida. Floresce profusamente em junho. As flores são brancas ou bege claro. Os frutos são numerosos, com cerca de 1 cm de diâmetro, coletados em cachos. Amadurecem no final de agosto e podem ficar penduradas nos arbustos durante todo o inverno.
  • Xanthocarpum (Xanthocarpum). Ela cresce até 2-3 m, a copa é oval nos primeiros anos, com o tempo os ramos crescem em largura e o arbusto assume uma forma arredondada. As folhas são trilobadas, com bordas recortadas, em comparação com outras espécies, têm uma cor mais clara. A espécie pode crescer em áreas sombreadas, mas a floração será mais fraca. Flores brancas desabrocham no final de maio. Os frutos maduros têm uma tonalidade amarelo-alaranjada brilhante.
  • Nanum (Nanum). Refere-se a espécies anãs decorativas, em altura não excede 1m. A copa é densa, do tipo hemisférica. As folhas são pequenas, trilobadas, verde-escuras e no topo do arbusto sua cor é avermelhada. Ele floresce raramente, muito poucas inflorescências são formadas.Esse tipo é freqüentemente usado para paisagismo de áreas de recreação, pátios urbanos e pequenas praças.
  • Roseum (Roseum). Uma vista muito bonita com efeito decorativo aumentado. O arbusto pode crescer até 4 m. A copa necessita de poda e pinçamento dos rebentos para aumentar o número de inflorescências. Durante o período de floração, a variedade impressiona por sua magnificência - grandes inflorescências de tom branco como a neve lembram uma rosa. Freqüentemente usado em projetos paisagísticos, parece espetacular em plantações em grupo e individuais.

    Nas condições da zona média e nas regiões do norte da Rússia, as variedades criadas pelo N.N. M. A. Lisavenko.

    • "Zarnitsa". Variedade despretensiosa e resistente ao inverno. Na aparência, parece mais com uma árvore, pois forma apenas 5 ramos esqueléticos e crescimento raro. Os frutos são pouco grandes, de cor vermelha clara. Rendimento médio - cerca de 4 kg de bagas de um arbusto.
    • "Taiga Rubies". Variedade de frutificação. O arbusto atinge o tamanho médio, a sua altura não ultrapassa os 3 m, a casca é lisa, de cor cinzenta. A variedade tem uma alta resistência à geada e, com menos frequência do que outras, está sujeita a danos por pragas e doenças. Os frutos maduros são de cor rubi escura. O rendimento é muito alto. De um arbusto adulto, você pode coletar 8-10 kg de vitaminas.
    • Shukshinskaya. Variedade resistente com frutificação regular. Cresce até 3,5 M. Não tem medo de geadas. Os bagos têm forma esférica vermelho vivo, têm um sabor mais agradável, uma vez que contêm uma maior percentagem de sacarose, pelo que o amargor neles é menos pronunciado. De um arbusto adulto, você pode obter de 6 a 8 kg de frutas.

    Aterrissagem

    Kalina distingue-se pela sua despretensão, mas para floração e frutificação abundantes, recomenda-se plantá-la em locais iluminados. Cresce bem em solo neutro ou ligeiramente ácido. Solos com alto teor de turfa e areia são menos preferíveis para isso.

    É permitido plantar um arbusto na primavera e no outono.

    Regras de pouso.

    • O local selecionado deve ser escavado 2 semanas antes do plantio e adicionados fertilizantes de fósforo e potássio.
    • Antes de plantar, cave covas de plantio com cerca de 50-60 cm de largura e profundidade. Ao plantar vários exemplares, a distância entre eles deve ser de cerca de 3 metros, para variedades decorativas anãs - 2 m.
    • Adicione o húmus, 3-4 punhados de cinzas, 2-3 colheres de sopa de ureia aos caroços e misture.
    • Coloque as mudas no meio do buraco, afunde as raízes 4-5 cm e polvilhe com terra.
    • Arrume um buraco próximo ao caule ao redor da muda e regue abundantemente. De cima, é aconselhável cobrir o solo com serragem ou turfa.

    Cuidados de acompanhamento

    O cultivo desta cultura não é particularmente difícil. Pode viver mais de 60 anos, mas nos primeiros anos cresce lentamente e não floresce. A primeira floração e aparecimento de frutos ocorrem não antes de 2 anos após o plantio. O viburno plantado no outono se enraíza melhor.

    Rega

    As mudas novas devem ser regadas uma vez por semana à noite para ajudar a evaporação mais lenta da umidade. Os arbustos adultos não precisam de rega frequente, devem ser regados à medida que o solo seca na quantidade de 1 balde por arbusto. Na ausência de chuva durante o período de floração, você pode regar os arbustos abundantemente 2 a 3 vezes por semana.

    Top curativo

    No início da primavera, antes que as folhas apareçam, o viburnum precisa ser alimentado com fertilizante complexo - 50 gramas, ou uréia - 1-2 colheres de sopa para cada arbusto. Antes de aplicar o curativo de cobertura, remova toda a cobertura morta e aplique fertilizante ao redor do tronco. Em seguida, solte o solo e a água. Depois que o arbusto pode ser coberto novamente.

    Na véspera da floração, é aconselhável fertilizar o viburno com cinza ou sulfeto de potássio na quantidade de 2 colheres de sopa por arbusto. Com o início do outono, você precisa se alimentar com superfosfato - 50 gramas, ou cinzas - 3 punhados por arbusto.

    Nos verões quentes e secos, é melhor dissolver os fertilizantes minerais na água (diluir a quantidade necessária em 7 a 10 litros).

    Poda

    Este procedimento é melhor realizado na primavera, antes da estação de crescimento.O podador remove cuidadosamente os ramos secos e os rebentos deformados que crescem para dentro. Além disso, esse procedimento aumenta a circulação de ar fresco para o arbusto. As variedades ornamentais também precisam de poda para formar uma bela copa.

    Após cerca de 5 anos, Kalina precisa de poda anti-envelhecimento sério. Os rebentos velhos devem ser cortados a 15-25 cm da superfície do solo e deixados intactos nas variedades ornamentais cerca de 15 ramos principais, e nas frutíferas - 7-9.

    Controle de doenças e pragas

    Viburnum é suscetível ao oídio e manchas bacterianas. Podem ser reconhecidas pelo aparecimento nas folhas de flor branca (oídio), manchas ou listras marrom-amareladas com secagem gradual e morte das folhas. Se tais desvios forem encontrados, você precisa agir imediatamente. A planta pode ser salva removendo os brotos infectados e tratando todos os arbustos com uma mistura de bordô ou sulfato de cobre.

    Das pragas, o maior dano ao viburno pode ser causado pelos pulgões e pelo besouro da folha do viburno.

    Para eliminar os pulgões, você pode borrifar as folhas da planta com uma solução fraca com sabão ou uma solução de amônia (dissolva 1 colher de sopa da droga em um balde de 10 litros de água). O uso de inseticidas "Akarin" e "Intavir" é muito eficaz.

    O besouro da folha do viburnum é a praga mais perigosa do viburnum. Ele põe ovos em brotos jovens de viburnum. As larvas emergem dos ovos no final da primavera e começam a comer as folhas. Na luta contra esse inseto, a prevenção é antes de tudo importante. Inclui a destruição oportuna de ramos secos, bem como o tratamento de arbustos na primavera e no outono com preparações inseticidas "Aktellik", "Kemifos", "Relâmpago". Com o aparecimento maciço de larvas e besouros adultos, é necessário tratar os arbustos com os mesmos medicamentos o mais rápido possível.

    Preparando-se para o inverno

    Todas as variedades de viburnum ordinário são despretensiosas e não precisam de preparação especial para o inverno. Com o início do tempo frio, uma camada de húmus deve ser colocada sob cada arbusto para proteger as raízes da hipotermia. Além disso, sua introdução contribui para a melhoria da composição e estrutura do solo.

    Como propagar?

    Para a reprodução do viburnum no jardim, são usados ​​os seguintes métodos.

    • Estacas. Mais adequado para a propagação de formas decorativas. Para isso, durante o período de crescimento ativo dos brotos (em junho), um broto forte é escolhido e cortado em pedaços de 12-15 cm de comprimento para que um par de folhas fique por cima. Neste caso, o corte superior é reto e o inferior oblíquo. É muito importante que haja 2 ou 3 entrenós em cada parte cortada. As mudas devem ser embebidas por 8 a 10 horas em estimulador de crescimento - “Heteroauxin”, “Epin”, e depois plantadas em casa de vegetação a uma distância de 7 a 10 cm uma da outra, enterrando-as no solo com a parte inferior por 1-2 cm. Em setembro, eles são desenterrados e transplantados para o campo aberto.
    • Enraizando por camadas verticais. No outono, por volta do final de setembro - início de outubro, os arbustos são escolhidos para a reprodução. Os brotos inferiores são encurtados para crescimentos, nos quais 3-5 botões são formados, e os brotos são montados na metade de sua altura. Na primavera, novos brotos aparecem a partir desses botões. Quando atingem uma altura de cerca de 15 cm, procede-se ao re-amontoamento. No outono, raízes adicionais são formadas nos brotos. Os brotos separados das plantas-mãe são transplantados para um novo canteiro e deixados lá para o inverno. Com o início da primavera, eles são transplantados para um local permanente.
    • Enraizando com camadas horizontais. Realizado na primavera. Brotos longos e regulares são escolhidos, dobrados ao solo e fixados no solo com grampos de madeira e então regados abundantemente. Depois de um tempo, brotos crescendo para cima aparecem dos botões, quando seu crescimento atinge 12-15 cm, é realizado o primeiro amontoamento. À medida que a altura do crescimento aumenta, o amontoado é repetido várias vezes durante o verão.No outono, o broto é desenterrado, separando-o cuidadosamente da mata-mãe, dividido em partes conforme o número de crescimentos e transplantado para um novo local.

      As plantas propagadas por camadas verticais ou horizontais começam a dar frutos após 2-3 anos.

      Aplicação em paisagismo

      O Viburnum é valorizado não só pelas suas propriedades medicinais, mas também pela sua decoração, pelo que pode frequentemente ser encontrado em projectos paisagísticos. Ela fica ótima tanto em ajuste simples quanto em composições de grupo.

      Freqüentemente, as plantações de viburnum são usadas como uma cerca viva ou zoneamento em jardins e territórios adjacentes. A densa coroa servirá como proteção confiável contra o vento e olhos curiosos. A altura da sebe pode ser ajustada aparando a coroa conforme necessário.

      O arbusto combina bem com uma variedade de flores e outros arbustos. Ela também ficará espetacular contra o fundo de árvores coníferas, o que enfatizará sua delicada floração na primavera e no verão e adicionará contraste quando os frutos aparecerem.

      Se no local existe uma zona de lazer com miradouro ou parque infantil, o plantio de vários arbustos vai dar-lhes conforto e permitir criar uma pequena sombra, por vezes muito necessária.

      Viburnum se dá bem perto de muitas árvores - pode ser plantado próximo a bordo, abetos, freixos e bétulas.

      As espécies anãs decorativas Compactum e Nanum vão bem com qualquer arranjo de flores, podem ser plantadas não só em terreno aberto, mas também em recipientes. Eles são adequados para decorar jardins de pedras.

      Viburnum Roseum é ideal para o plantio em canteiros de flores. Suas inflorescências globulares brancas como a neve estarão em incrível harmonia com flores de todos os tamanhos e tons.

      Viburnum é uma planta amada por muitos, ela vai decorar qualquer lugar no jardim e irá deliciá-lo com sua floração e abundância de frutas com alto teor de vitaminas.

      Para o viburno comum, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário