Métodos de combate a doenças e pragas de viburnum
Qualquer cultura no jardim não está imune aos ataques de pragas de insetos e várias doenças. Kalina neste assunto não foi exceção, portanto, ao cultivar esta planta, é importante ter o mais completo conhecimento sobre as pragas e doenças perigosas, bem como as medidas para combatê-las.
Doenças comuns
Viburnum é uma cultura popular na horticultura, mas uma planta útil não é protegida contra danos causados por várias doenças. Dentre as doenças mais comuns, vale destacar as doenças a seguir.
Oídio
Um vírus que raramente infecta essas plantações, mas sua aparência está diretamente relacionada às características climáticas, por isso será muito difícil fazer seguro contra o aparecimento de um fungo no viburnum. Na maioria dos casos, o fungo infecta a planta na primavera e no verão, quando prevalece o tempo chuvoso e bastante fresco na região. Tal ambiente torna-se o mais favorável para o crescimento e reprodução de esporos de fungos, que podem destruir a cultura.
Manchas na massa verde
As manchas características nas folhas da árvore tornam-se sinais da doença, na maioria das vezes apresentam uma tonalidade acinzentada. A forma de inclusões perigosas na folha pode ser qualquer, enquanto a doença é caracterizada por manchas com uma borda nas áreas afetadas, sua cor é marrom ou roxa.
Será difícil confundir os sinais da doença com outras manifestações, pois, no verso, as áreas afetadas ficam cinzentas. Sem medidas operacionais, a doença do viburno começa a assumir formas mais perigosas, à luz das quais as manchas se transformam em neoplasias escuras, que representam o corpo do fungo. Posteriormente, a cultura seca e morre.
Podridão (cinza e frutas)
Outra doença que pode ser provocada por clima úmido e frio durante a estação quente. De acordo com a descrição, os sinais da doença serão manchas marrons que cobrirão rapidamente a folhagem do viburno, aumentando de tamanho. O vírus leva ao fato de que a massa verde seca e racha, enquanto ocorre a disseminação dos esporos do fungo para as partes ainda saudáveis da planta.
Além disso, a doença afeta os frutos do viburnum. A massa infectada muda sua cor para marrom, então os bagos secam e os brotos saudáveis ficam amarelos. É possível determinar que uma árvore está infectada com podridão pela flor cinza característica na superfície.
Pragas principais
Além do viburnum interessar ao jardineiro, também se interessam por insetos pragas que podem lhe causar sérios danos. Os seguintes representantes devem ser atribuídos à categoria de habitantes perigosos do jardim.
Pulgão preto
É bastante difícil determinar se as pragas apareceram na planta com um pequeno número delas. Isso se deve ao pequeno tamanho dos insetos. Via de regra, sua cor será preta, às vezes há indivíduos marrom-escuros, marrom-carmesim. Grandes colônias da praga se acumulam nos brotos do viburno. As fêmeas preferem botar ovos na casca, e a ninhada da praga também pode ser encontrada nos brotos.
Com a chegada do calor, as larvas eclodem, desenvolvendo-se a partir dos sucos da planta, que bebem ativamente - a partir daí a cultura começa a secar. Além disso, as pragas se alimentam da massa verde jovem e suculenta da cultura.
Essas ações dos pulgões fazem com que as folhas fiquem em buracos, então elas se enrolam, enquanto os brotos assumem uma forma não natural para uma planta saudável.
Mariposa verde lobada
Esta praga é uma lagarta com uma faixa vermelha característica ao longo do corpo, bem como manchas de tonalidade semelhante. Este inseto representa um perigo para o viburno, pois destrói apenas as flores da planta, bem como os ovários na primavera. A lagarta é especialmente ativa nos primeiros meses de verão. Depois de alguns meses, a praga se transformará em uma borboleta.
Besouro da folha viburnum
Besouro marrom que prefere se deitar na massa verde do viburno. Você pode reconhecer suas larvas pela cabeça preta e corpo cinza, à luz desta cor, a larva deste inseto pode ser confundida com um verme. A geração jovem, que emerge dos ovos na primavera, representa um perigo especial para a cultura. Para o crescimento e desenvolvimento, os jovens precisam crescer, então as larvas começam a destruir ativamente a massa verde.
Com um grande acúmulo de pragas na planta, logo o jardineiro observará uma foto em que quase todas as folhas do viburno serão comidas. Será muito difícil detectar a lagarta, pois ela está bem fixada no verso do lençol, de forma que nem mesmo sacudir a praga é tão fácil.
Rolo de folhas Kalina.
Uma praga representada por lagartas verdes ou cinza com lados amarelos. Será possível determinar o indivíduo devido à pilha branca, que cobre todo o seu corpo. O pico da atividade dos insetos ocorre nos meses de primavera. Leafworms são considerados especialmente perigosos para o viburnum porque comem não só folhagens jovens, mas também botões e ovários.
Se um arbusto jovem começa a secar, há uma grande probabilidade de que um grande número de rolos de folhas tenha aparecido nele. Além disso, para essa praga, a capacidade de embrulhar as folhas em uma bola apertada com a ajuda de uma teia de aranha é característica.
Viburnum gall midge
Uma praga que só se interessa pelas flores da cultura. As larvas hibernam no solo, com a chegada do calor aparecem na superfície como adultas, capazes de postura. A praga, destruindo flores, também põe seus ovos nelas. Em seguida, o botão muda de forma e cor - torna-se vermelho e grande. Essa característica leva ao fato de que um botão maduro não é capaz de se abrir, como resultado, o amadurecimento dos frutos em uma planta é drasticamente reduzido.
Madressilva espinhosa serra
A larva do indivíduo é de cor verde clara, além disso, o corpo do inseto é coberto por pequenos espinhos. A praga hiberna no solo, com a chegada do calor, a lagarta entra em fase de pupa. Uma praga adulta danifica as lavouras com a chegada da primavera, ativando-se na época do crescimento da massa verde jovem.
A ninhada da praga pode ser encontrada diretamente nas folhas. As larvas eclodidas imediatamente começam a comê-los. Com um grande número de pragas na cultura, ela pode ficar completamente nua.
Meios usados
Para ajudar a cultura na luta contra doenças e pragas perigosas, os jardineiros usam uma ampla gama de compostos diferentes. Eles podem ser convencionalmente divididos em várias categorias.
Folclórica
Os meios para o tratamento e destruição de insetos-praga podem ser feitos a partir de vários componentes presentes na vida cotidiana humana. Entre os mais eficazes, vale destacar:
- formulações líquidas à base de sabão em pó ou de alcatrão;
- decocções de topos de batata;
- infusão de pimenta;
- infusão de celidônia.
Os meios acima serão capazes de curar o viburno do oídio. Para preparar uma decocção de folhas de batata, você vai precisar de pelo menos um quilo de massa verde, que é despejado com 10 litros de água, insista. Para o preparo da tintura de pimenta, utiliza-se um quilo de vagens, que são infundidas em 10 litros de água.Para combater a doença com celandine, você precisa de 3-4 kg de plantas - eles são esmagados e colocados em um balde de água.
Os compostos prontos precisam processar toda a parte aérea do viburno. Para uma ação eficaz, a nova pulverização é realizada após uma semana.
Para o tratamento do oídio, pode-se preparar uma solução de sabão de cobre com a adição de cinzas. Após a infusão do agente por cerca de 3 dias, recomenda-se pulverizar o viburnum uma vez a cada 2 semanas.
Para curar o viburnum de manchas e apodrecimento com métodos populares, recomenda-se o uso de uma infusão de copas de tomate, para a preparação da qual você vai precisar de 4 quilos de massa verde e um balde de água purificada.
O tratamento com decocção de camomila também demonstra eficácia. Você pode usar colheitas frescas ou secas. No primeiro caso, para 10 litros de água, serão necessários pelo menos 3 quilos de cultura, deve-se usar camomila seca cerca de 1 quilo.
Para o tratamento do viburnum, além da solução de sabonete, pode-se usar sabonete com adição de refrigerante. Via de regra, para tratar uma planta da podridão cinzenta ou da fruta, use meia barra de sabão em um balde de água e 1 colher de refrigerante para cada litro de líquido.
Uma composição à base de cinzas líquidas ajudará a se livrar da maioria das pragas do viburnum. Se você borrifar uma árvore com uma solução, pode destruir as pragas sem muita dificuldade, pois, ao entrar na pele de um inseto, o agente atua como um forte irritante. Para consolidar o resultado obtido, pode-se combinar o tratamento com o tratamento da planta com água com sabão.
Para preparar a composição, você precisará de pelo menos 300 gramas de cinza de madeira por balde de água do jardim.
Outro remédio popular universal para a maioria das pragas será uma solução de tabaco para o tratamento do viburnum. Para fazer isso, você precisa de um balde de água, cerca de 200-250 gramas de folhas de tabaco secas, bem como algumas vagens de pimenta. Para para que o líquido se torne adequado para o processamento, deve-se permitir a infusão por pelo menos 24 horas.
Para se livrar da mosca-espinhosa da madressilva, o jardineiro recomenda usar uma decocção de absinto, alho ou cebola para pulverizar. Para preparar uma composição à base de absinto, cerca de 700-800 gramas de grama seca são usados para um balde de água. Um remédio de alho pode ser feito a partir de fatias picadas, para o caldo de cebola você precisa de uma casca.
Produtos químicos
Se o uso de métodos alternativos não trouxe resultados, e o viburno continua a doer, você pode comprar produtos de lojas especializadas de amplo ou estreito espectro de ação. Você pode tratar uma cultura de oídio com os seguintes medicamentos:
- "Topázio";
- "Strobe".
As manchas nas folhas do viburno podem ser superadas se a cultura for borrifada com oxicloreto de cobre ou líquido bordalês. A mancha bacteriana é tratada com sucesso com as preparações "Abiga-Peak" ou "Hom".
Existem produtos químicos especializados que podem ajudar a curar as culturas de fungos cinzentos. Mesmo em um estágio avançado da doença, será possível ajudar a cultura se for tratada com a composição Vectra.
As pragas de insetos são outro problema além das doenças. A luta contra eles também é ativamente realizada pelas seguintes composições químicas compradas em lojas:
- "Arrivo";
- Fúria;
- Intavir;
- Karbofos.
Tratamentos biológicos
Dentre os meios que destroem insetos perigosos, vale destacar Fitoverm, Akarin, Aversectina.
Medidas de controle biológico de pragas, como pulgões, podem ser usadas para atrair outros insetos para matá-los. Isso se aplica a joaninhas, hoverflies e outros.
Profilaxia
Medidas para prevenir o aparecimento de pragas na forma de insetos, e também vale a pena destacar o desenvolvimento das doenças mais comuns:
- destruição de ervas daninhas no círculo próximo ao tronco do viburno;
- inspeção regular da planta para áreas afetadas, larvas;
- cultivo de plantas próximas com propriedades inseticidas - dente de leão, absinto amargo e outros.
Para informações sobre como proteger o arbusto de viburnum de pragas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.